Ranking OAB: matérias mais fáceis e difíceis

Compartilhe:

statistics-2

Muita gente tem curiosidade para saber como é o desempenho na OAB dos colegas, amigos, enfim, do pessoal que está na mesma luta de ser aprovado. Dúvidas como estas surgem a todo momento:

– Será que só eu vou mal em empresarial?

– Ambiental é tão difícil assim?

– Não é possível que o pessoal esteja indo bem com as provas de Penal…

Enfim, perguntas que giram neste contexto são comuns. De fato, questionar como está o próprio desempenho tem o objetivo de buscar um parâmetro, mesmo que o Exame da OAB não viva de concorrência entre seus participantes. Assim, ninguém irá roubar a vaga de você a não ser que perca para você mesmo para o próximo exame.

Portanto, a questão gira em TEMPO. Serei aprovado agora ou no próximo exame?

A FGV publicou no ano passado alguns dados interessantes sobre a prova da OAB, entre eles, um ranking de aproveitamento das disciplinas objeto da 1ª FASE. É possível com estes dados ter uma ideia ou fazer uma leitura da seguinte forma: quais as disciplinas mais fáceis e difíceis do Exame de Ordem. Claro, se o ranking é de aproveitamento MÉDIO, a conclusão poderia ser esta:

As disciplinas com maior índice de acertos devem ser as mais fáceis; com menor índice, as mais difíceis.

Disciplinas

Este gráfico é bastante revelador e vou dar alguns exemplos. Primeiro, que CDC e ECA estão no pódio das disciplinas com maior número de acertos. E ainda assim, muitos professores pedem para que seus alunos deixem de lado as disciplinas com MENOR incidência de questões. A razão do trio no PÓDIO, incluindo Ética, é que são disciplinas que estão fundamentadas em, praticamente, um único diploma legal, facilitando não só a pesquisa, como a matéria cobrada é limitada aos mesmos assuntos.

Por esta razão, buscamos explicar sua preparação em: Exame da OAB: quais matérias devo priorizar?

Outro exemplo. AMBIENTAL. Não é uma disciplina tradicional nem levada muito a sério inclusive na faculdade, até então, tinha regime optativo na grade de horários. Mas está na frente de PENAL, TRABALHO e TRIBUTÁRIO, ou seja, o pessoal acerta mais em ambiental do que estas.

EMPRESARIAL como último lugar é também compreensível pelo histórico na faculdade: as pessoas detestam a disciplina. Os motivos são muitos. INTERNACIONAL, que amarga o penúltimo lugar, é fácil explicar: tem muitas convenções e diplomas para serem estudados para apenas 2 questões na prova. Ademais, é uma prova bem difícil com casos hipotéticos de dura interpretação.

Este mapeamento deveria ser levado em conta nos cursos preparatórios. A amostragem da FGV é pública, mas por razões desconhecidas [até sabemos quais são, mas não vou me indispor com eles], os “cursinhos” não se importam com ela. Preferem manter a “mesmice” do que estão pregando há anos, mas os resultados nós sabemos: 80% de reprovação histórica.

Por fim, fica a dica de livros para você vencer a 1ª fase da OAB. Tem em todas as livrarias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *