Com qual Vade Mecum contarei para 2ª fase da OAB?

Compartilhe:

É sempre a mesma dúvida: após o resultado da 1ª fase, com qual vade mecum devo levar e me preparar para 2ª fase da OAB? Um código específico ou vade mecum? Pois bem, vamos tentar responder as questões a seguir.

Com a publicação de um NCPC, além de uma lei que gerou alteração antes mesmo de entrar em vigência (a Lei 13.256, 5/2/2016), bem como do Novo Código de Ética – NCED, ambos textos que somente serão cobrados a partir do XXº Exame, a corrida é muito grande às livrarias.

O mais interessante é o paradoxo que o XIXº Exame criou: temos um NCPC EM VIGÊNCIA, mas SERÁ COBRADO O CPC/73 na prova prática.

Mas vamos lá! Com fechamento justo 5/2/2016 para contemplar a nova lei que alterou o NCPC, bem como inclui o NCED, portanto, hábil também para provas futuras e para continuar usando para concursos e na própria advocacia, o VADE MECUM SARAIVA OAB E CONCURSOS 9ª EDIÇÃO traz todos estes benefícios legislativos, como também muitos outros:

  • Mapa da Legislação: Guia de localização rápida para a 2.ª fase do Exame da OAB;
  • Acesso online com dicas para o sucesso em provas e concursos, modelos de peças processuais, dicionário jurídico e temário;
  • Regimento Interno do STF e do STJ.

É comum me perguntarem a diferença deste VM com o “clássico” da Saraiva, na sua 21ª edição. Os apontamentos acima já são diferenciais, bem como a 9ª edição do OAB E CONCURSOS é mais atualizado e, geralmente, ele é, pois tem 3 edições anuais, enquanto o “clássico” tem duas.

Também é comum me perguntarem se “professor, levo para prova um código específico?”. Antigamente, quando a prova da 2ª fase aceitava inclusive livros doutrinários, desde que não tivessem peças ou modelos, os examinandos chegavam ao local da prova com MALAS. Parecia que estavam saindo para uma EXCURSÃO! Porque? Se você tivesse a chance de levar o que pode para prova, deixaria para trás algum livro? NÃO!

Por isso, que não encontro muitas justificativas entre “preferir” um VM completo ou um código específico, mas sim AMBOS SERVEM para ajudar o futuro advogado a se sentir, pelo menos, mais seguro com o que irá enfrentar no dia da prova. Ademais, é bom lembrar: a atualização mais constante do VM SARAIVA OAB E CONCURSOS (3x ao ano) supera a regularidade das publicações segmentadas, geralmente, uma única vez por ano, daí a importância de usar em “dupla”.

Por fim, para ajudar o examinando temos as etiquetas marca fácil. Você que está tendo pela primeira vez a oportunidade de fazer a 2ª fase, fica a dica: o MAIOR obstáculo da prova é a FALTA DE TEMPO para consultar e pesquisar. Por isso, as ETIQUETAS servem perfeitamente para esta tarefa. Tem um vídeo no youtube que ensina e explica como funcionam, clique aqui. É importante salientar que as etiquetas são adquiridas de forma separada em relação ao VM OAB E CONCURSOS. A imagem abaixo é bastante ilustrativa da grande vantagem de usá-las.

Divulgação-MF-MarceloHugo-Banner-Blog2

Comentários

  1. professor, ainda estou na dúvida, já tenho o VADE MECUM 2016, posso usá-lo para a prova da segunda fase em Administrativo, ou irei precisar do Código De Processo Civil antigo?……grato..

  2. Este Vade da saraiva OAB e Concursos 20169 ediçao, pode ser utilizado normalmente na prova XIX da ordem? tem que ser feito alguma “trava” nele? não vai ter problema do fiscal retirar na hora da prova?
    muito obrigado.

  3. Marcelo, faço o curso CERS e eles dizem que os enunciados da jornada de direito civil SAO PROIBIDOS no exame de ordem. Isso confere ????? Estou com medo de tomarem meu código por conta disso

    1. Bruno, eles ainda continuam falando isso??? Meu Deus do Céu… TODOS os VM da SARAIVA trazem os ENUNCIADOS. Sabem quantos são vendidos por ano? Mais de 300 mil exemplares. Alguém deve estar errado…

  4. Professor, vou prestar prova do exame de ordem XX , já comprei o café mecum Saraiva oab e concurso 10 edição.

    Para legislação específica adquiri um da redeel administrativo e constitucional, gostaria de saber se é proibido, pois tem índice por assunto e nele cita o artigo?

  5. Professor, vou prestar prova do exame de ordem XX , já comprei o vade mecum Saraiva oab e concurso 10 edição.

    Para legislação específica adquiri um da redeel administrativo e constitucional, gostaria de saber se é proibido, pois tem índice por assunto e nele cita o artigo?

  6. Professor, comprei o Vade Mecum da Saraiva 21º edição e ele tem ”notas de correspondência” com o CPC antigo, é permitido?

  7. boa tarde professor,
    um vade mecum compacto mais um vade mecum específico de administrativo é suficiente para a segunda fase? obrigada

  8. Olá, gostaria de saber se as atualizações que ocorreram após a minha compra eu posso anexa-la no vade, mesmo sendo só a lei seca?

  9. Professor, posso levar um vade mecum grande da saraiva OAB e concursos e tambem um mini vade só de penal da Revista dos tribunais? Obrigada!

  10. Boa tarde, me prejudicaria utilizar o vade mecum oab e concursos da saraiva 10ª edição para segunda fase de direito do trabalho, já que teria uma versão mais atualizada?

    1. Samara, acredito que não. Você vai ter que examinar se teve alguma lei que entrou em vigor para a disciplina do seu interesse. boa sorte.

  11. Professor, adquiri no começo do ano o Vade Mecum da Saraiva (21ª edição). Ainda que não seja o mais recente, posso utilizá-lo para a segunda fase em civil? Obrigada desde já

  12. Boa tarde, Professor!
    Irei fazer a 2a fase em Direito Administrativo do XXI.
    Fiz o pedido do livro “Coletânea de Normas Administrativas”, com atualização até 03/11, da JusPodivm.
    Pretendo comprar o Vade da Saraiva OAB e Concursos tbm.
    O Sr. acha q é necessário levar os dois no dia da prova?
    Outra pergunta, minha prova é 22/01 quando eu posso comprar o Vade? Devo esperar pro mês que vem ou já posso comprar agora?
    Desde já, muito obrigada!

    1. Ana, sugiro os dois livros para não ter problemas. A 11ª edição do VM OAB SARAIVA já está À venda e está atualizado para 2017. Então pode comprar desde já. bons estudos.

  13. Professor, irei fazer a 2ª fase do XXI exame da ordem em Direito Civil. Irei comprar o Vade Mecum da Saraiva voltado para OAB e concursos, da 11ª edição, que o Sr. indicou acima para outro internauta. Minha dúvida é: esse Vade Mecum já é capaz de suprir minhas necessidades na prova específica de Direito Civil? Ou é necessário eu adquirir mais um VM voltado apenas para o Direito Civil? Obrigado desde já!

  14. Muito obrigado, professor. Mais uma dúvida: essas etiquetas marcadas podem ser usadas no XXI exame? Tive a impressão que falaram que não poderia mais. E caso possa usar essas etiquetas, qual eu compro? As etiquetas do conjunto “20X1 a 25X1” ou as etiquetas do conjunto voltado especificamente para o Direito Civil? Lembrando que vou comprar o Vade Mecum da Saraiva, 11ª edição e farei a prova em Direito Civil.
    Mais uma vez, obrigado desde já.

  15. Professor, bom dia!

    As referências que os códigos trazem em relação aos julgados do STF em controle concentrado de constitucionalidade e suas liminares são permitidas na 2° da oab?

    Obrigado!

  16. Boa tarde Professor, o Vade Impetus 2016, 7° ed. é viável para a 2° fase de Direito Tributário do XXI Exame? Não vou ter problemas com fiscalização? Na capa está descrito “com foco na oab”, e está atualizado até janeiro de 2016. A minha preocupação também, é no que diz respeito as remissões de ações de diversas áreas. Aguardo retorno agradeço desde já.

    1. Renato, não conheço muito bem. Terá que ver com o seu professor ou fazer uma pesquisa para ver se não tem algo importante publicado no ano de 2016.

  17. Professor, dei uma lida no edital e em uma matéria sua no blog sobre a permissão de enunciados sem comentários, mas é só pra garantir. Tenho o vade mecum clássico da Saraiva, 22a edição, 2016. Farei Civil na segunda fase. Já vasculhei o vade mecum inteiro checando os itens permitidos de acordo com o edital, e não há qualquer comentário nos enunciados/súmulas. Mesmo assim, o vade mecum tem um espaço destinado pra grampear os enunciados. Posso ir confiante com esse meu vade mecum clássico da Saraiva? Desde já, obrigada! O blog é ótimo.

    1. Lia, obrigado pelo carinho. Não há problema algum com este VADE, ele é o mais vendido do país. A parte para grampear serve para concursos públicos, pois alguns não permitem nem acessar as súmulas. bons estudos.

  18. Olhei dúvida semelhante a minha acima. A dúvida sobre os enunciados persiste, justamente, por ser aluna CERS e falarem sobre esses enunciados… Comprei meu vade Saraiva esse ano (e sempre usei vade mecum da Saraiva) e não queria ter que comprar o específico de civil/empresarial (que eles recomendam) da Armador.

  19. Olá Professor. Gostaria de saber qual Vade Mecum me indicaria para 2° fase da OAB em tributário. Compensa levar um especifico na área e o vade mecum ou somente o Vade Mecum ? Vou prestar agora em 22/01/2017.
    Desde já agradeço.

    1. Daniele, é um investimento que sai barato ao final, pois será ele que você usará lá na 2ª fase. Sugiro VADE MECUM SARAIVA OAB E CONCURSOS. bons estudos.

  20. Professor, será que tem algum problema eu usar o vade mecum 10º edição oab e concursos do semestre passado, para a segunda fase de direito penal do XXII exame da ordem?

    1. Rodrigo, espera chegar a 12ª edição, pois no lançamento rola um desconto muito bom creio que já em março. A 10ª edição já tá meio que desatualizado. bons estudos.

  21. olá, ficou uma duvida quanto vade na questão de qual editora seria melhor, pois muitos dizem inclusive alguns professoras que a RT em vade mecum é melhor que a saraiva, seria verdade na sua opiniao?
    outra duvida é, quanto aos livros oferecidos com todas as matérias, os chamados compilados , esquematizados e resumões, qual seria melhor?

    1. Aracelli, sinceramente, nunca ouvi que o RT fosse melhor que da SARAIVA, ademais o Vade OAB da Saraiva é atualizada 3x ao ano, enquanto que da RT é apenas uma vez, se não me engano. O melhor é o mais atualizado ou você arriscaria fazer a prova da OAB com um desatualizado? Ademais, é o mais vendido do mercado, ou seja, o público aprovou o conteúdo. Sobre livro, sugiro este que traz não só a teoria unificada com questões comentadas também: http://www.saraiva.com.br/passe-na-oab-1-fase-fgv-completaco-teoria-unificada-e-questoes-comentadas-2-ed-2016-9343509.html

  22. Ei boa tarde, eu vou fazer a oab e ja comprei o vade da oab e concursos da saraiva, para a 2 fase em penal, vc me indica mais algum específico ou apenas o da saraiva já supre ??

  23. Olá..Gostaria de saber se seria melhor eu utilizar antes para me abituar com o código específico de uma marca pra fazer o exame??

    1. Marcela, está saindo a nova edição do VADE MECUM SARAIVA OAB (12ª edição, 2017). Estará bem atualizado, pode confiar. Agora em março sai a pré-venda. bons estudos.

  24. Professor qual é diferença do VADE TRADICIONAL DA SARAIVA em compração com SARAIVA OAB ??Obrigada.

    1. Luana, pode confiar. Isso é intriga da oposição, porque o VADE MECUM é de editora concorrente (não é do CERS). Todos os códigos da Saraiva têm e NUNCA foram recolhidos. Ademais, são os códigos MAIS VENDIDOS do país. bons estudos.

  25. Professor!
    Boa Tarde

    Vou fazer a 2 fase em D. TRABALHO, gostaria que me indicasse alem do Vade algum livro de pratica ou algo parecido.

    1. Sabrina, a data de fechamento do VADE OAB 11ª EDIÇÃO (XXI) é 26/9/2016. O 12ª EDIÇÃO (XXII) é 31/1/2017. Eu prefiro investir nele do que no vade específico pois você já tem CLT. bons estudos.

  26. Boa Noite Professor!

    O senhor sabe a respeito se o Vade Mecum da JUSPODIVM é bom? Pelo o que eu vi nos comentários, parece muito bom, e por isso tenho dúvida se compro esse ou o Vade da Saraiva… Segue o link onde eu vi sobre o Vade JUSPODIVM.
    https://www.editorajuspodivm.com.br/vade-mecum-juspodivm-2017
    Outra coisa professor, tem algum livro de revisão de peças civil para indicar? 2 Fase.

    Muito Obrigado!
    Att

    1. Jan, não faça esta bobagem, o vade OAB SARAIVA 12ª EDIÇÃO é mais atualizado, tem a data de fechamento mais atual. Outra coisa, um vade que está apenas na sua 1ª edição contra um vade que já está na 12ª edição, que vende mais de 50 mil exemplares por ano?

      Sobre livro da 2ª fase que é MUITO COMPLETO e traz tudo o que você precisa:
      http://www.saraiva.com.br/passe-na-oab-2-fase-fgv-completaco-pratica-civil-2017-9424622.html?mi=VITRINECHAORDIC_frequentlyboughttogether_product_9424622

  27. Professor, vou fazer 2a fase em Constitucional, além do VM saraiva 12ed 2017 OAB, qual livro o Sr recomenda levar? E qual é o melhor para estudar?

  28. Olá professor.
    Irei prestar o XVIII exame da OAB e gostaria de saber qual Vade Mecum comprar, e pra segunda fase irei escolher direito penal, qual livro o sr me indica pra levar na segunda fase de penal.
    Obrigada

  29. Desconsidere a minha pergunta acima!

    Olá professor.
    Irei prestar o XXIII exame da OAB e gostaria de saber qual Vade Mecum comprar e que possa ser levado pra prova, e pra segunda fase irei escolher direito penal, qual livro o sr me indica pra levar na segunda fase de penal.
    Obrigada

    1. Susany, entendi a tua pergunta. Vade MECUM SARAIVA OAB, que inclusive está em promoção no site AMAZON.COM.BR, confere o link: https://www.amazon.com.br/Vade-Mecum-OAB-e-Concursos/dp/8547217789/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1491217251&sr=8-1&keywords=vade+mecum+saraiva+oab

      Com ele é garantido o uso na 2ª fase. E o livro de PENAL, que traz TEORIA E MODELOS DE PEÇAS QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS PEÇAS PROFISSIONAIS COMENTADAS ROTEIROS PASSO-A-PASSO SÚMULAS DE TRIBUNAIS SUPERIORES SELECIONADAS ATUALIZADOS COM NCPC: http://www.saraiva.com.br/passe-na-oab-2-fase-fgv-completaco-pratica-penal-2017-9424640.html

  30. Professor irei prestar XVIII exame da OAB, tenho um vade mercum da Saraiva 2016, e um mini vade mercum penal 2017, acho que devo comprar outro vade sem ser especifico atualizado?

  31. Professor tirando um pouco o foco da Oab. Poderia me indicar uns livros bons de Clt, Tributário, Administrativo, Civil, Trabalho e Constitucional. Precisando focar mais nos estudos, depois de formada. Tive q assumir um concurso e acabei deixando de lado os estudos.
    Obrigado pela atenção

  32. Professores, gostaria de saber se na 2ª fase da OAB XXII, o vade meceum 2017 já serve ou é necessário CLT (para aqueles que vai fazer 2ª fase trabalho) para a complementação??

    1. Laura, muita gente realizar a prova apenas com VADE mesmo para área trabalhista. No entanto, tem gente que leva os dois. Veja o que fica mais à vontade. bons estudos.

  33. Professor gostaria de saber se existe algum impedimento quanto a um tipo de Vade Mecum acadêmico de Direito, organização Anne Joyce Angher, edição Especial 2017,Editora Ridell, pois ganhei um para fazer a segunda fase da OAB, entretanto entre um código e outro há explicações sobre determinados assuntos dos condutos, aparentemente sendo uma doutrina, por isso estou deveras preocupado em poder manusear lo. Desde já agradeço imensamente abraços fraternos

  34. Valeu Professor, ontem na faculdade ganhei no sorteio um Vade 2017 rsrs, agora a revisão irei comprar, obrigado pela dica, abrs.

  35. Professor, vou realizar a Segunda Fase em Civil no XXII Exame, assim, gostaria de saber se apenas o Vade Mecum 2017 é suficiente ou necessário um específico?

  36. Tem remissões quanto à ADI’s, parece que isso não pode. Não sei, acho que o edital não é muito claro como deveria ser. Mas obrigada pela dica.

  37. Bom dia. Continuo na dúvida de qual código levar para segunda fase XXII tributário. Pode me ajudar?

  38. Olá, o vade mecum tradicional da Saraiva pode ser usado na segunda fase do xxii exame de ordem? Há comentários nas súmulas, porisso meu receio..

  39. Professor, boa noite!!!

    Eu comprei um Vade Mecum Penal da Sararaiva edição 2017. Gostaria de saber se ele é completo para eu fazer a prova de segunda fase de penal ou se preciso levar outro Vade Mecum OAB?

    Obrigada!!!

  40. Olá Professor, boa noite! Estou estudando para a 2 fase do XXII exame da Ordem e tenho o Vade Mecum Saraiva OAB e Concursos 2017, 11 edição e o Vade Mecum Penal Saraiva 2017. São suficientes para eu fazer a prova? Outra dúvida, uma amiga disse q uma professora de um determinado cursinho disse q os artigos não podem fazer remissão a jurisprudência, nem por exemplo: ” O STF na ADC 19 declarou a constitucionalidade deste artigo”. Isso procede? Os meus dois da Saraiva fazem esse tipo de remissão. Corro o risco de os fiscais tomarem meus materiais?

    1. Aline, todos os códigos de qualquer editora trazem tais anotações. Sempre estiveram lá e NUNCA foram recolhidos. Não se trata de jurisprudência, mas de alteração formal do artigo de lei. bons estudos.

  41. Olá professor, estou estudando para a 2ª fase do exame XXII pelo VM Saraiva 2017, 12ª edição, e por ser a minha primeira OAB tenho algumas dúvidas. A primeira é em relação aos Enunciados, se deverão ou não ser grampeados. Outra dúvida é referente a Instrução Normativa 39/2016, pois alguns anos atras era permitida a utilização de Instruções, mas agora não sei ao certo. Por fim, gostaria de saber se o VM é suficiente para a realização da prova na esfera trabalhista ou se é necessário uma CLT organizada.
    Desde já, grata.

    1. Olá Isadora, pode usar sim só o VADE. Se você usa uma CLT, então use ela, depende do que você anda usando, mas qualquer uma serve. Não precisa grampear nada e a IN pode ser usada também. bons estudos.

  42. Professor, posso usar o Vade Mecum Saraiva 2017. Civil e Empresarial (Português) Capa Comum – 20 fev 2017 para a prova do dia 28 de maio de 2017?

  43. Boa noite,
    Gostaria se estão de acordo com o edital e posso levar para segunda fase da OAB o Vade Mecum Saraiva OAB e Concursos e o Vade Mecum Saraiva Civil Empresarial ambos de 2017.
    Obrigada

  44. Boa noite professor, farei segunda fase para Direito do Trabalho e gostaria de saber se a CLT organizada é o bastante ou devo pegar um VADE tambem?

    Abraço

  45. Olá professor, o senhor sabe se vai ter a 13 edição do Vade Mecum para a OAB e Concursos 2017 da Saraiva? O que tem a venda é a 12 edição. Caso não seja publicado posso usar esse mesmo para a 2 fase em Civil?
    Obrigada!

    1. Cristina, creio que o pessoal está esperando se vai ter ou não a reforma trabalhista. De qualquer modo, a 12ª edição é plenamente perfeita, desconheço atualização a posterior para CIVIL. bons estudos.

  46. Boa tarde professor.
    Tenho uma dúvida: irei fazer a segunda fase da oab em direito penal. Quero comprar um especifico pra área, qual seria o indicado? Tenho um vade mecum saraiva compacto 15 edição de 2016, já com o novo cpc. Esse compacto e mais o especifico de penal atualizado 2017 já seria o suficiente para realização da prova?
    Muito obrigado desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

2.797.037 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

Agenda OAB

XXV Exame de Ordem Unificado

  • 23.01.2018
    a
    02.02.2018

    Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição

  • 23.01.2018

    Publicação do edital

  • 23.01.2018
    a
    02.02.2018

    Período de inscrições

  • 05.03.2018

    Resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa

  • 08.03.2018

    Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição

  • 02.04.2018

    Divulgação dos locais de realização da prova objetiva

  • 08.04.2018

    Realização da 1 ª fase (prova objetiva)

  • 08.04.2018

    Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

  • 23.04.2018

    Resultado preliminar da 1ª fase

  • 24.04.2018
    a
    27.04.2018

    Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase

  • 08.05.2018

    Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase

  • 08.05.2018

    Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva)

  • 21.05.2018

    Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional

  • 27.05.2018

    Realização da 2ª fase (prova prático-profissional)

  • 27.05.2018

    Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova práticoprofissional

  • 19.06.2018

    Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado preliminar...

  • 20.06.2018
    a
    23.06.2018

    Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase

  • 03.07.2018

    Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do...