Cronograma OAB UTI

Compartilhe:

Edital publicado do XXVIII Exame da OAB no último dia 24 de janeiro e prova marcada para 17 de março, ou seja, MENOS de 2 meses até lá. Dá para salvar a aprovação para quem está buscando FOCO nos estudos? SIM, mas depende de alguns fatores. Vamos às premissas.

  • Você já está estudando, mesmo que de forma não satisfatória;
  • Quem está estacionado no sofá da vida, é melhor se preparar para o XXIX Exame;
  • Quem já está estudando com cronograma e tudo mais, mas conseguiu ajustar em razão da “antecipação” da prova, continue seu planejamento;
  • Nos dias que restam é necessário FOCO TOTAL, ISOLAMENTO TOTAL, pois caso você já esteja se organizando para pular todas as noites de Carnaval, é melhor não seguir os estudos, perda de tempo.

Temos, na teoria, 6 SEMANAS até a prova. Na teoria, porque não sei quando você pegou este texto para ler. O que precisa fazer até lá?

São 17 DISCIPLINAS. Delas, 6 DISCIPLINAS têm apenas duas questões cada na prova. Portanto, elas representam 12 questões de 80. Fora isso, representam grande parte do tempo de estudo porque exigem conhecimento diverso e variado de conteúdo legislativo. Assim, vamos DESCARTÁ-LAS AGORA para estas últimas semanas. Quem são as “eliminadas”?

  • AMBIENTAL
  • ECA
  • CDC
  • INTERNACIONAL
  • FILOSOFIA
  • DIREITOS HUMANOS

Importa deixar claro que elas não serão excluídas 100%, pois é importante você continuar respondendo questões de provas anteriores. Dou o exemplo recente da Filosofia num dos últimos exames: duas questões repetidas de outras provas aplicadas pela FGV. Mesmo assim, a banca não anulou. Então mantenha a realização de simulados e questões de provas anteriores.

Sobraram 11 DISCIPLINAS. Como vamos estabelecer o nosso cronograma? Aqui vai uma sugestão.

Todas estas 11 DISCIPLINAS representam 68 questões de 80 possíveis na prova. Lembrando que você precisa acertar 40. Se você focar acertar 50 questões ou mais, provavelmente, se houver uma quebra, você terá o mínimo, ou seja, os 40 pontos necessários para ser aprovado. Agora estudar para fazer 50% vai levar a números menores, pois o seu “teto” é apenas 40 acertos. É uma questão mental? Sim, mas o problema é internalizar que basta fazer metade da prova. Ao pensar em acertar mais, você será inconscientemente movido para estudar mais. É fato comprovado.

Na agenda acima coloquei no mesmo dia 2 DISCIPLINAS. É para manter TODA SANTA SEMANA atualizada. Então, faltando x” semanas para prova você vai abrir os livros ou assistir às aulas “X VEZES” CADA DISCIPLINA até a prova, o que é ÓTIMO! Outra constatação cima é que juntei no mesmo dia DISCIPLINAS “IRMÃS” ou “PRIMAS”. Mas o ideal mesmo é juntar disciplinas FRACAS com FORTES no mesmo dia.

Exemplificando. Imagina você ter dificuldades tanto em EMPRESARIAL como em TRIBUTÁRIO, o que é comum. Você vai “torrar” a cabeça neste dia e vai precisar de mais tempo para desenvolver o conteúdo. Sendo assim, com uma disciplina forte e outra fraca, o dia se desenvolve melhor e você pode gastar mais tempo com a fraca. É importante destacar que FRACO/FORTE é você que define. Sabe como? Resolvendo questões. É o melhor RAIO-X para um DIAGNÓSTICO certo dos seus problemas.

E dentro do mesmo dia TENHA MAIS TEMPO para aquela disciplina mais fraca, pois na sua prova não serão apenas as disciplinas que você gosta ou tem bom retorno, portanto, é lógico que precisa aprender também nas “difíceis”.

Sábado INTEIRO para ÉTICA, pois é a mais importante com 8 questões. E domingo é o DOMINGÃO DA QUESTÃO, ou seja, é para resolver muitas delas e fazer SIMULADOS.

Quais livros abrir neste momento de edital publicado? Minha sugestão suas DUAS EDIÇÕES NOVAS, todas de 2019. Clique nas capas e saiba mais. TODOS eles estão em PROMOÇÃO! Aproveite!

Professor, e uma indicação de curso preparatório?

Sem dúvida alguma, segue a sugestão EXATA para o “tamanho” do problema: INTENSIVO EMERGENCIAL do CEISC. Clique abaixo e saiba mais.

Comentários

  1. Professor Marcelo, o senhor sabe qual a previsão de lançamento do Vade Mecum OAB e Concursos da Editora Saraiva para o XXVIII Exame da OAB?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *