5 Dicas finais para 2ª fase do Exame da OAB

five

Sabe quando pinta a “segunda-feira” da semana da prova da 2ª fase da OAB? Pois é, ao chegar à última semana antes da prova derradeira, da última batalha da “guerra” Exame de Ordem, muitos examinandos começam a buscar ajuda divina. Mas aqui não se trata de Deus ou religião, mas dos professores quem confiam.

Sei que muitos são “divindades” para os seus alunos ou pelo menos se acham a tal patamar, especialmente, entre eles, aqueles que buscam implicar no grande pronunciamento da “marmota da OAB”. Sabe marmota, aquele bichinho fofinho que os americanos inclusive denominam o Dia da Marmota? Pois é, o bichano prevê se o inverno será vigoroso ou não nos EUA numa tradição secular. Quem assistiu ao filme Feitiço do Tempo vai lembrar bem… (aquele que o sujeito fica preso no dia e ele se repete sempre, aliás, sensacional!).

Minha crítica (ácida, muitos irão concordar) porque mais prejudica do que ajuda a tal previsão que todo aluno de 2ª fase gosta de buscar na última semana antes da prova: qual peça que irá cair. Se eu fixar UMA, estou sendo irresponsável, porque o aluno irá se focar…. NAQUELA. Ocorre, como o título revela, há muitas outras dicas produtivas para a última semana.

É importante saber QUAIS AS PEÇAS QUE MAIS CAEM? Com certeza, mas essa pergunta deve ser feita no início da preparação para que o examinando tenha a ATENÇÃO nelas. Não que eles devam focar “apenas” nelas, mas ter uma atenção especial, mais nada do que isso. Inclusive, montamos um E-BOOK com estatísticas em cada disciplina sobre o assunto e que você pode baixar gratuitamente (clique na imagem abaixo).

peças-mais-cobradas-2-fase

Professor, então o que é RELEVANTE para a última semana antes da prova da 2ª fase?

Vamos pontuar elas abaixo, de forma objetiva e sintética, ok?

  • [1] Treine questões dissertativas – Ora, se você fez dezenas ou centenas de questões objetivas na 1ª fase porque não repetir o mesmo método na 2ª fase? Pois é, muita gente chega na última semana sem ter aberto as provas anteriores e tentando resolver as questões dissertativas. Se você está neste time, pegue URGENTEMENTE as últimas 5 provas e comece a resolver as questões. Compare suas respostas com o gabarito oficial. Provavelmente, você irá se deparar com repetição de temas, inclusive, de assuntos que você mal olhou. ALERTA! Pare tudo e vá estudá-los!
  • [2] Entenda como é feita a pontuação – Você já ouviu a expressão esportista “Vamos jogar com o regulamento debaixo dos braços”? Pois é, para a 2ª fase da OAB ninguém percebe quanto é fundamental compreender a pontuação de uma peça. Quanto às questões, é mais fácil, mas para as peças saber quanto vale acertar o direcionamento, a qualificação das partes, a estrutura em si e o acabamento, poucos se importam. Depois que você entende, ao realizar uma peça você estará, mentalmente, somando pontos, o que lhe deixará mais tranquilo durante a prova.
  • [3] Saiba o que NÃO pode fazer na prova – No mesmo dia da prova, ao terminá-la, minha caixa de emails e contatos aqui no blog EXPLODEM de perguntas. 99% delas são… “professor, fiz isso na prova, será que identifiquei ela?”. Ora, esta pergunta deveria ter sido feita antes! Mais uma vez, é preciso se preparar com o regulamento (edital) à vista. Já escrevemos diversos artigos sobre este assunto, então vou passar os links e vocês leem com atenção, ok? No final do post.
  • [4] Revise o seu código ou vade mecum – Como se sabe, cada vez mais os fiscais estão atentos às marcações na legislação e possíveis fraudes. Portanto, se você não quiser ter o seu amigão retirado no meio da prova, confira o que pode ou não pode. Dois textos para você acompanhar além do próprio edital: Marcações no Vade Mecum: você sabe? e Vade Mecum: marcações, remissões, clipes e post-it!
  • [5] Revise aquelas peças similares ou que geram confusão – O maior temor de um examinando é errar a peça. Só que os erros estão nos detalhes. Explico: na confusão de peças parecidas ou similares. Ninguém vai errar uma ação por contestação, p.ex. Podem errar na interpretação (o que de fato acontece) e errar um recurso. Assim, dentro da sua disciplina, procure aquelas peças que podem ser, facilmente, confundidas em razão de situações próximas, mas que um mísero detalhe pode ser toda a diferença. Estude estes detalhes!

Estas são 5 DICAS FINAIS para a semana da 2ª fase da OAB, nada de querer lhe dizer qual a peça que acho que vai cair. Lá em 2005 ou 2006, quando era um jovem professor, até poderia lhe responder, mas hoje o tempo afirma que é melhor para o aluno focar no que interessa, pois não adianta acertar a peça e errar o restante, você não concorda?

Por derradeiro, UMA DICA BÔNUS.

  • No dia da prova, ao abrir o caderno, avalie qual a peça que está sendo cobrada. Se identificar de imediato, ÓTIMO. Caso não consiga, pare e respire. Passe para avaliar as questões, para observar os temas (e não as respostas em si). O que você precisa antes de iniciar os rascunhos é ter um PANORAMA GERAL da prova. Ela vai estar difícil? Com certeza, mas com PACIÊNCIA é possível sobreviver a ela. São 5 horas e o tempo é curto. Você terá duas opções: 2,5 horas para peça ou 3 horas para peça. O restante para as questões. Veja que é possível planejar a prova, pois muita gente é reprovada por falta de… tempo! Então não tire os olhos do relógio, ok? E PACIÊNCIA, tenho certeza que você chega lá, porque seria diferente de todos os outros que foram aprovados antes de você??

Banner_Saraiva_Aprova-2

Compartilhe:

Comentários

  1. Boa noite, professor. Fiz a peça certa de Memoriais nessa segunda fase, mas coloquei alem do fundamento legal (403 parag. 3) tambem um artigo a mais, o 404 paragrafo unico. Saberia me dizer se isso zera a prova?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

2.507.345 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

Agenda OAB

XXIII Exame de Ordem Unificado

  • 23.07.2017

    Prova objetiva 1ª fase

  • 07.08.2017

    Resultado preliminar

  • 08.08.2017
    a
    11.08.2017

    Prazo recursal 1ª fase

  • 22.08.2017

    Gabarito definitivo

  • 17.09.2017

    Prova dissertativa 2ª fase

  • 10.10.2017

    Resultado preliminar

  • 11.10.2017
    a
    14.10.2017

    Prazo recursal 2ª fase

  • 24.10.2017

    Resultado definitivo