O que fazer diante de uma reprovação na OAB ou concursos?

Compartilhe:

Gosto muito de uma frase dada a autoria ao filósofo Sócrates:

Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada

Essa lição pode ser aplicada a tudo, inclusive para quem está buscando a aprovação no Exame da OAB e concursos públicos. E ela está totalmente de acordo com a resposta da pergunta ou indagação inicial: o que fazer diante de uma reprovação?

Se você observar as duas palavras REPROVAÇÃO e APROVAÇÃO, elas têm a mesma raiz, qual seja, PROVAÇÃO. O que é provação? Ato ou efeito de provar.  Dificuldade ou situação aflitiva que põem a prova um indivíduo. Ou seja, a própria raiz da palavra APROVAÇÃO inclui a dificuldade. Sendo assim, a semelhança entre os prefixos “RE” e “A” é colocar algo em provação, cujos resultados irão se diferenciar de acordo com os resultados na superação ou não de uma dificuldade.

Superar uma dificuldade é ACEITAR, antes de mais nada, que resultados negativos podem acontecer. A diferença será no que você vai fazer em caso de REPROVAÇÃO. Há muitas opções, mas a “sugestão” de Sócrates é clara: faça delas o caminho da sua aprovação. Também acreditamos que a melhor resposta é estar disposto a aceitar a REPROVAÇÃO. Depois disso, é procurar os motivos da REPROVAÇÃO. Sem os motivos ou as causas, não duvide que o fracasso baterá na sua porta diversas vezes.

Portanto, não passou na prova da OAB ou num concurso? OK, aceite a derrota. Agora, vamos entendê-la para que a próxima provação sua VITÓRIA será inevitável. Mudar o prefixo não é fácil, mas também não é impossível. Pegue as provas que você não teve êxito e VASCULHE onde foram os ERROS que lhe tiraram a aprovação.

Todo o CRONOGRAMA a seguir deverá privilegiar o conteúdo dos ERROS, para que não ocorram novamente. Isso é transformar as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada. Aprender com os ERROS e DERROTAS levarão você a outra fase!

Um bom recomeço para OAB é o livro abaixo. Clique na imagem e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *