Esquematizado® é marca registrada.

Comentários (0)

Marca-Registrada

Como autor, responsável por uma produção bastante ativa de obras jurídicas dedicadas para concursos e OAB, sempre respeitei toda e qualquer iniciativa original no mercado editorial. Reconheço que cada dia fica mais difícil de “reinventar” a roda, por isso, ideias originais podem ser aperfeiçoadas, desde que respeitadas alguns parâmetros.

Você que consume livros jurídicos sabe do que eu estou dizendo, basta olhar as prateleiras das livrarias. Quando uma ideia sobressai de outras, no sentido comercial, normalmente, torna-se repetitiva, ou seja, torna-se uma coleção editorial. Em outras palavras: virou sucesso, porque não replicá-la?

E se uma coleção editorial é sinônimo de sucesso, essa é a série ESQUEMATIZADO®.

É muito fácil reconhecer: há dezenas de títulos que trazem na capa de suas obras a expressão “esquematizado”. Há outras denominações parecidas, mas que buscam se diferenciar ou identificar uma situação própria, como “sintetizado”, “simplificado”, “descomplicado”, etc. Não há mal algum, porque estão dispostas a facilitar a escolha do seu futuro comprador.

Este tema já tratei em outros “posts” [*], porque me importa esclarecer ao leitor que nem tudo é a mesma coisa. Também trabalhei muito para conquistar espaço no mercado e lançar produtos inéditos que tiveram seus propósitos reconhecidos pelos leitores, alcançando suas aprovações em concursos e OAB. Por exemplo, a expressão PASSE NA OAB, que além de servir de nome para o nosso blog também é o nome da nossa coleção publicada pela Editora Saraiva. Já fui copiado, infelizmente, mas por enquanto não fui prejudicado financeiramente com isso, ao contrário, ganhei propaganda.

Pois bem, infelizmente, este não é o caso do professor PEDRO LENZA, responsável pela coleção ESQUEMATIZADO® e autor do livro jurídico mais vendido do país, depois do Vade Mecum da Saraiva, Direito Constitucional Esquematizado®. Como se sabe, esta metodologia se tornou “grife” no meio jurídico e, por isso, há muitos títulos que carregam esta denominação sem a autorização do “pai” da coleção. Explico.

O professor Lenza entrou com pedido de registro junto ao INPI em março de 2009 e o que foi deferido. Em 2012, o mercado recebeu esta nota de divulgação pela Editora Saraiva em razão da marca registrada do seu autor.

Porém, nem todas as editoras aceitaram a decisão do INPI e houve recurso administrativo que estava pendente desde 2012. Pois bem, agora o INPI decidiu [22/11/2016] em manter a concessão da marca até 2022 para o seu proprietário e criador, Pedro Lenza. O processo é público, portanto, se tiver em conhecer mais detalhes, o número é 901516872.

Assim, invista na coleção OFICIAL, verdadeiramente, com a metodologia ESQUEMATIZADO®, publicada pela Editora Saraiva, cujo coordenador é o prof. Pedro Lenza. Saiba mais, clicando aqui.

A mais recente obra da coleção é OAB ESQUEMATIZADO®.

oab esquematizada

[*] Acesse abaixo e saiba mais.

Processo Penal Esquematizado

Estudos Esquematizados

Direito Sumular – TST Esquematizado

O + vendido do país: direito constitucional esquematizado

Direito Previdenciário Esquematizado

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado / Campos requeridos estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Agenda OAB

XXII Exame de Ordem Unificado

  • 31.01.2017

    Publicação do edital

  • 31.01.2017
    a
    10.02.2017

    Período de inscrições

  • 02.04.2017

    Prova Objetiva 1ª Fase

  • 17.04.2017

    Resultado preliminar 1ª Fase

  • 17.04.2017
    a
    20.04.2017

    Prazo recursal 1ª Fase

  • 03.05.2017

    Gabarito definitivo 1ª Fase

  • 28.05.2017

    Prova Dissertativa 2ª Fase

  • 04.07.2017

    Resultado final 2ª Fase