Exame da OAB: escolhendo a disciplina da 2ª Fase!

Compartilhe:

Com o edital publicado e as inscrições abertas para o Exame da OAB resta a grande dúvida, talvez a mais terrível até entre chutar uma alternativa de questão que o assunto ficou “esquecido”…

Se fomos considerar que o Exame da OAB é um FUNIL, ou seja, existe mesmo para que os examinandos não passem ou como os defensores de sua extinção gostam de explorar como “reserva de mercado” (não é o objetivo, mas é efeito colateral), então não escolha Trabalho se houver sérias dúvidas.

O raciocínio é simples: mais da metade dos inscritos fazem Trabalho, portanto, é onde a OAB vai ter uma correção mais severa e apertar na prova.

Nesta mesma tese, por outro lado, Administrativo e Constitucional fazem a dupla das menores inscrições. Que está praticamente acompanhando ela é Empresarial, que caiu muito na preferência do povo. Portanto, teoricamente, estas são “as esquecidas” pela OAB.

Mas a análise mais RACIONAL é aquela que avalia 3 perguntas:

1- Qual a matéria que na faculdade me sai melhor e/ou aprendi mais e que foi tema do meu TCC?

2- Qual(is) disciplina(s) que mais detesto?

3- Qual a disciplina que tenho mais experiência prática?

Como vocês podem ver, a segunda questão é eliminatória e importante para deixar no máximo duas disciplinas para serem escolhidas. Se você não tem qualquer experiência prática, não entre em pânico! Tive muitos alunos que estavam nesta situação e viraram especialistas entre o resultado da 1ª prova e o dia da 2ª fase.

É importante observar, SEMPRE, na escolha da disciplina que ela não deve ser somente em relação às peças práticas, mas no todo, ou seja, nas questões. Isso acontece regularmente com Trabalho, pois as pessoas acreditam que as peças são simples e singelas ou mesmo não há como errar na escolha delas. Por outro lado, esquecem das questões e o direito material não é tão simples assim e está muito presente na abordagem delas.

Quem não passa em Trabalho é devido (a falta) à pontuação nas questões.

Parece que Tributário é a escolha da vez, tá “na moda”. E acredito que há muitas razões para isso e muitos defensores também. O direito material é restrito ao CTN e CF, além de algumas leis esparsas, como da execução fiscal, p.ex. De fato, creio que os examinandos estão tendo dificuldades de “acertar” a peça por detalhes trazidos em situações hipotéticas.

Penal sempre foi um dos “queridinhos” e continua sendo por peças fáceis e por apresentar um quadro muito similar com o Tributário, é o CP, leis especiais (que vejo como maior entrave) e o CPP.

E, por fim, Civil, com todos os seus assuntos e dos mais diversos tipos. Na última prova, p.ex., caiu uma questão de direito do consumidor. Por isso, continua sendo relegada pela grande maioria e defendida por poucos.

[ATUALIZAÇÃO]

O texto acima foi escrito em 28 de setembro de 2011 e continua bastante atual. Escrevi sobre o tema em outras oportunidades depois, como “Escolhendo a 2ª fase da OAB“, “Qual disciplina que mais aprova na 2ª fase da OAB“, são exemplos para você saber mais sobre o assunto, basta clicar.

De qualquer modo, é possível afirmar que TRABALHO caiu muito na procura geral, é um sentimento que tenho junto com outros professores. Vejo que CIVIL tomou este espaço, mesmo com um conteúdo programático maior do que todos. A razão seja que é a disciplina mais estudada durante a faculdade e o contato do examinando durante o estágio. Ainda, vejo que as matérias cobradas se revezam poucas vezes, ou seja, geralmente, cai sempre a mesma coisa.

Mesmo assim, as 3 perguntas devem ser feitas. Não deixem que seus professores “escolham”, porque não é a realidade de vocês, mas a deles! Também não deixem se levar pelos possíveis atalhos, muitos deles indicados por amigos que foram aprovados. A realidade deles pode ser diferente de vocês. Importante é excluir imediatamente as disciplinas que vocês detestam. Excluir disciplinas que vocês desconhecem é um caminho natural, mas para quem tem quase 50 dias entre a prova da 1ª fase e 2ª fase, é possível se apaixonar e vencer a prova. Há muitos casos que já ouvi sobre este efeito.

Portanto, amigos, o momento da escolha da 2ª fase é essencial e deve ter uma reflexão.

Enquanto isso, para levar você até a 2ª fase, sugiro a obra abaixo. A mais completa do mercado e atualizada com NCPC e NCED. Questões comentadas e teoria de todas as disciplinas numa única obra. Projeto pioneiro que chega a sua segunda edição (2016). Quer saber mais? Clica na imagem. O preço de capa é R$ 179,00, com desconto, pode encontrar por R$ 160 reais. Bons estudos!

arte_completaço1

Comentários

  1. É um excelente trabalho, estava em duvida entre tributário e empresarial e comprei o de empresarial na ultima prova, onde o autor é nosso querido professor Marcelo H. Rocha, maravilhosa obra que me ajudou muito a decidir e optar por empresarial. Sou apaixonada por essa disciplina mas grande dificuldade é que infelizmente são poucos cursos preparatórios nessa área para a 2ª fase da OAB. 🙁

    Para quem esta em duvida é uma ótima opção.

    1. Querida Ana, muito obrigado pelos comentários. Pena mesmo que são raros os cursos preparatórios para 2ª fase para EMPRESARIAL e eu não consigo me animar a gravar um inteiro… Bons estudos.

  2. Seria ótimo e uma honra assistir suas aulas, quem sabe com sua animação não teremos outros colegas animados em arriscar EMPRESARIAL para 2ª fase. hehehe 🙂

  3. Pingback: Blog Passe na OAB
  4. Pingback: Blog Passe na OAB
  5. Olá,
    me econtro em situação parecida com a do colega mencionado no artigo “coragem de mudar” já que passei nas duas últimas provas da primeira fase mas escolhendo trabalho obtive duas reprovações, acredito, em face do grau de cobrança nas questões, já que a peça não é tão complicada. Até dia 16 serão dias complicados já que tendo todo o material de Direito do Trabalho tenho medo de escolher e me “F” de novo.
    Aceito dicas sobre outra matéria. Até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

3.192.708 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

PDO CONNECTION ERROR: SQLSTATE[HY000] [2054] The server requested authentication method unknown to the client