XXII Exame OAB: questões anuláveis

Compartilhe:

Anular

Sabe-se que o prazo recursal é somente a partir da divulgação da lista preliminar de aprovados, ou seja, DIA 17 DE ABRIL. Assim, do dia 17 ao dia 20 é o prazo para RECORRER DA 1ª FASE da OAB. Porém, por óbvio, ninguém se aguenta até este dia. Não foi assim em todos os últimos exames da FGV como não será neste.

Quem está por 1 ou 2 questões está “louco” para começar a preparação para 2ª fase. Veja que a data da prova da 2ª fase está marcada para 28 DE MAIO. Portanto, não quer perder tempo roendo as unhas, tendo insônias, enfim, quer decidir a sua vida, seja para continuar na esperança de ser o último exame da OAB, seja para retomar os estudos para 1ª fase.

Ultimamente, quem está por 40 ou 41 acertos também anda sofrendo com o gabarito. “- Como assim, professor, a pessoa passa e ainda tem medo de ser reprovada?”. Pois é, inclusive é compreensível em razão de recente passado da FGV. Explico. No XIXº Exame da OAB, a FGV retificou o gabarito, alterando 2 questões de direito do trabalho. Já no IIIº Exame da OAB, a FGV retificou também o gabarito, alterando 1 questão. Em ambas as oportunidades, alegou ERRO MATERIAL.

O que aconteceu? Quem tinha acertado com o primeiro gabarito divulgado, acabou perdendo duas questões. Assim, muita gente que foi aprovada, da noite para o dia, ficou reprovada. Assim, RETIFICAR é diferente de ANULAR. Explico novamente. Se você acerta 40 questões e ANULAM 1, você não perde nada, ganha quem errou justamente a questão anulada. Se você acerta o mesmo número, no entanto, RETIFICAM 1, justamente, a que você tinha acertado, você perde, porque um novo gabarito foi homologado. Capisce?

Pois bem, depois desta introdução, outros dados devem ser informados.

Contando a partir do Xº Exame da OAB, inclusive este, tivemos 8 provas sem anulações do total de 12 exames. 3 provas tiveram 2 questões anuladas. E uma única prova, 1 questão anulada. Lembro que exceto a última, a XXIº Exame, que teve duas questões, os XVIII, XIX e o XX não tiveram. Portanto, fica evidente que a FGV (e nenhuma outra banca) não gosta de anular. ANULAR é confessar que errou, sendo assim, ninguém gosta de admitir erros.

Por isso, meu PESSIMISMO MODERADO quanto às anulações, especialmente, na OAB. Se você está por 3 QUESTÕES, retome os estudos imediatamente para 1ª fase. Se você está por 2 QUESTÕES, diria eu que é praticamente impossível no XXIIº Exame repetir o feito do último. Veja que a última prova foi “do capeta”, pois antes de anularem, o índice de reprovação era quase 95%. “- Então, professor, você está dizendo que há uma espécie de ‘compensação’ em anular e a aprovação?” Infelizmente, SIM.

Diante disso, se a média histórica de aprovação se mantiver por volta entre 20% a 30% na 1ª fase, é quase missão impossível arrancar alguma anulação, somente em casos gritantes! E o XXIIº Exame? Aparentemente, está dentro desta média.

“- Então, eu, que fiz 39 acertos não tenho chance alguma?”

Avaliando tudo o que já me mandaram de outros preparatórios e blogs, acho que conseguimos reunir no máximo 7 questões candidatas à anulação. Há uma questão que parece ser UNANIMIDADE e professora Carla Carvalho concorda que é do “Fagundes e Pilar são noivos e pretendem se casar adotando o regime de separação de bens mediante celebração de pacto antenupcial. Fagundes é empresário individual e titular do estabelecimento Borracharia Dona Inês Ltda. ME”.

Veja que você encontrará diferentes opiniões sobre uma única questão, gente defendendo o gabarito e gente querendo a anulação. Lembre ainda que há também outros interesses envolvidos na anulação e que passam justamente pela sua aprovação: comprar curso para 2ª fase. Então, por certo, você precisa desconfiar quando há muito otimismo ou alguém querendo vender muito algo que os números não mentem.

Por isso, não acredite quem defenda que com 37 acertos o “céu é logo ali” ou “esperança é a última que morre” ou mesmo “fé, acima de tudo”. Em todo o histórico de FGV como banca da OAB apenas em duas oportunidades anularam 3 questões, mas já vão muitos anos desde então e a prova não é mais a mesma.

Outra pergunta frequente que recebo: “- Professor, preciso eu entrar com o recurso?”. Não precisa, mas somente quem fez a prova pode entrar. Então não se deixe levar que os professores entrarão com recurso ou o próprio cursinho. Estamos apenas indicando um norte. E se for anulada a questão, aproveita a todos, mesmo quem não entrou com recurso. Assim, você pode entrar (é grátis e online) ou torcer que alguém entre…

Então, para finalizar, o que consegui juntar de questões [só o começo] que julgam que podem ser anuladas.

[1] Antônia contratou os arquitetos Nivaldo e Amanda para realizar o projeto de reforma de seu apartamento. RESPOSTA: alteração de gabarito (“será possível o ajuizamento”), retificação.

[2] Em determinada subseção da OAB, constatou-se grave violação à disciplina prevista na Lei nº 8.906/94, no que diz respeito ao exercício de suas atribuições de representar a OAB perante os poderes constituídos e de fazer valer as prerrogativas do advogado.  RESPOSTA: sem gabarito, anulação.

[3] Festas Ltda., compradora, celebrou, após negociações paritárias, contrato de compra e venda com Chocolates S/A, vendedora. RESPOSTA: sem gabarito, anulação.

[4]  O Presidente da República descumpriu ordem judicial, emanada de autoridade competente… RESPOSTA: alteração de gabarito (“pelo Senado Federal”), retificação.

[5] A teoria dimensional dos direitos fundamentais examina os diferentes regimes jurídicos de proteção desses direitos ao longo do constitucionalismo democrático, desde as primeiras Constituições liberais até os dias de hoje. RESPOSTA: duas alternativas corretas, além da oficial aquela que traz “O conceito de direitos coletivos de terceira dimensão se relaciona…”, anulação.

[6] Expedida carta precatória executória numa demanda trabalhista, o juízo deprecante cita o devedor para pagamento. RESPOSTA: erro no enunciado [não seria “deprecante”, mas “deprecado”] que prejudica a compreensão, anulação.

[7] Fagundes e Pilar são noivos e pretendem se casar adotando o regime de separação de bens mediante celebração de pacto antenupcial. RESPOSTA: sem gabarito, anulação.

Complemento que não trouxe as fundamentações propositalmente, pois a própria FGV solicita que os recursos não tenham suas razões repetidas. Sendo assim, busque argumentá-las do seu modo a partir do dia 17 de abril..

Por fim, se depois de todo este texto você decidiu retomar os estudos para 1ª fase, quem sabe não seja o momento de repensar suas tentativas anteriores, inclusive essa? Avaliar o que você poderia ter feito melhor. Tentar superar os problemas que surgiram ou permanecem e que estão impedindo que sua preparação seja mais produtiva? Estudou demais, será que não estudou errado?

Agora, se você quer seguir o caminho da 2ª fase, porque conteúdo estudado não é perdido, como sempre diz o meu pai, sugiro a nova coleção Completaço Passe na OAB 2ª Fase FGV, com todos os volumes lançados agora em março 2017 pela EDITORA SARAIVA. Tem o melhor custo-benefício do mercado e ainda traz não só MODELOS, como PEÇAS COMENTADAS, QUESTÕES COMENTADAS, um PASSO A PASSO, as PRINCIPAIS SÚMULAS, e TEORIA. Saiba mais, clique aqui.

E sabe com que livro motivacional e que vai organizar seus estudos? Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Comentários

  1. Estou com 39 pts, e destas 7 questões , acertei 1 a ” dos arquitetos…”
    Será que começo minha preparação para a 2 fase?
    Este livro do qual recomenda:
    “Passe na OAB 2ª Fase Fgv – Completaço – Prática Trabalhista 2017” , está com preço ótimo, compensa eu iniciar minha preparação da 2 fase por ele?
    Obrigado Marcelo.

  2. Estou com 39 pontos, e dessas 7 questões passíveis de anulação, acertei apenas duas (processo do trabalho e ética). Será que começo minha preparação para a 2ª fase ou volto a estudar para a 1ª fase?
    Desde ja, obrigada.

    1. Camila, sinceramente, há um desânimo da possibilidade de anulações, mesmo com “tantas” questões anuláveis. Você pode esperar até início de maio quando sairá o resultado definitivo ou começar hoje mesmos os estudos para 1ª fase de forma BEM antecipada para não precisar sofrer por isso novamente. Se você escolher esta hipótese, tem 6 meses na plataforma Saraiva Aprova para assistir quantas vezes quiser: https://www.saraivaaprova.com.br/

  3. professor acertei 38 e as questoes passiveis de anulação constitucional e etica acabei errando sera que ja começo a estudar para a 2 fase?
    agradeço a atenção!

    1. Denis, sinceramente? Não acredito em anulações nesta prova. Este sentimento não é só meu. Já li por aí e a conclusão que podemos chegar é esta. Mas como falei, fique à vontade para estudar para 2ª fase, porque aprendizado não se perde. Posso indicar a você onheça a coleção COMPLETAÇO 2ª FASE OAB recém lançada pela EDITORA SARAIVA. Tem todas as opções. A coleção é completa, traz TEORIA E MODELOS DE PEÇAS + QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS + PEÇAS PROFISSIONAIS COMENTADAS + ROTEIROS PASSO-A-PASSO + SÚMULAS DE TRIBUNAIS SUPERIORES SELECIONADAS + ATUALIZADOS COM NCPC. Segue o link: https://www.livrariaconcursar.com.br/produtos?paginaAtual=0&bf.texto=completa%C3%A7o&numPorPagina=0

  4. Socorro! Li a matéria e fiquei literalmente confusa e perturbada! Estou com 42 acertos no exame, pelo gabarito FGV. Nestas 7 questões discutidas, tenho 3 erradas e 4 acertos! Corro risco ?!? Nem consigo seguir o raciocínio!

    1. Gisele, pode dormir tranquila, não corre risco algum. Pode estudar para 2ª fase! Conheça a coleção COMPLETAÇO 2ª FASE OAB recém lançada pela EDITORA SARAIVA. Tem todas as opções. A coleção é completa, traz TEORIA E MODELOS DE PEÇAS + QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS + PEÇAS PROFISSIONAIS COMENTADAS + ROTEIROS PASSO-A-PASSO + SÚMULAS DE TRIBUNAIS SUPERIORES SELECIONADAS + ATUALIZADOS COM NCPC. Segue o link: https://www.livrariaconcursar.com.br/produtos?paginaAtual=0&bf.texto=completa%C3%A7o&numPorPagina=0

  5. Boa noite, as questoes 18 e 20 do tipo 1-Branca, não seriam passíveis de anulação por apresentarem erro material entre seus enunciados e as opções de resposta?

    1. Ronildo, ninguém fez esta pergunta antes. Mas pelo o que senti dos professores, não houve dificuldades de compreensão que levasse a um erro na escolha das alternativas. Sugiro que o amigo faça recurso em cima delas, o mérito será todo seu! boa sorte.

    1. Maria, investe na 2ª fase! Conheça a coleção COMPLETAÇO 2ª FASE OAB recém lançada pela EDITORA SARAIVA. Tem todas as opções. A coleção é completa, traz TEORIA E MODELOS DE PEÇAS + QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS + PEÇAS PROFISSIONAIS COMENTADAS + ROTEIROS PASSO-A-PASSO + SÚMULAS DE TRIBUNAIS SUPERIORES SELECIONADAS + ATUALIZADOS COM NCPC. Segue o link: https://www.livrariaconcursar.com.br/produtos?paginaAtual=0&bf.texto=completa%C3%A7o&numPorPagina=0

  6. Professor fiz 38 questões sendo que das 7 questões passíveis de anulação errei 4 ! Existe alguma probabilidade de preparação para a segunda fase ou volto imediatamente aos estudos de primeira fase ?! Muito obrigado !

  7. Boa noite! Acertei 40 questões. Das passiveis de retificação ou anulação acertei 3. E agora? Me preparo para a 2 fase ou começo a me preparar para a 1 novamente?
    obrigada

  8. Boa Tarde!

    Acertei 41 questões, dentre elas estão: a da OAB, Festa Ltda e a do Fagundes e Pilar. Corro risco de não ser aprovado?

  9. professor fiz 41 pontos ,e destas 7 questões passiveis de anulação acertei 3, que foram , o presidente da republica … ,fagundes e pilar…. e em determinada subseção da oab …!!!
    devo estudar pra 2° fase ??? to confuso agora com esse texto 🙁

  10. Professor, qual questão vcs acreditam que realmente poderá ser anulada? São muitas questões passíveis, mais existe alguma que diante dos argumentos vcs acreditem que realmente poderá ser anulada?

    1. Aline, sinceramente, não só os professores da Saraiva Aprova como de outros preparatórios estão em geral pessimistas. Há questões anuláveis, mas nenhuma tem uma argumentação de “tirar o chapéu” que possa convencer a banca. Há ainda aquela ideia de que se houve uma boa aprovação, a banca não aumenta a boca do funil. E creio que houve uma “boa” aprovação. Com 39 acertos eu iria estudar para 2ª fase, mas investiria menos se tivesse realmente acertado as 40 questões. É a minha posição. bons estudos.

  11. Boa noite Professor, estou confusa por gentileza se for possivel me ajude eu fiz 36, e marquei a resposta correta na questão do REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E NO REGISTRO CIVIL No casa da questao sobre Fagundes meu caderno Amarelo letra D. Sobre as supra sitadas errei apenas as questoes 29 aqui na questao 7,eu acredito ter acertado. ja as de n 65 sobre o juizo deprecadoe a sobre Presidente da REPULBLICA DESCUMPRIU ORDEM N 22 AQUI NA 4 errei mesmo totalizando meus acertos somei 36 pontos sera possivel ter esperanças ou e apenas ingenuidade de minha parte, grata por sua Atenção.

  12. Boa noite Professor por gentileza se for possivel por gentileza tire algumas duvidas minhas relativas as questoes o Presidente da Republica, e a questao de trabalho relativa ao juizo deprecante, eu errei mesmo porem a FGV publicou o gabarito da questao sobre o Fagundes eu marquei o Registro de empresas mercantis e Registro civil,no caderno Amarelo a letra C e eu marquei a D Será mera ilusão acreditar em RECURSO, nesse caso.

  13. Professor, de acordo com o gabarito disponibilizado no domingo, acertei 43.
    Acha que corro riscos?

  14. Professor, fiz 40 pontos e acertei a do litisconsórcio necessário, agora fiquei preocupada se houver retificação nessa questão. Devo voltar a estudar para a 1ª fase?

  15. Professor!! Fiz 52 pontos mas infelizmente não assinei a folha de resposta, embora tenha assinado a minha entrada na sala e feito a coleta digital de impressão.
    Devido esse meu erro material minha prova pode ser desclassificada??

    1. Emanuele, lamento, mas o edital é claro: 3.4.8. O examinando, ao término da realização da prova objetiva, deverá, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a folha de respostas devidamente assinada no local indicado. 3.4.9. A não devolução pelo examinando da folha de resposta, devidamente assinada, ao fiscal, conforme item 3.4.8, acarretará em eliminação sumária do examinando do Exame.

      O fiscal tem o dever de examinar se as assinaturas estão corretas. Infelizmente, o seu não cumpriu. Mas em caso de falta de assinatura, a responsabilidade é do examinando… De qualquer modo, me deixe informado do resultado, ok? Desejo estar errado.

  16. Professor fiz 39 pontos, errei a questão de constitucional, de trabalho e da de ética, volto estudar pra 1° fase, acredito que se estiver alguma que eles anulem e de constitucional o que o senhor acha ?

  17. Estou com.39 e acertei da teoria tridimensional no caso coloquei a.letra c. O que você acha desta questão?vou estudando segunda fase? Ou retomo para a primeira?

    1. Dani, apesar de 7 questões, minha fé anda muito baixa para esta prova. Não estou convencido. Torço que eu esteja errado. Se a sua fé é maior que a minha, sugiro a coleção de 2ª fase OAB mais completa do mercado: https://www.livrariaconcursar.com.br/produtos?paginaAtual=0&bf.texto=completa%C3%A7o&numPorPagina=0

      Agora, se você acha que não vai rolar… indico o melhor curso para não fica mais esperando anulações: http://www.saraivaaprova.com.br/

  18. Bom dia professor, diante do gritante erro material no enunciado de processo trabalhista sobre a questão do juiz deprecante, em uma escala de 0 a 10, quais seriam as chances de retificação ou ainda de anulação? Pois o erro é evidente, tendo em vista que nesse caso quem teria legitimidade para citar seria o Juiz DEPRECADO !

  19. Boa tarde. estou com 39 pontos e dessas 7 passíveis de anulação acertei 5, somente a da teoria dimensional de constitucional e a de processo do trabalho me servem…já estou estudando pra 2a fase…será que continuo ou retorno pra primeira?!?! Grata.

  20. Ola, fiquei com 38.
    7 questoes eu tinha acertado mais na hora de passar para o gabarito troquei e acabei errando. Estou muito triste.
    Nao sei como voltar estudar tudo de novo, pois estudei muito nessa oab xxii. Sera que tem chance de anular duas questões? Sera que estudo para 2 fase? O que faço?

  21. Professor, fiz 38 questões e 4 destas que serão possíveis de anulação eu errei. O que faço? Tenho chance de ir para a 2ª fase? Por favor, me responda.

  22. Profesor, fiquei com 38 acertos. Das sete questoes, acertei 3, sendo elas a de estatuto, constitucional, e a do fagundes e pilar. Como dessas, duas sao passiveis de retificaçao ja perdi as esperancas, pois perderia pontos. As outras quatro eu errei, que sao teoria dimensional, festas ltda, a do arquiteto e da carta precatoria. O q vc diria, estudar para a primeira correro?

  23. Bom, para mim, os cursos preparatórios e por que não dizer o aprendizado oferecido nas faculdades, perderam a credibilidade. Vc pagar caro em cursos, e uma inscrição para chegar lá e deixar de ser aprovado por uma ou duas questões viciadas, e os examinadores sabendo disso não anularem???? Para tudooooo…. Isso é uma fraude! Não anular porquê atingiram o número limite de aprovados??? Hãã??? Gente, acorda!!! Vcs estão sendo usados por estes mercantilistas! Vejo claro, o objetivo de levantar verbas através desse exame… Esse monopólio tem que acabar. E essa coisa se dizer que esse exame é necessário para evitar que o mercado se encha de péssimos advogados, é uma balela… mesmo com o exame, nos deparamos cada vez mais com profissionais despreparados… se a consciência de que é preciso estar preparado para atuar nessa área, não vier do próprio candidato, nenhum exame, faculdade ou cursinho vai dar não. Eu mesmo não perco meu tempo comprando cursinhos, ou sei lá o quê, se ao final, quando eu depender de anulação ou correção de gabarito por um erro da própria banca, se que eles não farão mesmo…

  24. Olá colegas. Foi lamentável ler as respostas das impugnações dos professores contratados da FGV/RIO para elaborar as questões das quais eu recorri. A do Presidente da República foi atirar a Constituição Federal, o VADE MECUM 2017, o curso de Direito, os ensinamentos dos cursinhos TODOS NO LIXO! Taxativo na CONSTITUIÇÃO que DESOBEDIÊNCIA A DECISÃO JUDICIAL é CRIME DE RESPONSABILIDADE e o professor que “analisou”a impugnação insiste em crime comum sem se atentar ao que o aluno mostra através da CF, CP e Julgado de Tribunal Superior. Uma total falta de respeito com candidatos e professores, uma MERCANTILIZAÇÃO DAS PROVAS DA OAB e acho que TODOS que estão na mesma situação que eu (39 pontos) deveriam enviar email para EXAMEDEORDEM@FGV.BR questionando as impugnações que simplesmente tiveram seu conteúdo ignorados com frases prontas já criadas pelos professores que elaboraram as questões (pois os mesmos que as fizeram, são os mesmos que respondem as impugnações e os mesmos não querendo ver seus gabaritos vencidos, IGNORARAM os apontamentos feitos na própria impugnação.!). Falo isso com propriedade porque EU MESMO LIGUEI NA FGV RIO e foi isso que responderam ao telefone. Salta aos olhos a questão da RESPONSABILIDADE OBJETIVA do transportador de passageiros. INCRÍVEL a pobre saída do professor que tenta salvar o gabarito ignorando o código, súmulas e julgado do tribunal superior presente na impugnaçao com aquela famosa copia, viciada e mal colada frase por parte desses “Não cabe ao examinando ilações e suposições com o propósito de reformular o enunciado da questão apresentada pela OAB” para justificar seu erro, TOCANDO TODA A CULPA DA QUESTÃO MAL FEITA COM GABARITO ERRADO EM CIMA DO EXAMINANDO! Só que eles se esqueceram que na prova anterior fizeram uma questão que eles chamaram de responsabilidade subsidiária em contexto idêntico da prova atual da qual o gabarito desta vez chama de solidária! Afinal, qual será a próxima pegadinha da próxima prova que eles chamam de “objetiva”? VAMOS CONTINUAR CALADOS? Pessoal, a OAB exigir JUSTIÇA em todo o Brasil mantendo a FGV INJUSTAMENTE cuspindo questões e gabaritos errados em Alunos e Mestres, chega a ser antagônico. Vamos pra cima ou toda prova ficaremos batendo na trave, pois ano passado a FGV teve 80 milhões de faturamento com aplicação desta prova (li isso em vários sites). A MERCANTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO DOS EXAMES NUMA PROVA QUE DEVERIA SER OBJETIVA MAS ESTÁ SENDO PIOR QUE SUBJETIVA (depende do humor ou da capacidade humilde de quem faz a questão e a tenta salvar pós impugnação)!

  25. É, nobre colega Charles… compartilho do mesmo sentimento… Infelizmente, as pessoas não se dão conta de que não fazemos favor a FGV ou OAB não… pagamos caro para participar desse exame e temos no mínimo, o direito de sermos avaliados de forma correta e justa. Eles não fazem pegadinhas, eles infringem a lei mesmo. Eles rasgam de olhos abertos a CF. A venda da justiça está para o injusto. Enquanto houver quem pague, e se cale diante dessa barbárie, continuarão os flagelos à ” carta magna ” Até no berço da justiça, onde deveríamos dormir e sentir-se seguros, encontramos a insegurança.

  26. Professor, na segunda fase em penal coloquei recurso de apelação, só que errei o fundamento, podem zerar minha peça? Eu fundamentei no art 598! Estou desesperada!

  27. Passei na segunda fase da ordem e agora eles estão entrando com recurso. Corro o risco de perder os pontos que já adquiri???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA RÁPIDA

Visitantes

3.192.671 desejam passar na OAB e em Concursos

Redes Sociais

PDO CONNECTION ERROR: SQLSTATE[HY000] [2054] The server requested authentication method unknown to the client