Semana do Exame da OAB

Compartilhe:

Neste próximo domingo é a prova da OAB. O XXVII Exame de Ordem. É um momento “duro”, cheio de expectativas e dúvidas, o que gera uma ansiedade em níveis absurdos. Ademais, têm as notícias que rolaram nos últimos dias sobre possíveis mudanças na prova para 2019. Ou seja, esta semana está meio que DEUS ME ACUDA!

Mas, PALMA, PALMA, NÃO PRIEMOS CÂNICO!

William Douglas, o guru dos concursos, já dizia há década no seu livro mais famoso e que gerou toda uma bibliografia nova sobre “como estudar”, que a prova não pode ser vista como INIMIGA. Há outros tantos INIMIGOS que devem ser vencidos e eles estão todos dentro de você!

Alguns deles, o MEDO DE REPROVAR, o MEDO DE ESQUECER, a ANSIEDADE DE SER APROVADO, a ANSIEDADE DE ENTREGAR A PROVA, o ESTRESSE DAS PRESSÕES, a PRESSÃO DA VITÓRIA, etc.

A prova é sua AMIGA. Ela deve ser vista como uma OPORTUNIDADE de crescer, de evolução para a caminhada profissional. Ela NÃO É o fim do túnel, nem pode ser vista como o OBJETIVO DE VIDA. Lembro que todo mundo comemora (outros até além dos limites) quando é aprovado. Depois vem a 2ª fase, mais estudos. Mais tensão. Supera e se torna advogado. Juro que 6 meses depois ninguém lembra mais da aprovação. Não vai estar no seu CURRÍCULO LATTES. Se você escrever a sua biografia ou outra pessoa, provavelmente, não irá fazer um capítulo especial sobre a APROVAÇÃO NA OAB.

Não, longe disso. Sabe porquê? Pois é mais uma prova e tantas outras que a vida vai lhe oferecer, e como toda prova, é mais um desafio, uma oportunidade vencida para sua evolução pessoal e profissional. Mas ela é uma das menores que você irá enfrentar ou que você já enfrentou.

Lembra das dificuldades financeiras e logísticas para terminar ou chegar ao último ano da faculdade? Quantas noites que você estudou para as provas da faculdade? Que enfrentou doenças familiares ou pessoais? Que muita gente disse que você não conseguiria terminar o curso? Quantos outros colegas seus não ficaram pelo meio do caminho? Pois então, o exame da OAB é mais um e não é dos maiores obstáculos, tenha certeza disso.

O que importa é você enxergar como OPORTUNIDADE. Seus estudos lhe trouxeram até aqui. Sua história lhe trouxe até aqui e não tenho dúvidas que ela é linda, individual, personalíssima. Só você viveu a sua vida para saber o quanto de sacrifício você passou para estar nesta semana que antecede a prova. Provavelmente, você seja a 1ª pessoa na família que completou ou está para completar o ensino superior. Talvez seja o 1º advogado a se tornar na família. Isso já é uma bela história.

Aceite a ANSIEDADE, ela faz parte. Todos nós somos ansiosos, portanto, ao aceitar, vamos usar técnicas para suavizar, como respiração ou meditação. Beba água, também funciona. O que importa é você ter apenas os seus conhecimentos para responder a prova e mais nada. Deixar sua mente objetiva resolver as questões. A mente emocional tem que dar o apoio, mesmo que seja silenciada durante a prova. Seja frio ao responder as questões. Deixe as paixões de lado.

E uma ótima prova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *