Que Exame da OAB é esse? Análise para os próximos passos.

Compartilhe:

A prova anterior da 1ª fase da OAB do XXVII  Exame foi PUNK. Graças a anulações, duas, ajudou nos índices gerais. E agora? Posso dizer que “graças” à última prova, os examinandos não foram piores. Veja bem, ao menos, o pessoal que vai se preparar estuda a última prova. Ou seja, já tem um parâmetro por baixo da dificuldade da mesma. Portanto, não dá para dizer que esta prova do XXVIII foi uma surpresa quanto à dificuldade em geral.

Mas há algumas surpresas pontuais, a principal: a prova de ÉTICA. Praticamente, impossível. Muita gente afirmando que não acertou nenhuma, mas se dando bem em outras. Portanto, o problema foi mais específico do que se imagina e não toda a prova. A prova estava cansativa? Sim, mas SEMPRE é. Tem disciplinas mais acessíveis do que outras? Sim, mas SEMPRE é. O que acontece de diferente entre as provas é quando TODAS (ou quase) estão mais complicadas, o que não foi o caso.

Enfim, PARABÉNS aos aprovados, e diferente da anterior, logo após a publicação do gabarito oficial, muita gente se manifestou nas redes sociais e fez contato aqui avisando da aprovação. Acredito, veemente, que o pessoal foi melhor do que o certame anterior. Agora é baixar a cabeça e tocar para 2ª fase. Para vocês, minha dica de uma coleção BEM COMPLETA. Tem volumes para todas as áreas. Basta clicar abaixo e saber mais.

Todos os volumes têm teoria, modelos de peças, questões comentadas, roteiros passo a passo, súmulas selecionadas, etc. Todas são edições 2019.

Agora, para quem acertou entre 39 e 38 questões. Em breve, estaremos postando aqui questões anuláveis. De antemão, há algumas, o que não significa que elas serão anuladas. Na prova anterior, nós divulgamos todas que acabaram sendo anuladas, mas também divulgamos bem mais do que foi anulada. Entende que se tiver 8 questões anuláveis não significa que todos o serão? Então, muita CALMA nesta hora.

Digo a vocês ainda que não é hora de reiniciar os estudos para a próxima 1ª fase. Minha sugestão é aguardar esta semana e ver como os professores e cursos preparatórios irá anunciar quais questões podem ser anuladas. É importante saber que não é a hora também de recorrer, isso acontece depois. A atenção é apenas se tais questões anuláveis servem ou não para vocês e se elas têm algum fundamento.

Para quem fez menos de 38, é o momento de descansar. Semana que vem vocês podem retomar os estudos, iniciando pela análise da prova que fizeram. Saber onde foram ruins e onde forma bons. Questão por questão. Esta análise é demais importante para iniciar os estudos. Por exemplo, se você tirou 0 ou 1 em Ética, qual será a disciplina que você irá correr atrás? Bingo!

É fundamental também fazer uma análise de como foi a sua preparação. Foi satisfatória? O que faltou para ser? Quais materiais didáticos você usou? Resolveu muitas questões? Aprendeu com os erros? Enfim, são muitas perguntas que um coach  poderia lhe fazer para buscar a atingir o objetivo na próxima prova. Se você quer se adiantar, já que a próxima prova será dia 30 de junho, indico dois livros, um com teoria unificada e questões comentadas e outro, para preparação emocional também. Basta clicar nas capas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *