Professor, qual a peça que vai cair na 2ª fase da OAB?

Compartilhe:

Essa pergunta é bastante comum e fica mais intensa às vésperas da prova da 2ª fase da OAB. Dias atrás recebi ela via facebook. Era para Civil, mas poderia ser para qualquer outras disciplina. Explicar via face levaria tempo, então preferi respondê-la aqui no blog. Não que eu já não tenha escrito a respeito deste assunto.

Já escrevi sobre este assunto – mais ou menos – recente: [clique aqui e leia].

Para não repetir o texto lá aqui, irei complementar a resposta.

Então devolvo a pergunta com outras duas perguntas: – Se eu indicar a peça Y ou o recurso X você vai fazer o que com ela? E com as outras?

Posso adivinhar a peça e ela, realmente, cair? Sim. Eu já acertei, o professor fulano já acertou, o beltrano idem, mas também já errei e todos os outros erraram. Na verdade, “acertar” a peça pode o professor que teve a premonição angariar novos fãs e tal. E se ele erra? Bem… pode ser que não aconteça nada e noutro dia todo mundo esquece.

Qual a vantagem para o aluno? Reduzir o conteúdo programático na sua preparação? Será que é isso que você quer?

Enxergo de outro modo. Prefiro indicar quais as peças que mais são cobradas do que indicar uma única, como fosse o vencedor do BBB. A razão é atrair a ATENÇÃO para elas, pois há uma grande chance de serem repetidas. Neste caso, o meu aluno e leitor irá se dedicar mais nelas, realizando o necessário para estarem 100% compreendidas. E as que caíram apenas 1 vez ou nunca? Vai mantê-las no seu cronograma, vai aprender a realizá-las e era isso. A dedicação será bem menor, mas não ignorá-las.

Responder qual a peça que vai cair dá margem de erro do aluno querer ignorar todo o restante para se dedicar àquela em que confia no professor ou na dica.

Já recebi muitos relatos neste sentido, tipo… “confiei no prof. X e a peça não caiu e eu não tinha recursos para responder o que estava na prova”. É desejável, assim, que a preparação seja SISTEMÁTICA, ou seja, contemplar:

[1] O conteúdo programático que está no edital;

[2] Com muito mais dedicação e esforços nas peças que mais caíram.

Assim, fizemos um E-BOOK para todas as disciplinas com as peças que mais caíram, justamente, com este objetivo de apontar para estes aspectos. Você pode baixar gratuitamente [clicando aqui].

Caso você ainda queira saber qual a peça que poderá cair, apenas leve em consideração que o palpite não pode ter o poder de tornar o resto do conteúdo sem sentido, ok?

Neste contexto, indicamos a coleção para 2ª fase COMPLETAÇO, atualizada 2018. Clique na imagem e veja mais informações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *