É possível que você tenha identificado a prova 2ª fase OAB?

Comentários (531)

identificacaoUma das questões ou talvez a mais gritante dúvida do examinando na 2ª fase da OAB após a prova, depois de saber que acertou a peça, é se de algum modo identificou a prova e, portanto, receberá um ZERO. E todo o esforço não será compensado por um “errinho besta”.

Quem diz é a própria experiência e o número de comentários do artigo “como NÃO zerar a peça” publicado em julho de 2012: mais de 1.250!!

Outros artigos seguem o mesmo tema e tiveram grande repercussão com mais de dois mil comentários, todas dúvidas de examinandos.

É importante compreender que o ZERO que a banca está disposta a distribuir baseado na tal “identificação” da prova precisa, razoavelmente, ser possível que um examinando possa atribuir tal prova a ele. Porque da preocupação? Bem, para que a correção seja transparente, que o examinador, qualquer que seja, possa avaliar uma prova sem saber de quem é ela, pois poderíamos supor que determinado bacharel pudesse avisar ou ser avisado qual é a sua prova, ela deve ser “quase” única.

Como sabemos, a correção não é “robótica”, como acontece na 1ª fase, mas humana, e como tal, é possível desvios. Assim, o caderno de resposta definitivo não é identificado. Destaca-se este conceito para que se entenda porque um RABISCO, ou pequena RASURA, ou um X numa folha inteira, ou sobrescrever uma frase riscada, ou um parênteses, ou outra forma de se expressar SEM USAR PALAVRAS é um serviço liso, comum e que muitas (mas muitas mesmo!) pessoas se utilizam.

Por outro lado, muita gente confunde avaliação com identificação. P.ex. “professor e se errei o endereçamento, tiro ZERO?” Ora, isso faz parte da avaliação e tem uma pontuação específica no espelho de correção. P.ex.2. “professor, não coloquei advogado no final ou nestes termos pede deferimento, zero a prova?” Claro que não! Isso faz parte da avaliação. P.ex.3 “troquei os nomes das partes, réu e autor, zero?” Não preciso responder…

Outro fato repercute muito: é quando se “identifica” a prova com a cidade do requente da petição, cidade esta que está no texto do problema. Assim, você coloca “Rio de Janeiro, data” (se RJ estiver no problema). Claro, que se você colocar a sua cidade de onde está fazendo a prova, ZERA. Mas, muita gente confunde e acaba adotando a cidade do problema. Bem, nossa sugestão: NÃO FAÇA ISSO, em qualquer hipótese. Explico: a possibilidade de identificar a prova é considerável, imagina se somente você e mais meia-dúzia fizeram num universo de milhares e milhares de examinandos?

Por outro lado, nossa experiência aponta que muita gente faz de forma indistinta. Assim, como ZERAR uma prova que traz Rio de Janeiro, p.ex., se mais de mil pessoas fizeram o mesmo e este seria o único critério para identificá-la? Pois é possível identificar uma prova com mais de um critério. Este problema também acontece em concursos públicos em provas dissertativas, mas lá é quase um ZERO automático. Na OAB, há relatos de gente que levou ZERO e outros não por este erro, então fica difícil dizer se outros critérios de identificação não foram considerados.

Outra coisa que nos deixa de “cabelos em pé” é quando recebemos depoimentos de gente que além de ter riscado uma folha ou parágrafo escreve alguma “nota” para explicar o que aconteceu aos examinadores. JAMAIS FAÇA ISSO. É um recurso que acaba sendo bastante personalístico, pois o que você vai escrever pode ser o único que fez em meio a 30 mil provas, p.ex.

Assim, antes de ficar desesperado, pare e pense: será o que fiz, muitos outros não fizeram? Se ficar em dúvida, pode nos mandar um email ou deixar a sua pergunta, pois respondemos a todas. No entanto, a nossa sugestão sempre é a mesma: pesquise antes da prova o que pode ser feito para não identificá-la, ok? E BOA SORTE!


Compartilhe com seus amigos a dica da única plataforma de estudos que personaliza a preparação para Exame da OAB conforme as habilidades de cada aluno. Chegou Saraiva Aprova, a plataforma da Editora Saraiva. Clique na imagem e saiba mais!

Saraiva Aprova FB

Comentários

  1. minha duvida e quanto indentificação, no local e data coloquei um município dps risquei e coloquei do lado os tres pontinhos …, identifiquei? mesmo tendo riscado ? nas 5 linhas que antecede o preambulo afim de paramento, colocar 1 ponto em cada linha que pulou gera indentificacao ?

    • Roger, creio que não, mesmo riscado, apesar de ser “arriscado”. Também não gera identificação colocar um ponto em cada linha. boa sorte.

  2. Coloquei “Valor da Causa … ” no recurso especial por bobeira. Como recurso não tem valor da causa.. identifiquei???

  3. Coloquei: dos fatos, do direito e dos pedidos na queixa crime. E nos pedidos solicitei para arrolas as testemunhas citando os nomes mas no final n coloquei o rol. Tem problema?

    • Denise, o único problema será que não alcançará pontuação neste item se ele for pontuado. bons estudos.

  4. Marcelo, lendo o seu texto me surgiu uma dúvida que me persegue e aflinge desde o dia da prova. Fiz a qualificação e errei o autor, no fim da prova percebi e abri uma chave (aquele “v”) e coloquei a informação em cima da qualificação já feita, porém sem riscar a qualificação anterior. Ficou então uma qualificação do autor com uma chave entre o endereçamento e a demais qualificação. Isso identifica a prova? Corro o risco de tê-la zerado?? Muitooo obg!!

  5. Marcelo. Errei o endereçamento n coloquei o concurso formal pedi a condenação pelos crimes so que n mencionei os artigos e n pedi a citação da querelada, será que tiro pelo menos uns 3 pontos??rs

    • Denise, prefiro não opinar quanto a notas para evitar expectativas. boa sorte.

  6. Marcelo Mazza
    28.01.2015 - 11:41

    Marcelo, tenho uma dúvida que está me preocupando muito. Na última folha do caderno de respostas, na questão 4, a caneta escorregou da minha mão e fez um leve risco, bem leve mesmo, no meio da folha. A banca pode considerar isso como uma possível marca identificadora?

    • Marcelo, relaxa, não podemos ser tão criteriosos assim. bons estudos.

  7. Weliton Nascimento
    28.01.2015 - 14:15

    Caro Marcelo,

    Na peça de encaminhamento do RO (ao juízo de admissibilidade), no local identifiquei como Curitiba que era o local que estava tramitando a Reclamação conforme enunciado: “Tramita perante a 89ª Vara do Trabalho de Curitiba a RT nº 000153-80.2012.5.09.0089, ajuizada em 06/05/2012″
    Pergunto: identifiquei a minha peça?
    Já nas razões do recurso não identifiquei a cidade (Curitiba).

    • Weliton, creio que não há identificação alguma, ao contrário, para entrar com o RO não tem que informar o número do processo além da vara que tramita? boa sorte.

  8. Weliton Nascimento
    28.01.2015 - 19:58

    Na verdade acabei não expressando muito bem. O que de fato aconteceu foi no final da peça ao invés de Local… Data… Advogado … OAB nº…; coloquei: Curitiba, data…Advogado… OAB nº …

    Obrigado pela atenção.

    • Weliton, entendo que não, pois muita gente deve ter colocado a mesma cidade da causa. boa sorte.

  9. Jacqueline
    30.01.2015 - 14:43

    Oi, prof!!
    Fiz a 2ª fase da OAB em trabalho e estou com muito medo de ter zerado a peça, ou de ter um grande desconto!!

    Isso porque, quando eu fiz o RO, tinha que dizer que se estava recolhendo o deposito Recursal, e assim eu fiz!! Entretanto, eu coloquei o valor do teto vigente do depósito na prova, visto que dizia que a condenação era em R$60.000,00! Só que também agora não tenho certeza se coloquei o valor exato!!

    Por isso a minha pergunta: Não será considerado como identificação de candidato? Pois dizem para não inventar dados!!

    Ainda, posso ter nota descontada??

    • Jacqueline, se você colocou o valor que não se esperava na grade correção para mim não há identificação alguma, exceto se você colocar um valor tipo R$ 59.999,00 ou algo que não faz sentido algum… mas é suposição que acredito. Mas pode descansar, creio que não há problemas. boa sorte.

  10. Prof Marcelo bom dia, o sr sabe como candidato é desesperado.
    Fiz a prova civil XV, acertei a peça, endereçamento, polo passivo ativo, pedido, fundamentação, mas esqueci de separar a 1 parte da 2 fiz direto. Será que serei muito descontada?

    Obrigada

  11. vanessa carneiro
    18.05.2015 - 17:30

    Prof., na hora de colocar o nome da peça fiz uma rasura e passei a caneta por cima do nome da peça toda, ficou uma cor mais forte, será que vão considerar como identificação de peça?

    obrigada!

  12. Professor boa tarde.
    ao fazer a prova da oab ontem, a caneta bateu no final da folha de resposta tres vezes, fazendo tres pequenos riscos.
    isso é motivo de zerar por identificação ?
    obrigada.

  13. Professor. Acertei a peça , a fundamentação, portanto no endereçamento coloquei excelentíssimo senhor doutor do foro da comarca de Rio De Janeiro, ou seja esqueci de mencionar da vara .. , zerarei minha peça?

  14. Professor, eu errei um parágrafo e rasurei com linhas diagonais….seria identificação?

  15. Professor
    Acertei praticamente acertei 90% da prova.
    Ocorre que nos últimos minutos achei a resposta que questão 2 a. Risquei com dois traços na diagonal e escrevi cancelado no meio. Coisas do nervosismo nos minutos finais da prova.
    Pergunto ao professor se posso ter a minha prova toda zerada e ser eliminada ou somente a questão 2 será zerada? Tendo em vista que a prova e desmembrada para correção.
    Agradeço se puder esclarecer a minha duvida.

    • Thais, infelizmente, esteja preparada para qualquer resultado, inclusive anulação total da prova. Não existe anulação parcial por identificação. Vamos torcer que não aconteça nada. Me deixe informado do resultado. boa sorte.

  16. Obrigada por responder professor. Mesmo tendo feito a questão correta abaixo corro o risco?

  17. Luiz Henrique
    17.09.2015 - 16:12

    Professor estou preocupado, haja vista, que ao começar a resposta da letra A da primeira questão percebi que havia começado na Folha número 5 da peça, daí decidi riscar o que tinha feito com riscos em forma circular, tipo uma bolinha e dois traços na diagonal. Acontece que não cheguei a escrever quase nada, foi somente a letra a e um parênteses. Ex: a). Risquei uma bolinha sobre a letra a) com mais dois riscos na diagonal sobre a mesma. E agora?

    • Luiz, o diagnóstico às vezes é muito difícil dependendo da rasura, pq. pode se admitir vários tipos, em especial, todas aquelas que todo mundo faz. Agora? Pelo jeito não vejo problemas, pois parece um ato mais involuntário do que com intenção de fraudar. boa sorte.

  18. Afinal, o que seria essa identificação na prova???

    • Cinthya, a prova ao ser corrigida não identifica de quem seja. Assim, caso haja de algum modo alguma identificação ela será anulada.

  19. Fiz um “x” sem querer em um linha e depois risquei.. fiquei com receio de riscar muito e ser considerada reconhecida. O problema é que o “x”, na linha, ficou meio acima de onde eu estava normalmente escrevendo e não parecia que era simplesmente uma palavra errada.. será que vai ser mesmo reconhecida?

  20. Eu coloquei 3 pontos após “documentos anexos” no parágrafo do fumus boni iuris da tutela de urgência e isso aconteceu no final do parágrafo ficou “documentos anexos…”
    Isso identifica a peça??

  21. Joao de Paula
    06.10.2015 - 15:13

    Boa Tarde Marcelo, cometi um erro básico e identifiquei a peça, devo recorrer?!

  22. Professor, constou no meu resultado como “ELIMINADO (PROVA IDENTIFICADA)”, contudo não foi disponibilizado o meu espelho da prova para conferência e possível recurso.

    Este procedimento, por parte da FGV, esta correto?

    • Julio, já está disponível para verificar a prova, olha lá. É possível recorrer.

  23. Professor,

    Na prova de Direito Civil, o foro fornecido pelo problema foi o de Rio de Janeiro. Por um equivoco, na parte final consignei “Rio de Janeiro, dia, mês e ano”, sendo que quando constatei este erro, risquei o termo Rio de Janeiro e coloquei “Local”.

    Contudo, isto foi considerado Identificação de Prova. O Senhor acredita que este caso é passível de recurso?

  24. Professor coloquei meu nome na peça por descuido, existe, ainda que remotamente, algum recurso para esse caso?

    • Muller, neste caso, é 0% chances, infelizmente. bons estudos.

  25. Comigo aconteceu uma coisa muito inusitada. Eu tive a prova anulada por identificação, mas no espelho da prova não contém NADA de errado. Não coloquei nome, nem rubriquei, nenhum dado que possa indicar que a prova é minha. Até nas rasuras eu apenas fiz um simples traço nas palavras que errei. Nada leva a crer que minha prova foi identificada e eu recebi ZERO. Claro que vou recorrer, se não der certo entrarei até com mandado de segurança. Mas é normal eles anularem a prova sem dizer o motivo??? Estou muito chateada, pois fui muito bem na prova.

  26. Professor, infelizmente risquei a peça (vários traços sobre a palavra errada).Não fiz nenhuma marca específica, apenas vários riscos no mesmo lugar. Isso caracteriza identificação?
    Também esqueci de colocar “Termos em que, pede deferimento”. Esses erros são passíveis de anulação?
    Grato

  27. Olá. Estou em dúvida porque nas questões, na hora de indicar a letra respectivamente ao invés de colocar “A)” eu coloquei A com um circulo em volta, porque sempre faço isso, foi involuntário. Achas que pode gerar identificação? Coloquei em todas as questões.

    • Thalita, não vejo tal incidente como erro. boa sorte e divulgue o nosso blog!

  28. Amanda Oliveira
    18.01.2016 - 3:52

    Ao descrever os fatos utilizei inicialmente : embargante d embargado. Posteriormente os referi como autor e réu, isso poderia ser classificado como identificaçao da peça?:/

    • Amanda, em hipótese alguma. boa sorte e divulgue o nosso blog!

  29. ISABELA CRISTINA
    18.01.2016 - 4:15

    Professor, boa noite!

    Hoje fiz a prova de 2ª fase da OAB, exame XVIII; bom gostaria de saber quanto a peça processual. Sou de Minas Gerais, portanto, ao finalizar a peça coloquei nos seguintes moldes:
    ” Nestes termos pede-se deferimento.
    Local, data.
    Advogado
    OAB/MG”

    Desta forma, a minha dúvida é quanto a identificação da minha peça processual , por ter indicado o estado da oab, como OAB/MG. Fico no aguardo ansiosa. Obrigada!

    • Isabela, infelizmente, identificaste a peça. Só milagre e milagres existem! boa sorte e divulgue o nosso blog!

  30. Olá. Bom dia…eu prestei o xviii exame da ordem e fiquei muito com esse negocio de identificação. Na hora ds qualificacao eu fiz tudo certinho…ai coloquei assim ” com advogado adiante assinado, com escritório a rua…, n …, cidade… ojde recebe notificações e intimações” e em uma das questões risquei uma palavra ao inves de fazer um traço. Isso é motivo para anulação por identificação?? Obrigada

    • Lorena, não é caso de identificação. boa sorte e divulgue o nosso blog!

  31. Amanda Oliveira
    18.01.2016 - 13:10

    Ai professor muito obrigada por responder!! Outra coisa que eu fiz foi o seguinte.. Qualifiquei e coloquei o nome da ação Embargos de Terceiros.. Dps me lembrei do pedido liminar e coloquei no ladinho mas acima do restante da frase. Dá pra entender? Há problema nisso? Obrigada . Vou divulgar o blog sim! Beijos!

  32. Obrigada por responder. Acertei toda a prova e tava com tanto de medo de nao conseguir por essa besteira. Obrigada por sua atenção em nos ajudar nesses momentos aflitos. Com certeza divulgarei o blog. Mto agradecida!!!

  33. Boa tarde! Eu gostaria de saber se sobrescrever uma frase riscada seria identificacao de prova? Obrigada

  34. Marcelo, coloquei a cidade do problema e logo em seguida coloquei o prazo com o mês errado, em seguida rasurei o que havia escrito, tanto na peça do recurso de apelação quanto nas razões do recurso de apelação. Escrevendo na linda de cima do texto rasurado os dados corretos . Zero a prova por conta disso?

  35. Olá professor Marcelo!
    Conheci seu blog hoje pela manhã ao pesquisar sobre identificação de prova na OAB. Fiz a prova ontem e fiquei um pouco apreensiva por causa de uma situação: por descuido, respondi a questão 4 no espaço destinado à resposta da questão 3. Quando percebi isso, apenas fiz um X sobre a folha de resposta, indicando que aquela não era a resposta da questão, mas não escrevi nada, apenas fiz o X. Depois respondi a questão 4 no espaço correto. Será que isso pode ser entendido como critério para identificação da prova?

    • Bruna, não é identificação. Se vc não respondeu a 3, vai zerar apenas nesta questão. boa sorte e divulgue o nosso blog!

  36. Professor,
    No problema indicava a comarca de Natal.
    No local acabei colocando Natal.
    Tem chance de zerar?
    Obrigada!

    • Diana, nestes casos, há tolerância pela banca. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog!

  37. Boa tarde Professor,

    Coloquei: local, 17 de janeiro de 2016, ou seja, coloquei a data do dia do exame. Isso é motivo de zerar a prova?

    • Williams, não deveria ter colocado data, a não ser que isso possa estar em julgamento… Já vi muita gente ter a prova anulada por colocar data da prova. Torcer que passe desapercebido. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog!

  38. Boa noite professor.
    No final da peça coloquei: “Recife, data”, sendo que recife era o local da propositura da ação. Identifiquei a peça?

    • Se a prova é de trabalho, acredito que não. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog!

  39. Olá. No último exame (17/01/2016) eu escrevi a data do exame e o local do problema, terei minha prova zerada?? Obrigado

    • Jonatas, a princípio a banca não permite a inclusão de datas. Lamento. Vamos esperar por um milagre. boa sorte.

  40. Ana Catarina
    22.01.2016 - 1:30

    Marcelo, escrevi os pedidos na folha da questão 1. Fiquei com medo de fazer qualquer rasura, posto que escrevi a folha toda e iria ficar muito bagunçado.
    A peça ficou perfeita até o final da 5ª folha apropriada, mas faltaram os pedidos.
    Fiquei sem a minha 1ª questão.
    Mas, por não ter riscado, podem zerar minha prova ou vão considerar como resposta incorreta anulando a 1ª questão e os pedidos ausentes na peça?

    Obrigada pelas informações que são ofertadas por você, deve dar muito trabalho!

    • Ana, obrigado pelas considerações. Infelizmente, fizeste duas coisas erradas e que resultarão: o que escreveu depois da 5ª página não irão considerar e a falta de resposta da 1ª questão será zerada. boa sorte.

  41. Olá professor! Na prova prática de penal, devido minha letra ser grande, e a peça uma apelação, escrevi a interposição, e como sobraram linhas na primeira folha, pulei uma linha, fiz um traço, e escrevi fim da página, fiz novamente um traço, e pulei uma linha, começando assim as razões!
    Ex.:
    ______________________________________________________________________
    FIM DA PÁGINA
    ______________________________________________________________________
    Isso é motivo de zerar a prova?
    Obrigada.

  42. Professor,
    estou muito apreensivo!! Eu rasurei algumas palavras e não foi de forma convencional e sim rabisquei. Será considerada identificação? E colocar aspas ?

  43. Professor, em duas questões da prova, ao invés de colocar um simples traço na palavra que eu tinha errado, coloquei uma ” cobrinha” e um S.E de sem efeito. Por acaso eles podem considerar o SE como identificação de prova? Obrigada!

  44. Professor, na prova de penal deste ano, o problema da peça indicava a comarca de Natal como local da ação, desta forma, ao fechar a peça, no “local e data” escrevi “Natal”.
    Vou zerar minha prova?

    • Amanda, nestes casos, é para a banca considerar normal. boa sorte.

  45. Professor, tenho uma dúvida.
    Nao coloquei o Estado no endereçamento da minha peça. Apenas coloquei a Comarca, que era a de Natal.
    E no pedido (a peça era Apelação), esqueci de pedir “requer seja conhecido e provido o presente recurso”.
    Vou perder muitos pontos?

  46. Lorena Duarte
    26.01.2016 - 16:27

    Boa tarde professor,

    Eu realizei o XVIII 2º fase da oab recentemente, e ao concluir minha peça escrevi “OAB nº”, e por medo de ser considerado identificação de prova risquei tais palavras, e escrevi novamente apenas OAB. Isso será considerado identificação professor? Por favor me responda, estou angustiada.
    Obrigada desde já.

  47. Professor, em uma das questões de penal a resposta era “embargos infrigentes”, entretanto, coloquei na resposta “embargos infrigentes e de nulidade”. Ao seu ver, irão zerar a questão ou podem considerar a resposta correta? Obrigada!

    • Talita, não conheço este tipo de recurso que vc fez 2×1. Existe? bons estudos.

  48. Marcio Rodrigues
    05.02.2016 - 13:01

    Professor, em minha fundamentação coloquei a seguinte expressão: “segundo nosso tribunal da cidadania (STJ)…”. Isso pode ser considerado como identificação da peça? Muito obrigado.

  49. Marcio Rodrigues
    09.02.2016 - 13:07

    Professor, bom dia. Estou um pouco apreensivo, pois coloquei o nomem iuris da peça de civil como EMBARGOS DE TERCEIRO COM PEDIDO LIMINAR, será que terei problemas? Muito obrigado e parabéns pelo site, estou divulgando para todos os meus contatos.

  50. Ana Catarina
    13.02.2016 - 4:42

    Marcelo. Passei. Eles desconsideraram os pedidos e a folha da primeira questão em que eu os escrevi, mas corrigiram a prova adequadamente!! Passei.
    Suas informações são muito importante no período de espera do resultado. Obrigada.

    Saúde e paz!!

  51. Alan Augusto Santos
    13.02.2016 - 17:00

    Professor! Ontem ao analisar minha prova (eliminado por identificação) constatei que escrevi na peça de civil o local da ação e a data: Rio de Janeiro, 17/01/2016. Ao analisar comentários anteriores vi que o Sr. diz que realmente é passível de anulação. Acha válido tentar um recurso? como ele deve se formulado? Há realmente chances de correção para que nao se crie falsar expectativas?

    Aguardo ansiosamente a resposta.

    Att.

  52. Alan Augusto Santos
    13.02.2016 - 17:02

    Em tempo: Professor o erro foi mais grotesco: Rio de Janeiro 17 de Janeiro de 2015 e não 2016, pior ainda.

    • Alan, se fosse só RIO DE JANEIRO sem data, dava para recorrer. Agora com tudo isso, impossível… mas como é de graça, quem sabe o recurso não vai deixar vc ao menos dormir em paz “fiz o que pude”. boa sorte.

  53. Olá professor estou desesperada, fiz a prova da segunda fase hje, coloquei a resposta da questão dois na Folha quatro quando vi o erro que tinha cometido la em cima escrevi desconsiderar pelo amor de Deus ai vi que fiz mais uma vidraça ai escrever isso é fiz um risco por cima e abaixo nas questões eu risquei fiz um risco em tdo que tinha escrito e voltei a responder corretamente a resposta da questão o4 Agora estou desesperada será que vão anular minha prova? ??

  54. Marcelo, em uma das questões da prova, depois de já ter escrito boa parte da resposta, percebi um equívoco ao mencionar o nome da situação bem como o artigo que se encaixava. Como não havia mais espaço para riscar toda a resposta e reescrevê-la, fiz uma rasura na palavra é artigo incorretos e escrevi o correto acima da rasura.
    Isso poderia ser considerado como identificarão da prova? Corro o risco de ser eliminada? Obrigada.

  55. Em uma das questões eu troquei o nome das partes! Era André e responde Marcos. Vai zerar a questão??

  56. Mirella leal
    30.05.2016 - 5:00

    Ao finalizar a prova escrevi OB e passei um traço e escrevi corretamente OAB n. Será que identifiquei a peça ?

  57. Professor, bom dia.
    Fiz a prova do XIX exame de ordem e, em determinado momento, escrevi artigo 364 e era 384. Então, por cima desse 6 fiz um 8, de forma que ficou pouco mais escuro o número 8. Isso é considerado identificação??

  58. Professor,
    Errei a parte do valor da causa e passei o risco sobre toda a linha. É identificação?

  59. Além disso, coloquei um “v” por cima de uma frase, por ter esquecido de colocar uma palavras. Isso também é motivo de anulação por identificação?

  60. Professor, eu estou com medo de ter identificado a peça porque ao escrever palavras que não cabiam na linha eu coloquei um traço abaixo da palavra e terminei na outra linha como sempre fiz nas redações. Porém por medo acabei riscando o traço. Ex. Casa. Ca_ e sa no final.

  61. ALEXANDRO MUNIZ DE SOUZA
    31.05.2016 - 0:12

    Boa noite professor,

    Fiz o a OAB XIX e por um descuido na hora de anotar um artigo, anotei na folha de resposta da questão 02 em vez de fazer no rascunho, e depois fiz um risco horizontal. Isso é identificação de peça?

  62. Marcelo, minha dúvida é que minha peça era um R.O (D. Trabalho), e errei algumas vezes e risquei muito, mas apenas passei um simples traço, entretanto, teve momento que percebi que tinha realizado uma tese errada eu risquei e foi mais ou menos 5 linhas, voce acha que isso pode me prejudicar? e a outra dúvida é que coloquei uma tese que não cabia. Mas na conclusão realizei o pedido certo o que voce acha que posso perder muitos pontos por ter riscado muito e ter colocado uma tese e nao ter sido cabivel?

  63. Professor, uma ajuda por favor, na parte inicial em que coloquei vem por meio de seu advogado eu havia riscado, depois tentei escrever forte por cima do que havia riscado anteriormente pelo traço. Isso seria caso de identificacao de peça? Muito obrigada! Estou muito apreensiva

  64. Bom dia, professor!

    Sempre tive o costume de realizar a qualificação das partes com espaçamento de 4 cm (como se fosse uma citação longa) por ser padrão no estágio supervisionado da faculdade. Por equívoco, fiz isso no XIX Exame de Ordem. Pode ser considerada como identificação de peça?

    Desde já, muito obrigada!

    Att.

  65. Professor, na peça prático – profissional, quando terminei os pedidos, observei que tinha uma preliminar de intempestividade, então passei um X nos pedidos, entre os fatos e o mérito, coloquei um tópico PRELIMINAR DE INTEMPESTIVIDADE, pois o parquet interpôs a apelaçao fora do prazo e depois do mérito eu falei da preliminar e fiz os pedidos. O sr. acha que por eu ter feito um X nos pedidos e não um traço isso será considerado identificação de peça e terei minha prova zerada? E no caso de não ser zerada, esse meu erro vai me custar muitos pontos perdidos?

  66. Professor, ao fazer a parte da indentificação do Autor, ao inves de colocar so os tres pontinhos: … , coloquei dentro de um parentes , deste jeito: (…) , sera que identifiquei a peça e ZEREI, por favor me ajude com a resposta.

  67. Boa tarde, professor!
    Fui muito bem no Exame de domingo, mas algo está me tirando o sono…
    Mudei a resposta do último item da questão 4 nos “45 do 2º tempo”. Como a resposta era um pouco longa, ao invés de riscar as linhas na horizontal eu risquei o texto com uma espécie de “cobrinha” e escrevi a resposta correta logo em seguida, com a identificação da questão, tudo certinho.
    Você acha que eles podem considerar que identifiquei a prova por ter feito esse risco na diagonal e não reto?
    Estou morrendo de medo. :/

  68. Professor, tire uma dúvida. Na última questão da minha prova, respondi primeiro a letra B e depois a letra A. Tem algum problema? E em outra questão, não deixei margem de linhas entre as alternativas, mas indiquei qual era a A e qual era a B. Tem algum problema também? Pois no edital não fala nada a respeito.

  69. Professor,

    coloquei no final:

    dar-se o valor da causa (…)

    Coloquei entre parenteses os três pontinhos… Isso é identificação?

  70. Ao passar a peça no caderno definitivo, observei que havia errado, passei um x e comecei de novo. Por orientação do coordenador da FGV, coloquei nulo! Zerei né…. poxa nem me atentei a isso…. olha que o nervosismo e uma pessoa despreparada para coordenar não faz!

  71. bruna almeida
    01.06.2016 - 19:41

    Professor fiz a prova do XIX exame minha caneta falhou e achei que estava na folha de rascunho e na parte de cima perto do enunciado da questao fiz um risco testando a caneta, quando me dei conta era na folha definitiva . isso pode ser considerado identificaçao de prova?

    obrigado

  72. Bruna almeida
    01.06.2016 - 22:53

    Curti Professor. Muito obrigado tirei um peso das minhas costas achei que poderia ter sido eliminada afff. Fe em deus que tudo dará certo

  73. Olá, em uma das questões do exame eu não pulei linha da questão A para a B e escrevi B um pouco mais forte, a banca vai achar que eu identifiquei a prova? Abs.

  74. Julia Aparecida
    02.06.2016 - 1:28

    Prof., estou com uma dúvida.
    Comecei a peça de caneta preta, mas a caneta falhou e não voltou a funcionar. Terminei a peça e respondi todas as questões de caneta azul? Pode ser considerado identifi

  75. Outra coisa, prof., por coincidência em momentos distintos eu escrevi a letra O ao invés da A e passei o traço recomendado. Vão achar que identifiquei por ter ficado o mesmo “símbolo”: um O com um traço?

  76. Será professor, escrevi nulo…. posso ter expectativas então?

  77. Janaína Fagundes
    02.06.2016 - 6:27

    Professor
    Eu sublinhei no item da liminar a parte de evidenciava o periculum in mora e o fumus boni juris. Poderá ser considerado identificação de peça?

    Obrigada

  78. Boa noite, prof., por coincidência em momentos distintos eu escrevi a letra O ao invés da A e passei o traço recomendado. Vão achar que identifiquei por ter ficado o mesmo “símbolo”: um O com um traço?

  79. Cometi um erro na prova de domingo… Ao escrever a letra A eu nem pulei linha para a letra B e no final enquanto estava revendo minhas respostas verifiquei que esqueci de mencionar o artigo da prescrição (letra A) e então eu coloquei embaixo da resposta B, a continuação da letra A escrevendo “cabe mencionar que a prescrição esta prevista no art..”. Seria entendido como identificação? Será que vai zerar toda minha prova?

    • Tha, identificação não, mas vamos torcer que considerem o adendo. boa sorte.

  80. Professor estou com muito medo porque na peça eu eu rasurei com rabiscos e nas questões eu rasurei com um traço na horizontal. Será considerada identificada aninha prova?

  81. Professor eu estou com medo de ser eliminada da prova de 2 fase porque na peça eu rasurei com rabiscos e nas questões apos pedir informação ao fiscal eu rasurei com um traço na horizontal conforme as instruções. Eu identifiquei a prova ?

  82. Fernando Almeida
    05.06.2016 - 16:22

    Boa tarde, professor.

    Fiz o XiX na área de penal, e no nome da peça coloquei apenas CONTRARRAZOES e não Contrarrazoes de apelação como ta no gabarito. Zerei? Ademais rasurei não passando risco uma vez, mas cobrindo a palavra toda. Identifiquei?

    Grato.

    • Fernando, entendo que pode haver dúvidas, pois CONTRARRAZÕES pode ser do AGRAVO, não? Mas se colocou a fundamentação, entendo que não. Sobre a rasura, durma trnquilo. bons estudos.

  83. Professor, sublinhei uma palavra na questao discursiva. Serei a prova?

  84. Olá prof., boa noite, em momentos distintos na prova eu escrevi a letra O ao invés da A e passei o traço recomendado. Vão achar que identifiquei por ter ficado o mesmo “símbolo”: um O com um traço?

  85. Fernando Almeida
    06.06.2016 - 15:40

    Parabéns pelo trabalho, professor. Tudo de ótimo pra você e obrigado pelo auxilio.

  86. Professor, na questão 4 eu errei duas vezes o item A, passei o risco no meio dos dois parágrafos errados, o que deu mais ou menos umas 8 linhas, e coloquei o terceiro item A na linha seguinte. Isso vai me zerar a questão?

  87. Prof., esse seu auxílio é um gesto de caridade. Muito obrigada, mesmo!

  88. Fernando Almeida
    06.06.2016 - 22:05

    Professor, a paranóia não para. Coloquei na finalização da peça, como local, o do foro competente, invés de local…, data…. Terei minha prova zerada?

  89. VALÉRIA BERNARDES
    06.06.2016 - 22:33

    Professor na minha prova em algumas linhas eu ultrapassei um pouquinho a linha lateral, minha prova pode ser zerada?

  90. VALÉRIA BERNARDES
    06.06.2016 - 22:34

    Professor na minha prova em algumas linhas eu ultrapassei um pouquinho a margem lateral, minha prova pode ser zerada?

  91. Sim, a paranóia não tem fim rs. Prof., na qualificação eu ja havia escrito “pelas razões que passa a expor”; mas quando terminei a peça lembrei de mais um artigo para fundamentar e não havia espaço suficiente para riscar. Então ficou: “pelas razões que passa a expor e fundamentado também pelo art. ‘tal'” (especifiquei o art. na prova, claro). Essa redação é considerada identificação?

  92. Julia Aparecida
    07.06.2016 - 2:37

    Obrigada pela atenção Prof.
    Só mais uma dúvida… escrevi processo n. e na linha de baixo escrevi desta forma: ( pular 5 linhas). Pulei uma linha e comecei a qualificação.
    Sem problemas também certo?

  93. Boa tarde, professor.
    Fiz o último exame na área de Tributária, e na questões 3 as letras A e B ficaram bem próximas, ai eu coloquei uma bolinha antes de cada letra, exemplo “*A”, para separar, depois disso para que todas as questões ficassem iguais eu coloquei em todas. Zerei? Tirando isso não rasurei nada. Identifiquei?

    Muito obrigado.

  94. Boa tarde professor.
    Acertei a peça e fundamentação nesse último exame da OAB, porém já havia finalizado e resolvi acrescentar um artigo. Rabisquei, bem rabiscado, até cobrir todas as palavras, até cobrir toda linha e parágrafo. Depois de escrever tudo que queria finalizei novamente. Pode ser considerado identificação de prova o fato de eu não ter passado apenas um traço e ter rabiscado o parágrafo todo??? Rabiscado forte que cobriu todas as palavras. Ou seja, 1/3 da folha ficou rabiscado???
    Desde já agradeço!

  95. Prof., o senhor pulou algumas perguntas e justo as mais nebulosas, incluíndo a minha, isso é um mau sinal? Estou com medo.

  96. Desculpe-me pela repetição: na qualificação eu ja havia escrito “pelas razões que passa a expor”; mas quando terminei a peça lembrei de mais um artigo para fundamentar e não havia espaço suficiente para riscar. Então ficou: “pelas razões que passa a expor e fundamentado também pelo art. 103, parágrafo 2°. Essa redação é considerada identificação?

  97. CRISTIANE LIMA
    15.06.2016 - 11:08

    Professor, fiz a peça ADI por omissão. No enunciado vem a informação: Valor 5,00. No nervosismo da prova, não entendi que eram os pontos da peça, mas sim que este seria o valor da causa e assim o fiz. Será que corro risco de anulação?

    • Cristiane, pois é… pode correr o risco sim, mas vamos imaginar que a banca não irá considerá. Me mantenha informado do resultado. boa sorte.

  98. Professor,

    No Mandado de Segurança Tributário, ao abrir o tópico “do pedido de liminar”, mencionei a fundamento relevante e também o risco de ineficácia da medida, mas, não mencionei os termos “fumus boni iuris” e “periculum in mora”, terei esse quesito zerado?

  99. Prof.. Só tirar uma dúvida rápida fiz o XIX em
    Tributário e quando eu fui escrever: em face do delegado da receita estadual eu dei uma errada aí passei um traço e continuei depois acabei errando e escrevi por cima pra arrumar, aí ficou a cor mais escura( tipo dando pra perceber que errou e consertou por cima o que acabou ficando bem mais escuro que o texto normal) será que pode dar algum problema?

    • Bruna, pode dormir tranquila, não há o que temer. bons estudos.

  100. Fernando Almeida
    17.06.2016 - 22:15

    O doro

  101. Fernando Almeida
    17.06.2016 - 22:19

    O foro competente dado pela questão era o do Rio de Janeiro. Finalizei a peça, em vez de “local…, 27 de outubro de 2015″ ultimo dia do prazo, coloquei “Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2015″. Zerei?

    • Fernando, entendo que não, já que a cidade estava no enunciado. boa sorte.

  102. Professor, fiz o exame XIX, direito penal. Após a peticao de juntada das contrarrazões, coloquei um traço e comecei, na mesma folha, as contrarrazões… Ainda, por um esquecimento, tive que colocar a saudação do tribunal em uma unica linha.. Posso zerar??

    • Luciana, pode dormir tranquila, não pode zerar. bons estudos.

  103. Boa tarde professor. Escrevi sem querer fora do local indicado e por isso rabisquei a palavra. Isso pode ser considerado como identificação?

  104. professor, comecei minha peça sem querer na segunda folha.. percebi o erro quando ja tinha feito metade da peça, porem consegui termina-la nas folhas destinadas a ela bem como respondi as questões nos espaços adequados.. sera que minha prova vai ser zerada por eu ter deixado a primeira folha em branco?

  105. Professor!

    Não sei como ocorreu, mas minha prova sujou foi bem pequeno. Corro o risco de marcarem minha prova como identificada?
    Ademais, a prova tinha comarca de Rio de Janeiro coloquei no final
    Rio de janeiro, data
    Advogado/OAB
    marquei minha prova?

  106. Andrezza Mariano
    22.06.2016 - 1:47

    Boa noite! Preciso tirar uma dúvida preliminar antes da elaboração do meu recurso. Minhas questões não foram corrigidas, pois deixei de indicar os itens A e B aos quais me referia nas questões discursivas, respondi em dois parágrafos, nos quais estão bem claros a respeito de quais itens me referia.
    Preciso saber se cabe mesmo recurso, e se há casos passados dessa mesma situação. Devo ter esperança da banca reconsiderar e corrigir minhas questões? Preciso muito de ajuda!

  107. Boa tarde!
    Prof., preciso tirar uma dúvida:

    Fiz o último exame da ordem em penal.
    Tive minha prova zerada por identificação.
    Pelo que eu vi meu erro foi na confusão do nome do cliente, era Rodrigo e eu coloquei Ricardo na peça de interposição.
    Estou bem triste, fui muito bem na prova e estava certa da aprovação.
    Acha que existe a possibilidade de recurso?

    • Bianca, se a troca de nomes e todos eles estavam na peça, RECORRA! Porque foi um erro dentro da questão e não com intenção de identificar a peça. boa sorte.

  108. Professor, em algumas palavras que errei na peça, rabisquei , corro o risco de ser considerado indentificação?

  109. Professor, minha prova foi identificada, inclusive, já recorri na via administrativa, sem sucesso. Hoje, mesmo faço a distribuição da Inicial contra o Conselho Federal da OAB. Não existe direito, garantia e vedação absoluta, no ordenamento jurídico, sendo que o edital proíbe de forma absoluta qualquer transcrição fora do local permitido. Eu errei na hora de transcrever algumas súmulas, por isso fui eliminado. Faço 4 pós graduações, inclusive, três na Egrégia PUC-SP, estou no final do processo seletivo de um mestrado da PUC-SP. E vou acionar o Poder Judiciário, isso é um absurdo!

  110. Fiz um risco na prova na borda da prova sem querer pq a caneta escorregou, pode dar identificação?

  111. higina lobato
    18.09.2016 - 22:26

    professor a peca era um recurso de agravo de instrumento o enunciado deu a data de publicacao da decisaoa e disse que nao haveria feriado nesse periodo e ai eu coloquei a data o ultimo dia pra interpor o recurso local… 22 de dezembro de 2015 acha que zero por favor responda

  112. Boa noite.
    errei e passei um traço sobre a frase errada e a coloquei entre parênteses. Será que zerei?

  113. Oi professor,
    Então, fiz uma burrada, quando eu estava terminando os pedidos da peça proessual, vi que eu estava na Folha de resposta da questão 1. Então passei um simples traço, em todo o texto que escrevi, e respondi a questão 1 no espaço que sobrou da folha. Será que vou ter minha peça zerada?

  114. Bom dia professor, se nos pedidos de uma reclamação trabalhista colocar

    i) Da conversão ……………………………. R$ ….

    identifica??

  115. Jesse Eduardo
    19.09.2016 - 12:53

    Professor, bom dia!

    Eu estava lendo o caso prático para poder fazer a peça processual e enquanto eu lia eu estava fazendo o esboço da peça com os tópicos que eu teria que trabalhar. Desenhei um quadro que ocupava inteiramente a primeira folha e dentro dele coloquei cada tópico, conforme abaixo:

    ________________
    I endereçamento I
    I qualificação I
    I cabimento I
    I tempestividade I
    I_______________ I

    Achei que estava fazendo isso no rascunho, mas quando vi, estava fazendo na prova original mesmo. Daí eu passei um risco em todo o quadro.
    E comecei a fazer a peça na segunda folha em diante. Ainda deu pra fazer tudo, mas estou com medo de isso ser considerado identificação da peça.
    Isso configura identificação? Quais argumentos posso utilizar no recurso para que isso não seja considerado identificação?

    Obrigado pela atenção.

    • Jesse, entendo que se foi rabiscado não deve ser considerado e esta é a razão do seu eventual recurso. boa sorte.

  116. Professor,
    Ontem ao errar a grafia de duas palavras acabei não passando simplesmente um traço, rabisquei a palavra toda. Ainda assim ficou um “único traço”, mas de maior espessura já que cobriu praticamente a palavra toda.
    Corro o risco de atestarem identificação??

    Obrigada!

  117. Elisson Ribeiro
    19.09.2016 - 19:51

    Boa tarde professor.

    Ao responder as questões dissertativas, coloquei a letra “A” e automaticamente fiz um circulo em volta. Isso pode gerar uma eliminação por identificar a prova?

  118. Boa tarde Professor!

    Fiz a última prova de Civil, ao finalizar a peça coloquei:
    Local…, 19 de dezembro de 2016, ou seja, datei a prova. Porém, o enunciado não pediu para interpormos o recurso no último dia do prazo. Isso está me tirando o sono… Neste caso, qualifica como identificação de peça?
    Estou desesperada.

  119. O Ano não foi 2016 e sim 2015.

  120. Boa tarde Professor!

    Fiz a última prova de Civil, ao finalizar a peça coloquei:
    Local…, 19 de dezembro de 2015, ou seja, datei a prova. Porém, o enunciado não pediu para interpormos o recurso no último dia do prazo. Isso está me tirando o sono… Neste caso, qualifica como identificação de peça?
    Estou desesperada.

    Outra coisa, na prova não falava que era pra interpor o recurso no último dia do prazo e nem falava que não era pra datar. É que o enunciado deixou dúvidas, parecia que tínhamos que datar.

    Percebi que não só foi eu que cometeu este erro.

  121. Professor, ontem sem querer anotei na questão definitiva 3 o número do artigo grande da questão 4 embaixo da resposta da 3 na diagonal, pq achei que fosse a folha rascunho, mas aí eu percebi que era a definitiva e passei um traço em cima. Eles podem achar que isso é identificação ou eles simplesmente vão desconsiderar?

  122. Além disso coloquei a data de 21/01/2016 na peça porque achei que tivesse que datar no último dia do prazo, pq eles colocaram o dia que a sentença tinha sido publicada e que os feriados não deveriam ser contados.

  123. Acho que cometi um erro S: na prova desse domingo, ao colocar a comarca no endereçamento, acabei que sublinhei :S …. foi apenas uma palavra dentro da peça …. msm assim isso identificaria??? e se sim, um futuro recurso o que eu argumentaria??? Help-me please

  124. Professor, por favor me responda porque não estou nem dormindo!!! Na prova de ontem ao responder as questões coloquei a) e b) em todas as respostas. Eu nem me atentei que eram maiúsculas as letras, foi automático. Isso identifica?

  125. Pessoal me lembrei agora, no encerramento da peça depois de escrever advogado n. fiz um traço para indicar q ali vai o número, será q isso identifica a peça?

  126. Olá. Durante a prova fiz um “x” do lado da folha de resposta, porque minha caneta estava falhando. Isso é identificação? Me ajudem estou desesperada :(

  127. Frederico Tirollo
    20.09.2016 - 13:52

    Olá professor!

    Eu comecei a escrever a peça com a caneta na cor preta, porém, a mesma parou de pegar, eu não tinha outra caneta da mesma cor, então continuei escrevendo na cor azur. Por fim, fiz meia peça em cor preta, meia peça em cor azul , e as questões em cor azul. Será que poderá ser considerado identificação de peça? Obrigado!

  128. por distração coloquei na assinatura Advogado (a) OAB n…., isso pode gerar identificação?

  129. Professor, fiz um dois traços horizontais e dois verticais, pois havia errado, coloquei entre parantes e risquei, ficou assim (=||=), será que identifica a peça? Deveria ter rasurado?

  130. Professor, ao final da peça não coloquei no da cidade com receio de marcar a prova. Apenas Coloquei a palavra comarca, e logo abaixo a data do prazo final e abaixo advogado/oab. Tem algum problema?

  131. Boa tarde,
    Fiz uma rasura próxima onde há o código de barras, será que vou ter problema??

  132. Pedro Henrique
    21.09.2016 - 3:23

    Professor, gostaria que sanasse uma dúvida que está me atormentando, acredito que a resposta pra essa pergunta pode estar aqui em cima, mas quero que o senhor me diga especificamente sobre meu caso concreto…..em minha peça, quando abordava o mérito, escrevi coisas que não cabiam ao caso, e então eu rasurei a peça em questão de um parágrafo de em torno de 5 linhas com rasuras em forma de rabisco, lembrando que fiz apenas rasuras, não fiz qualquer lembrete, anotação ou escrevi por cima das rasuras, tampouco passei da margem permitida por eles, isso está tranquilo?

  133. Olá,

    Acredito que tenha cometido alguns equivocos na peça. (1) Na qualificação da peça, a principio eu tinha esquecido do número residencial da empresa. Ao perceber, fiz uma pequena flecha (o conhecido V) e escrevi “n° …” dentro o “v”. (2) Percebendo que não daria espaço, além de diminuir a letra, algumas palavras (poucas) passaram da margem. (3) No subtítulo do Direito, na identificação da tese, ao colocar os artigos “tese, nos termos do artigo…” me equivoquei com a fundamentação e risquei muito, a ponto de nao ser identificada os artigos. Na sequencia escrevi “nos termos do art. ….” corretamente.

    Bem possivel que não dê certo, correto?
    Obrigado!

  134. Apenas retificando: (1) na qualificação da “empresa”, e não da “peça”.

  135. Olá professor!
    Estou com muito medo, pois ao fazer a prova, quando ja estava nos pedidos percebi que eu estava no final da Folha da questão 1.
    Fiquei em estado de choque, ai resolvi passar um traço simples em todo o texto que estava na página da questão 1. E nas entrelinhas que sobraram espaço vazio,eu respondi a questão 1.
    Ocorre que também, ao ver que eu sabia o dia da data que a prova pedia, e como nao tinha espaco mais na ultima folha da peça, eu coloquei o local e data antes dos pedidos, pois era a única linha que sobrava.
    Meu medo é acharem que me identifiquei e zeraram minha prova.
    Será que isso pode acontecer?
    Sei que os pedidos que passei um simples traço na Folha da questão 1 não serão aceitos, mas será que vão ler as respostas que consegui colocar sobre a questão 1?
    E será que eles vão achar que me identifiquei pq coloquei o local e data antes dos pedidos, ficando fora da ordem da estrutura da peca?

  136. Rasguei a folha numero 2 do caderno de reposta da prova no manuseio foi uma acidente pedi ao fiscal para constar em ata é possível q zere a prova

  137. Olá Professor.

    Na minha prova eu fiz o seguinte fechamento:

    ” Cidade, dia mês ano.

    Advogado
    OAB/UF nº ”

    Ainda, rasurei duas palavras que se tornaram inelegíveis. Qual o diagnótico acerca de possivel identificação?

    • Belardo, bastava local, data. Enfim, entendo que não há prejuízo algum. boa sorte.

  138. Professor, havia esquecido de colocar a profissão da autora, então puxei uma flecha ao lado do nome dela e escrevi a profissão. Você acha que eles podem considerar isso como identificação de peça?

  139. Professor, na hora do endereçamento fiz o seguinte: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz da _ Vara do Trabalho de Natal/RN. Será que o tracejado é capaz de identificar a prova e eu zerar a peça? Obrigada, desde já.

  140. Olá professor! Tudo bem?

    Fiz o XX exame e durante a elaboração da peça profissional uma pessoa esbarrou em mim e na hora de cortar a letra “T” o corte adentrou levemente o quadrado onde fica a numeração das páginas. Gostaria de saber se isso seria motivo para anular minha peça. Acertei quase a prova inteira, mas estou desesperado com isso. Se for caso passível de anulação é possível recorrer?

  141. Olá, professor!
    Elaborei minha peça nesse XX exame e no mérito fui realizar a separação silábica de uma palavra, mas deixei com que o hífen ultrapassasse o limite da folha na lateral, apenas em uma linha, isso é considerado como identificação de prova?

  142. Professor, boa tarde.

    Escrevi da seguinte forma na minha prova:

    Dá-se à causa o valor de R$ () – valor por extenso.

    Na realidade, o parênteses deveria ter ficado na expressão “valor por extenso” e não após o cifrão.

    Por gentileza, o senhor acredita que isso seja avaliado como identificação? Corro risco de zerar a prova?

    Desde já, muito obrigada.

    • Marina, seria muito preciosismo da banca. Vamos torcer que não, ok?

  143. ANDERSON OSMAR KUHL
    07.10.2016 - 1:33

    Boa noite, profº, tenho uma dúvida, QUE ESTA ME ANGUSTIANDO DEMAIS!!!! Respondi uma pergunta na prova de penal do xx exame de ordem de FORMA INUSITADA, pois, não percebi que as linhas da folha estavam acabando, e após responder a letra A da questão 3, faltavam apenas três linhas, sem perceber e achando que havia outra folha para terminar a resposta, comecei a escrever na ultima linha, quando percebi, que não havia mais linhas para a questão 3, me desesperei, como sabia a resposta, E ISSO É O MAIS FRUSTRANTE, resolvi, continuar a resposta nas linhas superiores, de baixo para cima e coloquei uma linha, ligando a continuação da resposta, da linha de baixo para a linha de cima, numa representação, ficou assim na minha prova:

    o que não veda os benefícios do artigo 89 da lei 9099/95

    B)andy ostenta uma condenação por contravenção penal

    O que o srº acha, será que o corretor vai entender, e pontuar, ou nesta eu zerei, outra pergunta, a linha que coloquei, indicando a ordem da resposta, zerá que será entendida como identificação de prova? O que o srº acha? por favor me responda…

    anderson osmar kuhl

  144. Fiz o fechamento assim:

    Nestes termos pede deferimento.

    Assinatura…
    Advogado…
    Local…data…

    É caso de identificação? Pensa em uma alma aflita.

  145. Larissa Mendonça
    07.10.2016 - 23:46

    Olá Prof! Fiz a prova do exame XX e durante a prova toda rabisquei umas 3ou 4 palavras, eu até tinha feito só um risco apenas em uma, mas não sei o q me deu e rabisquei não só essa como as demais, me atinei a isso só depois. Corro risco de identificação de prova? E deixei uma alternativa de questão em branco, sem responder tbm há algum problema?

    Grata desde já! Abraços.

    • Larissa, rabiscar não gera identificação. E questão em branco, idem. bons estudos.

  146. ANDERSON OSMAR KUHL
    08.10.2016 - 5:19

    Prof, boa noite, no caso de não ter colocado linha nenhuma ligando as respostas da 3 B, só escrevi em ordem inversa, pode ser considerado identificação de prova, comecei a responder na ultima linha e terminei na penultima, sem linha ou seta ou qualquer outro sinal, ligando as respostas, ainda assim poderá ser considerado identificação de prova?

  147. ANDERSON OSMAR KUHL
    08.10.2016 - 16:42

    Profº, na sua resposta, o srº escreveu, lamento, não entendi, o que eu fiz gera identificação de prova?, vou explicar melhor, acho que o srº, não entendeu, eu me alonguei muito na resposta da letra A da questão 3, e não percebi que só havia aquela folha para responder a letra A e letra B, achei ter mais uma folha, por isso, no final da resposta da letra A, sobraram 03 linhas, o que fiz, pulei 02 linhas e escrevi letra B, e comecei a responder, quando terminei de escrever a linha toda e virei a página vi, que era a última da questão 3, fiquei morrendo de medo, como faria para terminar de responder?, para não riscar e escrever por cima, escrevi o restante da resposta nas linhas que havia pulado de espaço, entende?, por isso escrevi o restante da resposta nas linhas de cima, sem usar setas, linhas indicando o restante da resposta, ou qualquer outro tipo de sinal, ME responda, isto pode ser considerado identificação? pois conversando com outros colegas, em grupos, eles me falaram que isto é um erro comum, aguardo ansioso a sua opinião, por favor me responda…

  148. Lucas Alexandre
    11.10.2016 - 17:34

    Tudo bom?
    Professor, a minha prova foi identificada, acho que isso ocorreu, porque, em uma das questões, eu acabei respondendo na folha errada. Com essa brincadeira, tive que riscar a metade da página, contudo não fiz um “x” até a metade da folha, mas sim, passei riscando todas as linhas no centro. igual é permitido fazer em concurso. Mesmo assim, a prova foi identificada.
    Gostaria de saber se o senhor tem alguma dica do que arguir no recurso, obrigado.

    • Lucas, defenda que é impossível identificar uma prova entre tantas outras que se utilizam da mesma ideia de riscar o que foi escrito errado. Alegue que a prova da OAB não pode se apegar a este tipo de julgamento. boa sorte.

  149. Professor fiz esse exame xx, e deu como eliminado (prova identificada), poderei fazer a repescagem no exame xxi? Ou esse eliminado além de zerar a prova , desqualifica o candidato a repescagem tbm?

    • Matheus, agora é possível fazer a REPESCAGEM. bons estudos e que não repita o erro!

  150. Boa tarde, tenho uma dúvida, diz uma prova discursiva, e no texto que trazia a história da peça a ser feita eu acabei fazendo um parêntese em um parágrafo. Fiquei com medo de identificar. Frise-se que não foi no texto da peça, mas assim na questão/história da peça. Desde já agradeço

    • Lorena, aparentemente, não vejo problema como identificar a prova. boa sorte.

  151. Professor, nas qualificações da peça prático profissional, foi assim escrito: “…identidade XXXX, portador do CPF XXXXX…”. Isso pode ser considerado como identificação?

    • Rafael, a partir do último exame coloca XXX não é identificação, mas não aconselho o uso. bons estudos.

  152. Brenda Santos
    23.01.2017 - 0:51

    Professor fiz o exame de ordem XXI, era um RO, coloquei qualificação do recorrente como se estivesse fazendo na contestação seguida de três pontinhos, fulano de tal, pessoa jurídica de direito privado… Coloquei toda qualificação dele e mencionei que a outra parte já estava devidamente qualificada.. Tem álgum problema de ser considerado identificação de peça?

  153. Fernando Santos
    23.01.2017 - 3:14

    Amigo, deixei uma questão em branco e anotei (em branco) na questão. Pode ser entendido como identificação de prova?

  154. Olá Professor, fiz o XXI Exame ontem, na área de direito do trabalho. Ao finalizar a peça, coloquei os termos:

    Nestes termos,
    Local e data

    Nome e assinatura do advogado
    OAB n __________

    Posso ter minha peça zerada?
    Abs.

  155. Professor, na peça de recurso ordinário, na hora de indicar o valor do depósito e das custas (como o examinador não forneceu nenhum valor), coloquei assim “no valor de ________”, deixei o espaço e grifei, justamente preocupada em não inventar valores. Isso é identificacao de peça? Obrigada!

  156. Boa tarde Professor, identifiquei corretamente a peça e suas teses, mas, no fim minha caneta começou a falhar e, por falta de atenção, acabei me utilizando de uma caneta de cor azul, havia iniciado com a preta, será que posso ter esperança de não zerar a prova? Será que o examinador vai notar que a tinta ficou fraca.

  157. Professor, fiz o último exame da ordem XXI Penal, coloquei em preliminar a extinção da punibilidade pela prescrição, porém no gabarito a oab colocou como absolvição sumária no mérito. Será considerada se coloquei em preliminar?

  158. Boa tarde Professor…queria tirar uma duvida….no ultimo exame agora…na peça eu vi que tinha errado duas palavras e risquei elas varias vezes e na mesma linha escrevi a correta e em duas questoes fiz a mesma coisa….eles podem anular a prova por isso? Ou tirar pontos?

  159. sheila lopes
    23.01.2017 - 16:11

    boa tarde !na minha prova segunda fase da oab fiz um risco do final na resposta ate a ultima linha da folha ,pode ser considerado identificação de prova

  160. Professor, na classificação das testemunhas, por ser rito sumario coloquei.
    1. Maria, residente rua x
    2. testemunha, qualificação, endereço xxx
    3. …
    4. …
    5.testemunha, qualificação, endereço xxx

    Fiquei até desanimada.. Minha prova será anulada?

  161. Professor fiz a última de trabalho e no problema tinha salvador, coloquei no local salvador . E no endereçamento por causa do nervoso esqueci de colocar eles podem zerar minha peça???

  162. Professor, bom dia. Quando o senhor se refere a sobrescrever significa escrever a frase, riscar e escrever por cima do que riscou de forma a deixar o texto em negrito? É isso?

  163. Boa tarde Professor.
    em duas questões da prova eu errei uma palavra, em vez de passar uma linha em cima da palavra, eu fiz a besteira de riscar a palavra toda girando a caneta de forma que risquei a palavra completamente. será considerado identificação de prova ?

  164. Boa tarde, Professor.
    Nesta última prova coloquei:
    III DAS razões para reforma em letra corrida, após risquei a partir das razões e coloquei na sequência em caixa alta como já estava fazendo.
    Também nas questões respondi na ordem, porém não estipulei linhas entre cada resposta. Estas informações são consideradas identificacao? Desde já agradeço pelas informações preparadas aos alunos!

  165. Boa tarde professor,
    Realizar dois riscos em alguma palavra do endereçamento gera identificação de prova?
    Abs.
    Obrigado

  166. Olá professor, em 2 respostas iniciei a frase com. Estamos diante…. e meu que automático quando respondo..
    Também no endereçamento era comarca y e coloquei ….
    Isto caracteriza alguma identificacao?
    Obrigado

  167. Professor, na prova de penal coloquei o rol da seguinte forma:
    Rol de testemunhas
    1.Maria
    2.
    3.
    Não escrevi nada na frente dos números, isso é considerado marcação de prova

    • Adriane, “Maria” estava no problema? Em caso positivo, você deveria ter colocado a qualificação em todos os números… só eles, creio que a banca não irá considerar, mas para fins identificação, pode dormir tranquila.
      BOA SORTE E curta nossa fanpage! https://www.facebook.com/MarceloHugodaRocha/

  168. Abner maia
    25.01.2017 - 12:28

    Professor, por acidente acabei riscando sem querer minha prova na folha de resposta da peça, foi um risco bem leve no final da folha, com a pressa e o nervosismo acabei riscando sem querer. Pode ser considerado como identificação de prova?

  169. Professor, eu estou tremendo aqui e gostaria de saber umas coisas: Primeiro, eu acabei não lendo a folha de rosto e, em umas duas ocasiões acabei não fazendo apenas um risco entre parênteses nas palavras erradas; a segunda, fora que eu citei os artigos e esqueci de dizer “CP” ao término, contudo, ainda no espaço para responder a alternativa, eu justifiquei que todos artigos, parágrafos e incisos citados na alternativa eram do Código Penal. Será que levarei um ZERO por esses “erros”? Desde já, agradeço!

  170. Fábio Jr.
    25.01.2017 - 18:40

    Boa tarde, professor…

    Estou com uma dúvida cruel e medo de ter zerado minha prova!.
    Ao final da 5ª folha, já na ultima linha escrevi “Advogado OAB/Nº___”, momento em que lembrei que faltava o Rol de testemunhas, só que não tinha mais linhas pra escrever, então escrevi Rol de testemunha na mesma linha de Advogado/ OAB e como a linha foi insuficiente, usei o espaço lateral da folha, dentro do paragrafo e fiz uma seta indicando a continuação das testemunhas ou seja, testemunha 1, 2, 3, até o 8.
    Ficando assim:

    Nestes termos 2-nome, endereço;3-Nome, end.;
    Pede deferimento 4-Nome, endereço;5-Nome, End;
    Fortaleza- Ceará, 26 de março de 2015 6-Nome, End;7-Nome, End;8-
    Advogado/ OAB Nº ___ Rol de testemunhas: 1 – Maria, Rua x, Fortaleza-Ceará.

    Obs; Está igualzinho a minha prova!!… com apenas uma ressalva, da testemunha 1 à testemunha 2, fiz uma “seta”, indicando que a continuação das testemunhas estavam acima.

    Nobre professor, com toda clareza me responda, posso ter incorrido em “identificação da prova”????…….

  171. Fábio Jr.
    25.01.2017 - 18:44

    Ao publicar juntou tudo, mas tinha espaço no canto lateral direito da folha!!..
    Não estava tudo juntinho, como esta acima!!..

  172. Professor, por um devaneio acabei colocando o verbo “INTERPOR” todo em caixa alta, assim como o nome da peça “RECURSO ORDINÁRIO” e continuei utilizando letra cursiva. Seria caso de identificação do examinando??

  173. Olá, professor! Fiz agora o XXI exame e era um RO, porém eles não deram o valor da condenação e eu coloquei no depósito recursal o valor do teto. Pode ser considerado como identificação da prova?
    Desde já, agradeço!

  174. Obrigada, professor! Nessas horas a gente fica desconfiando de tudo. Agora é aguardar o resultado com mais tranquilidade.

  175. Professor,

    Boa tarde,

    Ao invés de “xxx” aspas, eu usei (xxx) isso identifica a prova ?

    Fui bem na prova, mas estou com receio de ter identificado.

    Abraços e obrigado

  176. Ilustre professor . Primeira!Ente obrigado por tirar a dúvida de milhares de examinandos aflitos , meu caso é um seguinte minha prova foi trabalho a ação estava tramitando em salvador no final coloquei : Salvador , Data
    Advogado , Assinatura OAB número é , também! Em determinado momento errei e em vez de escrever recorrido escrevi reclamado daí fiz a besteira de em vez de fazer um risco escrevi por cima recorrido e ficou legível no entanto ficou meio negrito , pergunto-lhe : algumas dessas hipóteses são consideradas identificação ?? Obrigado

  177. Muito obrigada! Agora aguarda o resultado.

  178. Prof. acertar a resposta da questão mas errar o artigo pontua? acertar a resposta mas não colocar o artigo pontua? Errar a resposta e acertar o artigo pontua?

    • Andre, pontualmente, o edital considera acerto 100%. O resto, infelizmente, ficamos na mão do examinador. boa sorte.

  179. Professor, fiz o XXI Exame e estava pensando, quando estava respondendo uma das perguntas, ou a peça, não lembro bem, lembro que a caneta escorregou e eu acabei fazendo o círculo da letra “P” maiúscula escapar para dentro do quadrado com número de linhas, pode ser considerada uma marcação mesmo sendo algo tão singelo? E na resposta da questão “2” acabei riscando uma frase inteira com umas 4 palavras, posso sofrer uma anulação? Muito Obrigada.

  180. Alice Marques
    29.01.2017 - 16:07

    Olá. Na peça de Direito do Trabalho fo XXI Examr, coloquei o valor do depósito recursal, no RO, qual seja R$ 8.959,63. No entanto, a questão não dava o valor da condenação e nem o valor da causa. Além disso, indiquei o estado Bahia no endereçamento e o número da Região do TRT no bojo da folha de rosto e no endereçamento das razões revursais, mesmo sem a questão descrever. Posso ter a nota zerada por identificação? Aguardo resposta. Obrigada.

  181. Alice Marques
    29.01.2017 - 16:17

    Especificando melhor a pergunta, eu não coloquei um valor aleatório e sim o do teto para o RO, deterninado pelo TST.

  182. Alice Marques
    30.01.2017 - 15:02

    Ok. Muito obrigada por ser tão atencioso. Vou verificar o site.

  183. Obrigada pelo esclarecimento, professor.

  184. Professor tenho lido comentários aqui acerca de eliminação e atribuição de nota 0 ao examinando , no entanto sem a banca fundamentar ou fundamentar vagamente o motivo a que levou o examinando a nota 0 , estou enganado ou isso não importa em cerceamento de defesa ?? Pois de que forma o examinando irá recorrer se nem sabe o motivo de sua nota 0 ???

    • Walney, é ZERO e ponto. Não explicam as razões. Acostume-se, é assim.

  185. Professor
    Boa noite,

    Eu fiz o XXI de Civil, no caso era uma apelação, e o problema pedia pra interpor no ultimo dia do prazo, porém não veio a data de publicação da sentença.

    Chamei o fiscal e perguntei o que deveria fazer, ele me aconselhou a depois de local e data, escrever entre parenteses que era o ultimo dia do prazo.

    Então ficou assim:

    Termos em que,
    pede deferimento.

    Local e data. (Último dia do prazo de 15 dias, conforme art. 1003, §5º do CPC, a contar da data da publicação da sentença, vide art. 231, VII, CPC).

    Advogado …
    OAB nº …

    Isso pode configurar identificação da prova?

    Estou muito encafifado com isso, e como está chegando o dia do resultado queria que o sr. me ajudasse.

    E ai, configura identificação?

  186. Professor, bom dia.

    Na peça do XXI exame, eu coloquei após o número do processo a seguinte expressão (10 linhas) e pulei uma linha e começei a peça.

    Isso é identificação?

  187. Professor, agradeço a resposta.

    Minha dúvida é porque foi um Recurso Ordinário, e os cursos apenas ensinavam para colocar a expressão(10 linhas) se fosse caso de Reclamação Trabalhista.

    Muito obrigado se puder responder.

  188. Professor boa noite, uma honra falar com o Sr…
    fiz esse exame XXI em 22/01/2017 para direito do trabalho caiu o R.O..
    Quando iniciei a peça me bateu dúvida se realmente era um R.O, e comecei a peça indicando um embargos ao TST na primeira folha, acontece que após reler, vi que realmente era um R.O então eu risquei umas 5 ou 6 linhas da prova, não rasurei apenas risquei, não me lembro ao certo se foram um, dois, ou três riscos no meio da palavra, foi aquela coisa automática, será que corro o risco ter a peça zerada por
    Isso. A primeira folha fiquei bem feia, um pouco bagunçada, porém o restante da peça fiz bem, mas também, tive alguns erros da qual eu risquei, porém coisa pequena, o que me fala disso ?

    Desde já agradeço se o Sr puder me responder, essa dúvida está me matando

  189. Professor fiz a prova de penal, o processo tramitava em Fortaleza. Ao finalizar a peça eu coloquei : Fortaleza, datei no último dia do prazo como foi pedido, e coloquei advogado OAB. Posso ter zerado?

  190. Professor querido, muito obrigada! Deu tudo certo e fui aprovada com uma boa nota.

  191. Professor, boa noite! Cheia de dúvidas: fiz a segunda fase hj só lembrei de colocar o pedido de honorários e valor da causa quando não mais havia linhas….coloquei então do lado , mas dentro das linhas….não ficou tudo organizado, mas está dentro do esquadro. Eles corrigirão mesmo assim? Outra coisa: a ponta da caneta bateu sem querer na lateral de uma das folhas, de forma bem discreta….isso pode ser considerado como identificacao de peça? Te agradeço desde já!

  192. Se eu coloquei um “tracinho” em vez de “três pontinhos…” no endereçamento da peça é identificação? Dá causa para zerar?

  193. Professor, escrevi a resposta de uma questão na folha errada, passei um traço e escrevi abaixo a resposta correta, posso ser desclassificada?

  194. Oi, professor, boa noite!
    Coloquei a numeração dos títulos da peça dentro de um círculo, como faço de costume em provas de faculdade, resumos, e em tudo que escrevo. Ex: I Premilinar II Mérito, etc. Circulei o I, o II, o III e o IV. Estou muito apresento-a com medo de ser considerado identificação de prova. Eu acho que acertei a peça e todas as questões. Fui muito bem, mas estou preocupada demais! O que o senhor acha? Muito obrigada!

  195. Caro professor boa noite! Nos pedidos do mandado de injunção, coloquei um prazo de 30 dias para o governador editar a norma, visto que se tratava de verba alimentícia e portanto era urgente a regulamentacao do direito. Você acha que isso é identificação ?

  196. Sergio Coelho de Oliveira
    29.05.2017 - 0:46

    Ola professor: duas dúvidas… Na prova de penal, 2ª fase, aplicada hoje 28/05/2017 eu antes de colocar nas razões de apelação

    Exceletíssimo Senhor Doutor e risquei por cima.
    Na próxima linha, sem pular, coloquei:
    Egrégio Tribunal
    Colenda Câmara
    Douta Procuradoria de Justiça.

    Identifiquei por isto?

    Também teve uma resposta de questão que coloquei “Não.” e continuei respondendo. Ocorre que me arrependi que coloquei o “Sim” em cima do “Não”, já que não tinha mais espaço.

    Identifiquei por isto também?

    Obrigado.

  197. Prof. Boa noite, fiz a prova hoje e cometi uma rasura, escrevi agravante, depois rasurei, escrevi por cima agravada, mas não ficou bem claro, então risquei a palalvra e escrevi pequeno entre o espaço da linha de cima e a palavra riscada, tipo, escrevi voando por cima da palavra, isso pode ser considerado identificação?

  198. Apenas para esclarecer, a lei do MI fala em prazo razoável, e aí acabei solicitando 30 dias

  199. Olá, professor.

    Estava respondendo as questões, e sem querer a caneta escorregou e acabou riscando de leve a lateral, riscou uma parte do número que indica a linha, e a margem ao lado.

    Isso pode ser considerado identificação?

    Desde já agradeço!

  200. Professor, fiz o exame XXII e risquei uma palavra e escrevi outra em cima.. isso é identificação de peça ? Cabe recurso ou da para se utilizar da repescagem ? Obrigada , estou bem aflita !!!

  201. Olá professor, estou com uma dúvida… realizei a segunda fase do XXII exame de ordem, por nervosismo acabei me equivocando ao colocar o número da questão para resposta, ao perceber o erro acabei rabiscando o numeral e colocando o correto na frente, ocorre que não fiz apenas um único risco reto, acabei por rabiscar todo o número errado ficando quase que de forma circular porém assimétrica e mais parecida com um rabisco mesmo, seria uma forma de identificação?

  202. Professor, risquei uma palavra e escrevi outra acima desta, isso caracteriza identificação de peça? Se sim, cabe recurso ou repescagem ? Obrigada !!

  203. fatima araujo
    29.05.2017 - 12:46

    Bom dia professor. acabei de fazer o XXII exame da oab segunda fase.
    minha duvida e a seguinte respondi a quarta questao com tese equivocada quando percebi o erro fiz um X em cima da questao que equivalia a cinco linhas escritas e logo a baixo respondia a questao de forma correta. Essa questao pode ser zerada ?

  204. eu copiei um artigo da Constituição e, como ele era grande, sublinhei uma palavra que tratava justamente do ponto que iria argumentar. Entre parênteses coloquei “grifos nossos”. Isso pode ser considerado uma identificação?

  205. Ana Cláudia
    29.05.2017 - 18:41

    Olá Marcelo, gostaria de tirar uma dúvida:
    Na hora em que eu estava escrevendo minha caneta falhou, aí troquei de caneta e escrevi por cima da palavra que estava com falhas para que ficasse legível, aí ela ficou um pouco mais forte das demais. Isso pode ser considerada como uma identificação de prova, sem contar que por causa do nervosismo rasurei muito minha prova. Qual a sua opinião?

  206. Professor,
    Qualifiquei o embargante errado, após toda a qualificação percebi o erro. Risquei com dois traços da horizontal mas de forma que ainda estava claro o que estava escrito, coloquei a virgula, escrevi digo e coloquei a virgula novamente e assim fiz a qualificação correta.
    Estou como medo de entenderem que eu identifiquei a peça.

  207. Sempre que se coloca data da prova, quando o problema não o pede, é considerado identificação?

  208. Olá Professor
    Fiz a prova recente e quando me dei conta, na qualificação, de que não havia colocado reticencias após o “nº”, risquei a palavrinha toda ao invés de um só traço, mas não ficou muito rabiscado, e coloquei em cima com reticencias.
    É identificação?
    Obrigada!

  209. Professor, boa noite. Em vez de pular 5 linhas entre o endereçamento e o preambulo, pulei uma e escrevi entre parênteses (espaço de 5 linhas). Isso identifica a peça? Outra dúvida, fechei a peça escrevendo: termos em que, pede deferimento, local, data, Advogado, OAB n. Exatamente assim, se colocar “…”. Está errado? Alguma chance de zerar? Muito obrigada!

  210. Camilla Lucchiari
    30.05.2017 - 20:55

    Professor, na prova de civil, na parte da tempestividade (agravo de instrumento) eu coloquei que era tempestivo, pois o prazo é de 15 dias… e coloquei a data máxima do prazo… isso é identificação?

    • Camilla, se vc se referiu a data do problema, fique tranquila. boa sorte.

  211. Professor, coloquei nos meus pedidos horas extras + 50% e férias + 1/3… isso pode identificar a prova ou gerar alguma punição? Obrigada.

    • Anna, não entendi a preocupação, por isso pode ir dormir tranquila. boa sorte

  212. Na minha peça de agravo de instrumento, eu escrevi o tópico 1 e acabei fazendo um círculo em volta do número, foi involuntário e por reflexo. Na hora percebi que estava errado e fiz um traço em cima do número circulado, depois escrevi novamente o número “1) Da tempestividade e cabimento”. será que o círculo dá identificação de prova?

  213. Bom dia prof.

    Eu queria fazer uma pergunta , pq percebi em alguns comentários que candidatos tiveram suas provas identificadas no tocante ao LOCAL , DATA .

    A minha pergunta ;

    Eu fiz penal , e o enunciado me pedia para datar a peça como último dia do prazo,

    no entanto ao invés de colocar :

    LOCAL/15 DE MAIO DE 2017 , eu coloquei

    Belo Horizonte 15 de maio de 2017 , pois o próprio problema dava a informação de que o juiz era da 1º vara criminal da comarca de belo horizonte/mg ..

  214. professor na minha prova caiu uma RECLAMAÇÃO TRABALHISTA, caso em que eu teria que fundamentar a previsão legal da peça nos (ART 840 § 1° CLT+319CPC+769CLT+15CPC), ocorre que ficou faltando o (§1°) do art. 840, sendo que os demais todos foram introduzidos. Queria saber se tem possibilidades de zerarem minha peça.
    Minha fundamentação foi da seguinte maneira (Art. 840CLT+319CPC¨+769CLT+15CPC)

  215. Professor, o uso de sinal de adição (+) para se referir a férias + 1/3 ou horas extras + 50% é um uso que pode gerar alguma sanção?

  216. Professor, na prova de administrativo, depois da peça de interposição, eu escrevi embaixo “quebra de pagina” conforme orientação do professor do cursinho, para não desperdiçar linhas. Contudo, fiz um traço ao lado da expressão assim –“– e com medo de ter identificado, fiz um risco em cima sobre a parte equivocada. Posso ter identificado a peça?

    • Isabela, nunca ouvi isso “quebra de página”, que professor é este? Enfim, acho estranho, mas acredito que não haverá problema. Me mantenha informado do resultado. boa sorte

  217. Foi o Matheus Carvalho do Cers, muitos colegas meus também fizeram isso pra não perder muitas linhas da folha e poder iniciar a peça. Mas como foi meu primeiro exame, estou pilhada em ter cometido algum erro de identificação.

    • Isabela, bem, o que posso dizer é que é estranho pq. nunca vi esta orientação. Neste caso, é ruim, pq. pode ser levada a ser identificação. Mas enfim, vamos aguardar, se o professor disse, ele deve ter as razões dele. Me mantenha informado do resultado, ok? boa sorte

  218. Professor, na hora de escrever a letra A e B das questões do caderno de perguntas da 2 fase, eu fiz a letra A) e fiz a letra B), porém, depois que terminei a letra B vi que a letra A estava errada, passei um traço simples e refiz a letra A embaixo da letra B (pulando 1 linha), será que eles consideram e pontuam? Visto que inverti a ordem das respostas.

    • Fernanda, se você identificou como “A”, eles deveriam aceitar. Bons estudos.

  219. Professor, nos embargos à execução, coloquei “brasileiro” na qualificação do embargante. É possível que zerem minha peça por isso? Estou muito preocupada!

  220. Boa tarde, professor

    Nas palavras que errei na prova, risquei com um risco simples. Porém, em uma delas, risquei com dois riscos simples, em vez de um só. Isso pode ser considerado identificação?
    Desde já agradeço!

  221. Boa noite professor! Desde de domingo estou angustiada. Fiz o endereçamento e a qualificação, porém quando estava organizando os artigos e súmulas coloquei “súmula tal do TST” logo abaixo do endereçamento, porém estava no caderno definitivo. Fiz um risco e continuei a peça. Corro o risco de ter a prova considerada identificada? Por favor me responda. Na hora do nervosismo fazemos cada bobagem. Um abraço!

  222. Que triste!

  223. Professor, tambem fiz p mesmo que a Patricia, e tambem fiz um calendario para a contagem dos prazos, e para separar a parte que tinha errado fiz um risco em cima daquilo que tinha escrito e ao final, para separar o que tinha errado e iniciar a peça fiz um traço na linha inteira com duas barras ao meio da folha, isso pode ser considerado como identificação de peça, posso ser eliminada por conta disso??? estou angustiada….

    • Daiane, como falei, rasurar é comum em provas, portanto, acredito que não haverá maiores problemas. boa sorte.

  224. Professor, escrevi o seguinte:
    Local, data,
    Advogada
    OAB…/nº…
    Isso é identificação, por ter escrito “advogada”,em vez de “advogado”?
    e se colocar advogado (a)?

    • Adriana, acredito que não haja nenhum problema, porque muitas pessoas fazem assim. boa sorte

  225. Professor, bom dia, estou com uma dúvida desde o dia da prova, pesquisei vários sites, e existem diversas respostas não sei qual é a verdadeira, fiz a prova em direito tributário embargos a execução fiz tudo correto, no entanto fundamentei no artigo 38 p unico, posso zera a prova ?

    • Cleber, sugiro aguardar o resultado definitivo com a pontuação inserida, ok? Não sofra por antecipação, boa sorte.

  226. Professor,
    Fiquei com dúvida entre duas peças no direito constitucional, comecei fazendo MS Coletivo, mas depois me arrependi e risquei duas páginas, comecei a fazer MI coletivo a partir da terceira página.
    Isso gera identificação de peça?

  227. Professor

    Na peça me equivoquei em uma das frases e acabei por risca-la por inteiro, com um mero traço como manda o edital. Tem problema de identificação?
    Outra coisa que acabei fazendo por nervosismo, a palavra não cabia inteira na linha e ao separa-la pelo hífen, ele acabou ficando um pouco para fora daquela margem da folha. Há problemas?

    Obrigada

    • Marina, você já me deu a resposta: se está no edital, então está ok. Não há outros problemas. boa sorte.

  228. Professor, fiz o último exame na matéria de penal, quando fui fazer o pedido notei que tinha esquecido de colocar conhecido e provido, não tinha mais espaço então coloquei na parte superior da linha que escrevi requer seja…
    Identifiquei a peça?
    Na hora de colocar a data, ao invés de escrever maio, coloquei 05, isso identifica?

    • Tais, não identificou a peça com a primeira pergunta. No entanto, sobre a data, o problema exigia?

  229. Sim, o problema exigia a data 15 de maio de 2017, mas eu coloquei desta forma: 15/05/2017

  230. Prof! Na hora de responder as questões eu escrevi:
    Questão 01
    a)…
    b)….
    Isso pode ser considerado identificação?

  231. O fato de eu ter escrito “Questão 01″, não configura como identificação da prova? Já que a folha já identifica a questão que deve ser respondida? desculpa a insistência professor, é que a essa altura, as dúvidas nos consomem rs. Muito obrigada pela atenção Professor

  232. O problema exigia a data 15 de maio de 2017. Eu coloquei desta forma: 15/05/2017, isso é identificação?

  233. Obrigada professor.
    Tirou um peso da minha vida.

  234. Professor, boa tarde

    Na peça de penal no fechamento pus assim: Belo Horizonte, 15 de maio de 2017, Advogado, OAB nº…, será que é identificação de peça?? E, sem querer invertiralgumas coisas na peça, coloquei preliminares e depois descrevi os fatos, então passei pro Direito, pedido subsidiário, e pedido. Acertei a peça de interposição do Recurso de Apelação, prazo, competência, mas acho que baguncei um pouco a peça, coloquei em tópicos de 10 linhas as teses, e uma delas no art 15 CPP, ficando assim… A)….B)….C)… será que vão me pontuar mesmo colocando o arrependimento eficaz e desistencia voluntaria em poucas linhas ???

    • Juliana, se BH era a cidade do problema e exigia a posição de data, não é identificação. Sobre a pontuação, prefiro não opinar sem o resultado final. boa sorte.

  235. Prezado professor, na minha peça de Direito Administrativo, tinha isso no enunciado: Inconformados com a condenação, mantida mesmo após a oposição de embargos de declaração, cuja decisão foi publicada na última sexta-feira …

    No final da peça eu coloquei, Local, contei 15 dias uteis e coloquei a data. :(

    Isso seria considerado identificação??

    Ps.: a peça cabível foi uma apelação.

    • Julio, vai depender do padrão de respostas definitivo. Se não pediram colocar a data, considerarão como identificada a peça…

  236. Professor, nos momentos que cometi erros na peça, ao invés de riscar, colocava a parte errada entre parênteses e reescrevia dizendo antes da frase correta “digo”. Pode identificar?

    • Jéssica, não é a melhor técnica, mas entendo que não pode identificar. boa sorte.

  237. Professor, boa tarde.
    Na ultima prova da 2º fase (que vai sair o resultado amanhã) 20/06, em um parágrafo de 5 linhas, ao invés de fazer um simples risco, eu rabisquei (passei varias vezes linhas diagonais sobre elas) o senhor acha que será caso de anulação por identificação??
    Obrigada desde já

  238. Boa noite Marcelo! Nessa fase final da espera pelo resultado surge muitas dúvidas. Em todas as questões, eu coloquei: Questão 01 ( o número correspondente a questão) e embaixo a letra A ou B. Pois fiquei com medo de responder as questões na folha errada. Será que corro o risco de ter a prova zerada? Desde ja agradeço.

  239. Professor, me ajude, estou muito apreensiva. Na prova, sem querer, coloquei um ponto fora da margem. Me desesperei e comecei a olhar as regras na capa, dizia que um trecho fora da margem seria invalidado, mas qualquer marcação anularia. Foi então que escrevi na linha um art e transformei o ponto em um “da”, solto fora da margem, e na outra linha escrevi CLT. Posso ter a prova anulada por identificação? Estou desesperada

  240. Professor, estou passando só para avisar que não consideraram a colocação da data como identificação, estou falando isso pq pesquisei e não vi nada nesse sentido.
    Consegui a aprovação, Graças a Deus!!

  241. É possível recorrer quando a peça é zerada por identificação pessoal?

  242. Gabriel Mariano
    17.09.2017 - 22:58

    Professor, na minha prova eu rasurei e coloquei dois riscos para retificar ao inves de 1 risco como dizem, isso caracteriza identificação de peça? Estou mt apreensivo

    obrigado

    • Gabriel, não identifica. boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  243. Na minha peça de trabalho que era contestação tinha essa informação: “o empregado em questão informa que adquiriu empréstimo bancário, consignado em folha de pagamanento”. Dessa forma, coloquei um tópico no mérito sobre reconvencao, pedindo a restituição dos valores referente ao empréstimo. Isso causa identificaçao?

    • Karol, não causa identificação. boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  244. Professor no endereçamento a cidade era João Pessoa e eu coloquei João Pessoa -PB é caracterizado indicação de peça?

    • Aline, não é identificação. boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  245. Boa noite professor, estou com medo. Quando errei algumas palavras eu riscada a palavra inteira e colocava entre parênteses o erro. A peça pode ser considerada como identificada? Estou com MT medo

    • Bel, fique de boa, não há qualquer problema. boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  246. Mas o riscado não era só passar um traço, era riscar mesmo! Porém colocava entre parenteses

  247. Professor eu quando fui rasurar o que eu escrevi eu fiz dois riscos para retificar ao inves de um, isso caracteriza identificação de peça? estou muito apreensivo

    agradeço desde já

    • Gabriel, não caracteriza. boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  248. Olá,
    Na minha peça tava muito nervoso e coloquei o título ” Do Direito” antes dos fatos…assim que percebi, passei um risco simples por cima, pulei uma linha e coloquei corretamente “Dos fatos”.
    Depois disso, em uma das questões usei letra de forma para evidenciar o “PODE” do “NAO” pode, pois a questão subdividia-se em 4 itens cuja resposta envolviam as expressões “pode” e “não pode”. Fiz isso no intuito de deixar evidente minha colocação em cada item.
    Devo me preocupar com a possibilidade de ter me identificado???

    • Eduardo, não precisa se preocupar. boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  249. Bom dia, professor!

    Estou temeroso por ter zerado a peça… Trata-se de memoriais em ação penal. O local dos fatos era Manaus-AM. No endereçamento coloquei Manaus – Amapá…. Por estar nervoso, me deu um branco… É identificação?

    • Cleiton, entendo que é um erro de endereçamento. Espero que a banca aceite desse modo. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  250. Professor,
    Com medo de identificarem minha peça por um suposto erro, risquei toda a parte FO DIREITO e fiz mais uma vez? Isso é identificação?
    (Deu mais de 15 linhas de rasura)

    • Sarah, não é identificação. boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  251. Boa dia professor, na minha peça de trabalho que era contestação tinha a seguinte informação: ” o empregado em questão informa que adquiriu empréstimo bancário, consignado em folha de pagamento”. Dessa forma, coloquei um tópico no
    Mérito sobre reconvençao, pedindo a restituição dos valores referente ao empréstimo, bem como coloquei nos pedidos a intimação do reclamante para apresentar defesa à reconvençao e coloquei “valor da causa …” isso pode causar identificaçao?

  252. Boa dia professor, na minha peça de trabalho que era contestação tinha a seguinte informação: ” o empregado em questão informa que adquiriu empréstimo bancário, consignado em folha de pagamento”. Dessa forma, coloquei um tópico no
    Mérito sobre reconvençao, pedindo a restituição dos valores referente ao empréstimo, bem como coloquei nos pedidos a intimação do reclamante para apresentar defesa à reconvençao e coloquei “valor da causa …” isso pode causar identificaçao? Ou descontar pontos? considerando que o gabarito não trouxe essa tese

  253. Nathalia Reis
    18.09.2017 - 13:14

    Bom dia!
    Na minha prova na parte: dos pedidos.
    Na hora de fazer a letra “b” fiz ela circulada e depois passei o traço pra fazer: “b -” será que caracteriza identificação de peça?

    • Nathalia, não caracteriza não. Boa sorte. Siga-nos no instagram: @profmarcelohugo

  254. felipe augusto
    18.09.2017 - 14:13

    Professor, na prova de segunda fase do XXIII de Trabalho, era uma contestação, o problema dizia que foi ajuizada na 50ª vara do trabalho de João Pessoa.

    sendo que eu coloquei assim.

    Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da 50ª Vara do Trabalho de João Pessoa – PB

    EU ACRESCENTEI O PB DE PARAÍBA NO FINAL. SERÁ QUE TEM ALGUM PROBLEMA?

    • Felipe, entendo que foi apenas um erro geográfico, nada mais. Boa sorte. Siga-nos no instagram: @profmarcelohugo

  255. Vinicius Melo
    18.09.2017 - 16:24

    Boa tarde professor! Na elaboração da peça no XXIII Exame da Ordem, eu criei a tese de incompetência do juízo, isso porque na situação fatica, não foi informada ser vara do trabalho, de alguma forma, isso pode ser caracterizado como identificação da peça?

    • Vinicius, de modo algum. Boa sorte. Siga-nos no instagram: @profmarcelohugo

  256. Professor, sublinhei todos os artigos na minha prova. Posso ser desclassificada por este motivo?

    • Paola, pede-se para evitar tais artifícios, vá que pegue um fiscal de mal humor. boa sorte. Siga-nos no instagram: @profmarcelohugo

  257. Boa tarde professor. Eu gostaria de saber se o fato de eu ter colocado uma tese como preliminar e ter repetido ela nos fundamento é fator que pode caracterizar identificação de peça? Desde ja agradeço.

    • Nathana, de modo algum! Siga-nos no instagram: @profmarcelohugo

  258. Obrigada pelo esclarecimento professor, eu já estava desesperada

  259. Boa tarde, professor! Obrigado pela resposta (Manaus -AM- memoriais). Que Deus te abençoe pelo ótimo trabalho e auxílio aos acadêmicos do país!!! Última coisa, fiz Memoriais, entretanto com base no 404, parágrafo único do cpp e não 403 parágrafo 3 como a banca pediu (até porque não vi hipótese de multiplicidade de réus ou complexidade da causa e, ademais, foram juntados antecedentes e laudos o que deu a entender serem diligências- estudei pelo Completaço OAB e indico!!!!!!). Poderei ZERAR? Ou só desconto no fundamento?

    • Cleiton, lamento te desapontar, mas nestes casos, tudo é possível, por isso, podem ou não considerar. Nos mantenha informado do resultado, ok? boa sorte.

  260. Professor, na última prova da oab a competência para julgar o crime era de Manaus/AM. Fiz o endereçamento correto, porém no final da peça no lugar de “Comarca,data” coloquei “Manaus, data”.
    Isso é identificação de peça?

    • Jessica, felizmente, não é. Boa sorte. Siga-nos no Instagram: @profmarcelohugo

  261. Professor, Boa noite!
    No momento de assinar a peça em vez de colocar “Advogado”, coloquei Advogada. Seria essa uma forma de identificação?

    • Fernanda, sinceramente, é a 1ª vez que vejo isso. Mesmo assim, meu sentimento é que vc pode dormir tranquila. Depois nos conte como foi o resultado. Siga-nos no Instagram: @profmarcelohugo

  262. Não identifiquei qual item se refere nas respostas das questões, apenas saltei linha e iniciei novo parágrafo. Pelo edital zerei as quatro questões. A pergunta é, o qual sério é levado esse ponto?
    Em que pese a previsão no edital, na minha opinião é muito desproporcional.
    Paciência, pagando pelo vacilo.

    • Edvaldo, eles avaliarão, na verdade, apenas o primeiro item. O segundo item ficará zerado. boa sorte.

  263. Boa tarde Professor,

    Nas minhas teses para separá-las eu coloquei a letra A circulada, a Letra B circulada e assim, sucessivamente, porém, fiquei com medo do circulo gerar identificação. Sendo assim, passei um traço no meio de todas as letras com circulo, inclusive nos pedidos, colocando “A.” “B.”, etc na frente de todos as letras circuladas com o traço. Isso gera identificação? Estou bem apreensivo. Att, Jamison

  264. Erros de grafias colocados entre parÊnteses e com um risco podem anular a prova?

  265. Professor estou apreensiva, na minha peça coloquei nos pedidos notificação do reclamante e valor da causa …, sendo que era contestação. Posso perder pontos?

  266. Professor, esqueci de colocar os artigos que fundamentam a peça. Risquei 2 linhas e meia, no modelo permitido, coloquei os artigos e dei continuidade. Fiz uma boa peça, pelo gabarito dá pra tirar uma boa nota e só errei uma letra de uma questão. Será que a banca vai zerar minha peça? Estou tão angustiada…

  267. Na prova de direito do trabalho, fiquei muito nervosa e ao invés de colocar no endereçamento apenas a cidade trazida pelo enunciado ( João Pessoa), acabei acrescentando nome de um estado. Vou ter minha prova zerada por isso? É considerado identificação?

  268. Fiz trabalho nessa segunda fase, e por nervosismo, no endereçamento, além da cidade trazida pelo enunciado, acrescentei um estado. Vou ter minha prova zerada por identificação?

  269. Olá professor. Fiz a pprova de trabalho nesse domingo. No final, coloquei advogado/oab numero…, por extenso. Isso pode ser identificação? Além disso, no endereçamento coloquei joao pessoa/pe, em vez de pb. Estava nervosa e sem tempo. Isso é identificar?

  270. Professor Marcelo, me confundi em três fundamentações iguais em q era pra eu ter colocado artigo 485 e eu havia colocado 487, depois de fazer toda a prova percebi o erro e rasurei por cima! Isso gera algum problema?

  271. Boa tarde Professor,

    Nas minhas teses para separá-las eu coloquei a letra A circulada, a Letra B circulada e assim, sucessivamente, porém, fiquei com medo do circulo gerar identificação. Sendo assim, passei um traço no meio de todas as letras com circulo, inclusive nos pedidos, colocando “A.” “B.”, etc na frente de todos as letras circuladas com o traço. Isso gera identificação? Estou bem apreensivo. Att, Jamison

  272. Não ficou nada gritante, mas os números ficaram com uma certa rasura!! Tô morrendo de medo deles zerarem minha prova!

  273. Professor, boa noite!

    Como havia esquecido de colocar o endereço do advogado no momento oportuno, no final da minha peça coloquei o seguinte: Advogado / OABXXX / Endereço profissional

    É considerado identificação de peça?

  274. Professor, Boa noite! No último exame, ao fazer a peça, eu vi que sobrou uma folha e automaticamente fiz um “x” grande nela… Isso pode ser considerado identificação de peça? Estou aflita :(

    • Clara, não deveria ter feito! Só se faz “X” quando tem algo escrito errado, numa folha branca pode ser considerado como identificação. Lamento. Espero estar errado e o fiscal não perceber isso. Boa sorte. >> Lançamento. “O livro que todo estudante de Direito deveria consultar” – WILLIAM DOUGLAS. Saiba mais em: https://www.saraiva.com.br/poder-da-aprovacao-9860797.html <<

  275. Obrigado professor Marcelo

  276. Boa tarde, professor
    Na peça de Tributário a parte ré era o Município Alfa que cobrava IPTU indevido da sede, fundações e imóveis alugados do partido político XYZ… na qualificação deixei tudo genérico, colocando somente a informação do nome da cidade Alfa, tanto na parte do partido político, quanto na qualificação do Município (ex:com sede na Rua…nº…bairro…cidade alfa…estado…cep…) será que conta como identificação de peça? Tô pensando muito nisso…

  277. Bom dia, Dr. Marcelo

    Na prova de domingo acho que pequei pelo excesso, e acabei colocando uma tese a mais. Porém não criei dados e fatos. Isso pode me prejudicar?

  278. Fernando L
    25.09.2017 - 21:21

    Professor, boa noite!

    Como no enunciado da prova de tributário falava que a autora era do município Alfa, eu coloquei “data, município Alfa”. Corro o risco de ter minha peça zerada ?

    • Fernando, lamento, mas corre sério risco de considerarem como identificação. Já vi anularem provas em razão disso. De qualquer modo, me avise do resultado da prova, ok? Caso a banca opte por anular, vamos pensar juntos num recurso, ok? boa sorte.

  279. Professor!
    Fui eliminada da Oab
    Por motivo de identificação. Olhei minha prova inteira e não tem nada fora dos patrões que está no edital, a única coisa foi que na peça veio João Pessoa e eu coloquei o estado. O que eu faço?!

  280. Minha prova foi de trabalho.

  281. FERNANDA SALGADO GONÇALVES
    10.10.2017 - 18:28

    PROFESSOR ME AJUDA POR FAVOR!!!!
    NA MINHA PEÇA DE TRABALHO EU COLOQUEI JOÃO PESSOA/PE E O PROBLEMA FALAVA SÓ JOÃO PESSOA ISSO PODE SER IDENTIFICAÇÃO DE PEÇA?????PQ ELES ZERARAM MINHA PEÇA JA PROUCUREI ALGUMA COISA QUE PUDESSE SER MAIS NÃO ENCONTREI NADA, CABE RECURSO????

  282. Professor, saiu o resultado da OAB, e na minha prova prática conta IDENTIFICADA. me ajuda no recurso POR FAVOR. Não sei o que eles considderaram identificação, mas ao final, quando mencionei, advogado, oab acrescentei RS sem querer . Isso que a considerou identificada??? Preciso de um recurso.
    Aguardo.

    • Giba, infelizmente, não tem o que fazer… lamento. Pode recorrer, mas sem esperanças.

  283. MARCELLA LOPES DE VASCONCELOS
    10.10.2017 - 18:47

    Olá, professor. Fui eliminada por identificação. Fiz algumas rasuras onde passei o traço e outras que apenas coloquei mais forte por cima com a caneta mesmo. Isso é erro de identificação? Tenho chance de recurso?

  284. David Lopes Bezerra Mourão
    10.10.2017 - 19:40

    Na prova prático trabalhista, no caso concreto dizia a cidade João Pessoa e no endereçamento colocou automático o estado também, só que o Estado errado: João Pessoa/”PI”, pode ser considerado identificação ?

  285. Rodrigo Ribeiro
    11.10.2017 - 0:13

    Professor, boa noite!

    Minha prova foi considerada identificada, contudo como a banca não explicita onde vou falar onde posso ter errado, no Enunciado falava que foi proposta uma Ação trabalhista em João pessoa, e deveríamos contestar no mesmo Município, contudo errei a unidade federativa e coloquei joão pessoa/PA. a outra hipótese e que na preliminar de inépcia da inicial não havia mais espaço para a resposta pois já havia feito o primeiro mérito, e coloquei entre parenteses ( no fim da peça). se possível poderia me esclarecer com base em sua experiencia se é cabível recurso, e se essas são hipóteses corriqueiras de identificação de prova.

    desde já, agradeço atenção prestada.

    att.

  286. Marcelo, quando o problema especificar Rio de Janeiro como cidade, deduzir a UF logicamente é identificação?

  287. Olá Eliza, eu também fiz trabalho e coloquei por nervosismo a sigla do Estado , porém ao invés de colocar PB, coloquei PA e fui eliminada por identificação. Como ficou o seu resultado?

  288. Ola, Marcelo, fiz trabalho na segunda fase, e por descuido acabei fazendo um risco de no max. 1cm do lado direito da primeira página de respostas. Ocorre que este risco foi fora das linhas, portanto, na margem da folha. Minha prova foi anulada por identificação de Peça, é possível reverter a decisão com o recurso? Agradeço desde já.

  289. Professor, bom dia!!

    Fiz o XXXIII exame e coloquei estado no endereçamento, ocorreu que fui eliminada por identificação, será que consigo recurso?

  290. Olá, Teresa,
    Também fui eliminada por identificação da prova.
    Professor, Marcelo, nesse caso, tenho chance em eventual recurso?

  291. Boa tarde Professor.
    Fui eliminado com o argumento de prova identificada.
    Só que no espelho não diz o motivo.
    3 professores já olharam a prova e não encontraram nada de anormal.

    No caso do Recurso como não sei o motivo, como proceder ?
    E para pedir as correções das questões, tenho que repetir o recurso em cada uma delas , ou apenas no recurso da peça ?
    No Aguardo

  292. boa tarde,minha prova foi identificada, mais fui eliminado sera que cabe recurso?

  293. Olá Andressa, você colocou a sigla correta e mesmo assim foi eliminada?

  294. Não professor, não é nenhum caso desses.

    No caso eu teria que fazer o recurso explicando que não cometi/observei nenhuma forma de identificação, solicitando a correção da peça e das 4 questões e caso seja indeferido, pedir que eles indiquem a possível identificação até para fins didáticos, para que caso tenha ocorrido , não volte a cometer o mesmo erro?

    E a outra dúvida é: faço apenas um recurso na parte da peça e caso seja deferido eles vão corrigir as questões automaticamente , ou tenho que repetir o mesmo recurso para a peça e para as 4 questões?

    • Ricardo, o recurso tem que ser apenas contra a suposta identificação e para que seja corrigida a prova. Entendo que só uma vez precisa argumentar. boa sorte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado / Campos requeridos estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Agenda OAB

XXIII Exame de Ordem Unificado

  • 23.07.2017

    Prova objetiva 1ª fase

  • 07.08.2017

    Resultado preliminar

  • 08.08.2017
    a
    11.08.2017

    Prazo recursal 1ª fase

  • 22.08.2017

    Gabarito definitivo

  • 17.09.2017

    Prova dissertativa 2ª fase

  • 10.10.2017

    Resultado preliminar

  • 11.10.2017
    a
    14.10.2017

    Prazo recursal 2ª fase

  • 24.10.2017

    Resultado definitivo