Véspera de prova: o que fazer?

Compartilhe:
Uma matéria do Correio Braziliense publicada em Zero Hora (29/03) me chamou a atenção a uma preocupação recorrente do concurseiro e de que está se preparando para o Exame de Ordem: o que fazer uma semana antes da prova? 

A reportagem sintetizou a quatro sugestões as opiniões de especialistas:

  • Fazer exercícios na última semana para fixar o que já sabe e descobrir os pontos fracos;
  • Última semana não é hora para aprender o conteúdo nem para tentar adivinhar o que vai cair na prova. O treinamento com exercícios ajuda a entender a banca e a dar o ritmo necessário;
  • Fazer testes ligados ao tema traz autoconfiança ao candidato, que vai entender as questões da banca e aplicar o que já sabe;
  • Diminuir o ritmo das atividades diárias ou tirar uma folga para quem trabalha, para chegar descansado na prova.

Ou seja: FAÇA EXERCÍCIOS! É o que todos professores aconselham. Eu sou mais insistente ao aconselhar que o aluno ou candidato deverá “conhecer” o concurso desde o dia que decidir realizar sua seleção. E se conhece ao fazer as provas anteriores e ter ciência do conteúdo programático do concurso. Também se aplica ao Exame de Ordem.

Mas especialmente na ÚLTIMA SEMANA antes da data da prova pelas razões apontadas pela reportagem, além de entrar no CLIMA do concurso, porque se houver SURPRESA na hora de abrir o caderno de questões no dia do exame ela será SEMPRE NEGATIVA, ou seja, MAIS DIFÍCIL do que se imaginava (porque a imaginação é empírica).

Enfim, a ÚLTIMA SEMANA deveria servir para acalmar os ânimos e nervos do candidato preparado, pois quem não sabe nada ou sabe que não tem nenhuma chance nem ficará preocupado com a prova, já que irá jogar pela sorte mesmo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

3.222.766 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

PDO CONNECTION ERROR: SQLSTATE[HY000] [2054] The server requested authentication method unknown to the client