Você tirou zero na peça do exame da OAB? Leia isso!

Comentários (455)

Pois bem, saiu a lista preliminar de aprovados da 2ª fase do XIIIº Exame da OAB e apesar da alegria de muitos, recebo com tristeza muitos relatos de reprovação porque suas peças foram zeradas e, ao que parece, por problemas de identificação.

Do que levantei até o momento, alguns casos devem ser comentados e até solucionados através de RECURSOS.

Se você “inventou” os dados das partes, como endereço e etc e tal, infelizmente, não tem o que fazer. As explicações do porquê da identificação estão logo abaixo.

Se você escreveu literalmente “assinatura” após local, data, advogado, a banca cometeu grande INJUSTIÇA.

Se você colocou, por acaso, como local a cidade do seu “cliente”, informação essa dada pela questão, a banca também cometeu grande INJUSTIÇA.

Se você colocou a data do dia da prova, observado que a questão não trouxe qualquer informação sobre localização no tempo dos fatos, também não pode ser considerado como IDENTIFICAÇÃO.

É bom informar que não se recomenda nenhuma das opções acima para justamente evitar possíveis problemas, até porque muitas dessas (exceto pelos dados inventados) já foram consideradas como corretas e não geraram anulação alguma. Porém, por receio de novas diretrizes da banca e que não precisam estar no edital, pois é mera “interpretação” do que seja identificação, faz-se a observação de seguir à risca a maior isenção possível.

Todos são casos que a banca considerou como IDENTIFICAÇÃO e que não concordamos.

E a razão é a mesma da discordância. Para se entender como “identificação” de uma peça, ela precisa ser única, caso contrário, como vou poder alegar que uma peça que tenha a data do dia da prova era a minha? Ou que tinha a cidade que o problema fornecia era a minha?

Colocar a data do dia da prova e a localidade do cliente na peça é “erro” comum de muitos, dezenas, até porque é lógico esse raciocínio na prática. Portanto, não podem ser identificadas, singularizadas tais provas, pois há uma COLETIVIDADE que adota esses termos.

Assim, é possível afirmar que é IMPOSSÍVEL identificar tais provas, porque muita gente faz isso do mesmo modo em relação às RASURAS, pergunta muito comum aqui no blog. Como identificar uma prova através de rasuras? Com um traço? Dois? Uma palavra totalmente riscada? Uma palavra sobrescrita? Uma palavra riscada entre parênteses? Ora, são todos recursos que MUITOS se utilizam para tentar inutilizar determinada palavra ou oração.

Portanto, pelo simples fato de faltar condições de individualizar determinada prova pelas questões acima, a banca FGV deve reconsiderar as anulações que cometeu nesse exame pelos relatos que tivemos desde ontem. Assim, RECORRER é obrigação do examinando!

Se você tiver outro exemplo, caminhe-nos para ilustrar o texto.


Compartilhe com seus amigos a dica da única plataforma de estudos que personaliza a preparação para Exame da OAB conforme as habilidades de cada aluno. Chegou Saraiva Aprova, a plataforma da Editora Saraiva. Clique na imagem e saiba mais!

Saraiva Aprova FB

Comentários

  1. Obrigado pelas explicações professor.
    São de grande apoio e inspiração.

  2. Olá. Escrevo para dizer que tive a prova considerada identificada por usar a expressão “sicrano de tal” no local do nome do advogado.
    A prova do XIII exame é um reaproveitamento do XII exame, onde não obtive aprovação, porém, utilizei a mesma expressão na prova passada, que pertence ao mesmo exame, e não foi considerada identificada (?). Recorri. estou aguardando.

    • Luiz, particularmente, entendo que seja identificação e de acordo com as instruções da banca, também. Acredite, você teve mais sorte que juízo no XIIº Exame. Mesmo assim, nos deixe informados do resultado do recurso, ok? boa sorte.

  3. vinicius martins
    27.06.2014 - 15:15

    professores, eu fiz três risco nas palavras durante a prova, será este o motivo da não corrigirem? e meu recurso sera que vai ser aceito por ter feito estas rasuras?

    • Vinicius, esse não pode de MODO ALGUM ser motivo de zerar. boa sorte.

  4. Professor, na minha peça embargos a execução nao mencionei a garantia do juizo, sera que foi este o motivo do zero

    • Vinicius, também entendo que não pode ser essa razão. boa sorte.

  5. Professor,

    ao assinar, coloquei “O Advogado”, depois, vi o erro, risquei com um traço e, na linha seguinte, escrevi “Advogado”. Isso é identificar?

    Na hora de escrever umas letras ficaram por cima das outras e, por isso, ficou um “negrito”, mas claro que emendei palavra. Isso seria identificar?

    Cordialmente.

    • Giselle, entendo que não, nem escrever em caixa alta, pois muita gente faz isso nas peças como também quanto à colocação dos artigos. Se você tiver algum problema de interpretação, poderá ser a respeito do “advogado”, o corretor achar que você assinou a peça ou invés de corrigi-la. boa sorte.

  6. Boa tarde professor, estava muito confiante, até começar a ler essa matéria. rsrs
    Ocorre que sim, coloquei nesse exame da ordem, XIV no lugar de local, vitoria es data 15 de abril de 2014.
    Por mais que não houvesse em local algum, que o escritorio do cliente eera em vitoria, os tramites legais como no problema, a vara /XX era em vitoria,identificado no problema como local e residencia do réu. entao tudo leva a crer ser vitoria es o local. tem certeza que isso está errado? Estou com medo de identificar por isso.. que medo.

    • Denise, deixei a pulga na atrás da orelha para que outros entendessem o problema que podem incorrer. No entanto, como bem falei, se todo mundo colocar a cidade como vitória, como poderei identificar? boa sorte.

  7. luciano Cavalcanti
    23.09.2014 - 22:08

    Professor fiz uma excelente prova, a o caso falava que ação deveria ser impetrada em manaus, e no final da peça coloquei no lugar de Local…, Data… coloquei Manaus, dia/mês/ano, estou com um frio na barriga com medo que zerem minha peça, vc já recorreu de algo assim, e pela sua experiência você acha que irão zerar minha peça?

    • Luciano, já vi anularem peça como forma de identificação do local, o que entendo como um absurdo. Mas por outro lado, tem gente que já me disse que passou batido pela banca tais observações e obtiveram aprovação. Me diga você depois do resultado, ok? boa sorte.

  8. luciano Cavalcanti
    23.09.2014 - 23:44

    Analisando o edital, sobre a questão de ter a prova zerado por identificação me deparei com os Itens :

    3.5.7. Quando da realização das provas prático-profissionais, caso a peça profissional e/ou as respostas das questões práticas exijam assinatura, o examinando deverá utilizar apenas a palavra “ADVOGADO…”. Ao texto que contenha outra assinatura, será atribuída nota 0 (zero), por se tratar
    de identificação do examinando em local indevido.

    3.5.8. Na elaboração dos textos da peça profissional e das respostas às questões práticas, o examinando deverá incluir todos os dados que se façam necessários, sem, contudo, produzir qualquer identificação além daquelas fornecidas e permitidas no caderno de prova. Assim, o
    examinando deverá escrever o nome do dado seguido de reticências (exemplo: “Município…”, “Data…”, “Advogado…”, “OAB…” etc.). A omissão de dados que forem legalmente exigidos ou necessários para a correta solução do problema proposto acarretará em descontos na pontuação atribuída ao examinando nesta fase.

    E ao meu ver a peça só será zerado em caso de descumprimento ao item 3.5.7 pois o item 3.5.8 NÃO FALA EM ATRIBUIÇÃO DE NOTA ZERO…

    O que vc acha?

  9. Professor.. escrevi a palavra arrazoado nas questões e depois que já tinha acabado de responder a questão, risquei arrazoado e coloquem em cima, ainda na mesma linha, a palavra dirigido! isso é marcação?? obrigada.

  10. Na peça de trabalho na finalização coloquei “Manaus, data..” uma vez que reclamatória seria ajuizada em manaus. Não zeraram minha peça mas não pontuaram o item “finalização da peça” que vale 0,1 mas que no meu caso faz muita diferença.
    Posso recorrer? ou corre o risco de entenderem como identificação da peça e zerarem o resto?

    Obrigada

    • Marina, com o recurso da OAB eles não podem piorar a nota. Recorra!

  11. Professor na peça de penal coloquei o nome correto da peça prático-profissional; Memoriais, porém errei a fundamentação, e por conta deste erro tive minha peça zerada, pois bem recorri, alegando que errei somente o fundamento e que o nome da peça estava correto, sendo assim não deveria ter zerado a peça, já que no edital afirma que para zerar a peça precisa ter errado nomem iures e fundamentação da peça com o gabarito oficial. Professor o senhor acha que tenho chances de ter minha peça corrigida e ter a sanção apenas neste quesito???

    • Cinthia, o que eles querem é que além de você acertar o nome da peça, faça a fundamentação correta. Sinceramente, as chances não são boas, mas espero estar eu errado. Quando sair o resultado final, nos avise. boa sorte.

  12. Professor PASSEI COM O MEU RECURSOOOOOO!!!!
    MUITO FELIZ!!! ADVOGADAAAAAA!!!

  13. Cinthia, PARABÉNS, COMEMORE!!!!!!!!!!!!!

  14. Boa noite,
    Cometi um equívoco e estou preocupada se isso poderia ser motivo para zerar a minha prova da segunda fase da OAB.
    Na peça, que era de direito penal, havia a necessidade de indicar as testemunhas, para não esquecer acabei escrevendo no canto de uma das páginas o nome “testemunha”.
    Isso seria justificativa para que o avaliador zere a minha prova, indicando que eu identifiquei a prova?
    Caso isso ocorra, cabe recurso?
    Agradeço a ajuda…

    • Lourdes, assim, “testemunha” de forma deslocada… bem, é uma questão de interpretação, sim ou não. Se lhe derem um zero, é possível recorrer. boa sorte.

  15. ana gilomena
    12.01.2015 - 4:05

    Precisa saber errou o título da peça más acertou o desenvolver da peça, isso fax cancelar a prova, caso pode entrar com recurso

  16. ana gilomena
    12.01.2015 - 4:07

    Precisa saber errou o título da peça más acertou o desenvolver da peça, isso faz cancelar
    a prova, caso pode entrar com recurso

  17. Boa noite professor ! Tudo bem ? I uma boa prova de constitucional , porém lembrei de um detalhe e estou morrendo de medo … Em um trecho da peça tem ANTÔNITO JOÃO , porém na qualificação eu coloquei ANtONIO JOÃO pensando que se tratava do nome dele e N de uma característica sabe…. Professor eles podem zerar minha peça ? Eu não estou conseguindo dormir me ajuda por favor !!!!!

    • Lyanna, seria muita sacanagem da banca zerar porque vc errou o nome por um detalhe. Nos diga depois o que aconteceu. boa sorte.

  18. Olá Cinthia, meu caso é quase igual ao teu…
    Fiz o XV exame domingo e estou com muito medo ter zerado a peça em virtude de ter esquecido um dos artigos que fundamentam a queixa-crime.
    Irei interpor recurso também, caso isso aconteça (espero que não), pois o restante da peça está totalmente de acordo com o padrão resposta.
    Você ainda tem o modelo do seu recurso?

    • Kathlin, entendo que não há motivo para zerar, mas para não alcançar a pontuação total. boa sorte.

  19. Ah ok, muito obrigada Professor!
    Vamos aguardar o dia 03/02!!!

  20. Professor, minha peça do XV exame foi anulada por identificação, ainda não está disponível o espelho de prova, mas gostaria de saber se a utilização de termos genéricos como rua x, bairro y, é pacífico entendimento de que se trata de criar dados, pois no momento me ative a utilizar esses termos genérico. De toda forma estou no aguardo para saber o real motivo da identificação.
    Obrigado desde ja.

  21. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se por eu ter colocado OAB XXX/X pode ser considerado uma identificação. Pois, zeraram a minha peça, alegando identificação de prova, e ainda por cima me eliminaram, e não poderei fazer a repesacgem. Muito revoltante isso. O que posso alegar no recurso?

  22. Boa tarde Professor,
    Fui aprovada com 9.1!!! :) :)

  23. Professor, eu fiz 2 traços escrevi errado uma palavra, escrevi em cima dela e risquei e escrevi embaixo a nova palavra portanto foram 2 riscos um em cima do outro, e escrevi embaixo deles isso pode zerar? Obrigada

  24. Bom dia Prof.
    Na peça de agravo em execução esqueci de colocar a interposição, é motivo de zerar a peça?

  25. Professor,
    eu escrevi fora da linha delimitada e “apaguei” a palavra fora da linha de modo que não é possivel identificar o que estava escrito embaixo, isso é motivo de anulação?
    Além do que, em todos os exercícios da prova rasurei as palavras, de forma que não dá pra ler o que estava escrito embaixo… Qual o procedimento?

  26. Olá professor, tudo bem? No último exame, depois do “advogado” eu coloquei: advogado xxxxxx.
    Geralmente coloco depois do número (representando os números da oab) mas não sei pq, coloquei no advogado e no número… Ficando assim:
    Advogado xxxxxx
    Número xxxxxx

    Zero a peça por identificação? =(
    Obrigada!

  27. Boa noite,
    Professor Marcelo, acabo de sair da 2ª fase do XVII exame de ordem; (TRABALHO-CONTESTAÇÃO) estou com uma dúvida:
    Em um dos tópicos do Mérito eu esqueci de fazer o pedido (Diante do exposto requer a improcedência do pedido…), quando eu estava já em outro item do mérito e me dei conta do ocorrido eu voltei e escrevi – entre as linhas- o requerimento. Isso pode ser considerado identificação de peça???

    Cordialmente,
    Mayara

  28. Solange Andrade
    14.09.2015 - 0:23

    Boa noite!
    Acabei de fazer a 2ª fase do XVII exame e estou muito agoniada!
    Na peça existia um foro de eleição (Rio de Janeiro), e no final da peça, no local, eu coloquei Rio de Janeiro, cidade citada no problema (portanto não inventei).
    Estou com MUITO medo que caracterize identificação.
    O que acha professor?

  29. Professor; se colocar ” ADV ” ao invés de ” Advogado ” no final da peça é identificação e a mesma pode ser zerada? Abç.

    • Fabiano, o melhor era ter escrito por inteiro. Pode que o corretor acredite que sejam iniciais de outra coisa. Enfim, eu entendo que seria um exagero da banca, mas é melhor estar preparado para recorrer. boa sorte.

  30. Professor, no caso pártico profissional de constitucional a ação cabível era uma adi, mas na hora de escrever, coloquei ação declaratoria de inconstitucionidade e fundamentei corretamente, queria saber se com toda sua experiência o sr acha possível que a banca considere como certa a resposta ou que eu consiga a validação da ação em posterior recurso

    • Felipe, se fosse na prática, não haveria problema algum. Porém, como é uma avaliação, o pessoal pode entender que você confundiu os conceitos e zerar a peça por isso (ADC com ADI). Mas vamos esperar pelo bom senso e ficar apenas com um pequeno desconto na peça, mas esteja preparado para recorrer. boa sorte. PS. depois com o resultado me diga o que aconteceu.

  31. Boa noite, fiz a segunda etapa hoje e não sei o que me deu na cabeça ao invés de reticências após as informações coloquei um tracinho. —-. Simplesmente idiota da minha parte. Estou sem saber se podem anular minha peça por identificacao. Coloquei o tracinho em todas as informações ao invés de reticências ex: oab n— advogado— data— cpf número— estou muito nervosa e caso anulem gostaria de saber se cabe mandado de segurança ou se devo entrar com recurso administrativo normalmente. E quando começa o
    Prazo
    Para interpor o mandado de segurança. Obrigada pelo apoio!

    • Laura, realmente, foi um vacilo, pois eles podem entender o que quiserem com isso e te prejudicar. Mas lá no fundo, acho que não haverá problemas, pois outras pessoas utilizam de outros simbolos que não as reticências. Vamos torcer! Depois nos conta aqui como foi resultado. boa sorte.

  32. Professor, fiz a contestação mas esqueci de colocar o fulcro no art 847. Vou zerar a peça? O restante dela está perfeito.

    • Maicon, era importante, mas não acredito que a banca seja tão dura assim. boa sorte.

  33. Prezado Professor Marcelo, agradeço muitíssimo sua atenção e rapidez ao responder.
    Espero, de coração que isso não seja mesmo considerado como identificação de peça, fiquei bastante “agoniada” quando a isso.

    Cordialmente,
    Mayara

  34. Professor, estou muito aflita, pois no inicio de uma questão rasurei uma pequena palavra de modo que rabisquei ela por completo, que não da pra ver o que estava escrito!
    Isso pode me eliminar da prova?
    O senhor ja viu alguém ser eliminado devido a rasura?

    • Bárbara, isso acontece a cada exame e não vi qualquer problema. boa sorte.

  35. Professor, na prova de constitucional de ontem fiz uma ação direta de inconstitucionalidade, mas pelo nervosismo inicial me esqueci de colocar o fulcro no art. 102, I, a e a lei 9868/99.
    Foi puro nervosismo mesmo, porque durante minha fundamentação inclusive citei o art. e a lei para comprovar o cabimento da ADI…
    Mas estou muito agoniada, será que podem zerar minha prova?
    Abraço!

    • Debora, entendo que não há problema algum, só se a banca enlouquecer. De qualquer modo, esteja atenta para recorrer. boa sorte.

  36. Bom dia Prof.
    Acredito ter cometido um erro fatal, fiz um risco na pagina 5/5 que estava em branco por ter sobrado na peça. O sr. acredita ter possibilidade de minha prova ser zerada por suposta identificação?
    Grato.

    Eduardo

  37. Professor, colocar “Advogada (o)” pode ser considerado identificação de peça?

  38. Professor na prova de domingo, respondi a primeira parte da questão 1, no caderno da questão 3, percebi o erro e imediatamente risquei em transvesal tipo um x todo o paragrafo de umas de quatro linhas, e logo em baixo voltei a responder as questões de
    14.09.2015 - 20:15

    Professor na prova de domingo, respondi a primeira parte da questão 1, no caderno da questão 3, percebi o erro e imediatamente risquei em transversal tipo um x todo o paragrafo de umas de quatro linhas, e logo em baixo voltei a responder as questões de forma correta . Estou preocupado com medo de zerarem minha prova por identificação

  39. Bom dia professor,
    A forma que a banca pede para corrigirmos uma palavra é com apenas um risco em cima dela, será que ao colocar entre parenteses com o risco sobre ela, eles irão considerar como uma tentativa de identificação?
    E ao fazer a qualificação das partes eu coloquei: conforme doc. em anexo (doc 01). Mas depois risquei o (doc. 01), pois fiquei com medo que a banca acreditasse que foi uma forma de “criar dado” ou tentativa de identificação. Será que eles podem pensar algo do tipo?

  40. Professor na prova de domingo, respondi a primeira parte da questão 1, no caderno da questão 3, percebi o erro e imediatamente risquei em transvesal tipo um x todo o paragrafo de umas de quatro linhas, e logo em baixo voltei a responder as questões de
    15.09.2015 - 15:50

    Professor fiz administrativo Em relação a questão 3, letra A, que tratava da possibilidade de um cidadão que foi condenado por improbidade administrativa por um prazo de 5 anos, e dentro desse prazo teria ingressado com uma Ação Popular. Dai peguntaram se ele era parte legitima para figura no polo ativo da Ação.
    O gabarito afirmou que NÃO, e indicou o art.15 cc 37 §4º da CF, dizendo que a Constituição prevê a suspensão dos direitos políticos no caso de condenação por improbidade administrativa, sendo certo que o gozo dos direitos políticos e requisito de legitimidade ativa .
    Não minha resposta tambem afirmei que fulano tambem não teria legimidade ativa para figura no polo ativo da ação. Porém fundamentei no §3º do art 1º da Lei da Ação Popular nº 4717/65, alegando que o mesmo teve seus direitos políticos suspensos, em face da condenação, assim não poderia ser parte legitima para intentar citada Ação, visto que seu titulo estaria supenso por força da condenação. Portando seu Titulo estaria suspenso não surtindo qualquer efeito para os de comprovar sua Cidadania. Não poderia exercer sua Cidadania para o fim colimado.

    A questão vale .0.75. Seria possível o examinador desconsidera a resposta ?

  41. Professor,

    Fui super bem na prova, mas nas questões quando eu errei eu não fiz somente um risco nas palavras e sim as risquei por completo.

  42. Professor, na prova de domingo, na qualificação das partes não coloquei reticências (nacionalidade, estado civil, profissão) e no final da peça coloquei Advogada e não Advogado, posso perder pontos ou ter a prova anulada?

    • Simone, pode ser que não consiga pontuação da qualificação das partes. boa sorte.

  43. Professor eu fiz uma ótima prova mas estou muito preocupado, antes de responder cada questão eu coloquei na primeira linha de cada folha:
    Questão 1 (na folha da referida questão)
    Questão 2 (assim por diante)
    É possível dar identificacao de questão? Estou muito preocupado. Agradeço!!

  44. Professor, tbm estou muito preocupada pq no final da minha peça coloquei “Nome/OAB” e não “Advogado /Oab ” como deveria, ,minha peça será zerada?
    Obrigada!

  45. Obrigada mais uma vez pela atenção! volto p/ te dizer o resultado, até dia 06/10

  46. então, eu esqueci das reticências. Isso zera a prova? assinar ‘ADVOGADO’ ao invés de advogado…

  47. Professor, eu coloquei OAB/PA na minha peça profissional, eu posso zerar por causa disso ?

  48. Professor,
    respondi (conforme a grade) as questões, no entanto, não identifiquei com as letras “A” e “B” e atribuíram zero para as quatro questões. A regra do edital é expressa, no entanto, dividi por paragrafo as respostas deixando claro qual letra estava sendo respondida. Conheces algum caso semelhante? Achas que devo solicitar no recurso apenas a correção conforme o espelho ou devo mencionar a questão das letras como exigência meramente formal e desproporcional?

    • Luiza, faça recurso. Argumente que apesar de não estar expressamente dispostas as letras, há fácil distinção entre as respostas e do que elas tratam. Fale também do exagero e do objetivo da prova. É por aí. Difícil, mas não é impossível. boa sorte.

  49. preciso qualificar as testemunhas ou só identificar 1)——-2)———3)——-

    • Geni, nem sei se é necessário fazer isso ou colocar “testemunha, qualificação completa e endereço”.

  50. Boa Tarde.

    Fui eliminado no concurso OAB XVII por ter me “identificado” na peça de direito civil, pois coloquei ao final da peça prático-profissional, ADVOGADO/OAB/SC
    XX.XXX.

    Realizei o recurso, contudo, obtive como resposta “(…)Assim, o examinando
    deverá escrever o nome do dado seguido de reticências (exemplo: “Município…”,
    “Data…”, “Advogado…”, “OAB…” etc.).
    A omissão de dados que forem legalmente exigidos ou necessários para a correta
    solução do problema proposto acarretará em descontos na pontuação atribuída ao
    examinando nesta fase.” Na linha 150 o candidato identificou a peça.”

    Ingressar com ação judicial seria uma saída? pelo cálculos minha nota peça+questões é 8,5.

    • Rodrigo, não acho uma boa saída, pois o Judiciário não examina o mérito da avaliação. E o tempo da ação será demorado. Lamento. bons estudos.

  51. quais são as condições para o reaproveitamento?
    Caso a peça nao seja identificada corretamente, ou não seja concluido as questões, ou um pouco de cada situação, ainda sim a pessoa poderá ter o reaproveitamento
    oab – 17.01.2016

    • Juliana, não tendo a peça identificada, já é um começo para o reaproveitamento. Tirar zero em questões pq não concluiu, também. bons estudos.

  52. Professor, após um pedido que risquei para completar a minha fundamentação, acabei riscando uma linha em branco e deixando entre parênteses, tem risco de anularem minha prova por identificação? E usei parênteses em todas as partes riscadas da peça também.

    • Albert, não vejo problemas. boa sorte e divulgue o nosso blog!

  53. Professor, na prova de hoje fui muito bem, acho que gabaritei. Ocorre que logo no início da peça achei que estava no rascunho, ia fazer a estrutura da peça…
    Escrevi preliminar e P (ia escrever prejudicial), foi um pouco da palavra preliminar fora daquela margem, assim que vi o erro fiz um traço simples e escrevi corretamente na linha abaixo.
    Pela sua experiencia acha que vão considerar prova identificada e zerar????Abraços e obrigada!

    • Tatiana, pode dormir tranquila. boa sorte e divulgue o nosso blog!

  54. Suelen Maria Silva da Rocha
    18.01.2016 - 3:10

    Professor, acabei de fazer a OAB XVIII de Trabalho e acho q me sair bem na prova porém eu sem querer escrevi no cartão de resposta fora do local que é pra escrever o texto. Eu pensava que tava escrevendo no rascunho, eu imediatamente parei e passei um risco. Agora tou com muito medo que isso seja encarado como identificação de prova. Qual a sua opinao?! tou muito aflita.

    • Suelen, “riscos” acontecem na prova. Não vejo motivo de anulação. boa sorte e divulgue o nosso blog!

  55. Rômulo Reis
    18.01.2016 - 3:33

    Na minha prova do XVIII hoje, risquei a palavra poderia, da frase: – Plinio poderia ingressar-, e no final da questão repeti a frase, pois nao tinha espaço para escrever novamente a palavra poderia onde eu havia riscado da primeira vez. Isso zera professor?

  56. Fiz a segunda fase da OAB (XVIII exame) no último domingo (17). Estou bastante preocupada,pois na peça de interposição coloquei o acento de uma palavra errado, daí passei um risco só nele (que ficou um pouco forte…caneta preta) e corrigi colocando o acento na própria palava,logo o risco ficou entrelinhas… pode ser considerado como identificação da prova?
    Grata.

    • Manu, não é caso de identificação. boa sorte e divulgue o nosso blog!

  57. Obrigada pela atenção, Professor.
    Fiquei mais tranquila. Vamos aguardar o resultado agora.
    Torcer que tudo dê certo. Forte Abraço.

  58. Bom dia professor, realizei a última prova da oab XVIII (17.01.2017) me sair super bem mas estou temerosa quanto aos rabiscos que fiz para desconsiderarem algumas palavras. No meu caso era uma contestacao à RT..me destrair e acabei pondo abaixo do endereçamento a frase: (10 linhas) como se fosse uma RT…ao perceber logo rabisquei de modo que não dá pra identificar que palavra eu tinha escrito. Logo após escrevi o nome do reclamante no lugar do reclamado e tomei o cuidado de não mais rabiscar e sim passar um traço e escrever a palavra corre acima do erro. Por favor me diz sua opinião! Acha que pode ser zerada em razão de identificação? Pois acho bastante normal a postura de um candisto nervoso de rabiscar um erro com o fim de desconsiderarem o erro. Desde já agradeço.

  59. Professor, boa tarde!
    Estou preocupado pois no EXAME XVIII – TRABALHO, coloquei o nome correto da peça CONTESTAÇÃO, mas no nervosismo acabei colocando 841 e não 847 CLT, como fundamento. No mais, a peça está idêntica ao gabarito. Zeram ou descontam? Socorro!

  60. Professor, prestei a segunda fase do XVIII Exame neste último domingo. A disciplina escolhida Direito Administrativo. Ao fim da peça, ao identificar o local/data, citei o município do autor, que acredito ser fictício (Bugalhadas), conforme constava na questão. Corro o risco de ter minha prova considerada “identificada”?

    • Lucas, a princípio, não se deve fazer isso. Imagino que possa ser anulada, espero estar errado. Se for anulada, fará um recurso justamente com esta argumentação. boa sorte e divulgue o nosso blog!

  61. Alexandre, cometi o mesmo erro! Indiquei art. 841. Também acertei tudo na peça! Aflita!!

  62. Professor, fiz a prova de penal ontem e quando fui trocar de folha eu esqueci de colocar um “não” antes do “há”… e depois que vi o erro eu coloquei o “não “meio espremido. Você acha que isso pode me trazer problemas? Obrigada pela atenção

  63. Bruna prado
    18.01.2016 - 22:02

    Professor errei o verbo na peça, ao invés de colocar apresentar contestação escrevi interpor contestação, será zerada minha prova?

    • Bruna, claro que não. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog!

  64. Na prova de 17/01/3016, na peça de
    Constitucional,nos pedidos, esqueci de pedir condenação num dos itens,mas só escrevi a letra do item:g). Isso identifica peça?

    • Cesar, aparentemente, não. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog!

  65. Professor na questão 4 de trabalho errei e risquei com um traço as quatros linhas até letra A) em baixo na proxima linha coloquei A) respodi de novo pode ser considerado identição a prova. Peça Trabalho XVIII.
    19.01.2016 - 2:29

    Professor na questão 4 de trabalho errei e risquei com um traço as quatros linhas até letra A) em baixo na próxima linha coloquei A) respondi de novo pode ser considerado identificação à prova. Peça Trabalho XVIII.

    • Marcelio, não vejo. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog!

  66. Professor, fiz a prova de penal ontem e quando fui trocar de folha eu esqueci de colocar um “não” antes do “há”… e depois que vi o erro eu coloquei o “não “meio espremido. Você acha que isso pode me trazer problemas? Obrigada pela atenção

    • Agnes, certamente não. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog!

  67. Marcelo, boa noite. Na qualificação do cliente, ao invés de escrever “pessoa jurídica de direito privado” eu cometi um erro grosseiro e coloquei “empresa pública de direito privado” óbvio que não faz sentido mas embora soubesse que algo estava errado, nada além disso vinha na minha cabeça e apenas após sair da prova me liguei que era isso. Acertei todas as teses e fiz a peça com muita facilidade. Mas isso é considerado identificação? Estou com muito medo de zerarem minha prova.

    • Isys, é um erro tão somente de qualificação. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog!

  68. Professor, bom dia!
    Cometi um deslize na prova. Estava muito nervosa e coloquei isso na qualificação: LARA (sobrenome), nacionalidade…, estado civil…
    Não sei porque raios resolvi colocar o item entre parênteses!
    Isso pode ser considerado identificação de prova?

    • Leticia, vamos esperar pelo bom senso da banca. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog.

  69. Então caso zerem, seria uma possibilidade de recurso né? Essa demora acaba com a gente. Vou divulgar sim. Obrigada pelo retorno.

  70. MARCELO BOA TARDE! FIZ A PROVA DO XVIII EXAME! PEÇA DE ADMINISTRATIVO, NO ENTANTO AO FINAL COLOQUEI ADVOGADO(ª) E OAB Nº … , SERA QUE VÃO CONSIDERAR IDENTIFICAÇÃO DE PEÇA?

    • Ronei, não vão considerar. bons estudos e ajude a divulgar o nosso blog.

  71. Obrigado, Marcelo!! ☺

  72. Anna carolynna
    20.01.2016 - 0:15

    Professor fiz o exame XVIII.. acontece que no endereçamento escrevi estada no lugar de estado quando percebi parcei um traço em cima e escrevi de novo da forma certa estado.. outra situação foi nos pedidos coloquei as letras minúsculas para enumera tipo a b… quando chegou na e coloquei f quando vi passei um traço novamente e coloquei a certa… to muito angustiada com medo de ser considerado como identificação!!!

  73. Anna carolynna
    20.01.2016 - 0:18

    Professor fiz o exame XVIII.. acontece que no endereçamento escrevi estada no lugar de estado quando percebi passei um traço em cima e escrevi de novo da forma certa estado.. outra situação foi nos pedidos coloquei as letras minúsculas para enumerar tipo a b… quando chegou na letra e… coloquei f quando vi passei um traço novamente e coloquei a certa… to muito angustiada com medo de ser considerado como identificação!!!

    • Anna, não procure fios de cabelo na cabeça de ovo…rsrsrsrs… boa sorte.

  74. Mariclei vaz
    20.01.2016 - 1:03

    Boa noite professor, fiz a prova no último domingo e infelizmente esqueci de colocar as letras identificando as respectivas respostas das questões discursivas , contudo escrevi cada resposta na ordem das letras e deixei duas linhas entre os parágrafos. Quando saiu o espelho das respostas percebi que acertei todas as questões, com exceção da questão 4 que errei a letra ‘b’. Como será que a banca irá proceder? Acredito que zerei, o senhor pode me dizer se eles podem considerar algo? Obrigada, Mari.

    • Mariclei, se pegar um fiscal durão, não irá considerar a resposta para todas as partes B, pois não houve ajuste. Vamos aguardar. boa sorte.

  75. Professor boa noite!

    Fiz a prova passada 17/01/2016 e estou desesperada pois apos o endereçamento para deixar a peça mais “bonita” coloquei
    Recorrente
    Recorrido
    Proc, nº

    Estou com muito medo que zerem a peça ou pensem que é identificação…de resto acertei todos os fundamentos tal qual o gabarito da fgv. Rezo pra Deus que o corretor releve esse devaneio…estou ate sem dormir pensando nisso :(
    Obrigada!!

  76. Professor , nas questões do exame da ordem após a letra eu coloquei : a) e respondi . Isso pode ser levado como identificação ?

  77. Anderson Tiago da Silva
    20.01.2016 - 16:15

    Boa tarde, Professor,
    No meu caso era a contestação trabalhista, nos requerimentos finais eu requeri a improcedência total dos pedidos, porém não lembro se coloquei a expressão “da inicial”, é passível de zerar a peça, ou apenas perca de pontos?

  78. Vou divulgar sim,Obrigado!

  79. Mariclei vaz
    20.01.2016 - 22:51

    Obrigada pela atenção Marcelo.

  80. João Tadeu
    24.01.2016 - 22:06

    Professor, fiz a prova de direito penal. Na peça de interposição, na frente do nome de Advogado e OAB, coloquei um traço. pode ser zerada minha peça por identificação?

  81. Prof. Boa noite.
    Fiz o último exame, na área trabalhista e estou bastante preocupada, pois, apesar de ter ido bem na peça e questões, devido o nervosismo, errei muitas vezes a escrita e passei um traço em cima de cada palavra errada. O fato é que errei várias vezes e numa das questões eu tinha colocado o recurso errado e, depois , achei a resposta correta. Então, eu risquei a resposta anterior com um traço e pus a resposta correta em seguida. Você acha que minha prova será zerada? Pelo teor, tenho muitas chances de passar, mas esses “erros de escrita” me tiraram a tranquilidade desde então, pois tenho muito receio que achem que eu identifiquei a peça.
    Atenciosamente,

  82. Professor,

    Na prova de ADM a peça era um mandado de segurança com pedido liminar. Identifiquei a peça como MANDADO DE SEGURANÇA COM MEDIDA LIMINAR. Não coloquei a palavra “pedido” Errei a peça?

  83. Obrigado, professor, um pouco mais tranquilo pra o dia 12.

  84. Roberto Lemos
    10.02.2016 - 19:53

    Professor, Boa Tarde,…
    faltando bem pouco para o resultado, lendo minha peça, desesperei um pouco, pois…

    o problema deu somente o nome da sociedade empresaria,,, (transporte rapido ltda)

    notei que coloquei na minha qualificação exatamente assim: Transporte Rapido LTDA, pessoa juridica de direito privado, qualificação e endereço completos………………

    o fato deu ter colocado (pessoa juridica de direito privado) pode ser visto como identificação? o problema nao trouxe, mas se tratando de uma sociedade empresaria, coloquei…

    o que me diz?

    desde ja, obrigado

  85. Roberto Junior
    11.02.2016 - 0:11

    Professor, na ultima prova de direito do Trabalho, a peça trazia “” sociedade empresária transporte rapido ltda…”

    coloquei na minha peça ” trabsporte rapido ltda, pessoa juridica de direito privado, qualificação e endereço completos…. vem, respeitosamente…….. enfim,

    o fato deu ter colocado ”pessoa juridica de direito privado”, pode zerar minha prova?

    nao foi uma informação trazida pela banca no enunciado, mas que, no entanto está totalmente implicita no fato de que a sociedade empresaria ltda, só poderia ser com personalidade juridica de direito privado…

    mas agora estou com medo

  86. Professor, coloquei no final da minha peça “nome do advogado” ao invés de advogado e foi considerado identificação. Correta a decisão da banca?

    • Nicolle, não é comum esta expressão, mas assim mesmo deve recorrer por muito PRECIOSISMO da banca, sendo que são expressões que se equivalem, ADVOGADO = NOME DO ADVOGADO. boa sorte.

  87. Daniele Lopes
    12.02.2016 - 23:06

    Professor, iniciei as questões discursivas na página 5, que era a ultima pagina da peça, e apesar de ter acertado todas as questões, foram anuladas. Em todas as questões, coloquei no início o número e a letra da questão, tipo 1-a, 1-b… Ou seja, ficou muito claro de quais questões e letras se tratavam. Você acha que tenho alguma chance de considerarem o meu recurso? Eu poderia alegar excesso de formalismo?

    • Daniele, lamento. Mas com certeza, deve recorrer neste sentido. boa sorte.

  88. Prof. Fui aprovada no XVIII exame de ordem. Felicidade define. Obrigada pela força. Abraço.

  89. Acertou em cheio, professor, tirei 4 na peça. Fui aprovado!! Obrigado!

  90. Professor na minha peça de trabalho ( Exame XVIII) a minha fundamentação sobre intervalo interjornada esta totalmente de acordo com o espelho de resposta, porém errei o artigo. Você acha que cabe recurso porque eles não me deram os 0,70 zeraram tudo, e na questao sobre suspensão da prescrição fundamentei correto mencionei a OJ 375 porem coloquei OJ SDI 1 esqueci de colocar TST eles zeraram tambem a questão toda nem consideraram a fundamentação, sendo que numa outra questão acertei a fundamentação errei o artigo eles me deram 0,50 pela fundamentação. Voce acha que devo recorrer fiquei com 5,15.

    • Thais recorra, é de grátis e é mais uma chance. boa sorte.

  91. João
    17.02.2016 – 13:23

    Professor, muito obrigado, minha peça não foi zerada. Porém, fui reprovado (4,90) mais recorri de alguns pontos, como por exemplo:

    Na questão 2, alternativa “A”, da prova de penal respondi que caberia Revisão Criminal, art. 621,III. Porém não pontuei. Discordei do padrão de resposta por entender que a resposta dada pela banca seria do direito e pedido da Revisão Criminal e não conforme a pergunta que pedia “o que a defesa técnica poderia requerer em favor do revisionando”. Recorri da decisão, pois entendo que a resposta da banca seria se ela tivesse pedido o que poderia ser alegado em defesa do cliente. Há possibilidade de ser pontuado na questão? Houve mais argumentação a respeito no recurso.

  92. Professor,
    Na prova prática do último exame OAB, equivocadamente escrevi Embargos de Declaração ao invés de Embargos de Terceiro na identificação da peça. No entanto, fundamentei corretamente como Embargos de Terceiro e nos pedidos requeri de forma expressa pelo acolhimento dos Embargos de Terceiro. Mesmo assim tirei nota zero na prova.
    Fiz o recurso enfatizando todos esses detalhes. Na sua opinião a banca examinadora era acolher meu recurso e alterar a minha nota?
    Obrigada!

  93. Professor,
    Na prova prática do último exame OAB, equivocadamente escrevi Embargos de Declaração ao invés de Embargos de Terceiro na identificação da peça. No entanto, fundamentei corretamente como Embargos de Terceiro e nos pedidos requeri de forma expressa pelo acolhimento dos Embargos de Terceiro. Mesmo assim tirei nota zero na PEÇA.
    Fiz o recurso enfatizando todos esses detalhes. Na sua opinião a banca examinadora irá acolher meu recurso e alterar a minha nota?
    Obrigada!

  94. Professor,
    Na identificação da peça, equivocadamente escrevi Embargos de Declaração ao invés de Embargos de Terceiro. No entanto, fundamentei corretamente como Embargos de Terceiro e, inclusive nos pedidos também requeri de forma expressa pelo recebimento dos Embargos de Terceiro. Ocorre que mesmo assim minha peça foi zerada. Recorri argumentando todos esses aspectos que citei.
    Na sua opinião, terei chance de meu recurso ser acolhido, resultando numa nova nota?
    Aguardo sua resposta

    • Lene, o que posso dizer? Acho pouco provável, de qualquer sorte, milagres acontecem. boa sorte.

  95. Olá boa noite professores caros internautas, fiz o XIX exame da Ordem em Direito Penal, na peça profissional caiu um recurso de apelação, porém fundamentei errado, pois coloquei no fulcro no artigo 593, inciso I, sendo que no padrão de resposta da Ordem menciona que deveria ser no fulcro do artigo 600 do Código de Processo Penal, será que minha prova será zerada??
    Pois fiz uma boa prova contra ataquei todos os pedidos do M.P, acho que fui muito bem na prova porém essa sombra está me adormentando pois fiz apelação porém fundamentei errado corro risco de zerar minha prova.
    Aceitei o nome iuris da peça porém errei a fundamentação!
    Qual modelo de recurso poderei encaminhar em caso deles zerarem minha prova?

  96. isadora caetano
    30.05.2016 - 1:33

    ola professor, estou com uma duvida,na prova da oab do xix exame caiu uma contrarrazoes de apelação so que esqueci de fazer a peça de interposição oque acontece, eles zeram minha peça?

  97. Renivaldo Tavares
    30.05.2016 - 1:43

    Boa noite! Acabei de fazer o XIX exame e na prova prática de Direito Administrativo fiz uma rasura em uma palavra e escrevi por cima. Isso pode me eliminar?

  98. Olá professor estou desesperada, fiz a prova da segunda fase hje, coloquei a resposta da questão dois na Folha quatro quando vi o erro que tinha cometido la em cima escrevi desconsiderar pelo amor de Deus ai vi que fiz mais uma vidraça ai escrever isso é fiz um risco por cima e abaixo nas questões eu risquei fiz um risco em tdo que tinha escrito e voltei a responder corretamente a resposta da questão o4 Agora estou desesperada será que vão anular minha prova? ??

  99. Olá professor estou desesperada, fiz a prova da segunda fase hje, coloquei a resposta da questão dois na Folha quatro quando vi o erro que tinha cometido la em cima escrevi desconsiderar pelo amor de Deus ai vi que fiz mais uma vidraça ai escrever isso é fiz um risco por cima e abaixo nas questões eu risquei fiz um risco em tdo que tinha escrito e voltei a responder corretamente a resposta da questão o4 Agora estou desesperada será que vão anular minha prova? ??

  100. Professor, eu esqueci de um detalhe na peça quando já estava nos pedidos, então fiz um X grande e continuei abaixo…poderia ter feito isso?

  101. Boa noite
    Fiz a prova da segunda fase e no nome das partes eu grifei para dar mais ênfase no texto, destacando-as, além de ter colocado apelação em caixa alta. Podem ser considerado como identificação?

  102. Botei o nome da peca Contrarazões de apelação mas errei o artigo sera que perco so ponto sem zerar a peça???

  103. José Neto
    30.05.2016 - 16:47

    Olá professor, fiz a segunda fase da OAB XIX, na peça de civil, recurso de apelação, na peça de interposição, após o número da OAB passei um traço é comecei as razões, posso ser penalizado, obrigado.

  104. professor fiz a prova e acertei a peça, mas na hora de fundamentar com o artigo, pus o artigo errado…..vao me descontar ponto ou zerar a peça. socorro,me responda antes que eu tenha um colapso nervoso.

  105. Hugo Coutinho
    30.05.2016 - 21:23

    Professor, fiz a prova de trabalho do exame XIX, e na hora de colocar o tópico do depósito recursal errei o valor que é 8183,06 coloquei 8186,03 isso seria identificar a peça?

  106. Oi Professor!
    Fiz uma boa prova de Constitucional, porém com o nervosismo, escrevi Ação de Inconstitucionalidade por Omissão, esquecendo da Palavra DIRETA, quando me dei conta, voltei no preâmbulo e escrevi sobreposto ao nome Ação, o resto da peça foi tudo conforme o espelho da FGV, e agora? corro algum risco?

  107. Professor,
    Na questão 4 B, eu respondi sobre os legitimados, no entanto sublinhei os nomes, como exemplo: Roberto e Thaissa são legitimados para…. Sublinhar com risco já foi motivo, ou pode ser um identificação?
    Obrigada

  108. Olá, professor, estou aflita, cometi o erro de colocar em toda a peça agravado e agravante, em vez de apelado e apelante, sendo a fundamentação correta, bem como todo o desenvolvimento da peça em APELAÇÃO, como consta no gabarito. Será motivo de zerar a peça por incongruência? Obrigada.

  109. Olá. Fiz o ultimo exame da OAB 2º fase em Penal.
    A peça era contrarrazões de apelação.
    No desespero comecei uma apelação.
    Depois decidi que era realmente contrarrazões. E então, no preâmbulo no nome da peça onde já estava escrito apelação escrevi contrarrazões, e no fundamento risquei o artigo antigo e também escrevi em cima o artigo correto.
    Sem contar que no nervosismo na prova escrevi contra-razões com hífen aff.
    O que acham? posso ter minha prova zerada?

  110. Professor, bom dia! Fiz a prova do último domingo e no endereçamento encaminhei pro juiz federal e esqueci de colocar Da_ Vara..o restante coloquei. E também a questão dizia q a servidora nos procura no dia 19 de setembro de 2016. Ao final coloquei local, 19 de setembro de 2016
    Advogado, oab n. ..
    Será que da algum problema?
    Obrigada

  111. Prof, bom dia, coloquei na peça de interposição nome errado da peça, mas nas razões coloquei o nome certo, podem zerar minha peça?

  112. Bom dia, professor. Fiz a prova domingo e estou muito aflita, porque na hora por nervosismo acabei colocando o “advogado…” “oab…”, assim com aspas por conta do que vi na capa. Estou com muito medo de ser considerado como identificação.

  113. César Martins
    31.05.2016 - 15:10

    Professor, fiz a prova do XIX exame da ordem nesse domingo e estou preocupado em ter identificado a prova.

    A questão trazia o local de propositura das contrarrazoes de apelação, qual seja, o rio de janeiro.

    Na área do local coloquei Rio de Janeiro e a data que eles pediam (nesse exame pediram o ultimo dia de apresentação das contrarrazões).

    Além disso usei tracinhos ao invés de reticências.

    E no campo Advogado… e OAB…, coloquei Advogado___ , OAB nº ____, pode ser identificação professor? Fico no aguardo da resposta.

  114. Professor, boa tarde.

    Fiz a ultima prova e na peça, apesar de não precisar, pois se tratava de contrarrazões de apelação, enumerei os pedidos, como abaixo:

    3. Dos Pedidos
    3.1 …
    3.2…
    3.3…

    Só que eu estava tão nervosa que acabei fazendo isso… Só depois que me toquei…. Será que isso pode ser considerado marcação de peça?

  115. Professor, Boa Tarde.

    Minha duvida é a seguinte: Fiz a segunda fase do exame XIX, e a peça cobrada foi um recurso de apelação. Durante algumas aulas online, uma professora, disse que na primeira folha do recurso de apelação, no fim da folha, era viavel colocar (outra folha), para indicar que a parte a ser examinada pela primeira instância estava ali. Sera que isso pode ser considerado uma forma de identificação? eu usei a expressão e estou com medo.

  116. Professor, fiz a prova de Direito Constitucional nesse domingo, e estou com uma dúvida que está me maltratando. Na questão 4, item B, eu deveria ter respondido que pelo fato de tratar-se de matéria reservada a Lei Complementar, a Lei só poderia ser revogada por Lei Complementar. Ocorre que por desatenção, escrevi que tratava-se de Lei Ordinária, e só por esta poderia ser revogada. Percebi o erro, e com medo de rasurar toda a questão (eram 2 parágrafos), abri um novo parágrafo e escrevi da seguinte forma: “Digo, por tratar-se de Lei Complementar, só poderá ser revogada por outra Lei Complementar”. Sei que pela contradição, esse item provavelmente não será pontuado, mas estou com muito medo de que pela palavra “Digo”, seja interpretado como identificação da prova. O que o senhor acha? Será que é caso de identificação?? Obrigada!

  117. Querido professor, fiz uma boa prova, gostei muito das minhas questões. Porém, com o nervosismo das horas passando, não me atentei em colocar letra ”a” letra ”b”, embora tenha colocado na ordem correta, conforme as perguntas. Não sabia que era obrigatório, vim saber quando vi um comentário em uma rede social de uma menina que fez o mesmo que eu, e alguém comentou que era obrigatório, e a banca nem corrige as questões. Estou muito triste, sou muito detalhista, mas não achei que isso iria implicar tanto. Cabe recurso em uma situação dessas professor.? beijos e muito obrigada

  118. Professor. botei interpor contrarrazões de apelação e não juntada de contrarrazões. posso zerar a peça? botei no endereçamento “comarca de …porém, esqueci de por que era comarca do Rio de Janeiro, como no enunciado. posso perder os pontos correspondente ao endereçamento?

  119. Professor, estou muito angustiada…

    Na hora de finalizar a peça escrevi: Advogado OAB n. _______ (Botei um traço após OAB n. ), corro algum risco de zerarem minha prova?

    Por favor, me responda.
    Grata!

  120. Boa noite professor Marcelo,

    Fiz a segunda fase do XIX exame em Constitucional, na primeira página da peça fiz todo o preâmbulo como se fosse de Mandado de Injunção, quando ia iniciar o tópico DOS FATOS, percebi que se tratava de ADI por Omissão, então coloquei um traço diagonal em toda a página anulando-a e a partir da página 2 recomecei a peça sendo ADI por Omissão. Pergunto, esse traço diagonal na página para anular todo o texto será considerado identificação de prova? Desde já agradeço a atenção e desejo uma boa sorte a todos os amigos que fizeram o XIX exame comigo. Que Deus nos abençoe. Abraço professor.

  121. Marlon fernandes
    02.06.2016 - 16:50

    Professor finnalizei minha peça assim:
    Nestes temos, pede deferimento
    Vitória, data
    Nome e assinatura do advogado
    OAB n°
    Coloquei vitória pois foi dado q o processo corre na 50° vara do trabalho de vitória.
    Será que corro o risco de ter a prova zerada?

  122. Professor boa tarde. Ao final das Contra Razões coloquei. Advogado OAB / XXXX, isso irá zerarinha peça?

  123. Bruna almeida
    02.06.2016 - 20:41

    Professor risquei uma frase e escrevi acima , posso ser eliminada?

  124. Professor coloquei a assinatura desta forma: Advogado OAB n. XXXX, depois do número é não depois de advogado. Será que irão zerar?

    • Rodolfo, infelizmente, sim. Vamos torcer que não vejam isso. boa sorte.

  125. Amanda Holanda
    02.06.2016 - 23:43

    Professor, acertei a peça de penal, mas fundamentei as contrarrazões de apelação no artigo da apelação (art. 593, inciso I) e não no da contrarrazão (art. 600). Vou zerar a peça por errar o fundamento?

    • Amanda, pela lógica do edital, sim. Mas quem disse que tudo é lógico em se tratando OAB? boa sorte.

  126. ITAMAR PARREIRA VILLAÇA
    03.06.2016 - 3:57

    Professor, fiz a segunda fase do XIX exame em direito do trabalho e no lugar de escrever RAZÕES DO RECURSO, acabei endereçando para o Desembargador Presidente do TRT e, no final da peça escrevi ADVOGADO/ASSINATURA, como estava no modelo do livro que estudei, além de OAB abaixo, poderá minha prova ser identificada? Caso seja, terei chance em um recurso? Grato pela atenção.

    • Itamar, identificação não, mas não alcançará a pontuação devida para estes itens. boa sorte.

  127. Professor estou com muito medo pois na peça eu fiz as rasuras em forma de rábiscos e nas questões eu passei um traço no meio das palavras. Além do que eu errei duas vezes o mesmo item inteiro. Será que minha prova será considerada identificada?

  128. Oi, estou com uma duvida, fiz a segunda fase em direito penal. Acertei a peça, coloquei Contrarrazoes de Apelação, com base no art. 600 e 593, do CPP (nessa ordem), podem zerar?

  129. Izabella Nascimento
    07.06.2016 - 3:43

    Boa noite professor, fiz a 2 fase do exame de n XIX e ao final da peça escrevi: ADVOGADA…/ OAB N…, o gênero feminino pode caracterizar identificacao de peça?

  130. Boa tarde, professor.
    Estou com medo, participei do ultimo exame, prova de Tributário, na questão 3 as minhas respontas das letras A e B ficaram bem próximas, para separar eu coloquei uma bolinha na frente da letra, exemplo “*A)”… “*B) “… e respondi em seguida. Para a prova ficar toda igual, coloquei em todas as demais questões. Não fiz nenhuma rasura. Será que pode ser considerado identificação ?

  131. Professor, eu coloquei “Rio de Janeiro” no local da data ao final da peça da penal.
    Posso ter zerado?
    Obrigada

    • Ana, acho que não, pq. era a localidade dos fatos da peça. boa sorte.

  132. Olá professor, estou na mesma situação do.colega. Na prova de penal finalizei a parte autenticativa – Rio de Janeiro – RJ, 27/10/2015. Como tudo indicava que todos os.fatos e a própria ação tramitava naquela localidade, na.hora terminei por indicar. E aí, o que o senhor acha?

  133. Olá, fiz a segunda fase em penal, acertei o nome contrarrazões, o fundamento, só que fiz em peça única, não fiz as razões pro tribunal, não zero por isso né?

  134. CAMILA DIAS DOS REIZ
    08.06.2016 - 19:17

    PROFESSOR, ME AJUDE! ACERTEI A PEÇA, MAS NÃO COLOQUEI LA NO INICIO COM FULCRO NO ART TAL, DEIXEI ESPAÇO PQ IA CONFIRMAR O ARTIGO DO R.O, MAS ACABEI NAO VOLTANDO PARA COLOCÁ-LO…, SERÁ QUE ZERO?

  135. Para os.caros colegas, q estão encucados por.terem colocado Rio de janeiro na.prova de penal.. Acabo de ler um comentário do.professor Leonardo castro, onde ele aponta q se o.problema traz uma localidade não haveria maiores problemas. A problemática consistiria em apontar um.local totalmente estranho ao trazido. Assim, acredito q não será considerado como identificação.

  136. Prof… Tudo bem?? Só tirar uma dúvida rápida! Quando eu fui escrever: em face do delegado da receita estadual eu dei uma errada aí passei um traço e continuei depois acabei errando e escrevi por cima pra arrumar, aí ficou a cor mais escura( tipo dando pra perceber que errou e consertou?) será que pode dar algum problema?

    • Bruna, pode dormir tranquila, não há o que temer. bons estudos.

  137. Boa noite professor
    Como foi a primeira vez q fiz a 2 fase da oab, eu coloquei literalmente meu nome no local que deveria por apenas ‘ADVOGADO’, não me atentando a essa parte do edital. Só que a fiscal de sala, disse q não podia e logo passei um traço antes de entregar minha prova. Hj soube que fui eliminado por identificar minha peça. Gostaria de saber como posso justificar o meu recurso e se o candidato eliminado poderá fazer a repescagem. Abraço

  138. Pablo Ramon
    22.06.2016 - 12:14

    Bom dia, professor! Em uma das questões discursivas da prova, eu esqueci de colocar a identificação das alternativas (A- resposta…; B- resposta). Mas coloquei ao final de cada resposta o seguinte dizer: resposta referente ao item A e resposta referente ao item B. A minha questão não foi corrigida. Tenho chances no recurso?

  139. Professor, minha prova foi considerada identificada porque troquei o nome do reu, era Rodrigo e escrevi Felipe. Tenho chances se recorrer?

    • E Felipe está no texto da questão? Se estiver, recorra e alegue que foi um erro seu dentro do contexto da questão, porque o nome está no enunciado e você se confundiu. Agora se não estiver, complicado…

  140. Professor,
    respondi (conforme o espelho) as questões, no entanto, não identifiquei com as letras “A” e “B” e atribuíram zero para as quatro questões. A regra do edital é expressa, no entanto, gostaria de saber se o Senhor já viu algum recurso parecido que foi provido.

    Att.,

    • Vanessa, eu peço para recorrer alegando boa-fé, etc. e tal. Mas até o momento não tenho feedback de aprovação. Lamento. Mas a tentativa é válida. boa sorte.

  141. Professor boa noite, fiz penal no XIX exame, e na minha interposição coloquei apelação e fundamentei no 593 I, porém, nas razões destinadas ao TJ coloquei contrarrazões de apelação e coloquei todas as teses do espelho, e tive a peça zerada, elaborei um recurso alegando inicialmente que eu havia indicado a peça corretamente nas razões, e que a falta de fundamentação e nome na interposição deveriam ser descontados no quesito próprio, depois entrei no mérito dos quesitos avaliados. O professor acha que tenho chance?

  142. Olá, professor.
    Fiz a peça de penal agora na segunda fase do xix exame da ordem. Ocorre que coloquei na prova “… interpor recurso de contrarazões à apelação…” ao invés de “apresentar contrarrazões de recurso de apelação”. Por isso (acredito eu), tive minha peça zerada. Irei recorrer, e gostaria de saber algumas dicas e se há possibidade da minha prova ser corrigida, haja vista que acertei endereçamento, teses, pedidos, etc. Obrigado pela atenção!

    • Mauricio, com certeza. Faça a defesa do seu recurso com fundamentos consistentes. boa sorte.

  143. Prezado professor,
    Fiz o XIX exame da Ordem, e zerei a peça. Acredito que pelo fato de eu ter colocado na peça de interposição “Apelação com fulcro no art. 593, I e art. 600 ambos do CPP”, e não” Contrarrazões de Apelação, com fulcro do 600″. Porém, na peça coloquei “Contrarrazões de Apelação”. Estou pensando em recorrer. Será que posso, ou devo?
    Muito Obrigada!!

  144. No próprio recurso, endereçado ao Egrégio Tribunal de Justiça eu coloquei “Contrarrazões de Apelação, com fulcro no art. 600, do CPP”. Mas, pelo jeito, só consideraram o que estava na peça de interposição…

  145. Professor, com certeza foi por isso. Mas, vc acha que ainda assim devo recorrer? Muito Obrigada!!!

  146. Oi,
    se a peça me der o local é preferível não colocar em momento algum ao longo da peça? Nem no endereçamento, qualificação ou fechamento da peça?? estou confusa quanto a isso. Não posso perder pontos caso a questão me diga que a comarca é a do Rio de Janeiro, por exemplo, e eu não colocar no endereçamento da peça/qualificação/fechamento da peça? O que você sugere ser mais seguro??
    obrigada e aguardo reposta.

    • Júlia, se o problema informar como fato RIO DE JANEIRO, p.ex., pode sim incluir na peça. Se for uma COMARCA, sugiro colocar apenas “cidade” no fechamento da peça. bons estudos.

  147. Alisson Soares
    19.09.2016 - 0:16

    Boa noite professor. A princípio tinha colocado “lei 150/15″, contudo risquei a palavra lei e coloquei “LC” em cima, justamente por se tratar de uma lei complementar. Fiz isso em duas ocasiões na prova. Podem zerar minha prova?

  148. Professor, na peça de penal, do XX Exame, a Comarca era em Goiânia/GO, logo até no gabarito saiu o endereçamento para uma vara criminal dessa cidade. Botei, também, essa cidade no local, e ficou assim:

    Goiânia, 13-05-2016

    Advogado OAB

    Será que identifica? Será que zera? Obrigado!

  149. cilas barreto
    19.09.2016 - 1:40

    prof na peça de penal do xx o fato ocorrido, bem como o local da residencia do réu era a cidade de goiania/go no endereçamento eu coloquei a comarca de goainia/go
    so que no fechamento eu fiz Goiania/GO 13 de Março de 2015. sera que podem zerar?

  150. Professor,

    Preciso perguntar, fiquei preocupado com o problema da identificação. Eu não assinei a peça mas coloquei local Rio de Janeiro e Data o dia da prova, podem ZERAR a minha prova ou não?

    Um abraço.

  151. Professor, na minha peça, no final, eu escrevi ‘oab número’ então risquei pq achei q estava errado e em baixo escrevi ‘oab n …’, sera que a prova pode ser considerada como identificada?

  152. João Paulo Montandon Souza
    19.09.2016 - 12:27

    Exame XX, 2a Fase Civil, Peça AGRAVO DE INSTRUMENTO

    Estou muito preocupado com uma questão na peça prática de AGRAVO DE INSTRUMENTO aplicada nesse Exame.

    O enunciado da peça indica o seguinte:

    “A referida decisão que negou o pedido de tutela antecipada para fixação de alimentos provisórios, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico em 01/12/2015, segunda feira. Considere-se que não há feriados no período”.

    Entendi que a OAB espera que o examinando indique o prazo de interposição do recurso, então fiz a contagem dos 15 dias para fundamentar a tempestividade e coloquei na Petição de Interposição e de Razões a data de 22/12/2015, conforme abaixo:

    Termos em que pede deferimento,
    Local e data: 22/12/2015,
    ADVOGADO…
    OAB…

    Ainda que o enunciado não tenha mencionado que seja o último dia para a interposição do recurso,

    o fato de ter indicado a data acima isso configura IDENTIFICAÇÃO?
    Minha prova será ANULADA por isso?

    Obrigado pela atenção,

    João Paulo Montandon

  153. Professor
    Fiz o XX exame da OAB na área penal. Acertei todas as teses e questões na prova porém, estou com receoso com um fato que ocorreu durante a prova.
    Enquanto eu folheava o caderno definitivo a caneta escorregou da minha mão e fez um risco de +- 2 centimetro no pé da folha. isso pode caracterizar identificação?
    obrigado

  154. Professor,
    Fiz constitucional ontem. Acertei o nome da peça mas na fundamentação da peça eu confundi o numero da lei. Indiquei o artigo certo da lei de adpf mas coloqei o numero da lei errada. Indiquei o numero errado na peça inteira. Você acha que vão zerar?

  155. Professor, acredito que, ontem, por estar preocupado na hora de vir aqui fazer a pergunta, acabei colocando errado o ano e o mês, mas na prova coloquei certo. É a mesma questão do colega Cilas…

    Reformulando minha pergunta, então, na peça de penal, do XX Exame, a Comarca era em Goiânia/GO para o endereçamento, e também o local dos fatos e onde residia o meu cliente, logo até no gabarito saiu o endereçamento para uma vara criminal dessa cidade. Botei, também, essa cidade no local, ao encerrar a peça, e ficou assim meu fechamento:

    Goiânia/GO, 13-03-2015

    Advogado OAB

    Será que identifica? Será que zera? Tenho essa preocupação, pois tenho receio de, por ter colocado a cidade Goiânia, eles possam interpretar como uma tentativa de identificação. Obrigado!

  156. Acho que cometi um erro S: na prova desse domingo, ao colocar a comarca no endereçamento, acabei que sublinhei :S …. foi apenas uma palavra dentro da peça …. msm assim isso identificaria??? e se sim, um futuro recurso o que eu argumentaria??? Help-me please

  157. Boa tarde..
    Coloquei na minha peça apenas a palavra “memoriais” e não “alegações finais por memoriais”, como saiu no padrão de respostas!!..diante disso, posso zerar minha peça??…

  158. Júlio César Barroso de Souza
    20.09.2016 - 0:35

    Professor na prova de Trabalho coloquei Reclamada , mas estava que a empregada foi contratada pelo ex empregador mas para trabalhar a família Moraes.

    Será que pode !
    Por favor me ajude.

  159. Olá professor, eu comecei escrever a peça e por descuido, achando que estava no verso do rascunho, escrevi a palavra excelência e fiz o traço sobre a palavra, porém escrevi tal palavra no verso da folha do caderno de respostas definitivo. Minha peça pode ser anulada? Eu serei desclassificado e não poderei fazer a repescagem caso não passe nessa? Não consigo parar de pensar nisso. Posso pedir recurso?

  160. Bom dia professor, esqueci de colocar duas palavras no preambulo, contudo ao final sobrescrevi em meio as outras palavras que ali estavam. Corro algum risco ????

  161. Professor, sublinhei dois artigos de fundamento no mérito pensando que era o rascunho, será que vão considerar como identificação de peça ou descontar algum ponto?

  162. Milena Leite
    21.09.2016 - 11:58

    Professor, ao realizar o XX Exame de Ordem, ao indicar uma palavra errada, na hora do nervosismo passei mais que um traço e esta palavra ficou com vários riscos, um pouco rasurada, acha que isso pode caracterizar marcação de peça ou me prejudicar de alguma forma?

  163. Boa tarde Professor,
    Na hora do exame estava escrevendo no rascunho e sem querer rasurei a prova próximo ao código de barras o senhor acha que vou ter problemas:??

  164. Adriel de Souza Madeira
    21.09.2016 - 19:07

    Professor tenho algumas dúvidas quanto a minha peça da 2° fase de penal do exame XX no tocante a estrutura e mérito, se o senhor puder me esclarecer ficaria grato.
    Em relação à estrutura quando fiz referência ao Código Penal e Código de Processo Penal após escrever estes códigos por extenso usei as siglas respectivamente CPB e CPPB entre parênteses. Após isso, toda vez que tinha que citar estes códigos usava as siglas. Vale lembrar que essas siglas já foram utilizadas diversas vezes pelo STF e STJ dentre outros tribunais. Isso pode me acarretar algum prejuízo?
    Também em relação à estrutura professor esqueci completamente de fechar minha peça de penal, ou seja, não coloquei:
    Nestes Termos,
    Pede-se deferimento.
    Comarca, Data,
    Advogado, OAB.
    Essa omissão pode zerar minha peça professor?
    Professor no tocante ao mérito tenho essas duas dúvidas. Primeiramente em relação à tese principal, qual seja, coação moral irresistível, comecei falando que esta coação era causa excludente de culpabilidade em seu elemento ‘imputabilidade’. Logo a frente me lembrei que esta coação na verdade exclui o elemento ‘exigibilidade de conduta diversa’, e assim dentro do meu mérito fiz questão de frisar mais de uma vez que na verdade o elemento que ‘era’ excluído era a ‘exigibilidade de conduta diversa’. Deixei bem claro que não obstante oque eu havia dito anteriormente, o elemento excluído era a ‘exigibilidade de conduta diversa’. O que o senhor acha? Nos pedidos professor também pedi a absolvição pelo afastamento da ‘exigibilidade de conduta diversa’!! para deixar bem claro oque eu pensava.
    Por fim, (kkkk) em relação às questões discursivas indiquei precisamente qual pergunta cada parte da minha resposta estava respondendo, porem não fiz uma separação total das respostas, ou seja, no decorrer da redação ia respondendo aos questionamentos feitos nos quesitos (A) ou (B) porem não fiz uma introdução, desenvolvimento e conclusão únicos para cada quesito, porem indiquei claramente a qual quesito estava respondendo. Exemplo; Em relação a pergunta (A) …………………………………………ponto. No tocante a pergunta (B) ……………………………………ponto. E assim por diante. Só salientando professor que minhas discursivas foram respondidas cada qual em sua folha respectiva e que em nenhum momento o edital da FGV exigi do candidato dissociação total de suas respostas, apenas exigi que o candidato indique claramente (como foi feito) a qual quesito a parte de sua resposta se refere. Terei algum problema professor?
    Desde já,
    Agradeço.

  165. Professora, quando estava escrevendo no rascunho sem querer fiz uma rasura próxima a barra de identificação na prova, o senhor acha que corro o risco de anulação? Obrigado.

  166. Boa noite professor,
    Na hora de rasurar minha peça coloquei ( ) e risquei a palavra em todas as rasuras. Isso poderá ser considerado identificação?
    Grata pela atenção

  167. Professor,
    na minha peça fiz toda a estrutura correta, com as citações dos artigos e incisos corretos, fechamento correto, porém, com o nervosismo, ao citar a lei das domésticas, coloquei Lei 150/2015, ao invés de colocar Lei COMPLEMENTAR 150/2015. Corro o risco de te a prova zerada?

  168. Adriel de Souza Madeira
    22.09.2016 - 14:54

    Professor obrigado por me responder!!

  169. Marcos Ferr
    23.09.2016 - 19:05

    Professor,

    Fiz minha peça toda, no final ao invés de colocar “advogado” “OAB” eu coloquei “Assinatura” ‘OAB”

    Será que zeram minha peça ? Não me dão os pontos ?

    • Marcos, entendo que no máximo é não alcançar a pontuação. boa sorte.

  170. Olá Professor,

    Primeiramente agradeço por ser sempre tão atencioso.
    Então, na minha prova quando me dei conta ja estava na ultima linha da página da peça, é ainda estava na metade dos pedidos, ou seja, não consegui terminar os pedidos nem o fechamento da prova, por nao haver mais espaço, então como vi que tinha uma linha em branco entre o final dos fundamentos (pq pulei uma linha para começar os pedidos) então escrevi nessa linha o local e data que a peça pedia (com medo de perder o ponto pela data que eu sabia qual era).
    Será que eles podem achar que me identifiquei por isso, por nao ter colocado o local e data no final da peça, é sim antes dos pedidos, fora da estrutura correta? Ou no máximo eles não vão me dar ponto pelo fechamento da peça? Estou muito apreensiva.

    • Cecilia, torço pelo bom senso e que vc apenas não alcance a pontuação completa. obrigado e boa sorte.

  171. Professor, na prova coloquei so a palavra memoriais com fulcro no artigo 403, paragrafo terceiro. Sera que por nao ter colocado alegacoes finais por memoriais, eles nao vao corrigir minha prova?

  172. Professor,
    Por favor, me responde, estou muito aflita…
    Na peça de domingo, eu havia colocado “art. 11 da Lei 150/15.” Depois vi que queria me referir ao caput e coloquei a palavra “caput” bem esprimida entre o “11” e o “da” de forma que ficou bem desproporcional o tamanho da palavra “caput” em relação as demais. Agora estou com medo de ter me identificado. O que o sr. acha?

  173. Professor,

    Fiz a 2 fase do exame XX, em uma das resposta das questões, como eu não coloquei a resposta “NÃO” logo no início da resposta eu sublinhei a palavra NÃO que ficou lá pelo final da resposta. Corro o risco de ter identificado minha prova?
    Desde já,
    Agradeço pela atenção!

  174. Ricardo Júnior
    26.09.2016 - 2:49

    Mestre, no lugar de escrever “advogado” eu escrevi “assinatura”, no final da peça.

    Terei minha prova zerada?

    • Ricardo, não tem não, talvez não alcance a pontuação completa. bons estudos.

  175. Gabriel Passau Alves
    26.09.2016 - 21:16

    Professor, boa noite

    Gostaria de saber se perderei ponto.

    Ao me referir ao artigo 40 de determinada lei coloquei “artigo 40, parte final” quando na realidade era ao artigo 40 inciso primeiro que eu me referia.

    Será que consideram? A resposta foi correta, só pequei nesse detalhe um pouco por contra do nervosismo.

  176. Professor,

    Na hora de escrever um artigo, percebi aue havia esquecido de colocar o seu inciso. Então eu acrescentei o que faltava entre aa palavras. Por exemplo: art.62, § 1°, I, da CF…. acrescentei o “§1°” entre o artigo e o inciso. De modo um pouco apertado e, por isso, ficou um “negrito”. Ao final da questao tornei a repetir o referido artigo para evitar problemas.
    Mas vc acha, que esse “negrito”, por ter ficado mais forte que as outras palavras, ocasiona identificaçao? É caso de zerar?

  177. Professor. Tenho uma dúvida quanto ao reaproveitamento.

    Pelo que li, o examinado eliminado por prova identificada não pode fazer o reaproveitamento certo? O XXI exame tem data de inscrição até dia 10 de outubro. O resultado preliminar da segunda fase do XX exame sai dia 11 de outubro. Como fica nesse caso o examinado que é eliminado por identificação?

    • Roberto, primeira pergunta: certo. O examinado que é eliminado por identificação tem que fazer a 1ª fase.

  178. Professor Bom Dia, estou com uma dúvida em relação a questão discursiva se o senhor souber me esclarecer ficaria grato. Quando redigi minha discursiva fiz um parágrafo único de introdução dividido em duas partes. A primeira parte identifiquei claramente que estava respondendo a a questão (A), a segunda parte identifiquei que estava respondendo a questão (B), assim:
    Em relação a pergunta (A) …………………………………………………. fim. Em relação a pergunta (B) …………………………………………………………………..fim.
    Após fiz dois parágrafos de desenvolvimento, cada qual relacionado a uma questão, desta forma:
    No tocante a questão (A) ……………………………………………………………….fim.
    No tocante a questão (B)…………………………………………………………………fim.
    Por fim, fiz um parágrafo de conclusão nos mesmos moldes da minha introdução, ou seja, dividido em duas partes e cada parte concluindo uma questão com a indicação exata de qual questão estava sendo concluida.
    O Doutor já viu com sua experiência de OAB a FGV zerar discursivas com esta forma de escrita?
    Qual sua opinião Doutor?

    • Pedro, eles estão rigorosos quanto a isso. Sinceramente, não gostei do modo que respondeu. Enfim, vamos torcer que eles não se importem. boa sorte.

  179. Olá, professor! Uma dúvida tem me tirado o sono! No último exame em Direito do Trabalho foi uma RT de domestica, em um dos fundamentos acabei fundamentando que não havia existido acordo entre o empregado e o empregador (pois no caso pratico o empregado tinha viajado a trabalho com o seu empregador) no ato da contratação. Acontece que em nenhum momento o enunciado fala se houve acordo expresso ou não, o que a banca queria era apenas que o examinado requeresse o adicional de viagem. Pode ser considerado criação de dados e zerar a minha prova?

  180. Professor o senhor acredita que caso eles zerem minhas questões discursivas é possível reverte em sede de recurso?
    No meu modo de ver professor em nenhum momento o edital da FGV exige padrão único de resposta. Em nenhum momento o edital da FGV exige que o candidato ‘inicie’ suas respostas com as letras (a) e (B) ou (C), na verdade doutor entendo que a exigência que de fato a FGV faz é que o candidato ‘indique qual questão cada parte de sua resposta de refere”. E acredito que indiquei claramente qual questão cada parte de minha resposta pretendia responder. Ate porque professor, ate onde eu sei essa forma de se realizar uma dissertação é amplamente ensinada por professores de português, e acredito que o verdadeiro intuito do exame de ordem é avaliar se o candidato tem capacidade para exerce a profissão, garantia esta constitucional.
    O exame de ordem não tem finalidade de eliminar candidatos capacitados a exerce a profissão por detalhes tão banais. Ate porque professor no meu modo de ver o edital nesta parte é no mínimo dúbio, e por isso deveria ser privilegiado a demonstração de conhecimento.
    Me desculpe professor pelo texto um pouco mais longo, mas precisava tecer alguns comentários. Qual sua visão doutor a respeito do que eu escrevi?

  181. Larissa Araújo
    01.10.2016 - 16:08

    Professor, boa tarde,

    Cometi um erro muito bobo na correria de transcrever a peça.

    Nos fatos eu coloquei que o indivíduo tinha transportado “50 kilogramas” de droga.
    Porém a questão dizia que eram 50 gramas.

    Será que perco ponto nos fatos?

    Um abração

    • Larissa, creio que sim. Vamos torcer que esta alteração de dados não seja considerada como identificação da peça. boa sorte.

  182. Larissa Araújo
    01.10.2016 - 23:09

    Se decidirem por zerar será fácil recorrer?

  183. Marcos Menezes
    08.10.2016 - 23:13

    Boa noite professor,

    Gostaria de saber sobre a possibilidade de atribuição da nota zero, eu fiz o final exatamente da seguinte maneira:

    (assinatura)
    —————-
    Advogado/oab

    • Marcos, não é a melhor escolha. Quando sair o resultado, nos avise o que deu, ok? boa sorte.

  184. Marcos Menezes
    09.10.2016 - 14:31

    Aviso sim, mas na sua opinião, irão zerar? Sabe se há precedentes?

  185. Olá Professor,
    vim avisar que não tive minha prova anulada e consegui passar, tirei 7.5
    O meu caso foi que terminei meus pedidos no final da folha de resposta da questão 1.
    Fiz um risco simples em tudo que escrevi, e respondi a questao 1, entre os espaços que sobraramno no final de cada paragrafo, mas ficou uma bagunça.
    E tbm coloquei o local e data entre a linha que terminava os fundamentos, e os pedidos, na intenção de pontuar, pq não tinha mais nenhuma linha sobrando.
    Então, eles não me pontuaram a questao 1, pq ficou muito bagunçado, mas me pontuaram o local e data, mesmo estando fora da ordem da estrutura correta.
    Deixo meu depoimento aqui, pq sei o quanto é ruim ficar angustiado esperando o resultado, e tbm na intenção de ajudar quem fez a mesma coisa que eu.

  186. Carlos Henrique
    23.01.2017 - 10:04

    Professor, bom dia! Fiz o XXI exame, direito civil. Ao endereçar a peça ao tribunal, eu coloquei:

    EXMO DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO ESTADO…

    Tem algum risco?

    Desde já agradeço

  187. Professor, boa tarde!.
    Fiz a peça de trabalho em que caiu um recurso ordinário, na proposta a banca não informou o valor da condenação e coloquei o valor do teto do depósito recursal que é de R$8.959,63, sendo que nas custas coloquei apenas os três pontos justamente pela ausência do valor da condenação. Você acredita que isso pode ser considerando como identificação ? Só percebi o erro que cometi quando cheguei em casa e agora fiquei preocupado.
    Agradeço desde já.

  188. Professor, fiz a 2 Fase e acertei a peça, porém quando fui endereçar para a Vara, ao invés de por as reticências, por exemplo: __ Vara. Pode ser considerado identificaçao de peça? Nos demais dados, coloquei as reticências normalmente. Obrigada

  189. Camila Francielli Justino Duarte
    24.01.2017 - 0:32

    Professor, fiz o XXI exame da OAB e no fechamento da peça coloquei Fortaleza-CE, isso não implica em identificação, né? Aguardo boas notícias!!

  190. Professor eu coloquei o endereçamento e (pulei 5 linhas) n de processo…( Pulei 5 linhas) será que eles podem zerar minha peça???

  191. Carlos Henrique
    24.01.2017 - 16:55

    Ao escrever a peça processual eu posso grifar algumas palavras chaves (código civil, artigos) ?

  192. Professor fiz a
    Riba de tributário XXI e a peça era uma
    Restituiçãoenyao fiz anulatória c/c restituição c fundamentos corretos das duas é os pedidos ou seja fiz a peça de restiuicao q Oab queria
    Mais a anulatória ou seja fiz peça a
    Mais…. Pode
    Anular minha prova?

  193. Camila Francielli Justino Duarte
    24.01.2017 - 23:02

    Muito obrigada professor!!
    Vou te seguir nas redes sociais!!
    Abraços!!

  194. Walney baierfuss shimizu
    25.01.2017 - 0:17

    Nobre professor , estou extremamente aflito e nervoso , fiz a XXI exame trabalhista , fui muito bem! Acertei quase todos os quesitos e acertei 6 das oito questões situações problemas , preciso só de 2,5 na peça , o problema dava que a sentença fora proferida por juiz dá 99 vara do trabalho de salvador no final dá peça coloquei assim

    Salvador , Data. Advogado OAB número
    Assinatura

    Professor e aí oq tu acha ??? Pelo amor de Deus estou muito nervoso , fui muito bem , acham que vão me eliminar ??? Por ter escrito ASSINATURA ??? Me responda por favor estou nervosissimo

  195. Walney baierfuss shimizu
    25.01.2017 - 0:18

    Professor escrevi assinatura logo embaixo de advogado OAB NUMERO não como acima embaixo do local

  196. Walney baierfuss shimizu
    25.01.2017 - 0:56

    Mais uma coisa Mestre , na fundamentação sobre o fornecimento de EPI para proteção dos ouvidos , na fundamentação eu coloquei que a reclamada fornecia protetores auriculares que eh o EPI para audição será que isso é identificação ?? Será que falta bom senso a este ponto ?? Estou nervosismo

  197. Walney baierfuss shimizu
    25.01.2017 - 10:22

    Boa dia professor , percebi nos comentários anteriores que houve alguns examinandos que fizeram a mesma coisa que eu , ou seja , colocaram advogado OAB número assinatura e , após o resultado se tiveram a prova anulada ou não nem sequer passou aqui para deixar seu comentario , o que é muito triste , pois se fizessem isso acalmaria muitos de nós que cometemos as mesmas patinadas e o senhor nem precisaria nos responder , de qualquer modo professor , assisti a uns vídeos aulas onde eles ensinam desta maneira : advogado OAB número assinatura em baixo dá palavra advogado , não assinar uma peça vi inúmeros julgados do TRT que em sede de RO o recurso não foi conhecido por ser apócrifo , a palavra ” assinatura ” não identifica o candidato de forma alguma , o que o senhor acha ???

    Outro ponto foi , na proposta informava que o reclamante pleiteava insalubridade devido ao extremo barulho pois trabalhava em aeroporto , a reclamada fornecia o EPI para eliminar a nocividade , na fundamentação eu coloquei que a reclamada fornecia EPI protetores auriculares ou seja EPI para proteger do barulho por óbvio é protetores auriculares , palavra sinônima , não foi identificação de peça e sim interpretação pela proposto fornecida , o que o senhor acha professor ?? Muito angustiado

    Prometo que ao ter o resultado postarei aqui para ajudar outros examinandos

    Grande abraço

  198. Professor: No XXI exame de ordem, a peça de administrativo no gabarito preliminar é uma Apelação em Mandado de Segurança, na Forma do artigo 14 da Lei 12.016/2009.
    Eu nominei a peça como Apelação, com fundamento no artigo 1009 do CPC.
    A minha fundamentação está toda de acordo com o gabarito preliminar.
    O Sr. acha que terei chances?

  199. Guilherme almeida
    25.01.2017 - 18:37

    Professor nao coloquei o artigo referente ao cabimento da apelação!
    Vou ter minha peça zerada ?

  200. Professor. Acertei a peça mas ao fundamentar “com fulcro no Art…”, coloquei o numero da lei de açao civil publica. Considera fundamentado?

  201. Mas o senhor considera fundamentado com base apenas na lei? Já que na CF nao tem uma disposição exata sobre a ACP, apenas que o MP pode propor, mas nao caberia nesse caso numa prova da OAB.

  202. Minha indagação é a mesma da colega acima.

    Na minha peça de constitucional acertei a peça, só que ao invés de fundamentar no artigo 1,IV OU VIII da lei 7347/85 como aduziu a banca, coloquei a apenas com fulcro na lei 7347/85. Até porque a saúde e genérica e não constava em nenhum item expresso da lei 7347/85. E a constituição federal não traz artigos específicos sobre o cabimento da peça.

    Falei inclusive do cabimento citando esses artigos na fundamentação jurídica da peça, pois acreditei,piamente, que não precisava de tal especificação no preâmbulo da peça.

    Se a banca for tão engessada desta forma, está impossível de prestar exame da ordem, tecnicamente, na prática não há incorreção de qualquer forma.

    • Jailson, não vamos entrar em desespero. O melhor é sair o resultado e, se for o caso, recorrer. bons estudos.

  203. Nobre professor , se ao invés de escrever por exemplo nos termos do artigo 495 parágrafo primeiro da CLT escrever assim por estar acabando o espaço :

    Nos termos do Art. 495 ,§ 1° , dá CLT , identifica a peça ?? Ou seja em vez de escrever parágrafo por extenso colocar o símbolo conhecido como parágrafo § , pode ser zerado ?????

    Obrigado professor

  204. Professor, cometim deslize e isso vem me atormentando. Na prova de penal argumentei corretamente a preliminar da prescrição da pretensão punitiva. Entretanto, ao ver o gabarito, percebi que fiz a conta da prescrição com base no crime de FURTO SIMPLES e nao no de FURTO TENTADO. No geral, o tempo de prescrição é o mesmo. Podem anular toda a preliminar?

    • Dayane, é difícil projetar a pontuação. Infelizmente, terá que esperar. boa sorte.

  205. Professor, na peça XXI de Trabalho eu coloquei (10linhas) após o o número o processo, logo abaixo do endereçamento.

    Isso é identificação?
    Obrigado

  206. PAMELA DA FONSECA ZANETTI
    17.02.2017 - 18:38

    Olá professor… Coloquei o artigo entre parenteses, e me retiraram pontos. Isto está disposto no edital ou é errado?

    • Pamela, recorra, não há nada de errado no que vc fez. boa sorte

  207. Joel Angelino
    30.04.2017 - 21:06

    Boa noite!!! Professor, em um aprova prática, eu errei o polo ativo, que no caso deveria ser uma criança que seria representada por sua genitora em uma ação de reconhecimento de paternidade. Na pressa e no nervosismo eu coloquei o nome da mãe como a autora. Resultado, nota zero. Está adequada essa correção? Desde já grato!!!

    • Joel, não está correta esta avaliação. Acredito que o fiscal deu ZERO porque estaria sendo “identificada” a peça. RECORRA!

  208. Joel Angelino
    01.05.2017 - 21:43

    Muito obrigado professor por sua atenção.

  209. Professor, errar a autoridade impetrada em mandado de injunção coletivo zera a prova? No meu caso seria o Governador do Estado, mas eu coloquei o Estado e a Mesa sa Assembleia Legislativa do Estado.
    Obrigada.

  210. Alessandra
    29.05.2017 - 9:55

    Professor eu coloquei o rito dentro do parenteses vai zerar ?

  211. Prezado professor, bom dia!
    Fiz a prova ontem, Exame XXII, na área de Direito Penal, a peça correta era um Recurso de Apelação, no nome da peça eu coloquei Recurso de Apelação Criminal, acha que posso zerar por isso? Muito obrigado !

  212. Boa tarde, Professores

    Por falta de linha coloquei a data e advogado / OAB nº …,

    Isto pode ser identificação de prova, minha prova pode ser anulada.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Kelly

  213. Boa tarde, Professores

    Por falta de linha coloquei a data e advogado / OAB nº …, TUDO NA MESMA LINHA

    Isto pode ser identificação de prova, minha prova pode ser anulada.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Kelly

  214. Ana Cristina
    29.05.2017 - 17:53

    Oi Professor! Eu cometi uma burrada na prova de ontem: botei Razões de Apelação logo na peça de interposição. Minha pela será zerada?

  215. Prof, me ajuda!

    Eu coloquei na qualificação nº e esqueci das reticencias, ai lembrei e risquei todo esse “nº” e escrevi em cima com as reticencias. Identifiquei a peça?

  216. Boa noite professor, sei que esse post é antigo mas estou com uma dúvida que está me matando.
    Em uma questão aberta na segunda fase da oab coloquei a resposta (a e b) da questão 4 na questão 3.
    Ao final percebendo o erro grotesco, ja extremamente nervoso, como ultimo ato de salvação risquei tudo de forma uniforme. Em seguida, nas poucas linhas que faltavam respondi a “a” e “b” da questão correta, pois sabia as respostas das mesmas.
    O problema é que risquei no mínimo seis parágrafos com as respostas colocadas equivocadamente.
    Agora após o exame minha dúvida é se posso ter a prova inteira anulada por causa disso (e se sim, se caberia recurso), se provavelmente teria só a questão 3 que está rasurada anulada ou se em um milagre considerariam as respostas abaixo da rasura.
    Se possível aguardo uma posição do Doutor, muito obrigado.

  217. Ana Cláudia
    31.05.2017 - 14:01

    Professor, quando eu estava escrevendo uma palavra a minha caneta falhou, daí eu troquei por outra caneta e escrevi por cima da palavra que ficou falhada só que a cor ficou um pouco mais forte que as demais palavras. Isso pode ser considerado identificação de prova por parte da banca? Por favor, me responda! Estou muito aflita com isso…

  218. Professor, na prova de administrativo, depois da peça de interposição, eu escrevi embaixo “quebra de pagina” conforme o matheus carvalho ensinou, para não desperdiçar linhas. Contudo, fiz um traço ao lado da expressão assim –“– e com medo de ter identificado, fiz um risco em cima sobre a parte equivocada. Posso ter identificado a peça?

  219. Professor, boa noite.
    Ao escrever OAB, acabei colocando OAB n•, mas ao ler as instruções da prova, vi que era pra colocar OAB…
    Desta forma, risquei o n• e deixei OAB…
    Isso pode ser considerado identificacao?

  220. Professor, na qualificação dos embargos à execução, coloquei “brasileiro”, mesmo a questão não trazendo expressamente a nacionalidade do embargante. Posso zerar a prova?

    • Thais, infelizmente, é tratado como identificação. Lamento. Vamos torcer que o fiscal não perceba. Me deixe informado do resultado. boa sorte.

  221. Estou desesperada!

  222. Boa noite professor,

    Fiz a prova da segunda fase XXII no dia 28/05/17. Fui bem na prova, mas faltou linha e no final escrevi, advogado e Oab embaixo da última linha, ou seja, fora do espaço das 30 linhas.. Isso vai zerar minha prova?

    • Sirlei, não vai zerar, mas não vai ser considerada esta linha a mais. boa sorte

  223. MARIO AUGUSTO MOLINI ZANETTI
    04.06.2017 - 17:14

    No gabarito preliminar da prova de civil, ultimo exame, saiu Agravo de Instrumento, com fulcro no artigo 1015, inciso I do CPC e eu coloquei Agravo de Instrumento com Efeito Suspensivo, com fulcro no artigo 1015, inciso I, do CPC. Por ter colocado o efeito suspensivo a mais no nomen iuris posso zerar? Ou podem me dar zero porque coloquei só o artigo 1015, inciso I, do CPC (fundamentação do agravo de instrumento) e deveria ter colocado além desse aquele referente ao efeito suspensivo, qual seja, 995,, paragrafo unico. Evidente que no corpo da pela fundamentei da maneira correta. Posso zerar?

  224. MARIO AUGUSTO MOLINI ZANETTI
    04.06.2017 - 17:18

    Consta ADVOGADO, OAB N… pode considerar identificação e zerar? Vi comentários a esse respeito, mas isso é o correto. Onde consta que isso zera?

  225. Olá Professor, eu errei duas questões e risquei com traço as respostas que eu confundi, mas não foi traço uniforme, fiquei nervosa e fiz uns dois traços em umas três linhas, isso pode ser identificação? e Além disso, na peça era embargos a execução coloquei fundamentado no 319, e 919 §1º cpc, alem do 16 da lei 6.830/80, posso zerar ? Obrigada.

    • Clara, sobre os riscos, normal. Sobre a fundamentação, creio que não também. boa sorte

  226. JOÃO DOS REIS VIANA MOTA
    05.06.2017 - 22:45

    Professor, eu errei o endereçamento que era para o TJ, e enviei ao STJ, além disso,
    esqueci de colocar a palavra coletivo em MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO, o senhor acha que minha peça será zerada?.

    • João, na verdade, são coisas distintas. O erro de endereçamento não é problema, de fato, não ter pensado numa ação coletiva pode ser o problema. Imagino que a fundamentação legal também não esteja correta, não é? Realmente, o cenário não é bom…

  227. Professor, na prova de hoje por equívoco coloquei o nome da peça correto, porém fundamentei no artigo 403, parágrafo 3, Código Penal, E não código de processo penal… Isso zera a peca?

    • Anna, pode zerar a peça sim, mas já vi reação diferente da banca aceitando (no caso era CC e CPC). Vamos torcer! boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  228. Jeovan Lisboa Menezes
    18.09.2017 - 0:46

    Oi. Marcelo, acabei de fazer o XXXIII, eu rasurei a primeira folha de rosto pelo menos uns dois parágrafos, fiz riscas em todas as palavras. É escrevi desconsiderar em parentes, e comecei tudo de novo em outra folha. Tem o risco de não ser corrigida.

    • Jeovan, você não deveria ter escrito “desconsiderar”. Enfim, espero que não prestem atenção nisso. boa sorte. Nos siga no Insta: @profmarcelohugo

  229. Professor na prova da oab peça pratica Memoriais eu fundamentei o nome da peça correto e também o artigo 403,§ 3, porém acrescentei a hipoteses do 400 cpp também, isso vai fazer eu zera minha peça, por ter complementado com as demais hipo tes que o memoriais é cabivel.

  230. Professor na peça prática profissional de ontem coloquei o nome da peça correta Memoriais e também fundamentei o artigo 403 § 3 cpp, porém coloquei o artigo 404 cpp de complemento, neste caso irei zera a , sendo MEmórias uma peça única? No gabarito preliminar veio escrito Alegações Finais por Memoriais ou Memoriais nos termos do artigos 403 , §3 do cpp, estou com muito medo.

    • Luis, entendo que a sua peça está de acordo. Boa sorte. Siga-nos no instagram: @profmarcelohugo

  231. Karin Oliveira
    18.09.2017 - 16:39

    Professor, boa tarde.
    Prestei a 2ª fase do Exame de ordem e estou com receio de caracterizar identificação, veja:
    Na primeira folha, falando sobre os fatos, eu tenho mania de controlar até quantas linhas irei falar sobre o tópico, logo, na penúltima linha, na numeração 29, fiz um pequeno x (bem pequeno), para ter ciência que deveria escrever até ali, depois que lembrei que poderia ser considerado como identificação. Estou com muito receio, pois fui muito bem na peça e nas questões, mas estou com medo de eles acharem que seja identificação, o que o senhor acha?

    • Karin, acho que não precisa se preocupar. boa sorte Siga-nos no instagram: @profmarcelohugo

  232. Paloma Leite
    18.09.2017 - 21:34

    Olá Professor.
    Na minha prova caiu memoriais do advogado da parte, e, na hora de colocar o título, escrevi “Memoriais Defensivos”, e fundamentei corretamente conforme já saiu no gabarito da peça. Será que podem implicar por ter escrito “defensivos”? Muito obrigada pela sua ajuda.

    • Paloma, não é a minha área, mas nunca ouvi falar em “defensivos”. Não sei, sinceramente, qual será a avaliação da banca. Nos avise do resultado. Boa sorte. Siga-nos no Instagram: @profmarcelohugo

  233. Raulyson Moura
    19.09.2017 - 3:54

    Professor, estou bastante preocupado. Cometi um erro que já vi que outras pessoas já cometeram, mas não sei como se dá nestes casos.

    Terminei minha peça na 4ª folha, me restando ainda a 5ª. Fui ao banheiro e, ao voltar, li as questões pelo rascunho. Quando peguei a prova pra iniciar a resposta da primeira questão, não observei que tinha deixado a prova na folha 5 da peça e escrevi, nessa página, ” 1- a)”, pois ia iniciar a resposta das questões.

    Porém, por sorte, percebi logo o erro e não continuei. Chamei a fiscal, representante da OAB, salvo engano, que me orientou apenas a passar um risco sobre esse “1- a)”, o que, conforme o edital, indicia o cometimento de um erro.

    O senhor já ouviu falar algo a respeito desses casos? Como está sendo tratado?

    • Raulyson, já vi. Pode dormir tranquilo. Siga-nos no Instagram: @profmarcelohugo

  234. Olá
    Eu coloquei Manaus (Cidade onde ocorreu os fatos na peça) ao invés de Local, data
    É zerada a peça por causa disso?

    • Fernando, todo mundo faz, então, não há motivo de preocupação. Boa sorte. Siga-nos no Instagram: @profmarcelohugo

  235. Professor, coloquei “brasileiro” ao invés de “nacionalidade” na qualificação do impetrante do mandado de segurança. A banca considera identificação, mesmo sendo algo tão genérico ??

  236. O enunciado informava o nome da pessoa era Edson, aposentado por invalidez, com regime especial de previdência, me induzindo a crer que era brasileiro. Mesmo sendo um erro, algo tão genérico poderia ser identificação de peça? Creio que muitos outros candidatos podem ter colocado o mesmo. Caberia recurso, no caso?

  237. Tiago Henrique
    20.09.2017 - 0:50

    Professor quantos traços eu posso fazer na palavra errada, eu fiz três em cada palavra errada?

  238. Tiago Henrique
    20.09.2017 - 0:53

    Professor, eu escrevi o nome da peça com uma palavra errada, a peça é de repetição de indebito e eu desatentamente escrevi repetição de inexistência de indebito tributário, isso poderá zerar a minha prova?

  239. Tiago Henrique
    20.09.2017 - 0:55

    Prefessor, eu errei uma palavra fiz dois riscos encima, e encima da palavra errada com dois riscos eu escrevi a palavra certa, isso poderá zerar a minha prova ?

  240. Gilberto Barros
    21.09.2017 - 12:01

    Coloquei nos requerimentos finais local…, Espaço, data…, Pulei a linha e fiz advogado…, Espaço OAB…, Isso pode ser considerado identificação de prova?

  241. Olá professor,
    Fiz a prova 17/09 D. Empresarial, Ação Revocatória, coloquei como fundamento o art. 130 da lei 11.101/2005; porém o edital apresenta como fundamento além do art. 130 o 132 da referida lei. Corro risco de zerar?
    E não qualifiquei 2 réus do litisconsórcio isso pode me prejudicar muito??
    O restante está excelente!

  242. JOÃO LUIZ
    21.09.2017 - 18:46

    Professor, na prova de direito do trabalho (XXIII EOAB) escrevi a fundamentação da contestação 847, mas o 4 saiu muito junto e pareceu um nove. Com medo de que zerassem minha prova eu fiz um fisco sobre o 847 porém o coloquei entre parenteses. (847) riscado entre parenteses e a seguir transcrevi com letra legível. é possível zerarem minha prova por identificação?

  243. Professor,
    Respondi às questões subjetivas do Exame XXIII sem especificar “A” “B” ou “C” nas questões subjetivas; achei que parágrafos para os subitens seriam suficientes. No entanto, vi que o edital é claro e estabelece que terei a nota zerada.

    Acho injusto e contra princípios constitucionais, como a proporcionalidade. Acha que devo entrar com um MS. Tenho chances ?

  244. Professor, fiz dois erros na prova de trabalho, no endereçamento coloquei , João Pessoa PB só que no caso não mostra o PB, no outro caso envés de colocar a palavra apresentar contestação eu coloquei interpor contestação , nestes casos a perigo de zerar minha prova?

  245. Gilberto Barros
    22.09.2017 - 9:53

    Não fazer a síntese, mas iniciar cada tópico com o que foi pedido e colocar a prescrição quinquenal dentro do mérito, como primeiro tópico, desconta muitos pontos?

  246. Bom dia, professor.

    Fiz a prova prática do XXIII Exame da Ordem, e ao finalizar a peça, escrevi assim:

    Assinatura do Advogado…
    OAB/UF…

    Minha prova pode ser zerada por identificação de peça?

    Eu li que no edital, caso a peça exigisse assinatura, deveria utilizar apenas a palavra Advogado…

    Atenciosamente,

    • Luana, pois é. Sinceramente, caberá a interpretação de quem irá corrigir. Nas minhas dicas peço para que não escrevam o que você fez, porque não é comum e basta escrever ADVOGADO. Enfim, não posso te dar uma previsão. Por favor, me deixe ciente sobre o resultado, ok? Boa sorte.

  247. Professor, fiz o XXIII da OAB em civil, acertei a peça que era um recurso de Apelação, mas errei a fundamentação. Minha peça pode ser zerada?

  248. No XXIII em minha prova de Dirieto do Trabalho foi dado o local de João Pessoa, e eu coloquei João Pessoa/PR. fui eliminada.

  249. Prof., por erro coloquei o estado de PE ao invés da PB, minha prova foi zerada há chance de recurso?

  250. Tiago Henrique
    11.10.2017 - 2:25

    Professor eu tive a minha prova zerada, e eu não sei por qual motivo.

  251. Boa Tarde Professor,
    Fiz o exame XXIII da OAB – Civi e ao receber o resultado nesta semana, me deparei com uma nota zero sob o argumento de “identificação de prova”.
    Na página do mérito do meu recurso, coloquei:
    LOCAL, DATA.
    ADVOGADO (ASSINATURA)
    OAB…

    Será que foi por isso que zeraram minha prova?
    Fiz meu recurso administrativo no sentido de que não fiz nenhum identificação de peça, mas estava pensando em impetrar um mandado de Segurança. Quais argumentos eu poderia utilizar?
    ATT.,
    Lucas

    • Lucas, MS não ajudam muito e são demorados. O edital é claro: “Quando da realização das provas prático-profissionais, caso a peça profissional e/ou as respostas das questões discursivas exijam assinatura, o examinando deverá utilizar apenas a palavra “ADVOGADO…”. Ao texto que contenha outra assinatura, será atribuída nota 0 (zero), por se tratar de identificação do examinando em local indevido”.

      Não se escreve “assinatura”, apenas ADVOGADO. Lamento. boa sorte.

  252. E no meu caso, professor, que escrevi PA ao invés de PB na peça trabalhista? O senhor acha cabível Mandado de Segurança, caso a banca não aceite meu recurso?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado / Campos requeridos estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Agenda OAB

XXIII Exame de Ordem Unificado

  • 23.07.2017

    Prova objetiva 1ª fase

  • 07.08.2017

    Resultado preliminar

  • 08.08.2017
    a
    11.08.2017

    Prazo recursal 1ª fase

  • 22.08.2017

    Gabarito definitivo

  • 17.09.2017

    Prova dissertativa 2ª fase

  • 10.10.2017

    Resultado preliminar

  • 11.10.2017
    a
    14.10.2017

    Prazo recursal 2ª fase

  • 24.10.2017

    Resultado definitivo