Foco, força e fé: qual o mais importante para ser aprovado na OAB e concursos?

Compartilhe:

Vejo muita gente, simplesmente, repetindo que basta ter FOCO, FORÇA e FÉ para ser aprovado na OAB e concursos públicos. Não há questionamentos sobre o que é cada um ou sua importância isolada no processo de preparação. Então, o texto de hoje é justamente isso: há um destes três elementos mais importante do que os outros?

Então, vou começar pelos “F’s” que entendo menos importantes no aprendizado.

FORÇA. Talvez você já tenha lido: NO PAIN, NO GAIN. Sem dor, não há ganhos. Textualmente, o “PAIN” é DOR em português. Mas pergunto, será que se a pessoa NÃO SOFRER ela vai ter vitórias na vida? Claro! Há muitas vitórias que não haverá dor. Desafios, necessariamente, não precisam de DOR para que eles tenham significação. Cada vez mais, esta frase vem sendo desmistificada. Nem mesmo para exercícios físicos ela é unânime ou absoluta.

Veja que há cada vez mais exercícios que trazem ótimos resultados para saúde sem a tal “dor”.  Claro, há o CROSSFIT, mas esta mesma metodologia é desaconselhada para muitas pessoas. Assim, o NO PAIN, NO GAIN é bastante relativo. Para o estudante, NO PAIN, NO GAIN seria estudar 8 horas por dia, ler todo o vade mecum ou as apostilas do mundo, enfim, resolver 10 mil questões num mês. Mas será que funciona? Tenho mais dúvidas do que certezas. Sabe-se que INTELIGÊNCIA vence a FORÇA e acredito mais nesta afirmativa do que qualquer outra.

FÉ. Ter esperança de ser aprovado é combustível para acordar todos os dias e saber que os estudos podem levar até a conquista. E fé não é necessariamente religiosa. Aqui a expressão é mais abrangente e enxergo na palavra ESPERANÇA o seu melhor significado. Acordar sem esperança é o que impede, inclusive, de viver. Não é por menos, que é totalmente verdadeira a frase “a esperança é a última que morre”. Se ela morrer, a pessoa se torna potencial suicida, pois tudo não faz qualquer sentido de estar respirando.

Assim, FÉ nos estudos é essencial. No entanto, não basta ter apenas um “pensamento positivo” de que tudo vai dar certo no final. O problema é que muita gente fica apenas com a FÉ durante anos estudando sem alcançar o que deseja. Portanto, ela é importante e deve complementar os outros dois “Fs”, mas sozinha ela não move montanhas.

FOCO. É o elemento mais importante nesta TRÍADE para alcançar uma meta. Veja que sem foco, qualquer coisa tem a mesma importância. Enxergo ainda que o FOCO traz, indiretamente, o PROPÓSITO, que é se perguntar do porquê você está acordando cedo ou dormindo tarde para estudar. Se você está estudando para OAB, o foco está estabelecido e, certamente, traz uma razão do porquê você está correndo atrás da carteirinha vermelha.

O foco traz também outras 5 implicações que acredito ser essenciais para chegar onde se quer chegar.

  • FOCO no que realmente cai na prova e no que é importante para prova
  • FOCO no que você tem dificuldades nas matérias e disciplinas
  • FOCO na realização de questões de provas anteriores
  • FOCO num cronograma vencedor
  • FOCO num material atualizado e direcionado

Digo ainda, que se você tem FOCO, o resto está subentendido (fé e força). Veja que quem tem FOCO, a fé e força estão implícitos. A pessoa que sabe o que quer tem motivos sobrando para acreditar na meta e investir seus recursos para alcançá-la. Ter EFICIÊNCIA nos estudos é estudar de forma “inteligente”, ou seja, estuda menos, mas estuda melhor. Estas são as razões de FOCO ser o mais importante.

Realmente, FOCO é o principal elemento da TRÍADE FFF. Sabe inteligência emocional? Pois então, a cara que criou isso, Daniel Goleman tem um livro só sobre FOCO a qual sugiro a leitura. Então, mais um fundamento [científico] que precisa ter uma atenção especial a ele.

Outro livro que recomendo a leitura segue abaixo, basta clicar na imagem e saber mais para sua preparação para OAB e concursos públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *