3 dicas essenciais para a última semana do Exame da OAB

Compartilhe:

Última semana antes da 1ª fase do Exame da OAB é aquele período que, geralmente, cria grandes expectativas. E altas expectativas criam? ANSIEDADE, pois é excesso de FUTURO! Então, montamos 3 dicas essenciais desta última semana antes da prova da OAB. Confere aí!

  1. 1-CUIDAR DO EMOCIONAL

  2. 2-FOCAR NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

  3. 3-REVISÕES PONTUAIS

1 – CUIDAR DO EMOCIONAL

Por mais que a pessoa esteja MUITO confiante em seus estudos, vem de bons resultados em simulados e ao resolver as questões elas têm gerado otimismo, é importante OBSERVAR o seu emocional. Digo tudo isso, por que muitos alunos já chegaram na última semana bastante confiantes e acabam às vésperas da prova com tantas dúvidas da própria capacidade que parecem ter acordado para uma realidade muito pior do que eles imaginavam.

adrenalina torna as noites mal dormidas e o medo da reprovação colabora para um quadro inevitável que os estudos “se perdem” por aí, restando uma pessoa cheia de problemas que não existiam ou não se manifestaram antes. Então, é bom dormir bem esta semana, ACREDITANDO no seu PODER DA APROVAÇÃO! Pois EU acredito que TODOS vocês têm! A diferença entre uma pessoa que é aprovada antes de outra que passa depois, é apenas o DESPERTAR: uns antes, outros, depois.

A prova da OAB não mede inteligência. A prova da OAB não mede quem estudou mais ou quem estudou menos. Não mede quem fez ou não cursinho. Não mede quem tinha dinheiro para investir na sua preparação ou não. A diferença está em DESPERTAR antes ou depois o PODER DA APROVAÇÃO. Se você perceber que a ansiedade está querendo dominar seus estudos, você tem duas opções:

  • Convidar a ansiedade para entrar na sua casa e ficar acomodada na sala, com comida na mesa e bebida na geladeira, e pedir licença que mais tarde você voltará. Este é um exercício de inteligência emocional, pois você enxerga a ansiedade como uma terceira pessoa.
  • Ou se ela insistir “brincar” com você, sabe quando uma criança fica insistindo em determinado produto ou brinquedo? Conte até 10, respirando e ouvindo a própria respiração. Este exercício irá lhe trazer para o AQUI E AGORA, ou seja, para o presente. Veja que a ansiedade está no futuro e ao trazer você para o momento do presente, ela vai ficando bem fraca, até se calar.

As duas opções têm uma premissa: ACEITAR QUE ANSIEDADE acontecerá. Todos nós somos ansiosos e ela é uma emoção neutra, ou seja, podendo ser positiva. Sendo assim, não brigue contra ela, pois você perderá!

2 – FOCAR NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Sempre incluo esta dica, pois muita gente faz menos questões do que deveria. Veja que o Direito não é infinito, ou seja, as abordagens se repetem. Então, ao exercitar você não estará apenas aprendendo com os erros, mas também projetando como será a prova. Muito provável, quem faz muitas questões, não se impressiona com a prova. Ajuda também no emocional, pois “será mais uma bateria de questões”. O fato de estar “na prova” será recebido com menos estresse.

Gosto de sugerir um SIMULADO logo no início da semana derradeira, mas se não puder, tudo bem, ao menos faça bastante questões durante a semana. De forma aleatória? Quem sabe naquelas disciplinas que você se sente mais confortável, o que não significa dizer apenas duas ou três, pois não adiantará, já que a prova são 17! Exercite ao menos em 10 disciplinas. Assim, selecione elas de acordo com a evolução dos seus estudos. Agora se você tem dúvida disso, pegue as 10 com maior número de questões, incluindo, por óbvio, ÉTICA!

3- REVISÕES PONTUAIS

É comum nesta época as revisões dos cursos preparatórios. É interessante, pois além de serem gratuitas na sua maioria, você pode escolher qual disciplina assistir online. Também tem as revisões de véspera, nas sextas e sábados, onde todas as 17 disciplinas são abordadas. É chover no molhado, por isso, alguma coisa que tenha passado, você tem a oportunidade de captar um ensinamento que, provavelmente, será lucrativa, pois assim tem acontecido.

Se for para escolher as disciplinas, sugiro deixar de lado aquelas disciplinas que você não conseguiu aprender até agora, pois de véspera não é uma boa dica tentar enfrentar obstáculos que foram ignorados até então no sentido de dificuldade. Mas se você não estudou o suficiente ou não viu, então é outra situação. De qualquer modo, minha sugestão é cruzar dois fatores:

  • O que você sabe melhor
  • O que cai mais na prova

Vamos imaginar que você está vindo de bons resultados em Constitucional. Veja que a disciplina tem 7 questões na prova. Opa! Está aí uma disciplina que você pode assistir à uma revisão nesta semana. Veja a importância da AUTOCONFIANÇA às vésperas, pois se você vem de grandes dificuldades em Empresarial, para que se aborrecer na última semana ao tentar vencê-la? Não faz qualquer sentido e ainda irá atrapalhar as demais disciplinas. E claro, REVISAR ÉTICA!

Vencida a 1ª etapa, fica a minha sugestão para os livros da 2ª fase da OAB. Apesar da edição da imagem abaixo ser 2018, todos eles já estão em EDIÇÃO 2019 e à venda em todas as livrarias. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *