Mudanças na preferência e aprovação na 2ª fase da OAB

Compartilhe:

A FGV, juntamente, com a OAB, publicaram novos números sobre o Exame de Ordem a partir de uma live com o atual presidente da OAB. Nele, revelam que mais de 660 mil novos advogados foram certificados entre as edições II e XXIX dos Exames da OAB, entre 2010 e 2019.

No entanto, neste momento, vamos avaliar os números sobre as preferências e as médias de aprovação na 2ª fase da OAB entre as disciplinas optativas, tema que sempre é popular entre os examinandos. Sintetizando, segue a imagem abaixo:

Importa destacar, previamente, as informações oficiais que tínhamos do último relatório da OAB/FGV.

  • Em 2016, a popularidade das disciplinas na 2ª fase era essa: 1º-PENAL (29%); 2º TRABALHO  (27%); 3º-CIVIL (16%); 4º-ADMINISTRATIVO (10%); 5º-TRIBUTÁRIO (9%); 6º-CONSTITUCIONAL (5%); 7º-EMPRESARIAL (4%).
  • Em 2016, a média de aprovação das disciplinas na 2ª fase era: 1º-CONSTITUCIONAL (33%); 2º-CIVIL (25%); 3º- ADMINISTRATIVO (20%); 4º-TRIBUTÁRIO (19%); 5º- PENAL (17%); 5º- TRABALHO (17%); 6º EMPRESARIAL (15%).

As primeiras conclusões:

  • Penal, Trabalho e Civil continuam sendo as disciplinas preferidas na 2ª fase, na mesma ordem.
  • Tributário assume a 4º posição de Administrativo e esta cai para 5º, empatando com Constitucional, que sobe para 8% nas escolhas.
  • Empresarial continua sendo a última posição tanto nas escolhas como na média de aproveitamento.
  • Constitucional e Civil se mantém nas primeiras colocações na média de aproveitamento.
  • Tributário assume a 3ª posição de Administrativo e esta cai para 4º lugar.
  • Penal e Trabalho se mantiveram com índice de aprovação em 17%, apenas, agora as casas decimais foram consideradas, com Trabalho, levemente, aprovando mais.

Muita gente escolhe a sua disciplina da 2ª fase, exclusivamente, a partir destes dados. Creio que a melhor escolha seja por outros fatores e somente quando ficar entre duas, é possível consultar estes números para decisão final.

Mais uma vez, CIVIL prova que quantidade de itens no edital de 2ª fase não é fator que implique em reprovação. Muita gente prefere não escolher CIVIL, pois o edital é extenso ou tem muitas peças. No entanto, CIVIL se mantém como a 2ª disciplina que mais aprova, ao contrário, de PENAL e TRABALHO, muito escolhidas em razão de ter “poucas peças”.

Por fim, fica a nossa indicação de livros para 2ª fase. Basta clicar na imagem e saber mais sobre a coleção mais completa do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

3.088.122 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

PDO CONNECTION ERROR: SQLSTATE[HY000] [2054] The server requested authentication method unknown to the client