Porque não vou zerar na peça?

Devida à costumeira avalanche de dúvidas logo após a realização da 2ª fase, inclusive já respondida em outras duas oportunidades abaixo linkadas, reitero na questão crucial de todo examinando que se preze: terei minha peça zerada?

O próprio edital é bastante rico e aterrorizador ao se referir algumas vezes sobre a possibilidade de ZERAR a peça ou a prova. Vamos às hipóteses (referente ao edital do XIº Exame):

  • “O examinando receberá nota zero nas questões da prova prático-profissional [1] em casos de não atendimento ao conteúdo avaliado, [2] de não haver texto, [3] de manuscrever em letra ilegível ou [4] de grafar por outro meio que não o determinado no subitem anterior.”
  • Esse subitem diz que “as provas prático-profissionais deverão ser manuscritas, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de examinando portador de deficiência que solicitou atendimento especial para esse fim, nos termos deste edital. Nesse caso, o examinando será acompanhado por um agente devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação”.
  • O examinando deverá observar atentamente a ordem de transcrição das suas respostas quando da realização da prova prático-profissional, devendo iniciá-la pela redação de sua peça profissional, seguida das respostas às quatro questões práticas, em sua ordem crescente. Aquele que não observar tal ordem de transcrição das respostas, assim como o número máximo de páginas destinadas à redação da peça profissional e das questões práticas, receberá nota 0 (zero), sendo vedado qualquer tipo de rasura e/ou adulteração na identificação das páginas, sob pena de eliminação sumária do examinando do exame.
  • Quando da realização das provas prático-profissionais, caso a peça profissional e/ou as respostas das questões práticas exijam assinatura, o examinando deverá utilizar apenas a palavra “ADVOGADO…”. Ao texto que contenha outra assinatura, será atribuída nota 0 (zero), por se tratar de identificação do examinando em local indevido.
  • Nos casos de propositura de peça inadequada para a solução do problema proposto, considerando, neste caso, aquelas [1] peças que justifiquem o indeferimento liminar por inépcia, [2] principalmente quando se tratar de ritos procedimentais diversos, como também [3] não se possa aplicar o princípio da fungibilidade nos casos de recursos, ou de [4] apresentação de resposta incoerente com situação proposta ou [5] de ausência de texto, o examinando receberá nota ZERO na redação da peça profissional ou na questão.
  • O caderno de textos definitivos da prova prático-profissional não poderá ser assinado, rubricado e/ou conter qualquer palavra e/ou marca que o identifique em outro local que não o apropriado (capa do caderno), sob pena de ser anulado. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição dos textos definitivos acarretará a anulação da prova prático-profissional e a eliminação do candidato.
  • Na elaboração dos textos da peça profissional e das respostas às questões práticas, o examinando deverá incluir todos os dados que se façam necessários, sem, contudo, produzir qualquer identificação além daquelas fornecidas e permitidas no caderno de prova. Assim, o examinando deverá escrever o nome do dado seguido de reticências (exemplo: “Município…”, “Data…”, “Advogado…”, “OAB…”, etc.). A omissão de dados que forem legalmente exigidos ou necessários para a correta solução do problema proposto acarretará em descontos na pontuação atribuída ao examinando nesta fase.

Resumidamente, esses são os problemas que os examinandos mais cobram em suas dúvidas e que estão previstos no edital. Bem, se você leu todos esses itens e ainda há dúvidas, não se preocupe, o texto deixa margem para interpretações.

O medo da IDENTIFICAÇÃO indevida é o problema número 1. A sua origem parte de diversas causas, mas principalmente no momento de corrigir algum erro cometido, seja uma palavra escrita, texto, parágrafo, etc. Também quanto a algum “sinal” deixado de forma não proposital, mas que a banca possa considerar.

Posso dizer para vocês que essa anulação não é muito fácil de acontecer. Para identificar algo nesse gênero é preciso muito esforço de criatividade por parte da banca e o que é sempre recorrível. Assim, se você riscou muito uma palavra (e não um simples traço), ou se colocou dentro de parênteses, ou se fez as duas coisas, ou se passou um traço, dois ou um xis, não se preocupe, tudo isso faz parte do jogo e a FGV releva.

Errar o “nome da peça” parece que é o ZERO mais comum nas provas. Depois, as ASSINATURAS, pois por incrível que pareça, apesar de ser infantil esse erro, muita gente ainda comete ao final da peça: inventa uma rubrica. Outro problema que leva muitos ZEROS é criar endereços fictícios ou personagens.

Portanto, deixe de lado as possíveis “perseguições” da banca quanto à identificação da prova.

Leia mais sobre esse assunto nesses tópicos:

Como NÃO zerar a peça!

Agora a principal preocupação: zerei a peça?

Caso seja necessário, fazemos recursos contra a decisão da banca, contatar pelo nosso email: mhdarocha@gmail.com

Compartilhe:

Comentários

  1. Professor, to com algumas duvidas, se possível responder, ficarei muito grata. É o seguinte: 2a fase- TRABALHO. Ok, fiz a peça certa: contestação. Tudo certinho no endereçamento, na finalização… Porém, dos 6 pedidos que eu precisava contestar eu apenas contestei 2 corretamente (fiquei nervosa pq deixei p o final e não iria dá tempo…) pergunto:
    – Quantos pontos eu devo receber por feito a peça certa?
    – Considerando q eu acertei 3 questões e ter feito a peça como descrevi acima, quais são as minhas chances?
    – Quais são os motivos que levam a banca descontar pontos?
    obs.: no desespero, como n conseguia achar os fundamentos corretos, usei outros… errados, com pedidos errados!! to desesperada, pois tava fácil. Inaceitável perder essa chance. 🙁

    Obrigada desde já

    1. Patricia, é muito difícil adivinhar… a distribuição de pontos é aleatória, principalmente, na peça. Sugiro que fique tranquila, pois ao menos a situação de forma panorâmica está dentro de uma possibilidade de aprovação. Boa sorte.

      1. Professor estou com uma duvida que esta me consumindo, na prova de direito civil do XI Exame fiz a AÇÃO DE DESPEJO, porem não pedi antecipação de tutela, isso pode fazer com que minha peça zere ou apenas desconta ponto? se descontar será significativo? desde já agradeço pela atenção.

        1. Daniel, não zera, pois é item de pontuação. Haverá desconto, mas creio que não significativo. boa sorte.

  2. Boa noite professor!
    Tenho algumas dúvidas que tem me deixado muito angustiado. Errei 2 palavras na peça, mas coloquei elas entre parenteses e depois risquei..isso vai zerar minha peça???
    Nas respostas da questões, eu fiz assim: 1-a) 1-b) Isso identifica a prova e pode me zerar????

    Desde já muito obrigado.

  3. marcelo, na questão 02 de direito civil, na letra b, respondi que hUMBERTO teria que indenizar Renata, pelo fato dela ter mediado o negocio, e tinha contrato de exclusividade, portem fundamentei no artigo 389 cc/02 oDo Inadimplemento das Obrigações, sera que ganharei algum ponto , pois afirmei que humberto teria que indenizar

  4. Caro professor,
    Esse foi meu primeiro exame, prestei em Civil e estou muito ansiosa, não bastasse ter que me preocupar por ter proposto uma Ação de Imissão na Posse, ainda não tenho dormido pois, depois de ter concluído a peça com os pedidos e demais requisitos, notei que faltavam algumas coisas, dai fiz um grande X na página e passei para a próxima página, será que se eu não conseguir zerar na ação vou zerar na identificação?

  5. Professor,
    Boa tarde!

    Estou bastante preocupada… fiz a segunda fase em direito civil e coloquei “ação reivindicatória com pedido de tutela antecipada pelo rito ordinário”, mas no decorrer da peça encontrei o artigo 8º da Lei de Locações e fundamentei nele, ficando bem parecido com a resposta da OAB.
    Mas esqueci de mudar o nome da ação.

    Por estar com o nome diverso, eles lerão minha peça?
    Isso zerará minha peça ou representará apenas um desconto?

    Obrigada desde já!

    1. Olha Fernanda, já vi de tudo. Mas pelas últimas correções, provavelmente, não irão considerar. Minha sugestão: comece a pesquisar na jurisprudência e doutrina essa possibilidade para eventual recurso. boa sorte.

  6. Professor, pedi a desclassificação em penal para homicídio culposo do art 121 §3º do CP. Isso é suficiente para zerar a tese? Pois segundo o Maurício Siegeler:

    “E, no caso de erro na indicação da lei, a FGV não aproveita a fundamentação. Se o candidato erra na indicação do dispositivo normativo ou Súmula, ele perde integralmente os décimos relacionados com aquele item de resposta.”

    portanto eu zeraria toda a tese e o pedido?

      1. Não, é relacionado à tese da peça. A fundamentação da desclassificação para o 121 §3º do CP e a do 302 do CTb é exatamente a mesma. Pelo princípio da especialidade deve ser usada a do CTb. Tudo bem, errei, só não queria que a tese inteira seja desconsiderada, assim como o pedido. Obrigado.

  7. Olá Professor.
    Na Contestação cobrada na prova de Direito do Trabalho, o problema indicava que a demanda inicial tinha sido proposta em Goiânia.
    No endereçamento eu (e vi que teve outros colegas no facebook que fizeram o mesmo) coloquei “…2ª Vara do Trabalho de Goiânia – Estado de Goiás”. Acho que posso zerar a prova por isso?
    Outra questão, na hora que eu estava qualificando, estava muito nervoso com o início da peça e escrevi “apresentar CONTESTAÇÃO EM FACE DE …, relativamente à Reclamatoria Trabalhista que lhe move, nas razões…” posso perder pontos (ou zerar a prova) também por isso?
    Meu Deus, estou me torturando por causa desses dois pequenos deslizes…

    1. Elizeu, colocar o nome do estado corretamente zera? Calma, pois a preocupação está exagerada também na segunda pergunta. boa sorte.

  8. Marcelo, parabéns pelo trabalho! Li o post acima conforme vc indicou na minha pergunta em um post anterior! De muita valia! Depois conto o resultado…

  9. Professor,boa noite!!
    Fiz o último exame de ordem e ao perceber que a fundamentação de uma questão estava errada, marquei dois x por cima do que já havia escrito e respondi corretamente logo abaixo. Isso é identificação de peça?

  10. Bom dia professor.
    Fiz Penal.
    Na tese principal de merito, pedi a desclassificacao para homicidio culposo art. 121 paragrafo 3 do CP, sendo que o correto e o art. 302 do CTB (Homicidio culposo na direcao de veiculo aautomotor). Pergunto. Irei zerar a tese ou sera descontado os pontos?
    Outra duvida.
    Em uma questao coloquei a letra B primeiro que a letra A, e em outra questao coloquei duas respostas na letra A, uma certa e outra errada. Nessa situacao ha algum problema??
    Desde ja agradeco…

    1. Alderizo, creio que zeraste a questão referida. Quanto a inversão, se ficou identificada, não há problema. Quanto a duas respostas, creio que eles não considerarão. boa sorte.

  11. Professor, me veio em mente agora um detalhe que coloquei na peça e fiquei apavorada. No final da peça, no local da assinatura do advogado, eu coloquei ASSINATURA/ADVOGADO…… e em baixo eu coloquei OAB nº……. Como eu li que deveria ser colocado somente ADVOGADO, será que da forma que eu fiz ensejará a anulação da peça? Agradeço a atenção

  12. Pingback: Blog Passe na OAB
  13. Professor, obrigada pelo seu blog.. estou mais tranquila e confiante. Consegui acertar bastante coisa da prova, porém, na questão 1 tinham duas súmulas e coloquei apenas uma, decidi refazer a resposta melhor e passei um traço na questão; depois dei um risco grande e comecei do zero… esse RISCO GRANDE foi um erro que espero não ter colocado tudo a perder, tenho medo de zerarem.. se desconsiderarem só o ponto já estou no lucro, corro risco de ter toda a prova zerada?
    Obrigada

    1. Daniela, entendo que não, a identificação parte de outros elementos, visto que nesse caso a intenção é evidente que você não quer que seja aproveitado a parte riscada. Qualquer coisa, estamos à disposição. Boa sorte.

  14. Prezado Mestre:

    Na peça coloquei duas teses com pedido alternativo.
    A principal esta correta, a alternativa não.
    Como funcionaria a pontuação da peça neste caso.
    Muito grata desde já;
    Denise

  15. Professor, fiz a ultima prova de direito civil da segunda etapa XIII..So q estou com uma duvida muita grande no nome da peça… A questão em si era sobre a troca do produto.A peça era de Obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada art. 18 do cdc cc/ com o art. 273 do cpc, mas na hora do nervosismo coloquei Ação de responsabilidade pelo vicio do produto ou do serviço com fulcro no art. 18 do cdc…por conta disso vou tirar zero?….E a outra duvida é sobre o local e data…No local coloquei a mesma comarca do endereçamento, mas quanto a data coloquei errado…isso seria identificação?…Obrigada!

    1. Ana, conforme escrevi para Sara, muita gente acaba escrevendo “número” – veja que vocês duas fizeram isso, portanto, não poderá ser alegado que é identificação. boa sorte.

  16. Professor… No caso de fazer a prova com duas cores de canetas diferentes, isso será considerado identificação de candidato? Obrigada

  17. Professor me ajuda!!! eu fiz a peça trabalhista e coloquei Excelentissimo Senhor Doutor Juiz da 11 Vara de Trabalho de Manaus/Amazonas, ocorre que coloquei a 11 Vara porque confundi com o artigo da clt que fala sobre os Trts e as regiões. Será que vou ter a peça anulada por identificação de peça?? Por favor me responda!!1

  18. Professor eu errei o nome da peça, o cabimento, quando estava escrevendo os fatos vi que a peça era outra passei um traço no nome da peça errada e ao lado escrevi a certa, risquei também o cabimento, e depois que finalizei a peça, escrevi em tempo e botei o cabimento correto, isso é identificação de peça e será que descontam muitos pontos por isso, desde já agradeço por sua ajuda

  19. Professor eu errei o nome da peça, o cabimento, quando estava escrevendo os fatos vi que a peça era outra passei um traço no nome da peça errada e ao lado escrevi a certa, risquei também o cabimento, e depois que finalizei a peça, escrevi em tempo e botei o cabimento correto, isso é identificação de peça e será que descontam muitos pontos por isso, desde já agradeço por sua ajuda, to nervoso d+

    1. André, você escreveu ao lado? Espero que considerem, mas identificação não é, pode ficar tranquilo. Nos conte como foi a avaliação depois. boa sorte.

  20. Sim, escrevi o nome da peça correta ao lado, me informaram que ao lado podia, não podendo por sobre o nome riscado,

    1. André, desculpa, estou aqui acumulado de coisas para responder. Agora consegui visualizar melhor. Sim é possível colocar ao lado ou embaixo, até porque não tem como colocar sobre o riscado. Fica tranquilo. boa sorte.

  21. Professor, boa noite.

    Ao final da peça prática, inverti dois tópicos, ou seja, coloquei da NOTIFICAÇÃO e depois DAS PROVAS, além de que o tópico da NOTIFICAÇÃO ficou incompleto. Outrossim, tive pouco espaço ao final, coloquei o tópico DO VALOR DA CAUSA e pontinhos, a apurar, na mesma linha.
    Também errei um dos pedidos.

    Pode me ajudar??? Como a FGV se comporta na correção?

    Grato.

    1. Veloso, a inversão de tópicos, dependendo do tipo dos mesmos e da peça, não há prejuízo algum. Creio que nesse caso, não vejo prejuízo algum. Agora quanto ao erro em pedido, você não alcançará a pontuação total desse tópico. boa sorte.

  22. Boa tarde!

    Professor, escrevi os pedido da peça na folha que era a primeira questão! E ele está todo certo de acordo com o espelho de prova! Você acha possível um recurso para considerarem os pedidos?

    OObrigada

  23. Professor, Boa Tarde.

    Em uma questão, acabei invertendo as respostas, trocando a Letra A pela letra B, Ocorre que as respostas estão corretas. É possível no recurso conseguir a pontuação ?

    Obrigado.

    1. Alfredo, a banca tem sido implacável, mas entendo que sim, deve ser demonstrado que não houve prejuízo algum e que as respostas estão lá. Demonstre por todas as razões possives, invoque principios, boa-fé, razoabilidade, proporcionalidade, enfim. boa sorte.

  24. Professor, por favor, esclareça uma dúvida que está me deixando muito nervosa: na última questão da minha prova, após escrever um parágrafo inteiro (por volta de cinco linhas), resolvi alterar a fundamentação e, ao invés de passar uma linha horizontal, acabei fazendo um grande parentêse no parágrafo inteiro e colocando linhas diagonais grandes sobre todo o texto a ser desconsiderado, de modo que abarcasse todas as linhas escritas, mas ou menos assim: (////). Agora estou preocupadíssima com a possibilidade disso ser considerado identificação. O que o Sr. acha

    1. Andréa, a boa técnica não recomenda usar parênteses, mas enfim, creio que o bom senso poderá prevalecer de quem corrige. bons estudos.

  25. Boa tarde professor,
    Na última prova de penal XV exame coloquei o nome correto da peça QUEIXA-CRIME, porém coloquei o artigo errado…gostaria de saber se zerei a peça?
    Desde ja obrigado!

    1. Gustavo, segundo o edital, sim, mas tenho visto que algumas provas “escapam” deste critério e estão sendo corrigidas. Nos avise do resultado, ok? boa sorte.

  26. Professor, errei o nome da peça. Contudo passei uma linha horizontal no nome errado e como já tinha começado “os fatos” não tinha mais espaço para colocar o correto não quis passar um risco na folha toda… Então, ao final da peça eu coloquei um * com o nome correto com a devida fundamentação. Vale lembrar que no direito e no pedido fiz as teses com base na peça correta! Há chance deles zerarem minha peça ou podem considerar a minha correção e no máximo descontarem ponto pela rasura? Obrigada

  27. Professor, boa noite.

    Ao finalizar minha peça, coloquei no local da assinatura “ADV/OAB”, isso será uma causa de identificação da peça, dado ao fato de que não foi escrita a palavra Advogado completa???

    Muito Obrigado!!!

  28. Olá, professor, estou angustiada, fiz a prova de tributário ontem, fiz a peça correta conforme o gabarito a exceção de pré-executividade e fundamentei corretamente pela prescrição e responsabilidade, mais pelo nervoso, fiz um tópico de concessão de medida liminar, e ainda fundamentei no art.273 CPC, incorretamente, terei a peça zerada, posso ter esperanças, qua a peça seja aceita

    1. Bibiani, entendo que não, desde que seja compatível com a peça, ou seja, seja possível a inclusão de pedidos que não prejudique a resposta. boa sorte.

  29. Prof. fiz a segunda fase em trabalho, acertei toda a peça, endereçamento, era um RO, fiz tudo que precisava ser feito, porem deixei de colocar o nome da Peça (recurso Ordinário com Fulcro no art. 895 I da CLT) eu zerei a peça?

    1. Bruna, infelizmente, já tive relatos de quem não coloca o nome da peça, zera, independentemente do que foi escrito. Será que a banca está considerando atualmente? Não sei, você pode nos dizer quando sair o resultado. boa sorte.

  30. Bom tarde,gostaria de uma ajuda.
    Fiz a prova da 2ª fase da OAB (civil),e no nervosismo na hora de colocar o local,eu utilizei o local que esta no texto,ou seja Rio de Janeiro,posso correr o risco de zera?

    att Débora

  31. Professor, na minha prova o endereçamento era para o Juizado Especial Criminal de Niterói, e após a frase “termos em que, pede deferimento” ao invés de Cidade… escrevi Niterói. Será que vou zerar a prova? Obrigada.

    1. Talita, há situações que sim, outras, não. Particularmente, neste caso, não só você cometerá este erro, portanto, não teria como identificar a prova. boa sorte.

  32. Professor, fiz a 2 fase da oab civil no ultimo final de semana. Na hora de transcrever as respostas dos quesitos, acabei me confundindo e no espaço destinado a resposta do quesito 2, coloquei a resposta do quesito 3. Então, chamei o fiscal Advogado da sala e ele disse que eu poderia fazer o seguinte: risque toda a resposta abaixo das palavras e, logo após, coloque obs: resposta referente ao quesito 3. Aí mais embaixo transcrevi a resposta correta do quesito 2. Sendo que, consultei outras pessoas, e estas me falaram que eu me identifiquei e que minha questão iria ser zerada, então fiquei um pouco angustiado e queria saber se realmente eles irão anular? Porque se anularem por algo que eu fui induzido a fazer aí vou recursar mas nem sei se conseguirei obter algum êxito! :/

  33. Professor em relação aos pedidos esqueci de pedir a citação da querelada, Zera ou não??? outra coisa risquei a letra (B) de uma questão só que foi como uma bolinha Zera??? Professor obrigado pela atenção!!!

  34. Olá professor,

    Ao final da peça prático profissinal, coloquei um traço e abaixo transcrevi essa frase:

    ____________________
    Nome completo do Advogado …

    Será que minha peça vai ser anulada por identificação?
    Estou preocupada pois acertei a peça e as teses, e ao final tive esse deslize, devia ter colocado só advogado…

    Muito obrigada.

  35. Professor,
    Em minha peça, ao invés de colocar “local”, coloquei “Rio de Janeiro/RJ” que era o local da Vara que proferiu a decisão recorrida, conforme constava do enunciado. Posso ter minha peça zerada por isso?

  36. Professor eu aleguei no mérito o que deveria ter alegado nas preliminares vou zerava peça de contestação com isso ?

  37. Professor

    Estou desesperada,

    Acertei a questão , mas errei totalmente a fundamentação era para fundamental na CLT. . E eu fundamentei no cpc..
    vai contar algo? ?

  38. Olá Professor…
    Ontem foi um dia cheio de nervosismo para àqueles que fizeram a 2a fase do exame xvi… E eu fui uma dessas pessoas que acertou a peça em tributário, mas minhas teses não bateram com o espelho. .. Posso ter minha peça zerada?

  39. Professor, fiz a prova de direito do trabalho na segunda fase da oab. Ocorre que no esqueleto da folha de razões do Recurso Ordinário utilizei fatos/mérito/requerimentos finais. Posso ter a peça zerada?

  40. Professor, por favor, se o senhor puder esclarecer minha dúvida, agradeço!
    Ocorre que não aleguei a preliminar na contestação em direito civil, no mérito, acho que foi ok.
    Dessa forma, eu zero a peça?? A preliminar tratava-se de ilegitimidade da parte.

  41. Na prova de 2ª fase, eu não me atentei ao fato de que a resposta de cada questão deveria ser elaborada em uma folha. Depois de utilizar as cinco folhas para peça, fiz as questões 1 e 2 na primeira folha e as questões 3 e 4 na segunda folha. Quais as consequências? Há possibilidade de a partir de um recuso analisarem minhas questões?

  42. Professor, boa noite.
    Não identifiquei nas questões os itens A e B mas respondi-os na ordem, colocando em parágrafos diferentes. Há a possibilidade das questões serem zeradas só porque não identifiquei A e B?
    Obrigado

  43. Professor, me tire uma duvida, pelo nervossismo do momento esqueci de colocar meu nome no caderno de resposta estou surtando por acaso é passivel de anulaçao.

  44. boa tarde.
    na ultima prova em vez de colocar contestação, coloquei reconvenção,
    minha peça vai ser anulada?
    tenho alguma chance em recorrer?
    obrigado.

  45. Professor Marcelo!

    Na minha prova trabalhista, o TRT competente era de Florianópolis, na capa do recurso eu coloquei local, data… mas no final das razoes de recurso eu coloquei o local como Florianópolis. Posso zerar por causa disso?

  46. Professor, na peça, ao final, ao invés de escrever `advogado` escrevi `assinatura`. O sr acha que se trata de identificação de peça? Obrigada.

  47. queria MUITO que alguém me respondesse uma coisa: existe em algum lugar a previsão de que quando se erra deve-se riscar com um traço simples?

    Estou com essa dúvida, porquanto no EDITAL não diz NADA sobre isso, somente diz que não pode haver riscos, manchas, rubricas, etc.. sob pena de ANULAÇÃO. Já na folha de rascunhos não há NADA a esse respeito.

    acabei riscando MUITAS vezes as palavras que errei, fiz umas machinhas realmente.

  48. Professor, fiz a última prova de penal e o endereçamento era para a Vara de Execuções Penais da Comarca do Rio de Janeiro, na hora de datar a peça escrevi “Rio de Janeiro, 30 de maio de 2015. acha que podem zerar minha peça? fica difícil recorrer? co certeza devem ter casos parecidos.

  49. Professor na peça de trabalho não coloquei nesses, termos pede deferimento no final da contestação? Zera a peça? Mas coloquei local e data, advogado e oab N.

  50. Bom dia professor…
    Professor estou muito preocupada porque na peça de penal que fiz no último exame risquei metade da primeira folha, e reiniciei a peça novamente, porém tudo ficou dentro do limite de páginas. Será que estes riscos podem ser tidos como marcação de prova?

  51. professor socorrooo ontem comecei a fazer a peça e por encontrar um artigo equivocada, pensei em estar fazendo a peça errada, logo passei um traço inutilizando duas filhas, o traço foi passado em cima das palavras, mais logo depois vi que se tratava da peça que eu tinha inutilizado, e então voltei a fazer a peça do 0 comecei na terceira folha com a peça certa, você acha que isso vai zerar minha peça?

  52. Boa noite.
    Professor, ontem fiz o exame XVIII e peça civil. Esqueci de pedir o deferimento e ajg no final, assim como não pedi citação por AR e nem tutela antecipada para tirar autor do SPC. A peça era consignação em pagamento com réu com endereço incerto. Será que vou perder muitos pontos, pois acertei endereçamento, nome da peça, artigos, pedidos e valor da causa. Acho que o que errei não tem maior valor, qual sua opinião?
    Obrigado

  53. Professor, bom dia,
    gostaria de saber se ao errar na primeira folha da peça e passar o traço conforme o edital, porém trata-se de um erro de umas 10 linhas, pode ser configurada como identificação de peça? Estou em dúvida. Obrigado.

  54. Professor, na contestação trabalhista deste exame XVII, eram 5 teses a contestar, contestei 4 e uma achei que era inépcia por falta de causa de pedir, e não era.! E ainda, coloquei um prescrição que não tinha,pode ser tirado muitos pontos por em vez de contestar aleguei inépcia e coloquei um prescrição que não tinha? Grata.

  55. Professor, Fiz o XVII exame,de penal, o endereçamento no enunciado era para o juiz de florianopolis, no cabeçalho eu acrescentei estado de S/C , isso pode identificar minha peça?

  56. Professor, boa noite!

    Me tire uma dúvida pelo amor de Deus
    eu coloquei na prova de civil já no final assim: local e data. .. (rio de janeiro) entre parênteses porque lembrei que o caso deu o lugar. Isso caracteriza identificação de peça?
    Estou desesperada

  57. Obrigada professor..as suas orientações nessas horas estão sendo muito importantes. Parabéns pelo blog.

  58. Ola professor, fiz a segunda etapa da oab de civil, gostei da prova , me sai bem nas questoes e na peca , porem cometi um erro, esqueci de colocar o artigo legal da minha peca, mas coloquei o nome(Embargos de terceiro) sera que terei minha peca zerada? Mesmo tendo acertado a peca e seu nome , esquecendo apenas o artigo legal?!? Agradeco sua atencao

  59. Professor,
    Ao final da peça, rasurei a palavra OAB. Isso é motivo suficiente que leva à identificação da peça?
    Obrigado!
    Paulo.

  60. No último exame eu coloquei ao final da peça local do problema é data do exame, há algum problema? Abraços.

  61. Obrigado Dr. Marcelo por sua orientação quanto ao fato de que ter considerado uma das teses (Trabalho) como inépcia da petição inicial (preliminar) não será por si só motivo para zerar a peça (xviii exame). Não querendo abusar de sua dedicação, se para as demais teses (4 /5) , o mérito, artigo, etc, estiverem tudo correto, o Sr. acredita que a banca irá penalizar muito o erro , ou seja, ter considerado essa preliminar poderá tirar muitos pontos na avaliação ? Desde já agradeço e parabenizo-o por esse trabalho, que para muitos (diria quase a totalidade) dos candidatos é um canal tranquilizador e esclarecedor.

  62. Profº

    A peça prevista no padrão de resposta era embargos de terceiros, mas a nomenclatura que utilizei para identificar a peça foi denunciação da lide.
    Será que a peça é zerada. 2º fase civil.

  63. Boa noite professor fiz a segunda fase administrativo dos 5 vícios aleguei 2 fiz o resto tudo certo e o endereçamento era STJ coloquei jf será que tenho uma nota boa ?

  64. A minha era para pó STJ coloquei jf ,mas acertei a peça coloquei autoridade coatora réu autor fiz pedido de liminar fiz fundamentação, só que tinha que alegar vício de modalidade que não coloquei mas dos 5 vício coloquei 3 será que desconta muita ?

  65. Professor, bom dia.
    Fiz o XVIII exame de ordem, segunda etapa de penal. Ocorre que, no enunciado mencionava a cidade de Natal, porém, na pressa ao inves de colocoar o estado de RN, coloquei PE. Posso zerar a peça por isso?

  66. Professor, bom dia
    Fiz a prova do dia 17/01/2016. Na frente do nome Advogado e OAB/Nº, coloquei um traço. A minha peça pode ser zerada?

  67. Olá professor, boa noite. Fiz a prova XVIII na área de direito do trabalho. Estou com algumas dúvidas, na peça coloquei uma preliminar de contestação que não existia é um artigo coloquei caput, e no gabarito veio só o artigo. Isso vai diminuir muito a nota? Algumas questões acertei a fundamentação teórica e errei o dispositivo legal, como eles vem pontuando? Muito obrigada!

  68. Ótimo professor, muito obrigada.
    Gostaria saber se as questões em que acertei fundamentação teórica e errei o dispositivo legal será pontuado algo? Como vem sendo a correção nesse sentido?

  69. Olá!
    Professor, por favor, responda-me.
    Estava totalmente lembrada de como fechar a peça. Mas, o espaço, infelizmente não deu, usei todas as linhas disponíveis para a peça, só escrevi até os requerimentos finais e nem foi tudo.
    Então, quero saber se minha peça não será corrigida, irá zerar porque não coloquei
    Nestes termos,
    Pede deferimento.
    Local e data.
    Advogado
    OAB nº

  70. Boa tarde professor, fiz o XIX exame da ordem e acertei a peça, porém, passei o limite de linhas ao por Advogado e OAB. Minha peça será zerada?

  71. Oi professor, me tire uma dúvida por favor, ao terminar minha peça vi que faltava uma palavra pra dar sentido na conclusão, aí coloquei a palavra meio que do meio que entre duas palavras só que ficou mais pra cima pq não cabia inteira no meio das duas, isso pode ser considerado como identificação?

  72. Professor, fiz o XIX exame na area de trabalho e no proprio problema estava que a sentença foi proferida para a 50ª vara de VITORIA/ES. fiz a peça correta e edereçamento correto ai me deparei em pensamentos hoje que se não me engano coloquei na parte de LOCAL E DATA se seguinte situação
    VITORIA/ES, DATA
    Advogado
    OAB Nº
    corro o risco de zerar a peça?

  73. Professor, fiz a prova de Direito do trabalho, acertei 3 questões, a estrutura da peça, mas só acertei uma tese do mérito conforme o gabarito. As demais errei a fundamentação. Tenho chance de ser aprovada? É a minha primeira prova, não tenho noção do padrão da correção.

  74. BOA TARDE,
    PROFESSOR, FIZ O ULTIMO EXAME DA OAB, ACERTEI A PEÇA QUE ERA R.O, PORÉM, QUANDO INICIEI NÃO COLOQUEI COM FULCRO NO ART 895, POIS FIQUEI DE CONFIRMAR E VOLTAR, ACABEI ESQUECENDO.. MAS ACERTEI A PEÇA.. SERÁ QUE ZERO?

  75. BOM DIA PROFESSSOR MARCELO,

    NA PEÇA DE TRABALHO NÃO COLOQUEI A REGIÃO DO TRT, coloquei “da ___ região do TRT”. Irão zerar minha peça por não ter colocado a região?

  76. Professor fiz toda estrutura da peça correta, com o fundamento correto. Porém esqueci de colocar o nome, pulei a linha e estava pensando se escrevia memoriais ou alegações finais escritas … E terminei a peça, fiz as questões … E deveria ter escrito ao final porém não lembrei e entreguei a peça sem nome… Vou zerar a peça?

  77. Boa Noite, Professor Marcelo.
    Minha prova estar quaseigual ao espelho mas apesar de fundamentar e acertar a peca escreve errado.
    ”Embargo de Execução Fiscal”
    Correto: Embargos a execução fiscal
    Eu vou zerar?

  78. Bom dia professor,
    Eu acertei a peça mas ao final vi que tinha esquecido um tópico no mérito. Como não tinha mais espaço, fiz o pedido, mas não coloquei o tópico no mérito. Isso zera? Fiquei preocupada pois a petição ficou inepta quanto a esse pedido…

  79. Boa tarde prof. agora na segunda fase do xx exame da prova de constitucional, coloquei na qualificação (..) em face da lei orgânica do município beta, ELABORADA PELO PREFEITO E PELA CÂMARA MUNICIPAL, seria motivo de zerar ou perder ponto? Grande abraço.

  80. Boa noite Professor! Fiz a minha peça de direito constitucional, sendo uma ADPF. Contudo, durante a elaboração da minha peça, percebi que tinha colocado assim: AÇÃO DE ARGUIÇÃO DE PRECEITO FUNDAMENTAL, então, logo que percebi, por não ter mais espaço, já que tinha feita a qualificação toda, coloquei logo em cima, mas na mesma linha, a palavra: DE DESCUMPRIMENTO DE. Entendo que nomeie corretamente a peça, embora não tenha fica esteticamente bonito. O que o Sr. acha?

    Muito obritgado!

  81. Apenas complementando, coloquei a palavra: “DE DESCUMPRIMENTO DE” logo em cima, mas na mesma linha, entre as palavras “Arguição” e “Preceito”.

    obg!

  82. Professor,
    Na minha peça de embargos à execução fiscal deveria ter fundamentado com art 16 da lei 6830/80
    Porém fundamentei apenas: com fulcro na lei n° 6830/80
    ISSO ZERA A PEÇA
    Ou diminuir a pontuação?
    XX EXAME

  83. Bom dia Professor!

    Professor, realizei a prova de Direito Constitucional, contudo, ao terminar a qualificação, percebi que tinha colocado o nome da peça de: AÇÃO DE ARGUIÇÃO DE PRECEITO FUNDAMENTAL. Assim que vi, por não ter mais espaço, coloquei a frase: DE DESCUMPRIMENTO DE, logo em cima, mas na mesma linha, entre as palavras “arguição” e “preceito”. Ao meu ver, acertei o nome da peça, embora não tenha fica esteticamente bonito. Gostaria muito da opinião do senhor, o que acha?

    Muito obrigado!

  84. Bom dia professor!!
    Eu fiz a prova de trabalho 2 fase (exame xx), coloquei apos o endereçamento reclamante e o nome da mesma corretamente, porém em reclamada botei : familia moraes , ao invés de Moares( me bateu uma leseira na hora) , vc acha que isso vai me prejudicar?
    N pedi o reconhecimento para contrato por prazo determinado e nem reflexos pois mudou a forma do contrato, mas acertei os demais pedidos, na sua opiniao vc acha que irao descontar muitos pontos por isso?
    Desde ja agradeço.

  85. Professor, eu fiz direito do trabalho na 2° fase. A peça foi uma reclamação trabalhista. Ocorre que o texto dava o local (Nata/RN), então fiz o endereçamento todo certinho. Mas, por conta do nervosismo, no momento de finalizar com local e data, eu coloquei: Natal/RN e data. Na verdade eu não sei nem se errei em ter colocado Natal/RN, mas se estiver errado, corro o risco de ter a minha peça zerada?

  86. Professor na 2° fase do exame xx na prova de penal, nos itens do direito e dos pedidos incerto as ordem dos fundamentos nas subsidiárias, tem algum problema?

  87. Professor só corrigindo não quis dizer “incerto”, mas sim “inverti” a ordem dos fundamentos e dos pedidos…

  88. Boa noite professor, fiz a 2 fase exame da ordem que na minha cidade havia sido cancelada. A peça foi contratações ao recurso ordinário, porém, ao escrever o nome da peça coloquei assim…apresentar contrarazoes com fundamento no artigo 900 da CLT”. No parágrafo posterior pedi que as contrarazoes ( recurso ordinário) fossem remetidas a instância superior.
    Nas razões coloquei o nome completo contrarazoes de recurso ordinário, onde ti fiquei recorrente, recorrido e tudo mais. Queria saber se vou zerar a prova porque não nominei como contrarazoes ao recurso ordinário, mas fundamentei certinho. Socorro!!1112

  89. Professor, fiz a 2ª Fase da OAB agora, no XX Exame, em Direito Tributário, quando da parte das questões, fiz todas em ordem crescente e nas respectivas folhas, mas me esqueci de identificar elas como A e B, porém ao ler não há dúvidas que ambas estão em todas as folhas na sequência de A e B.
    Tive a questão 1 corrigida na integra, e a 2 supostamente não, corrigindo-se tão somente o item A.
    Nas questões 3 e 4 não houve correção.
    Recorri requerendo que se adote um critério de correção único, baseado no que já fora corrigido para a minha peça.
    Acertei praticamente tudo na integra, conforme pediu o espelho, e se consideradas estas questões eu passaria com muita sobra.
    Inclusive minha nota foi 5.40 , preliminarmente, e apenas um item considerado, do que eu recorri já seria suficiente para passar.
    O sr. acha possível considerarem o meu recurso, pedindo a consideração do critério de correção? Pois se já corrigiram, mesmo eu tendo BOBEADO e feito em desconformidade com o edital, creio que deveriam continuar.

  90. Professor, Boa noite.

    No final das razões do recurso ordinário eu ao invés de colocar só local e data, Oab e advogado, eu usei a expressão nestes termos pede deferimento, vou perder ponto por isso?

  91. Professor, bom dia.

    Primeiro eu venho informar que na qualificação eu tinha errado o nome da parte, mas fiz um risco e como não tinha espaço escrevi acima, será que irão considerar?

    Outra situação é que ao final da prova eu fiz exatamente assim:

    Nestes termos,
    Pede deferimento
    Local e data
    Advogado
    OAB n°. _____.

    Será que irão considerar o erro? Será que irão zerar a minha prova?

    Att.
    Rubens Parr

  92. Professor boa tarde me responda por favooor errar o nome do réu em um recurso é o caso de zerar a peça ou só perde os pontos destinados a eles?

  93. exemplo no meu recurso ordinário eles não deram o nome da empresa ré em vez de colocar recorrente eu coloquei reclamante me passei, eu perco os pontos ou zero a peça ?

  94. Hoje eu na hora de fazer a peça , eu identifiquei embargos a execução, fiz toda a minha peça com fundamentação em embargos a execução, mas na hora de escrever lá, eu coloquei embargos de declaração :/ Sabe se cabe recurso ?

  95. Hoje eu na hora de fazer a peça , eu identifiquei embargos a execução, fiz toda a minha peça com fundamentação em embargos a execução, mas na hora de escrever lá, eu coloquei embargos a declaração !errei a palavra. Sabe se cabe recurso ?

  96. Boa noite, professor!

    Na prova de civil da segunda fase do exame xxii, identifiquei a peça corretamente, que era AGRAVO DE INSTRUMENTO.
    Na fundamentação não coloquei a ADIn n. 4815, no entanto, fundamentei nos artigos 5ªº, incisos IV e IX da CF, além do art. 220, também da CF.
    Isso é motivo para zerar a peça?

    Obrigada!

  97. Boa noite, professor!
    Estou aflito! No cabeçalho da prova prática trabalhista eu teria que ter colocado 250° vara do trabalho, mas coloquei um traço.
    Outra coisa, nos fatos e fundamentos pedi horas extras a mais do que era para ter pedido, será que me prejudica?
    Em alguns fatos e fundamentos coloquei súmulas, mas não coloquei art. e vice-versa. Noutras coloquei os dois. Será que perco pontos por não citar o artigo?
    Ao invés de pedir substituição salarial, pedi equiparação salarial, perco ponto com isso?
    Não pedi tutela de urgência, mas nos fatos e fundamentos jurídicos pedi a reintegração, será que conta ponto? Dos 7 pedidos e argumentos jurídicos que a banca pediu coloquei 4,5 é um errado. Tenho chance?
    Nas perguntas, fiz com muita correria, em algumas coloquei a resposta, mas não deu tempo de citar o artigo ou súmulas. Tenho chance de ganhar algum ponto nessas respostas?
    Muito obrigado pela atenção, professor!
    Abraço

  98. Mestre , na parte final da peça de penal ao invés de colocar;

    Local , data
    Eu coloquei, Belo Horizonte, data .
    Isso é motivo de identificação? Abcse

  99. Bom dia professor! Em uma das questões subjetivas da prova, eu tinha que responder sobre dois personagens: João e Paulo. No entanto, ao invés de escrever Paulo, escrevi Pedro. Será que posso perder ponto por isto, mesmo tendo respondido corretamente o ítem? Só havia estes dois nomes na questão.

  100. Boa tarde Professor,

    Estou com um dúvida muito grande, fiz o exame XXII em direito penal, a peça era uma apelação, com muitas teses, no entanto, a tese principal era sobre desistência voluntária. Ocorre que eu aleguei uma preliminar que não consta no gabarito preliminar da FGV, a respeito de decadência do direito de representação como causa de extinção da punibilidade do agente, porém, ao continuar escrevendo cometi um equívoco em alegar a tese principal no mérito dentro da preliminar, me restava pouco tempo, e sem perceber cometi esse erro, e quando passei para o mérito escrevi sobre as demais teses sobre desclassificação e dosimetria de pena e não aleguei novamente a tese principal do mérito.
    Podem não considerar minha tese ? Coloquei da forma que está no gabarito preliminar, explicando que não cabia tentativa mas sim o artigo 15 do CP, desistência voluntária…
    Fiquei muito chateada quando percebi o que havia feito, mas não me restava mais nenhuma linha para tentar corrigir.
    E ainda nos pedidos, me esqueci de pedir o conhecimento e provimento do recurso, podem zerar minha peça por isso ?
    Desde já agradeço imensamente.

  101. Prof, boa noite!
    Fiz a prova de civil domingo, fiz a peça certa e minha fundamentação tá de acordo com o gabarito preliminar (no que diz respeito a fundamentação), contudo eu pedi a invalidação da decisão (sendo que era reforma). Minha peça pode ser zerada por isso? :(((
    Desde já obrigada

  102. Bom dia! Fiz no dia 28/05/2017 a prova prático profissional (Tributário), caiu Embargos a Execução da lei 6830/80 só que na hora de escrever o artigo 16, escrevi o artigo 1, na hora de escrever do rascunho para a prova definitiva, o restante da peça está correta, dentro do gabarito provisório da OAB xxii, Posso ter zerado a peça? Se sim, como poderia recorrer num provável recurso? Foi uma burrice que não consigo entender como consegui fazer isso. Desde já obrigado

    1. Fabriano, realmente, um erro bobo. Se seguir o edital, zera a peça. Mas tenho visto tanta coisa, que é melhor esperar. Me mantenha atualizado do seu resultado, ok? boa sorte.

  103. Professor, na peça de penal eu identifiquei corretamente como Memoriais, mas fundamentei no art. 404, pr. Único e no resultado preliminar a fundamentação era no 403. Será que com isso eles zeram a peça?

    1. Amanda, se seguir estritamente o edital, eles não considerariam. De qualquer modo, a gente vê muita coisa. Assim, é aguardar o resultado. boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  104. Professor na peça trazia 50 vara do João pessoa e coloquei 50 vara do trabalho de João pessoa/PB esse PB pode caracterizar identificação?

  105. Professor, boa tarde!
    Na hora em que estava escrevendo os pontos chaves e aberturas dos parágrafos no caderno de rascunho, estava trabalhando com os dois cadernos.. ora o de rascunho, ora o de respostas. Em dado momento, escrevi um início de parágrafo até quase ilegível (só pra eu mesmo entender), mas no VERSO do caderno de RESPOSTAS… o Sr acredita que isso identifica a minha prova? percebi tb que minhas rasuras, eu fiz um traço na horizontal, e as coloquei entre parênteses… o que me diz?

  106. Boa tarde, professor. Acertei todos os pedidos na peça trabalhista. No entanto, errei alguns fundamentos. Perco muitos pontos? Tenho chance de passar? Grata.

    1. Cicera, uma coisa é certa. Não sofra por antecipação. O que tá feito não vai mudar com a minha opinião. Boa sorte. Siga-nos no Instagram: @profmarcelohugo

  107. Professor,

    Nas questões respondi a letra A normalmente sem indicar que era a letra A, quando ia para a letra B é que fazia a indicação, só para realmente distinguir uma questão da outra.

    o que o senhor acha zera a prova, não zera? Depende do bom senso do examinador?! Qual sua opinião?

  108. Se a peça era para a 50° vara do trabalho de joao pessoa e eu coloquei PE atras por me confundir é identificação?

  109. Olá professor. Fiz a prova da oab nesse domingo, mas o enunciado falava em João Pessoa. Na pressa, coloquei João Pessoa/PE, em vez de PB no endereçamento. Vc acha que isso pode ser identificação?

  110. Estou com receio de ter qualificado a lotérica Beta ao invés da alfa na contestação trabalhista. Isso será a peça. Também coloquei nos requerimentos finais local… espaço, data… Espaço e na linha de baixo advogado… Espaço, OAB… Isso é considerado identificação?

  111. Professor, na última segunda fase de penal, no padrão de respostas a fundamentação correta era o artigo 403,parágrafo 3.
    Eu coloquei artigo 403,parágrafo 3 c/c artigo 404.
    Eu ter acrescentado esse artigo zera a peca?

  112. Não Marcelo, coloquei local… no meio da linha data… na linha seguinte diz o mesmo com advogado… e no meio da linha OAB…, isso dá problema?

  113. Professsor, em uma parte da peça eu risquei determinada palavra, mas depois vi que ela estava certa e já não tinha espaço, então escrevi a palavra no espaço em cima dela, será que isso pode me dar algum problema ?

    Outra coisa, na hora de responder as questões eu coloquei na primeira questão, no devido lugar destinado a resposta da mesma assim : 1)
    A)
    B)
    E depois nas outras questões eu só coloquei A) e B), nao coloquei mais o número da questão. Tem necessidade de colocar o número mesmo respondendo no espaço reservado a determinada questão ?

    Obrigado.

  114. Reformulando minha pergunta professor: eu acertei o nome iuris da peça e coloquei “com fulcro no ART.” e tbm acertei o artigo. O que eu errei foi a parte dos fundamentos/ Méritos do recurso. Gostaria de saber se a fundamentação que o edital menciona que pode gerar o ZERO na prova é referente a fundamentação do cabimento da peça ou se é na parte das teses, méritos do recurso?

  115. Prof. a questão nº 4 do Direito do Trabalho….respondi: garantia do juizo, deserção do recurso.
    a banca não aceitou como resposta correta.
    terei sucesso no meu recurso?

  116. Professor, fiz a prova de Direito do Trabalho e me eliminaram com a simples justificativa de que eu “Identifiquei a Peça” mas não apontam onde estaria o erro, e nem corrigiram por isso não tem espelho da prova. Diante do exposto, não sei o que eles entenderam como identificação da peça mas cometi dois erros e gostaria de ter uma noção se pode ser isso.
    1)Coloquei no endereçamento: Vara do Trabalho de João Pessoa-PE, quando o certo era PB.
    Fiz algumas rasuras.
    Será que foi isso, como posso argumentar?

  117. Professor fiz a peça de constitucional, ADI, porém esqueci de abrir um tópico para o cabimento e também esqueci de falar do cabimento, isso pode zerar minha peça?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

2.507.348 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

Agenda OAB

XXIII Exame de Ordem Unificado

  • 23.07.2017

    Prova objetiva 1ª fase

  • 07.08.2017

    Resultado preliminar

  • 08.08.2017
    a
    11.08.2017

    Prazo recursal 1ª fase

  • 22.08.2017

    Gabarito definitivo

  • 17.09.2017

    Prova dissertativa 2ª fase

  • 10.10.2017

    Resultado preliminar

  • 11.10.2017
    a
    14.10.2017

    Prazo recursal 2ª fase

  • 24.10.2017

    Resultado definitivo