Quantos Exames da OAB preciso fazer até passar?

Compartilhe:

alunos-e-exames

A média de aprovação daqueles que se inscrevem no Exame de Ordem, superam a 1ª fase, fazem a 2ª fase e são, finalmente, aprovados é de 2 inscritos a cada 10 examinandos. Esta é uma média histórica e que se repete a cada exame.

Parece muito pouco se visto apenas desta forma. Por outro lado, se confrontarmos o número de CPF’s únicos inscritos e o número de CPF’s que foram aprovados, a média sobe para 56% segundo a FGV. Ou seja, a cada dois CPF’s inscritos, um é aprovado.

Em outras palavras, o pessoal não desiste, faz o Exame até passar!

Assim, surge a pergunta: QUANTOS EXAMES DA OAB PRECISO FAZER ATÉ PASSAR?

Veja este gráfico da FGV:

O que este quadro nos diz?

  • 40% dos aprovados passaram de PRIMEIRA;
  • 22% dos aprovados passaram de SEGUNDA;
  • 13% dos aprovados passaram de TERCEIRA;
  • 9% dos aprovados passaram na quarta tentativa;
  • 6% dos aprovados passaram na quinta tentativa;
  • 13% dos aprovados passaram a partir da sexta tentativa.

Mas o NÚMERO que é destacado é mais interessante, qual seja: 75% dos aprovados passaram ATÉ a terceira tentativa. Ou seja, em UM ANO, quando são realizadas as três edições da prova da OAB, está a maior média total de aprovados.

No entanto, a MAIOR MÉDIA de aprovados é logo de primeira: 40%!

Ao que parece, reflexão minha a partir do gráfico acima, quanto maior número de exames realizados, menos a chance de aprovação, pois o índice de aprovação é decrescente. Ao contrário do que poderia aparecer, quanto MAIS experiente fica o examinando, PIOR fica a sua situação de aprovado. A razão? Simples: PRESSÃO de ser aprovado!

Assim, a cada exame que acontece, MAIOR a pressão de se ver aprovado. Por incrível que pareça, é exatamente o contrário de um concurseiro, que a cada concurso ele vai ganhando experiência para ser aprovado no próximo.

Acredito também que a MAIOR aprovação de 1ª acontece porque cada vez mais o acadêmico do Direito antecipa sua prova, realizando ainda no 9º e 10º semestres, momento que a cabeça está mais tranquila e longe de pressões para ser aprovado na OAB, já que ainda tem TCC e as provas da faculdade como prioridade. Então vai “de corpo mole” para o Exame e consegue a aprovação.

E se a proposta é ser aprovado o quanto antes, sugiro as obras abaixo. Clique em cada imagem e saiba mais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *