Qual disciplina que mais aprova na 2ª Fase da OAB?

Compartilhe:

Antigamente, rezava a lenda que direito do trabalho era a “melhor” opção para quem buscava atalhos na hora da escolha da disciplina para 2ª fase da OAB. Claro, não tínhamos todas essas sete opções, geralmente, nas seccionais a base de escolha era penal, civil ou trabalho (e respectivas processuais). Por isso, gerou uma disparidade na escolha na disciplina trabalhista logo quando se unificou o exame ainda na época da CESPE.

É possível especular que quase metade das inscrições era direcionada para área trabalhista, cuja consequência, podem dizer o contrário, foi a evolução de uma prova bastante difícil, tornando-a inacessível até mesmo para quem a sempre teve como primeira opção.

Pois bem, os tempos são outros e hoje parece não ter mais dúvidas que constitucional é a disciplina que mais aprova segundo todas as pesquisas que se faz no Google. Agora, os números mais atuais da FGV Projetos confirmam: é a disciplina com maior taxa de aprovação, média alcançada entre IIº e o XIIIº Exame Unificado.

Comparando as disciplinas neste período, perde apenas a “coroa da aprovação” no Vº, VIIIº, Xº e XIº Exames.

Assim, com 31,6% mantém a liderança disparada, à frente de Civil (25,6%), Administrativo (19%), Tributário (17,4%), Empresarial (17,2%), Penal (15,6%) e, por último, Trabalho (13,6%).

Observando os extremos, a MAIOR aprovação interdisciplinar foi de 46,3% (Civil, Xº Exame), e a PIOR, 1,8% (Empresarial, XIIIº Exame).

Concluí-se, que trabalho, de “salvadora da pátria” se transformou na grande “vilã” dos examinandos. Por outro lado, uma disciplina que pouco se tem ou quase nada de prática se vê na faculdade ou em estágios é a detentora da “coroa das aprovações”, constitucional.

Outra constatação é que civil, sempre tão temida pelo extenso programa que consta no edital e pela diversidade de temas que poderia abarcar na prova, é a 2ª disciplina com maior número de aprovações. E mesmo, empresarial, cuja fama é de ser uma prova terrível (até vide o pífio índice de 1,8%), está na frente de penal e trabalho e empatada “tecnicamente” com tributário.

Enfim, se você quiser conhecer mais examinandos que optaram por constitucional, sugiro o nosso grupo no face, com quase 2 mil integrantes. Clique aqui.

Disciplinas 2 fase

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *