Como escolher a área para 2ª fase da OAB?

Compartilhe:

duvida-2-OAB

Em época de inscrição para o Exame da OAB surge a primeira grande dúvida do examinando: qual disciplina vou optar para 2ª fase? Creio que nunca vou escrever tudo o que me pedem sobre este momento, pois a contar de todos os textos já publicados e os pedidos dos leitores, só confirma que é uma decisão crucial, tipo escolha de Sofia.

E se torna mais dramática esta escolha quando ouvimos as experiências de outros que já fizeram a prova da OAB, porque para eles a decisão pode ter sido desastrosa e ninguém deseja passar pela mesma situação.

Muitos chegam a este assunto por outra pergunta: qual disciplina mais fácil na 2ª fase? Ou então, qual mais aprova? Respondendo a primeira, acredito que “fácil” nenhuma é, pois o que se esconde nela é qual tem menos conteúdo para estudar.

Pois bem, se você pretende sair convicto da escolha, selecionei alguns textos sobre o assunto, basta clicar nos títulos abaixo:

Também é corrente os alunos escolherem a disciplina que seu professor lhe indica. Bem, neste caso um conselho útil: aceite a sugestão, mas avalie se o professor que está indicando a disciplina é também titular da própria matéria. P.ex. sou professor de empresarial e indico… empresarial. Ora, eu tenho livros publicados sobre o assunto, ministro aulas num preparatório para 2ª fase, portanto, qual seriam os meus interesses em indicar esta disciplina? Todos! Diferentemente, se eu indicar constitucional, p.ex. Aqui a sinceridade é muito mais “sincera”.

E lembre: se uma disciplina levou a aprovação seu colega ou amigo, não significa que ela também servirá para você.

Portanto, por onde começar a escolha? É o que trata nos títulos acima. Confere a leitura até se convencer e caso ainda tenha dúvidas, pode deixar o seu comentário aqui neste ‘post’ a respeito que eu irei atender, ok?

Sobre as disciplinas que mais aprovam: posso ponderar minha escolha a respeito? Creio que sim, mas não pode ser uma escolha preponderante a partir das estatísticas. Por isso, repito o gráfico abaixo.

33

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *