Plano de 60 dias para o Exame da OAB

Compartilhe:

A prova da 1ª fase da OAB do XXV Exame de Ordem é 8 de abril. Isso você já sabe. Talvez a sua maior dúvida seja: o que fazer nos últimos 60 dias antes da prova. Sendo assim, trazemos sugestões de como enxergar estes DOIS MESES que faltam para uma preparação com melhor performance, além das justificativas. Prontos?

1 – DUAS DISCIPLINAS POR DIA [NO MÍNIMO]

Estou cansando de ler sempre o mesmo PADRÃO: 1 disciplina por dia. Praticamente, todos os cronogramas sugeridos buscam esta fórmula. Porém, não faz qualquer sentido. Não é a mesma coisa que na faculdade, onde muitos alunos tem todo um turno com apenas 1 disciplina. Se eu tiver 1 disciplina por dia, vamos imaginar iniciando segunda-feira com CIVIL, depois de mais de duas semanas, numa quinta-feira, retorno para esta disciplina. Lembre, são 17 disciplinas.

Mantendo duas disciplinas, pelo menos, por dia, manterei TODAS as 17 disciplinas atualizadas SEMANALMENTE. Assim, toda segunda-feira vai ter CIVIL e mais uma ou duas. Em dois meses, você estudará a mesma disciplina, pelo menos, 8 vezes.

2 – ESTUDE MAIS NOS FINAIS DE SEMANA

Você pode manter duas disciplinas em DIAS ÚTEIS (totalizando 10 disciplinas) e distribuir as outras 7 no sábado e domingo. Geralmente, são dias com maior tempo para estudar, portanto, oferecendo a oportunidade de estudar muito mais do que 2 disciplinas por dia. Minha sugestão que seja distribuído por ÉTICA e as outras 6 disciplinas que têm 2 questões cada.

3 – A POSSIBILIDADE DE ELIMINAR DISCIPLINAS

Não recomendo a simples EXCLUSÃO de TODAS as 6 disciplinas que têm 2 questões cada: AMBIENTAL, CDC, ECA, INTERNACIONAL, FILOSOFIA e DIREITOS HUMANOS. Muitos professores aconselham neste sentido. Porém, não observam que CDC e ECA estão no pódio das disciplinas com MAIOR aproveitamento. Ou seja, realmente, vale a pena estudá-las visto que estão baseadas, praticamente, numa lei cada e o conteúdo é sempre repetitivo. Raramente, surpreende.

Se for para ELIMINAR disciplinas, sugiro AMBIENTAL, INTERNACIONAL e DIREITOS HUMANOS, não só pela razão de serem 2 questões cada, mas porque exigem um conhecimento legislativo amplo. Mesmo assim, recomendo que estudem a parte constitucional destas disciplinas, já que são objeto de prova e de fácil compreensão. Retirando estas 3 disciplinas, a conta fica redonda: 2 disciplinas por dia!

4 – NÃO ACUMULE DIFICULDADES NUM ÚNICO DIA

Não estude 2 disciplinas no mesmo dia que sejam FRACAS para você! Exige muito mais tempo e paciência. É como marcar dentista e médico no mesmo dia… Alterne as disciplinas, uma fraca com uma forte ou média. Como sei se é fraca ou forte? Resolvendo as últimas provas! Somente um CHECK UP poderá indicar o DIAGNÓSTICO da sua saúde de oabeiro!

5 – INVISTA EM SUPERAR SEUS OBSTÁCULOS

Não adianta querer estudar o que apenas gosta, pois é provável que tudo o resta você deve ter dificuldades e a prova da OAB na 1ª fase não entrega apenas o desejável… Sendo assim, provavelmente, as disciplinas “adoráveis” você se sai bem, desse modo, é preciso investir ESFORÇOS para superar os problemas. Você não gosta de Constitucional? Pois é, são 7 questões na prova. Mais TEMPO será necessário para – ao menos – deixá-la “na média”.

Deixar para depois os obstáculos se faz AUMENTÁ-LOS com o tempo, portanto, comece por eles! Comece pelo mais difícil é o livro de Brian Tracy e que faz todo o sentido no contexto da preparação. Não deixando para depois, você não terá problemas com a procrastinação.

6 – DIVERSIFIQUE AO RESOLVER QUESTÕES

Todo dia é DIA DE RESOLVER QUESTÕES. Não há melhor modo de FIXAÇÃO de conteúdo do que resolver questões de provas anteriores. Os cientistas já comprovaram isso. Mas como ter uma MELHOR EFICIÊNCIA? Diversificando o conteúdo e as disciplinas. Não adianta você resolver 1.000 questões de Penal ao mesmo tempo se a prova cairá 17 disciplinas. Faça mais de uma disciplina na mesma seção para treinar o cérebro, misturando conceitos, institutos e prazos. Faça SIMULADOS de forma permanente.

7 – O QUE OS MARATONISTAS EXPERIENTES ENSINAM

Todo maratonista experiente ensina que nos últimos quilômetros apertam o passo para alcançarem o pódio. É o que chamam de SPRINT FINAL. Portanto, aplicando nos estudos, aumente a CARGA nas duas últimas semanas, aumentando o TEMPO e o NÚMERO DE QUESTÕES para resolver. É chegar embalado na reta final e sem distrações, porque o envolvimento é fundamental para evitar o medo, stress, a angústia e o sofrimento tão comum de véspera de prova.

Sugestão de livro MOTIVACIONAL que traz este conteúdo, além de outros 150 textos distribuídos em 300 páginas por menos de R$ 40 reais? Segue a capa [clique no link].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

2.558.541 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

Agenda OAB

XXIV Exame de Ordem Unificado

  • 19.09.2017

    Publicação do edital

  • 19.09.2017
    a
    29.09.2017

    Período de inscrições

  • 19.09.2017
    a
    29.09.2017

    Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição

  • 23.10.2017

    Resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa

  • 26.10.2017

    Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição

  • 13.11.2017

    Divulgação dos locais de realização da prova objetiva

  • 19.11.2017

    Realização da 1 ª fase (prova objetiva)

  • 19.11.2017

    Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

  • 04.12.2017

    Resultado preliminar da 1ª fase

  • 05.12.2017
    a
    08.12.2017

    Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase

  • 13.12.2017

    Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase

  • 13.12.2017

    Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva)

  • 15.01.2018

    Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional

  • 21.01.2018

    Realização da 2ª fase (prova prático-profissional)

  • 21.01.2018

    Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova...

  • 19.02.2018

    Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado...

  • 20.02.2018
    a
    23.02.2018

    Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase

  • 06.03.2018

    Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do...