Semana derradeira para prova da 2ª fase da OAB: o que priorizar?

Compartilhe:

Há muitas coisas para fazer na semana que antecede a prova da 2ª fase do Exame da OAB, mas o que priorizar? Esta é a dúvida que encheu (e enche) a minha caixa de entrada de emails, meus perfis das redes sociais, enfim, por onde ando tem alguém me perguntando a respeito.

Outra pergunta que é campeã: qual a peça que vai cair? Vou responder em outro post, ok? Pois bem, de tudo que é possível fazer, elenco estas atividades como prioridade:

1- FAZER AS ÚLTIMAS 5 PROVAS

O ideal, durante a preparação, é resolver as últimas 10 PROVAS, sem contar as questões e peças que ilustram outros temas que não estiveram nelas. Mas para a última semana é importante – se você já resolveu ou não – dar uma olhada. Redigir as peças e resolver as questões é de ESSENCIAL importância.  Ademais, neste momento, muita gente já cansou de estudar e ler, mas acabou relegando a “prática” para depois. Portanto, é agora ou nunca esta prática!

2- TER UMA NOÇÃO DE COMO É FEITA A PONTUAÇÃO

Ao resolver as últimas 5 provas, detenha-se também como é feita a pontuação. No site da FGV você encontrará em cada Exame arquivos denominados PADRÃO DE RESPOSTAS DEFINITIVO. Neles você perceberá como a banca avaliou e pontuou cada item. Ter isso em mente, é “jogar com as regras” debaixo do braço. Assim, mentalmente, você saberá que ao acertar o endereçamento da peça poderá ganhar até 0,5, por exemplo. E assim, sucessivamente, em cada parte da peça e das questões. Lembrando que apenas indicar o artigo legal não pontua, pois é o que diz o edital e a prova.

3- SABER QUAIS OS TEMAS QUE MAIS CAEM

Se você ainda não sabe quais os temas que mais são cobrados nas questões e nas peças na sua disciplina, então PARA TUDO e vai verificar, por que é possível que você ainda não tenha estudado do “jeito que deveria” tais TEMAS.

4- O QUE IDENTIFICA UMA PROVA

Talvez este seja o ponto MAIS IMPORTANTE de todos os outros: a identificação da prova (peça e questões). Sei disso, porque esta é a pergunta CAMPEÃ só que depois da prova, daí é tarde demais… Portanto, sugiro a leitura de outro texto que já fiz a respeito [CLIQUE AQUI]. Outros textos a respeito:  [02] [03] [04]

5- O QUE PODE RETIRAR O SEU MATERIAL DE CONSULTA PELO FISCAL

Lembro que ficar sem material de consulta justo no dia da prova é um PESADELO. Já li e ouvi depoimentos neste sentido. Realmente, deve ser uma sensação PÉSSIMA, porque a pessoa não sai da sala junto com o vade recolhido, pois ela vai tentar, mesmo assim, responder. Mas não adianta pessoal, ninguém passa sem colocar os artigos na prova. Portanto, CUIDADO com o que você anda marcando e escrevendo no seu código. Leia mais, sobre o assunto, CLICANDO AQUI.

Comentários

  1. Olá! Vou fazer o XXIV Exame e estou preocupada, pois a data final para inscrição no XXV Exame é anterior à divulgação da lista de aprovados no XXIV Exame. O que me sugeres? Tem como se inscrever e depois cancelar a inscrição?

    1. Fernanda, infelizmente, não. Sugiro que você faça a prova de forma tranquila a 2ª fase da OAB e depois podemos avaliar seu desempenho com a divulgação do gabarito, ok? bons estudos.

  2. Olá professor, na peça de RO coloquei o valor do depósito recursal errado, isso pode zerar a prova por identificação?

    1. Renata, depende de qual valor, mas acho que não, porque é uma forma de avaliação acertar o valor. Siga-nos no Instagram: @profmarcelohugo . Boa sorte!

  3. Olá Marcelo, sempre acompanho seu blog, meus parabéns pelo excelente conteúdo!

    Estou com uma enorme duvida em qual disciplina escolher para segunda fase da OAB. Pois sempre gostei e fui muito bem em direito do trabalho no geral (processo e prática), mas agora a reforma trabalhista trouxe algumas mudanças significativas e não sei o que fazer? Como por exemplo, tem que fazer os cálculos na inicial. Talvez vou para Constitucional o qual também gosto, em segundo lugar kkk.

    Grato!!!

    1. Felipe, pois é, a reforma exige uma nova releitura. Pois bem, CONSTITUCIONAL também é uma matéria a ser considerada. Mas digo que talvez pela REFORMA a banca se fixe em cobrar os temas que mudaram, ou seja, é previsível o que poderá cair. Bons estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

2.558.540 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

Agenda OAB

XXIV Exame de Ordem Unificado

  • 19.09.2017

    Publicação do edital

  • 19.09.2017
    a
    29.09.2017

    Período de inscrições

  • 19.09.2017
    a
    29.09.2017

    Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição

  • 23.10.2017

    Resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa

  • 26.10.2017

    Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição

  • 13.11.2017

    Divulgação dos locais de realização da prova objetiva

  • 19.11.2017

    Realização da 1 ª fase (prova objetiva)

  • 19.11.2017

    Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

  • 04.12.2017

    Resultado preliminar da 1ª fase

  • 05.12.2017
    a
    08.12.2017

    Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase

  • 13.12.2017

    Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase

  • 13.12.2017

    Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva)

  • 15.01.2018

    Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional

  • 21.01.2018

    Realização da 2ª fase (prova prático-profissional)

  • 21.01.2018

    Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova...

  • 19.02.2018

    Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado...

  • 20.02.2018
    a
    23.02.2018

    Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase

  • 06.03.2018

    Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do...