3 DICAS TOP de como escolher a disciplina para 2ª fase da OAB

Compartilhe:

Durante a inscrição para participar do Exame de Ordem, o examinando tem dois momentos tensos para enfrentar: o pagamento da alta taxa de inscrição e a escolha da disciplina para 2ª fase da OAB. A decisão a ser tomada sobre a disciplina optativa entre as sete oferecidas é essencial para ser aprovado, no entanto, muitos ainda escolhem com dúvidas ou com total falta de convicção. A ideia deste texto é mostrar que esta decisão não precisa ser temerosa, portanto, reunimos em três superdicas o caminho para fazer uma escolha mais próxima da realidade de cada um, porque mais pessoal, mais chances terá de aprovação!

1- Ter uma visão panorâmica de todas as disciplinas

– Sabe aquela frutinha jabuticaba?

– Pois é, professor, eu não gosto!

– Mas você já experimentou?

– Não.

É normal (e natural) afirmarmos que “não gostamos” quando desconhecemos. É uma forma de autoproteção herdada pelos nossos ancestrais. O desconhecido pode ser perigoso, muitos já morreram tentando descobrir, portanto, não gosto. Portanto, afirmar que não gosta da maioria das disciplinas optativas para 2ª fase da OAB é normal. Mas não posso basear a minha escolha pela ignorância, sendo assim, é importante, ao menos, ter uma visão geral das disciplinas, mesmo que seja para recusá-las.

Para tanto, montamos um E-BOOK com as sete disciplinas, trazendo um levantamento de todas as peças aplicadas em cada uma, o que é, sem dúvida nenhuma, uma ótima amostra do que irá enfrentar se escolher X ou Y. Ele é grátis e pode ser baixado, clicando aqui. Você ainda pode examinar as duas ou três últimas provas para observar os enunciados não só das peças como também das questões. A simples leitura já traz uma revelação incrível a respeito. Lembre-se que você terá cerca de 40 dias para estudar a disciplina escolhida, sua parte material e processual. Dessa forma, a escolha, mais do que nunca, precisa ser consciente.

A partir desta dica, provavelmente, você já irá descartar algumas disciplinas, restando duas, no máximo três.

2 – Refletir sobre as suas experiências até aqui

Não há como adotar “como sua” a indicação do amigo ou amiga, colega ou familiar que passou com a disciplina X, Y ou Z. Cada um tem uma história diferente até o momento da realização da prova. Da mesma forma, atender aos apelos dos professores, titulares das disciplinas optativas, não é o melhor caminho. As sugestões são bem-vindas, mas não podem ser, exclusivamente, decisivas.

Importante, então, é avaliar sobre suas experiências profissionais e de estágio que você tem antes de escolher. Por exemplo, não posso ignorar que alguém que fez estágio numa delegacia de polícia por muito tempo esteja inclinado para optar pela disciplina de tributário sem qualquer outra motivação. Também deve ser observado como foi o aproveitamento das disciplinas durante o curso de graduação, especialmente, as cadeiras de prática. Do mesmo modo, qual foi o tema do TCC.

Tudo isso deve ser lembrado pelo examinando, tendo em vista a compatibilidade com as disciplinas “finalistas” para serem escolhidas. Alguém que desde o início só faz estágios em escritórios trabalhistas, por certo, a indicação para Trabalho faz mais sentido do que para Administrativo. Por outro lado, deve-se refletir a qualidade do aprendizado adquirido na prática, pois sabemos, infelizmente, que há estagiários que apenas carregam processos de um lado para o outro, sendo insuficiente para determinar a escolha da disciplina para 2ª fase.

3 – Não há disciplina mais fácil do que as outras

Muitas vezes me perguntam: “Professor, qual a disciplina mais fácil para ser aprovado na 2ª fase da OAB?”. Minha resposta é sempre igual: “Para quem?”. Por isso, lamento ler e ouvir de professores que a disciplina X, Y ou Z é a “melhor” para ser aprovado, ou seja, o caminho mais fácil para aprovação de modo generalizado. A notícia ruim é que não existe, porque todas são difíceis. Vejo quem indica Tributário como a disciplina com menor conteúdo programático; outros indicam que Trabalho tem o menor número de peças; tem aqueles que afirmam que Penal sempre repete as mesmas peças; e outros que indicam Constitucional a disciplina que mais aprova.

Nem todas as afirmativas anteriores são falsas, mas elas não podem ser decisivas na escolha da disciplina. A “mais fácil” para aquele que acabou de ser aprovado pode não ser a mesma que a sua. Assim, em outras palavras, a dica é: “não seja Maria vai com as outras”. Veja com os próprios olhos as disciplinas (dica 1) e avalie o seu potencial (dica 2). A melhor escolha é aquela que mais se aproximar de você, ou seus amigos ou amigas têm o costume de escolher o seu crush?

No módulo de coaching do curso Saraiva Aprova temos uma vídeoaula exclusiva de como “chegar lá” com a disciplina para 2ª fase da OAB. Quer saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

2.710.686 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

Agenda OAB

XXV Exame de Ordem Unificado

  • 23.01.2018

    Publicação do edital

  • 23.01.2018
    a
    02.02.2018

    Período de inscrições

  • 23.01.2018
    a
    02.02.2018

    Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição

  • 05.03.2018

    Resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa

  • 08.03.2018

    Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição

  • 02.04.2018

    Divulgação dos locais de realização da prova objetiva

  • 08.04.2018

    Realização da 1 ª fase (prova objetiva)

  • 08.04.2018

    Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

  • 23.04.2018

    Resultado preliminar da 1ª fase

  • 24.04.2018
    a
    27.04.2018

    Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase

  • 08.05.2018

    Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase

  • 08.05.2018

    Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva)

  • 21.05.2018

    Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional

  • 27.05.2018

    Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova práticoprofissional

  • 27.05.2018

    Realização da 2ª fase (prova prático-profissional)

  • 19.06.2018

    Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado preliminar...

  • 20.06.2018
    a
    23.06.2018

    Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase

  • 03.07.2018

    Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do...