O novo mapa da prova do Exame da OAB

Comentários (3)

globo-oab

O XXIII Exame da OAB “bagunçou” o nosso mapa da prova ao alterar o número de questões de diversas disciplinas. O XXII Exame já tinha dado as caras ao mudar a sequência das disciplinas em dois tipos de provas (p.ex., não começar com Ética). O nosso mapa do Exame da OAB já viralizou e é uma das imagens mais conhecidas quando se procura por Exame de Ordem no Google.

Esta imagem foi concebida em setembro de 2011 e repetida em julho de 2016. Saiba mais, clicando aqui. Este ‘post’, sob título “Exame da OAB: número de questões por disciplina (influencia?)” até o exato momento desta publicação já foi visto (“views”) por mais de 243 mil pessoas. Também foi exaustivamente compartilhado pelas redes sociais.

Porque tanto interesse? A premissa é básica: não temos na prova da OAB uma divisão de questões por disciplina (como acontece nas provas de concursos) nem mesmo o edital aponta quantas questões serão cobradas por disciplina (exceto os 15% que exige para Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos e Filosofia do Direito).

E isso tudo é importante? Com certeza! Especialmente, para uma prova que TODAS as questões têm o MESMO PESO. Sendo assim, dependendo do número de questões e a disciplina, ela pode ser desprezada pelo examinando. Usualmente, sei que AMBIENTAL e INTERNACIONAL são deixadas para 2º ou 3º planos, visto que ambas têm 2 questões cada, no entanto, muito texto para ser lido, diferente de ECA e CDC, que apesar de ter o mesmo número de exigência, têm a vantagem de ter cada uma apenas um diploma legal para estudar.

Pois bem, comparando os 4 tipos de provas (branco-1, verde-2, amarelo-3 e azul-4) do XXIII Exame da OAB, aplicado dia 23 de julho de 2017, é possível algumas conclusões (antes de apresentar o mapa resumo da prova):

  • Todos os tipos começaram com ÉTICA;
  • Todos os tipos têm o mesmo número de questões por disciplina;
  • Todos os tipos têm 17 disciplinas;
  • Desde sempre, as questões de DIREITOS HUMANOS mesclavam-se com as questões de DIREITO INTERNACIONAL (PÚBLICO) pelas razões próprias destas disciplinas, apesar de Direito Internacional ter dois ramos, o público e o privado.
  • A INTERDISCIPLINARIDADE não é novidade na OAB somente do XXIII Exame, sempre existiu e a certa dificuldade de “onde começa e onde termina” cada disciplina confirma isso. Afirmamos desde sempre que a preparação precisa ser sistemática, porque os institutos se conectam, ademais, na prova aconselhamos deixar para depois as questões em dúvida, porque a própria leitura das questões posteriores poderia despertar a conexão dos temas adormecidos.
  • Disciplinas que perderam questões: ÉTICA (de 10 para 8); DIREITOS HUMANOS (de 3 para 2); PROC. TRABALHO (de 5 para 4).
  • Disciplinas que ganharam questões: TRIBUTÁRIO (de 4 para 5); PROC. CIVIL (de 6 para 7); PROC. PENAL (de 5 para 6); TRABALHO (de 6 para 7).
  • Todos os tipos têm as duas questões de CDC (44 e 45) na página 13 do caderno, exceto o tipo 4 (azul), cujos enunciados estão na página 14.
  • A partir da questão 70, incluindo ela, há uma “certa” mistura das questões de trabalho e processo do trabalho. A questão que trata do “Cristovão”, que é de direito material, aparece deslocada nas provas tipo 1, tipo 2 e tipo 4. Somente na tipo 3 aparece junto com as questões de direito material para depois entrarem as questões de processo do trabalho.

Compartilhe a imagem abaixo. Copie para você saber. Conhecer o MAPA é como ter GPS dos seus estudos durante a preparação e no dia da prova. Clique na imagem abaixo para ampliar. E bons estudos!

Novo Mapa da OAB-4

PS. – E o professor, qual a obra que posso contar, que seja COMPLETA e ATUALIZADA? Segue a dica abaixo, clique na imagem para saber mais.

Instagram_completaço

PS2. – E professor, a última pergunta: qual o melhor preparatório para 1ª fase da OAB? Caro amigo, fácil responder. Indico dois textos que comprovam (e comparam com a concorrência), basta clicar neles: Link 1 e Link 2.

Banner_Saraiva_Aprova

Comentários

  1. Domingos Sávio Mota carteado
    24.08.2017 - 0:39

    Pura sacanagem dessa banca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado / Campos requeridos estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Agenda OAB

XXIII Exame de Ordem Unificado

  • 23.07.2017

    Prova objetiva 1ª fase

  • 07.08.2017

    Resultado preliminar

  • 08.08.2017
    a
    11.08.2017

    Prazo recursal 1ª fase

  • 22.08.2017

    Gabarito definitivo

  • 17.09.2017

    Prova dissertativa 2ª fase

  • 10.10.2017

    Resultado preliminar

  • 11.10.2017
    a
    14.10.2017

    Prazo recursal 2ª fase

  • 24.10.2017

    Resultado definitivo