Recomeçando a estudar…

Compartilhe:
Publicada a lista dos aptos a seguirem no Exame de Ordem para a 2ª fase, aqueles que ficaram para “trás” e precisam retomar seus estudos, porque a vida continua, recomeçar por onde?

Esta é a pergunta mais importante para quem realmente quer ser aprovado na próxima prova. É a partir dela que os estudos nos próximos meses servirão ou não no dia do tão temido exame. Independentemente, do nível ou grau de preparação anterior, porque nada se perde, apenas se reafirma, é importante no 1º passo identificar na prova que se realizou qual foi o motivo da não aprovação.

Por exemplo: se acertei apenas 7 questões das 20 de civil e processo civil, ou seja, 35% de acertos, é claro que meus estudos não funcionaram em relação a estas disciplinas, portanto, precisarei ter uma dedicação muito melhor. Esta análise tem que ser feita em todas as disciplinas.

Com esta análise em mãos, partimos para o 2º passo: juntar o material que será estudado. Cadernos, resumos de sala de aula, livros especiais para Exame de Ordem, enfim, tudo que for ATUALIZADO e SISTEMATIZADO separa para ser lido. Mas o que é afinal sistematizado? É aquele material especialmente didático que dispensa “voltas e voltas” até chegar o que realmente interessa. Quadros esquemáticos sempre ajudam a compreender a matéria.

O 3º passo é a organização do tempo. Durante a faculdade você não tinha uma grade de horários? Porque não repetir o mesmo em casa ou na biblioteca ou até mesmo no trabalho?? Cada dia da semana e em determinado período, manhã, tarde e/ou noite, você estudará determinada disciplina.

Uma hora, duas, três, até quatro horas está de bom tamanho, pois não interessa a QUANTIDADE e, sim, a QUALIDADE. E se está cansando os estudos, pare, respire e vá fazer EXERCÍCIOS. Não aeróbicos, mas resolver questões do que você acabou de estudar. Assim, além de ACORDAR, você testará seus conhecimentos e irá trazer motivação pelos acertos (ou erros) para continuar no mesmo ritmo (ou rever seus conceitos de estudo).

Intercale as disciplinas mais difíceis com as mais fáceis para não tornar os estudos pesados ou leves demais. E sempre EXERCÍCIOS.

É como sempre digo: só não passa, quem desiste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *