Qual a universidade com maior número de alunos no país?

Compartilhe:

formatura

Uma reportagem que saiu pela revista online EXAME me chamou a atenção em relação ao número de alunos matriculados nas maiores universidades do país: “As 20 universidades que concentram mais alunos no Brasil”. O que fiquei impressionado foi com o Ensino à Distância – EAD na graduação.

Segundo a matéria, a universidade brasileira com maior número de alunos é a Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Londrina/PR: 353.432 alunos, sendo que 95% deles (336.315) estão matriculados em cursos de EAD. As demais posições seguem:

2ª – Universidade Paulista (Unip) de São Paulo/SP, com 343 mil alunos

3ª – Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro/RJ, com 207.450 alunos

4ª – Universidade Anhanguera – Uniderp, com 152.816 alunos, de Campo Grande/MS.

5º- Universidade 9 de julho, de São Paulo/SP, com 135.363 alunos.

A universidade gaúcha melhor classificada (18ª) e, portanto, com maior número de alunos é a ULBRA de Canoas, com 37.213 alunos, sendo 24.798 na graduação presencial e 12.235 em cursos EAD.

De acordo com a reportagem, as 5 primeiras colocadas “têm uma característica em comum: todas elas são as unidades de grandes redes nacionais de instituições privadas. No entanto, elas são as sedes e concentram todas as matrículas de EAD de suas respectivas redes, o que faz com que tenham mais matrículas que os outros campus das mantenedoras”.

Mas se for contado apenas pelos alunos PRESENCIAIS, a maior do país é a UNIP de São Paulo com 219.649 alunos. A maior faculdade PÚBLICA colocada é a USP, em 8º lugar, com 62.944 alunos.

Segundo ainda a matéria, “as dez instituições de ensino superior com mais alunos no Brasil concentram 1/5 de todas as matrículas do país. Juntas, elas possuem 1.283.523 estudantes matriculados, no total, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC). Em todo o país há 2.364 instituições de ensino superior e 8.027.297 alunos na graduação”.

Por fim, entre as 20 maiores, o Estado de São Paulo concentra 7 universidades, o Paraná e Rio de Janeiro concentram cada um 3 universidades e, depois, uma em cada Estado (MG, CE, RS, SC, RN, AM).

A sorte “para muitos” é que o curso de graduação Direito não tem em EAD ainda, apesar de já ter tido um único curso semi-presencial em SC há anos atrás, mas que foi cortado pelo MEC. Por outro lado, segundo a magazine online JOTA, um de cada dez universitários estuda Direito.  Segundo a reportagem, “o Brasil é o terceiro país do mundo com mais advogados em números absolutos. Perde apenas para Estados Unidos, com 1,3 milhão, e Índia, que possui 2 milhões de operadores do Direito”.

Ainda, de acordo com a revista, “levantamento feito pelo JOTA com 22 países mostra que, em termos proporcionais, o Brasil supera os líderes Estados Unidos e Índia, ficando atrás apenas do Paraguai. Estima-se que nosso vizinho tenha 60 mil advogados, ou quase nove advogados para cada mil habitantes. Contudo, não se sabe quantos paraguaios atuam de verdade na profissão e, por lá não existe um conselho profissional, basta se formar na faculdade para se tornar advogado”.

Leia a matéria completa, muito bem abordada, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

3.086.400 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

PDO CONNECTION ERROR: SQLSTATE[HY000] [2054] The server requested authentication method unknown to the client