Exame da OAB em 2019: o que vem aí.

Compartilhe:

Deixei passar a prova da 1ª fase do XXVII Exame da OAB (que foi no dia 18/11) para comentar todo o ZUM-ZUM-ZUM sobre o que seria um “novo” Exame de Ordem. Não queria influenciar já na ansiedade e desespero de muitos, gerando aquela obrigação a mais de ser aprovado antes de qualquer outra mudança maluca que pudesse acontecer em curto tempo de prazo.

Esse tempo foi importante (e foi mais sorte do que juízo), porque o novo presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao tratar de declarações do novo ministro da Saúde sobre fazer uma prova aos moldes da OAB para os médicos, acabou revelando [na verdade, ratificando] sua indignação com o exame dos advogados. Portanto, mais um assunto na pauta deste texto sobre a prova da OAB em 2019.

Duas observações neste momento, final de novembro de 2018: eleições para OAB e ainda não temos datas oficiais divulgadas para o exame de 2019. As eleições influenciam, com certeza, as atitudes que tomarão os novos presidentes. Parece-nos que o Conselho Federal terá um presidente unânime (ou quase) e que vem, coincidentemente, do mesmo Estado do Bolsonaro e da FGV: RJ. A geografia ajuda (ou atrapalha), mas influencia. O problema, é que o antigo presidente da OAB/RJ [e futuro do Conselho Federal] já pediu a cassação do mandato do Bolsonaro quando este era deputado [clique aqui]. E agora? Desejo que sejam “águas passadas” para ambos, pois a própria diretoria da OAB/RJ emitiu comunicado em defesa dele quando foi atacado à faca em MG.

E sobre as datas dos exames em 2019, ainda não publicadas, resolvemos apostar em datas extraoficiais e que você pode encontrar, clicando aqui.

Sobre um possível fim do Exame da OAB, acredito que sempre haverá esta ameaça. O fato de Jair Bolsonaro ter encampado esta ideia quando deputado e agora, possivelmente, como presidente, é um risco real. Por outro lado, a composição da Câmara de Deputados para 2018 é puxada por advogados (e empresários) como profissão. Certamente, isso influenciará em caso de votação em prol da OAB. Então, deixar de estudar porque acredita que a prova será extinta é um erro tolo. Entendo que o futuro presidente estará tão atrapalhado com tantas atribuições que a prova da OAB é de menos, mesmo que seja uma bandeira pessoal. Comprar briga com a OAB logo no início de mandato não seria muito saudável.

Então, mantenha FOCO nos estudos, porque as primeiras provas já serão logo ali.

Quanto à uma futura prova da OAB, recheada de “novidades”, acredito que não teremos nada para o ano de 2019. A mudança que está passando a grade do Direito nos cursos da graduação influencia na prova e vice-versa. Ocorre que isso não acontece nem automaticamente, muito menos por passe de mágica. Há toda uma ciranda até chegarmos às mudanças efetivas que estão anunciando, quais sejam, incluir novas disciplinas (previdenciário e eleitoral, p.ex.) e aumentar a prova de 80 para 100 questões para acomodar elas.

Veja que já tivemos prova com 100 questões. Sinceramente, os índices de aprovação eram melhores. Com mais questões para uma disciplina, mais fácil de detectar nuances e movimentos de prova. A repetição de temas se torna mais comum, pois tem mais “espaço” para mantê-las prova a prova. Quando se tem menos questões para uma determinada disciplina, como é o caso de Tributário (que já teve 10 questões), preciso escolher temas em cada prova, ou seja, repetir assuntos se torna mais difícil. E o que vocês querem? Já saber de antemão que, p.ex., os princípios tributários constitucionais são cobrados em toda santa prova.

Aumentando as questões, precisará respeitar o mínimo de questões em Ética, portanto, ela terá mais questões na prova para alegria geral. Então, não vejo de forma pessimista caso aumentem o número de questões. Se incluírem, de fato, novas disciplinas, como as citadas acima, não são difíceis, ao contrário, podem trazer lucro para quem, p.ex., não gosta de estudar ambiental ou internacional. Outras opções se abrem com novas disciplinas.

E lembro: não é preciso gabaritar a prova, nem vencer concorrentes. Portanto, bastará alcançar o mínimo de 50% para ser aprovado.

Assim, caso venham acontecer estas mudanças, elas serão anunciadas muito tempo antes e aos quatro ventos, pois se exige tempo para adaptação para todos, banca e examinandos. Lembro que a última inclusão de disciplinas, FILOSOFIA, levou 1 ano para ser incluída. Portanto, NADA de pânico.

O que importa é se preparar com ANTECEDÊNCIA. Logo ali já são as festas de final de ano em janeiro de 2019 já sai o edital. Portanto, passa muito rápido este tempo. Sendo assim, comece a estudar AGORA e a minha sugestão é para o curso online abaixo, o mais completo do mercado. Clique na imagem e saiba mais. Ao tempo deste texto, ainda está com preço PROMOCIONAL.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Comentários

  1. Bom dia,estou formado desde 2008 e aprestei umas 6 vezes e sempre bato na trave, jafiz um cursinho telepresencial ,mas nao gostei pois demorava muito para tirarem as duvidas e muitas brincadeiras dos professores.
    Quero receber mais orientaçoes e dicas e incentivo por parte doa professores, sabendo que todo esforço parte da minha pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

2.822.340 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

Agenda OAB

XXV Exame de Ordem Unificado

  • 23.01.2018

    Publicação do edital

  • 23.01.2018
    a
    02.02.2018

    Período de inscrições

  • 23.01.2018
    a
    02.02.2018

    Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição

  • 05.03.2018

    Resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa

  • 08.03.2018

    Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição

  • 02.04.2018

    Divulgação dos locais de realização da prova objetiva

  • 08.04.2018

    Realização da 1 ª fase (prova objetiva)

  • 08.04.2018

    Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

  • 23.04.2018

    Resultado preliminar da 1ª fase

  • 24.04.2018
    a
    27.04.2018

    Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase

  • 08.05.2018

    Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase

  • 08.05.2018

    Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva)

  • 21.05.2018

    Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional

  • 27.05.2018

    Realização da 2ª fase (prova prático-profissional)

  • 27.05.2018

    Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova práticoprofissional

  • 19.06.2018

    Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado preliminar...

  • 20.06.2018
    a
    23.06.2018

    Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase

  • 03.07.2018

    Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do...