Vade Mecum para OAB e Concursos: comparativo

Compartilhe:

O pessoal gosta muito de perguntar qual vade mecum para OAB e Concursos comprar, sendo que todos são muito parecidos, com fotinhos, coloridos, oferecem singularidades, enfim.

Se por um lado é fácil responder quando se está envolvido em algum dos projetos, como é o meu caso (VM da Saraiva), por outro, também está fácil em afirmar que o VM da Saraiva está melhor do que nunca em relação à concorrência pelos seus próprios méritos e preço como será demonstrado através de números e razões.

Alerto que para comparar escolhi apenas o VM da Saraiva, RT e Método, pois as dúvidas surgem mais em relação a essas marcas (devido às fotinhos e por serem projetos que envolvem os principais cursos preparatórios no país).

As informações foram retiradas dos sites das editoras (lincadas acima) e complementadas de livrarias independentes que têm essas obras e que já trabalhei (Concursar e Marca Fácil). Quanto aos preços, peguei das editoras e, que por óbvio, podem alterar.

É importante salientar também, que a princípio, qualquer um deles pode ser utilizado na 2ª fase do XIIIº Exame Unificado, pois não há identificação aparente de qualquer infração ao edital. Ademais, o comparativo ficou apenas quanto a dados técnicos (números). Outras especificações vocês podem descobrir diretamente com as editoras nos links informados acima.

Algo que chama muito a atenção é a diferença de preços entre os VM e no bolso do examinando faz também muita diferença, visto que a legislação no nosso país muda quando se menos espera e as bancas estão atentas a isso. Por isso, ter dois VM por ano não é nada absurdo, ao contrário, para quem pretende seguir fazendo concursos públicos.

Especulo que essa diferença de valores esteja vinculada ao número da tiragem de cada edição (quanto maior, mais barato fica) e a outros acertos comerciais (direitos autorais, p.ex.). Veja que só no ano passado o VM OAB da Saraiva vendeu mais de 35 mil exemplares, número muito expressivo no segmento.

Já uma comparação difícil de fazer é a quantidade de legislação que reúne cada VM, pois nem sempre o maior número de leis servirá quem consultará, ao invés da qualidade do que se procura. Novidades como enunciados das jornadas do Conselho da Justiça Federal estão cada vez mais presentes em provas e exames, por exemplo.

Quanto ao fechamento da atualização, as obras da Saraiva e RT estão atualizadas no mesmo dia, 27 de fevereiro de 2014. Já a obra da Método, 21 de março. Se há muita diferença? Entre esses dias tivemos três leis publicadas (sendo duas sobre criação de cargos para tribunais) e três MPs publicadas no dia 21/3, segundo o site do Planalto. Mas há considerável atualização da 1ª edição, publicada em novembro de 2013.

Outras considerações poderíamos contar, mas creio que ficam no campo pessoal de cada, como a disposição das leis, os destaques, as remissões, cores, enfim, algo que somente folheando as páginas para se ter a certeza.

Diante dos aspectos objetivos, resumidamente, temos:

 

 

Comentários

  1. Prof. Marcelo, adquiri o VM da Saraiva na pré-venda, e desde que recebi tento acessar os vídeos e somente há a mensagem: “O conteúdo desta página está temporariamente indisponível. Por favor, volte a visitá-la em breve.”. Me parece que os vídeos não ficaram prontos a tempo do lançamento da obra.

  2. Prezado Prof. Marcelo,

    Comprei recentemente o VM 17ª ed Saraiva, porém tenho receio em usá-lo para a 2ª fase, verifiquei que existem alguns enunciados.
    Isso pode me prejudicar?

    Att.

    1. Lorrany, não conheço esse novo VM da Impetus, mas creio que não tenha qualquer tipo de problema, as editoras estão mais cuidadosas. Bons estudos.

  3. Caro professor;

    Farei a 2ª fase da prova para jUiz Leigo aqui no estado do Rio de Janeiro e no edital consta a seguinte informação.
    “…vedada a consulta a obras doutrinárias, súmulas e orientação jurisprudencial…”
    Assim acha que posso usar esse VAde Mecum Consursos????

    1. Angelo, entendo que obras de súmulas e orientação são aqueles livros que só apresentam esse tipo de conteúdo. Obras de legislação que trazem súmulas ao final acredito que sim, pois não conheço outro que não tenha súmulas. Bons estudos.

  4. Pingback: Blog Passe na OAB
  5. Prezado Professor,
    Eu possuo o Vade Mecum Acadêmico da Rideel, que considero muito bom e completo, com muitas referências. Entretanto, observei que ele traz como referência, inclusive, notas a julgamentos do STF de ADINs e ADPFs. Isso é considerado material proibido para a prova?
    Desde já, agradeço sua ajuda.

  6. Prezado Professor,
    Comprei recentemente o VM Saraiva OAB E CONCURSOS, porém tenho receio em usá-lo para a 2ª fase, pois fui informada que esse vade não é permitido para o XIV exame da OAB porque possui enunciados de jornadas que são considerados proibidos pala FGV. Gostaria de verificar se essa informação procede e se eu posso ser prejudicada na minha prova? Obrigado pela atenção.

    1. Barbara, não procede. Esse VM chega na sua 4ª edição sendo permitido TOTALMENTE desde a sua 2ª edição, todas com os enunciados das jornadas. Quem espalha essas informações é que está envolvido com outros títulos da concorrência, ok? Pode ficar tranquila, EU GARANTO! bons estudos.

  7. Prezado Professor,
    O Vade Mecum compacto normal da Saraiva, 12ª Edição, pode ser utilizado na segunda fase da OAB do XIV Exame?

  8. Prezado professor,
    Para a segunda fase da oab o vade mecum compacto deixa a desejar? Ou ele é bom como o para oab e concursos? Obrigada.

    1. Irina, o compacto não é porque as letras são menores, é porque há menos texto legal. É um risco, pois vá que a banca peça uma lei que não está no seu vade compacto? bons estudos.

  9. Bom dia!

    O VM OAB e Concursos da Saraiva, 5ª Edição (2015), é permitido para a 2ª Fase do XV, exame? Att.

  10. Prezado professor, boa noite…

    Para a segunda fase da OAB do XV exame, o mini vade mecum Penal da RT está de acordo com o edital? Obrigada.

    1. Camila, não conheço este mini VM da RT. Mas enfim, se tiver dúvidas, leve outro junto mais atualizado, preferencialmente, de 2015. bons estudos.

  11. Professor, estou iniciando a vida de concurseira neste momento. 2 perguntinhas, por favor:
    1) Sabe dizer o motivo de o VM da Saraiva “OAB e Concursos” ser mais barato que o “Tradicional”, se o primeiro é mais completo?
    2) Pela sua experiência, alguém que vai prestar concurso se beneficiaria da versão online (sem poder grifar com cores etc)? Sei que é uma pergunta bastante pessoal.

    Obrigada!

    1. Maria, respondendo: 1. É mais barato por questão de política de preços da editora. 2. Entendo que sim, pois é mais fácil de encontrar a lei. bons estudos.

  12. Boa noite. Comprei um mini VM de administrativo/constitucional da Saraiva para a segunda fase da OAB e notei que ele apresenta “notas dos organizadores” e alguns pontos nas legislações. Posso ser prejudicada? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

2.558.538 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

Agenda OAB

XXIV Exame de Ordem Unificado

  • 19.09.2017

    Publicação do edital

  • 19.09.2017
    a
    29.09.2017

    Período de inscrições

  • 19.09.2017
    a
    29.09.2017

    Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição

  • 23.10.2017

    Resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa

  • 26.10.2017

    Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição

  • 13.11.2017

    Divulgação dos locais de realização da prova objetiva

  • 19.11.2017

    Realização da 1 ª fase (prova objetiva)

  • 19.11.2017

    Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

  • 04.12.2017

    Resultado preliminar da 1ª fase

  • 05.12.2017
    a
    08.12.2017

    Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase

  • 13.12.2017

    Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase

  • 13.12.2017

    Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva)

  • 15.01.2018

    Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional

  • 21.01.2018

    Realização da 2ª fase (prova prático-profissional)

  • 21.01.2018

    Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova...

  • 19.02.2018

    Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado...

  • 20.02.2018
    a
    23.02.2018

    Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase

  • 06.03.2018

    Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do...