O cansaço da reta final antes de fazer a prova ou exame. O que fazer?

Compartilhe:

Como coach do preparatório CEISC, e em razão do acesso que os nossos alunos têm de falar diretamente conosco (com todos os professores), seleciono, regularmente, as melhores perguntas e indagações sobre preparação, seja para OAB, seja para concursos públicos. Por certo, mudo o nome da pessoa para não identificar e alguns elementos para adaptar aqui no blog a fim de servir para todos.


Boa Noite Profº

Eu escolhi o Curso Completaço Extensivo para me preparar melhor e com mais tempo, tendo em vista que não tenho mais nenhum compromisso além disso ou até falta de tempo, cumpro com os cronogramas diariamente, sigo as dicas de estudos, sempre assisto as aulas e estudo por resolução de questões também, porém eu queria saber como me manter ativa nessa reta final de preparação? Porque o cansaço é bem frequente, o que as vezes atrapalha meu rendimento diário.

Desde já, obrigada.


Olá Tatiana, seja bem-vinda!

Estudar para provas e concursos é uma longa maratona. Sendo assim, é comum que ao final o maratonista esteja cansado, inclusive, mentalmente, pois durante a corrida ele luta diversas batalhas consigo mesmo. Antes de vencer adversários, ele está lutando com seus pensamentos. “Não vou conseguir”; “Isso não é para mim”; “Poderia estar vendo Netflix”; “O que vou ganhar chegando à final”. Enfim, pensamentos que acontecem também para pessoas como você e que estão travando uma longa batalha para conquistar algo.

Pense na importância da conquista. No propósito dos teus estudos.

Neste momento, peço que você imagine, a partir da conquista da aprovação, com a carteira da OAB na mão, onde você deseja estar, seja no teu escritório, seja com empregada na firma que você sonha, ou mesmo, habilitada para continuar correndo para alcançar um posto na carreira jurídica dos teus sonhos.

Avalie todas as consequências positivas com a carteira da OAB. Se não consegue imaginar, lembre daquelas pessoas que você admira e que já conquistaram a carteira da OAB. Pense na vida profissional delas e nas oportunidades que tiveram. É claro que não há perfeição, mas no que elas conseguiram alcançar.

Os maratonistas experientes deixam para o sprint final, nos últimos km’s, uma energia de superação, que levará eles até a linha de chegada. Esta reserva ou vem desde o início, ou “nasce” no transpirar de alcançar a vitória e merecido descanso dos vencedores ao final.

Bons estudos!


Abaixo, segue uma sugestão de leitura de textos motivacionais para preparação para OAB e concursos, bem como para quem ainda está na faculdade. À venda em todas as livrarias, clique na imagem e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *