Em 1ª mão: o melhor Vade Mecum para OAB

Compartilhe:

[ATUALIZADO 18/MAIO/2020] Entrei na faculdade de Direito em 1992. O meu primeiro código foi um Código Civil, capa dura, da Editora Saraiva. Durante o período do curso, comprei diversos códigos, todos de capa dura, exceto a CLT, todos da Editora Saraiva. Pensa em levar mais de um “tijolo” por dia… Resgatando um pouco a memória, veja essa capa aí de um Código Civil, edição 1996, à venda no Mercado Livre:

O primeiro vade mecum (e que significa “vai/vem comigo”) que vi na vida foi logo depois do curso e era do jurista Acquaviva, da editora Jurídica Brasileira, creio que foi o pioneiro no mercado. Se ainda lembro, o papel era de “Bíblia”, ou seja, bem fininha. Mesmo assim, pesava cerca de 5kg e era bem caro para época, além da resistência de muita gente por razões da falta de tradição ou por achar que nem todas as leis estavam naquele único volume.

Passada essa resistência, as editoras começaram a adotar o vade mecum, como muitas outras obras jurídicas que foram diminuindo de volumes para sair em apenas num único livro, geralmente, denominada como “teoria reunida” ou “teoria unificada” ou mesmo “volume único”. Os cursos volumosos, como Civil, tornaram-se manuais em único volume, por exemplo.

cinco anos atrás (2013), apenas quatro grandes editoras produziam vade mecuns para o mercado: RT, Rideel, Impetus e Saraiva. Por fora, algumas menores, como a Verbo Jurídico, também tinha o seu vade. Hoje, também publicam a Juspodivm e a Método.

Já tive em mãos todos os vades dessas editoras e a minha preferência continua a se basear nesses itens:

  • tradição;
  • qualidade de impressão;
  • atualização (em especial, quando há duas ou três edições por ano);
  • notas de referência nos artigos;
  • índice descritivo;
  • facilidade no manuseio;
  • rapidez para encontrar o texto legal pretendido;
  • e custo-benefício.

própria evolução dos vades está que eles acabaram se segmentando para atender melhor o público. Hoje temos vades “temáticos” e “disciplinares” em razão disso. Assim, você encontrará vades específicos para OAB, por disciplinas, para concursos, etc. Acrescenta-se que há opções no formato do vade mecum: compactos, universitários, capa dura, espirais, mini, etc.

Dito isso, é importante destacar que as duas editoras com maior número de opções de vades são a Rideel e a Saraiva. Portanto, opções não faltam para todos os gostos, interesses e bolsos.

Nos últimos 7 anos cheguei a fazer algumas comparações entre os vades com leve vantagem para SARAIVA.

No entanto, hoje posso dizer que tanto a SARAIVA como RIDEEL mantém à frente na publicação de vades, basta ver o número das edições que carregam na capa. Assim, há diferenças mínimas entre eles, o que define o MELHOR é uma questão, particularmente, subjetiva de adaptação aos índices e disposição da legislação. Assim, bem provável que uns gostarão dos vades da SARAIVA e outros, da RIDEEL.

Para mim, empate técnico. Você ficará muito bem com qualquer um deles. Quanto aos vades disciplinares de 2ª fase, ainda prefiro os “clássicos”. Caso seu professor de 2ª fase tenha um vade, prestigie ele. Bons estudos!

[ADENDO] Mas a preparação não é só LEI, é muito mais do que isso.

Sugestões de livros para 1ª e 2ª fases? É uma ordem! Basta clicar nas imagens abaixo e saber mais a respeito.

Comentários

  1. Em relação a conteúdo, o que o VM AOB 11° edição tem que o VM tradicional não tem, ou vice e versa??

  2. Marcelo, qual sua opinião a respeito dos Vade Mecuns Temáticos da Editora Saraiva? Pois, eu, examinando de primeira viagem na 2 fase do Exame de Ordem Unificado, penso que seria mais cômodo e ágil utilizar de um V.M “stricto sensu” do que um “lato sensu”. Enfim, é apenas uma opinião e posso estar cabalmente enganado, por isso gostaria de uma informação qualificada a respeito. Grato!

    1. Guilherme, duas vantagens tem os temáticos, teoricamente: mais fácil de se achar e a, princípio, ter mais legislação da disciplina. Mas é relativo, pois tem gente que já está acostumado ao VM “LATO SENSU”. Questão de gosto e gosto não se discute. bons estudos.

  3. Comprei um vade mecum para fazer o exame XXII da OAB, porém estou com uma dúvida se vou poder usá-lo.
    Isso porque, o meu vade mecum possui uma nota de correspondência entre o CPC de 1973 e o Novo CPC, ou seja, embaixo de cada artigo do novo CPC, eles indicam qual o artigo correspondente com o CPC de 73.
    E, no final, há um adendo especial com o CPC de 1973.
    Além disso, também gostaria de saber se eu posso utilizar várias cores de marca textos, sem estruturar as peças é claro.

    1. Arnaldo, desde 2016 a maioria dos códigos trazem esta correspondência e nunca foram retirados. Acredito que a OAB entenda que não fará nenhuma diferença na hora da prova. Sugiro 2 cores. boa sorte.

  4. Tenho o VM OAB 12ed, porem estou com receio quanto aos julgados junto as leis, exemplo pag. 2007 em seu artigo 12.

    medo 🙁

  5. Olá professor. Comprei o Vade Mecum Saraiva 2017 tradicional. No entanto, estou com dúvidas se poderei usar ele na segunda fase do XXII exame da OAB pois ele faz remissões a ADI, ADPF etc. Isso é considerado como jurisprudência? Ou pode usar? Obrigada.

  6. Olá Marcelo

    Bom dia

    Gostaria de saber se já tem previsão de quando vai estar disponível o VM OAB 13ed? Você sabe me informar?

    Desde já agradeço!

  7. Boa noite. Para a 2a fase precisa grampear as súmulas e enunciados da jornada de direito civil? Grata.

  8. alguém por favor me ajuda?
    ganhei o vade da rt de penal ontem, mas ele não está atualizado!
    falta importante alteração produzida pela lei nº 13.344/16 (Tráfico internacional de pessoas) no CP, CPP e LEP, além da Súmula 582/STJ!
    Como posso fazer?
    não tenho como trocar, não tinha a edição recente na loja que olhamos, e não dá tempo de pedir pela internet!

    1. Alice, a única sugestão: anotar ao lado dos artigos modificados a “lei 13.344”. Se quiser arriscar, colocar as palavras certas e importantes A LÁPIS de forma minúscula entre o texto alterado ou revogado. Lamento, é o que dá para fazer.

  9. Boa noite, gostaria de saber se possui alguma opinião sobre o VM Penal das professoras Ana Cristina Mendonça e Cristiane Dupret, pela editora Armador. É compatível com o VM Saraiva? Aproveitando, independentemente da editora, a melhor escolha é um VM direcionado ou o geral é melhor?

  10. Olá, se for possível me tire uma dúvida. Eu vou fazer a prova da segunda fase em Penal exame XXIV em janeiro, quero saber se compro o Vade Mecum de Penal da editora Saraiva ou da editora Juspodivm? Qual é o melhor pra a segunda fase? Desde já agradeço!

  11. Prezado, bom dia!

    Sou examinando de 1 viagem na oab, e vou prestar exame para a segunda fase no inicio de 2018. A area escolhida foi direito do trabalho.

    Qual vade voce indica ? e ele é permitido para o uso na prova ?
    Não sei bem se vale a pena pegar um vade na area trabalhista, o que você acha ? pode me dar uma luz ?

  12. Boa tarde! Gostaria de saber se até a 2° fase do XXIV, (21/01/2018,)será lançado a 15° edição do VM da saraiva OAB/Concursos?

  13. A dúvida é se o vade mecum Saraiva tradicional 2017, 24a edição, é apto para utilizar na 2a fase da OAB!?

  14. Professor o Vade Mecum Saraiva – OAB e Concursos – 14ª Ed. 2017 , pode ser usado prova da OAB segunda fase com certeza?

  15. Professor o Vade Mecum Saraiva – OAB e Concursos – 14ª Ed. 2017 possui as leis essenciais para quem vai fazer a segunda fase em penal, como a lei de prisões temporárias 7.960/1989, por exemplo? É que não quero comprar vade mecum específico pra penal, quero um que eu possa usar na facul semestre que vem.

  16. Boa noite,

    Vou prestar a segunda fase em direito administrativo.
    Apenas o vade mecum da saraiva é suficiente?
    Poderia indicar por favor um livro de prática administrativa?

    Obrigada

  17. Bom dia

    Professor , adquiri o o vade Mecum Saraiva 2017 , 24 edição , o professor saberia informar se há alguma restrição na utilização desta edição no exame da OAB , assisti alguns tutoriais e a dúvida permaneceu .

    Desde já agradecido

  18. Professor, Bom Dia!

    Vou prestar a segunda fase em Direito Civil.
    Gostaria de obter indicações de livros para utilização, pois comprei o Vade Mecum Saraiva 2017 , 24 edição (Tradicional).

    Desde Já agradeço.

  19. O livro até é bom mas não entregam, eu e muitos amigos estamos com problemas com prazo, que pedem prazo em cima de prazo, vamos cancelar e comprar em outro lugar, senão a OAB chega e não temos material.

  20. Boa tarde,

    Esse VM é suficiente para a 2ª fase da OAB em tributário? Quais outras indicações?

    Grata.

  21. Olá, vou fazer a segunda fase do XXIV exame da Ordem e comprei o vade mecum Saraiva 24 (tradicional) edição e estou em dúvida se posso usar ele devido ele ter enunciados das Jornadas de Direito … no final, é permitido? Se não o que eu poderia fazer em relação a isso?

    1. Oi, Elaine! Você conseguiu usar o vade mecum tradicional com os enunciados? Eu comprei o 25, pra usar na segunda fase do XXV exame e estou em dúvida também…

      1. Olá! Também tenho esse mesmo Vade Mecum que você tem. Não sei se poderei usá-lo no XXV EXAME. Alguém sabe informar se pode ser utilizado?

  22. Olá, sou acadêmico do curso de Direito 3° ano, gostaria de saber qual vade mecum comprar. Vou para o tradicional saraiva ou Vade Mecum OAB e concursos 2018 Saraiva?

  23. Gostaria de saber se você sabe se o vade de penal da saraiva é bom! Preciso de um específico pra acompanhar meu vade oab, pra garantir.

  24. Olá! Tenho um Vade Mecum da Saraiva 25 Edição 2018. Verifiquei que ele tem referência a ADPF, inclusive explicando sobre a decisão do aborto de de “feto anencéfalo”. Gostaria de saber se poderei usar este Vade na prova da 2 fase do XXV exame da OAB? Obrigado!

  25. Porque tem na parte das súmulas orientações e precedentes um espaço reservado pra uso de grampo é um.desenho de um grampeador nessa parte?

  26. Prezados, ainda tenho dúvida quanto ao melhor vade meucm pra segunda fase em penal. Me ajudem, por favor! Saraiva OAB e Concursos ou Saraiva Tradicional? Por quê? Quais as diferenças entre eles?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

3.056.047 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

PDO CONNECTION ERROR: SQLSTATE[HY000] [2054] The server requested authentication method unknown to the client