Você é ansioso(a) nos estudos? Então leia isso!

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Você já deve ter lido ou ouvido falar que a “a ansiedade é o mal do século XXI”. Augusto Cury escreveu um pequeno grande livro sobre o assunto: “ANSIEDADE COMO ENFRENTAR O MAL DO SÉCULO”.  Depois escreveu outros dois sob o mesmo tema, porém com outros enfoques. Ana Beatriz Barbosa Silva tem outro livro que trata do mesmo assunto e é best seller, “MENTES ANSIOSAS”. Portanto, todos estão preocupados com a ansiedade, inclusive eu!

Não tem como não falar sobre preparação para OAB e concursos, inclusive para provas da faculdade sem tocar neste assunto. Não há dúvidas que a ansiedade é uma das maiores vilãs que causam a reprovação. Diariamente, somos bombardeados por milhares de informações (ou seriam distrações?) em razão de estarmos conectados 24 horas por dia, mesmo quando estamos dormindo!

Cientistas afirmam que em um ano temos mais informações do que a vida inteira dos nossos ancestrais que viveram no século 19, por exemplo. O cérebro não aumentou, nem evoluiu, portanto, é provável que não estejamos prontos para carregar mais do que suportamos. O sono de uma noite bem dormida seria a fonte de alimentação do nosso corpo, em consequência, um ótimo antídoto para o stress causado por uma ansiedade prejudicial. A ansiedade pode ser benéfica?

Cada vez mais aceita-se que a ansiedade é uma emoção neutra. Ou seja, ela pode ser boa ou má. Em outras palavras, precisamos ter um pouquinho de ansiedade como também de medo, outra emoção neutra, caso contrário, a raça humana já estaria extinta. Sabe aquela dorzinha de barriga antes de enfrentar um desafio? Pois então, é uma sensação desejável, de emoção, de estar focado no que vai acontecer depois.

A ansiedade nos deixa ALERTAS. Ocorre quando ela extrapola, causa diversos efeitos colaterais como insônia, palpitação, desfoco, desconcentração, choro sem motivo e irritação. Imagina isso durante a preparação para exame e concursos? Nenhum conteúdo será fixado! Sofrer por antecipação é sofrer de ansiedade. E o medo e o pessimismo de uma reprovação vem junto, infelizmente. Talvez um mantra (ou oração) seja mais aconselhável nestes momentos: “o que vier acontecer, acontecerá, não importa se estudei muito ou pouco, simplesmente, acontecerá, por isso, vou aproveitar o momento e realizar o melhor de mim [amém]”.

O sentimento de MISSÃO CUMPRIDA deve prevalecer nas vésperas da prova. Começar a se culpar se estudou mais ou de menos não irá trazer qualquer benefício, ou contrário, apenas pessimismo. Por outro lado, faça do seu SONO um grande aliado, buscando dormir bem. E dormir “bem” não é quantidade, mas qualidade. Pode ser 6 horas, inclusive, e estar tudo ótimo no dia seguinte. Em 2014, cientistas norte-americanos mediram a ansiedade entre universitários e concluíram que aqueles que dormem menos e mais tarde têm propensão a pensar mais de forma negativa e sofrer de ansiedade. Recentemente, em 2017, conclusão idêntica chegaram os pesquisadores de outros estudos.

Assim, se você é ansioso ou ansiosa, uma boa notícia: não é ruim esta emoção, que somente se tornará maléfica caso você ignore os sinais de cansaço, irritabilidade, sofreguidão, enfim, sintomas psicossomáticos que refletem no seu corpo a sua saúde mental. Pare e respire. Suas metas não podem ser motivo de sufocamento. As provas existem para ser superadas, se outros podem, você não seria a exceção. Controlando suas emoções, a ansiedade será boa, emprestando também gás para os teus objetivos mais imediatos.

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