Como foi a 2ª fase do XXIII Exame da OAB

Neste domingo foi realizada a 2ª fase da OAB do XXIII Exame de Ordem. Um exame que será reservado na memória de quem acompanha este certame e pelos motivos que não gostaríamos de lembrar: a alta reprovação da 1ª fase. Diga-se, “histórica”!

O sentimento era de que esta 2ª fase seria “amena”. Claro, é o que reza a lenda urbana: uma prova impossível na 1ª fase, uma prova possível na 2ª fase. É a tal teoria do equilíbrio ou da compensação.

E assim, a 2ª fase se deu.

Segundo o gabarito preliminar, as peças foram estas:

  • ADMINISTRATIVO – agravo de instrumento
  • CIVIL – apelação
  • CONSTITUCIONAL – MS
  • EMPRESARIAL – ação revocatória
  • PENAL – memoriais
  • TRABALHO – contestação
  • TRIBUTÁRIO – ação de repetição de indébito

Observando bem, quando cai recurso e o mais do mesmo, o pessoal vai ao delírio! Nós montamos um E-BOOK que você pode baixar gratuitamente lá no blog da Saraiva Aprova com todas as peças até então cobradas, clique aqui.

Mas, em geral, sobre as provas em si, não vi indignações ou qualquer nota que se possa destacar sobre o grau de dificuldade. Claro, a 2ª fase sempre é difícil, mas foi bastante acessível comparado algumas provas recentes. O pessoal da repescagem, que não estava envolvido com a 1ª fase do XXIII, deve ter adorado!

Enfim, do que eu entendo mesmo (civil e empresarial), achei dentro do esperado. Sobre as demais, a matéria estava prevista dentro dos volumes da nossa coleção Completaço 2ª Fase OAB da Editora Saraiva de teoria e questões dissertativas e peças (e modelos) comentadas. Saiba mais, clicando abaixo.

completaço 2 fase

Agora é segurar as emoções até a publicação da primeira lista de aprovados! Boa sorte!

Compartilhe:

Comentários

  1. Professor em tributário coloquei ação de restituição do indébito tributário, vou zerar a peça?

  2. Na peça prática profissional no mérito coloquei artigo 20 parágrafo primeiro cp
    Expliquei que era erro de tipo e que não havia modalidade culposa no furto por isso deveria Roberta ser absolvida no 386III cpp..
    Gostaria de saber se por ter colocado artigo 20 parágrafo primeiro a resposta esta errada
    Obs..2 fase penal OAB EXAME XXIII

  3. professor, fiz a peça de contestação trabalhista, me perdi com o tempo na peça, resultado: coloquei a prejudicial de prescrição quinquenal como primeira tese dentro do mérito; errei a fundamentação sobre o sobreaviso, e o coloquei como pedido(entendi que o reclamante havia solicitado pelo trabalho home office); devido ao pouco tempo para as questões, abdiquei da tese sobre o ticket e finalizei a peça sem abordar o tema. perco muitos pontos? a prejudicial de prescrição será contabilizada?

  4. Professor Marcelo, uma dúvida: na peça de Direito do Trabalho (Contestação), no mérito, pedi indeferimento de horas extras (que saiu no gabarito preliminar) mas utilizei o artigo errado. Eles podem desconsiderar por inteiro ao pontuar sobre horas extras? Ou eles podem considerar a impugnação preterida mas não pontuar na fundamentação?

  5. Professor, eu coloquei em minha peça, em todos os dados que necessitavam de reticências,os …, Entre aspas,da seguinte forma: “município…”, “Profissão…”,
    Isto, o uso das aspas nesses dados, pode gerar reconhecimento de peça?

  6. Professor, eu coloquei em minha peça, em todos os dados que necessitavam de reticências,os …, Entre aspas,da seguinte forma: “município…”, “Profissão…”,
    Isto, o uso das aspas nesses dados, pode gerar reconhecimento de peça?

  7. Boa tarde Professor, ao verificar o resultado da OAB, consta que fui eliminada por identificação de prova. A única possibilidade que encontrei foi que coloquei no endereçamento a sigla do Estado da comarca que foi informada na questão. Isso é motivo para a prova ser identificada? Me ajude por favor, o que fazer nesse caso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

2.507.345 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

Agenda OAB

XXIII Exame de Ordem Unificado

  • 23.07.2017

    Prova objetiva 1ª fase

  • 07.08.2017

    Resultado preliminar

  • 08.08.2017
    a
    11.08.2017

    Prazo recursal 1ª fase

  • 22.08.2017

    Gabarito definitivo

  • 17.09.2017

    Prova dissertativa 2ª fase

  • 10.10.2017

    Resultado preliminar

  • 11.10.2017
    a
    14.10.2017

    Prazo recursal 2ª fase

  • 24.10.2017

    Resultado definitivo